Ubuntu 11.04 Natty Narwhal no VirtualBox com Unity

44 Comentários

Já andava há alguns dias para escrever este artigo mas o meu VirtualBox “embirrava” com a instalação do novo Ubuntu 11.04 Natty Narwhal. Como sabemos, a versão final está prevista para 28 de Abril de 2011, mas enquanto não chega podemos sempre testar as versões (Alpha/Beta/RC) que vão sendo disponibilizadas.

De seguida vamos aprender como correr o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal no VirtualBox já com o Unity.

unity_00

Para quem não sabe, o Unity será o interface por omissão que virá com o novo Ubuntu 11.04 Natty Narwhal.

Para testarem o Ubuntu com o Unity no VirtualBox 4 devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Para quem não tiver o VirtualBox, poderá fazer o download aqui. (VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores tirar partido de todo o potencial da virtualização).

Passo 2 – Download do  Ubuntu 11.04 Natty Narwhal Daily Build (aqui)

Passo 3 – Depois de criada a respectiva máquina virtual, devemos aceder às Settings da mesma e no menu Display, separador Video devemos seleccionar a opção Enable 3D Acceleration.

vbox_unity

Passo 4Instalação do VirtualBox utils – Depois de definido o parâmetro anterior, basta executar a máquina virtual normalmente. Uma vez executado o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal, devemos abrir o terminal e executar o seguinte comando para instalar o VirtualBox utils. No final da instalação a máquina irá reiniciar.

sudo apt-get update; sudo apt-get install virtualbox-ose-guest-utils -y; sudo reboot

Após reiniciar o sistema, quando voltarmos a entrar no nosso Ubuntu, este apresentará a elegante interface Unity.

unity_01

Algumas considerações

O Ubuntu 11.04 corre bastante fluido e o Unity dá-lhe uma nova “cara”. Colocar o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal no VirtualBox com suporte para o Unity é bastante simples, no entanto como já referi, tive alguns problemas que segundo pude apurar estavam relacionados com a própria distribuição do Ubuntu. Ontem foi disponibilizada uma nova versão do Ubuntu 11.04 e com essa não tive qualquer problema. Agora é hora de testarem e de darem o vosso feedback.

Download: Natty Narwhal Daily Build [701 MB]
Download: VirtualBox 4.0.4 [77,23 MB]

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Valeriu

    [OFF-TOPIC]
    Qual é o melhor programa para fazer download de varios ficheiros do rapishare?

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      jDownloader ou Flashget.

  2. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    O unity é tipo o gnome e o KDE?

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      Nem por isso, é uma espécie de Dock alinhada à esquerda que já está instalada por defeito no novo Ubuntu.

      Eu não gosto muito…acho que retira espaço de trabalho.

      1. Avatar de dbrenha
        dbrenha

        nesta versao podes manter a “dock” escondida.

    2. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Ah bom, já entendi. Até não é mau de todo para portáteis, já que o que faz sempre falta é espaço vertical P: Mas se calhar atrapalha um bocadinho. De qualquer forma o lado esquerdo nao é usado para mais nada. Já o direito tem os scrolls.

      1. Avatar de Alexandre Silva

        Atrapalha, claro, depois de decadas a usar-se a barra em baixo. Mas, se fosse ao contrário, se desde o ínicio tivessemos a barra de lado e agora eles a colocassem em baixo iria-mos concerteza dizer a mesma coisa.

        🙂

  3. Avatar de João Reis
    João Reis

    Acham que traz vantagens usar o unity? É mais prático?
    Cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu gostei, parece-me prático. Talvez a longo prazo não tenha a mesma opinião 🙂

      1. Avatar de Ryan
        Ryan

        Unity… para que te quero aqui. Nem que fosse a coisa mais rapida do mundo. Obviamente que existe sempre o Gnome. Esta sera a minha ultima edicao de Ubuntu que foi actualizar pois acho que o Ubuntu como projecto esta a ficar fora do que estava a espera quando o comecei a usar.

        1. Avatar de Alexandre Silva

          @Ryan
          não será um pouco prematuro dizer ke não vai usar mais e que o projecto está a ir por agua abaixo?
          A minha modesta opinião é exactamente contrária. Se me disser que está mais habituado ao gnome, técnologia provada e estavel, talvez até entenda. Tudo o que é inovação choca por consequencia e sempre com a tradição. Acho que o Ubuntu deu mais um passo para criar a sua propria individualidade e independencia em relação ao Debian. Já demorava. A aposta no unity é uma aposta num futuro a medio prazo onde as novas técnologias estão a deixar para tras tudo o que não está a evoluir. Não tarda muito todos nós deixaremos de depender de téclados e ratos (claro), com novas técnologias de touch e voz. Onde estará o seu querido gnome então?
          Não seja prematuro nas suas afirmações. Que tal esperar para ver?

          Alex

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..
      Para quando o wayland?será que ja vem neste Ubuntu…estou curioso para ver isso.
      em relação ao Unity nunca fui muito com isso, o mais certo é abdicar dele, a gnome shell…também não me vejo a usa-la intensivamente…mas vou dar uma hipótese ás 2.

      Ainda aguardo o dia em que o ubuntu vai seguir os passos de uma Distro que não me lembro agora o nome e vai implementar uma “linkagem simbolica” para uma estructura tipo MacOS, apenas com meia dúzia de pastas no SO(A normal esta lá na mesma).

      Isso vai ser muito bom para tornar a Ubuntu mais UserFriendly…

      cmps

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Gobolinux

        cmps

  4. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    o unity já estava a merecer uma pequena review, a dizer as vantagens/ desvantagens em relação ao antigo interface e ao uso de docks (exemplo docky)

  5. Avatar de Amadorjp
    Amadorjp

    Este Ubuntu ficou muito Remix… No entanto a barra do Remix agora incluida tem muita utilidade.
    Eu andava para instalar o 10.10 no pc do meu puto, acho que vou por já esta pois ele quer a remix 😉

  6. Avatar de Tiago Ribeiro
    Tiago Ribeiro

    A mim faz me bastante confusão, preferia o estilo antigo.
    Acho que vou continuar com o Fedora por bastante tempo

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Como é que conseguiram colocar o nome de Unity quando este nome pertence a Cisco??

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..
      não faço ideia do que pertence a quem mas a própria cisco não usa o mesmo nome que o Iphone?
      Não considero isso muito relevante, até porque se trata de um SO Livre, que não vai ser comercializado.
      O propósito em que o nome é Usado, também é outro.
      Encontras no mercado imensos nomes iguais, e uns são de Electrónica outros de produtos de limpeza.
      Mas no mundo dos Américas…”Olho por olho, dente por dente”

      cmps

  8. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    Instalei o 10.10 há uns tempos. No meu GRUB ao longo dos meses estão a aparecer cada vez mais entradas, já tenho praí uns 6 ou 7 pares, serão isto as “Rolling Relleases”?

    Alguma maneira SEGURA de limpar o GRUB?

    1. Avatar de cfernandes
      cfernandes

      experimenta o ubuntu tweak

    2. Avatar de Faria
      Faria

      A maneira mais segura é:
      – num terminal escreves uname -a para veres a versao de kernel que estás a usar, p.e.,2.6.35-28-generic.
      – usares o synaptic, procurares por “linux-image”, e removeres as mais antigas deixando apenas a versão actual.

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        O Ubuntu-Tweak faz exactamente isso. Corre um script que faz essa limpeza. Verifica qual a versão mais recente, e mostra as anteriores, para depois decidires quais queres apagar.

      2. Avatar de lmx
        lmx

        Boas…
        Faria:
        epa essa forma pode ser perigosa…

        BrunoG:
        eu iria para o Ubuntu tweak ou para o fabuloso ailurus.
        Por exemplo no ailurus clicas na “aba” CleanUp, e depois em Unused Linux Kernels

        escolhes os que quiseres remover e depois clickas em delete botão do lado direito a meio da horizontal do ecran(tricky?!…procura o botão delete).

        e pronto ele vai remover os kernels e actualizar o teu grub….mas…ainda não acabou, ainda devem existir linux-images…clicka depois disso em Unused software Configuration e apaga as images que ai estão.
        Conseguis-te?
        Não não tem nada a ver com Rolling Release.

        cmps

        1. Avatar de Faria
          Faria

          lmx:
          Entendo o que dizes, mas se usar o synaptic pode ser perigoso, então imagino no dia que passar para a shell….
          Linux é mesmo isto, arriscar um pouco de cada vez para conseguir muito, evoluir. Isto é o espirito.
          Senão usariamos todos MacOS

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Boas…
            🙂 sim é verdade, eu pessoalmente prefiro o Synaptic, da-me mais possibilidades.

            cmps

    3. Avatar de BrunoG
      BrunoG

      Obrigado a todos pela ajuda, usei o Ubuntu Tweak e não custou nada.

      Se há coisa em que me assusta mexer é no GRUB

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Boas…
        🙂 a malta compreende o porquê..
        🙂

        cmps

  9. Avatar de BFR
    BFR

    Pessoalmente nao gosto desta nova barra, atrapalha um pouco. E parece-me um pouco fora de moda os icons, continuo a preferir o “velho” debian 🙂

  10. Avatar de Serva
    Serva

    Boas ,

    Eu tenho o ubuntu 10,10 instalado no meu pc principal e o 11,04 num outro mais velhinho , acabei por optar usar a versão gnome actual a 2.3 qualquer coisa ….. isto porque não gostei nada do hambiente Unity , também a Gnome shell ainda se encontra com muitos Bugs e há muito trabalho a fazer .

    Portanto posso instalar a 11,04 que me pareçe mais rápida a usar no Hambiente gnome mesmo no P4 aonde esta instalada , mas vou optar pela velha interface o unity terá também de evoluir ainda lhe falta consistencia , apesar da distribuição final ser só no final de Abril , mas já falata menos de 1 mês se não me engano será lançada a versão final no dia 23.04 .

    cumprimentos a todos

  11. Avatar de lumitoro
    lumitoro

    hmmm…então achas que de cada vez que disseres “Ui! Tenho um cisco no olho” tens que pagar royalties à Cisco(r)? Brincadeira 😀 Provavelmente usam o nome unity porque no registo do produto, unity faz parte do nome mas é, no geral, diferente da Cisco(r).

  12. Avatar de BMJ
    BMJ

    Este Unity pode ser desactivado, basta no login, onde tem o teclado e linguagem também tem o desktop, e podem escolher Gnome Classic… TESTADO POR MIM!

  13. Avatar de matheus
    matheus

    quem nao gostar da barra de ferramentas estilo mac ẽ sõ remover do painel e adicionar a boa e velha “barra de menu”. =)
    Fica igual aos ubuntus anteriores se vc logar pela versao ubuntu classic.

  14. Avatar de Luiz R.
    Luiz R.

    Fiz a instalação virtualizada pelo VirtualBox, executei o comando mas, após reiniciar, perdi as informações! É como se o sistema não estivesse armazenando as informações do SO virtualizado.

    Alguem pode me ajudar? Aconteceu com mais alguem?

    E no inicio, aparecem duas opções: Testar Ubuntu ou Instalar…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Luis,

      Parece-me que ele está novamente fazer boot pelo CD/ISO, confirma sff

      1. Avatar de Luiz R.
        Luiz R.

        Pedro,

        Realmente precisava desabilitar o boot pelo arquivo ISO.

        Depois disto, re-executei o procedimento desde o início e funcionou.

        Muito Obrigado pela ajuda.

        Abraços

  15. Avatar de Maiko
    Maiko

    Não estou conseguindo usar o unity.. Já fiz todos os procedimentos descritos mas sem sucesso =|

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Acho que para habilitares o unity tens que ter os efeitos 3D ativados se não não dá.
      Tens que instalar os drivers da tua placa para que esta suporte 3D.

  16. Avatar de Maiko
    Maiko

    Eu tenho tudo instalado. Ja tentei de tudo e não adianta.. Estranho que nas versoes anteriores nunca tive problema de grafico com minha placa intel.

    Deve ser algo com o virtual box. Pois consegui habilitar o tema, ambiance, apenas uma unica vez.

    Abraço.

    1. Avatar de Joaqui José

      I do not think you’re crazy?

  17. Avatar de ruben
    ruben

    Não gostei da nova tela deixou o modelo profissional e ficou bem amador parece que regrediu uns dez anos