Nokia E7: O Novo Communicator

31 Comentários

A Nokia apresentou ontem, em Lisboa, o seu novo smartphone, o Nokia E7, lançado agora no mercado Português.

Depois de meses de rumores sobre este dispositivo, depois de muito tempo de espera, e depois da sua disponibilização noutros países desde Março deste ano, eis que chega a terras Lusas esta autêntica máquina de trabalho que vem reforçar o portefólio da Finlandesa no segmento dos smartphones.

Depois do lançamento de uma máquina bastante poderosa, o Nokia N8, já aqui analisado no PPLWARE, a Nokia aposta agora num terminal com algumas semelhanças, mas ao mesmo tempo bastante diferente.

Este Nokia E7 trata-se de um smartphone mais virado para a utilização empresarial, estando dotado de diversas ferramentas e características que o tornam a escolha indicada para telefone de trabalho. É até apelidado de “novo Communicator”, pois apesar de não ter esta denominação, segue a mesma linha dos seus antecessores na vertente de telefone empresarial e/ou de trabalho.

Para quem já conhece o Nokia N8, irá com toda a certeza notar as semelhanças entre os dois. Ambos vêm com Symbian^3 como sistema operativo, têm um design semelhante, dimensões semelhantes, etc. No entanto, apesar das semelhanças, o E7 apresenta uma característica que o distingue completamente do seu irmão: o teclado físico.

Este será o principal trunfo deste novo nokia E7, o seu teclado qwerty físico. Este teclado, de dimensões muito agradáveis, faz a diferença,  permitindo uma escrita mais confortável que qualquer teclado virtual num ecrã sensível ao toque, tornando-se a opção ideal quando se pretende utilizar o telemóvel para um uso intensivo de email e escrita regular de texto.

Em resumo, deixo aqui algumas das características que se destacam no Nokia E7:

  • Sistema operativo Symbian^3, com promessa de actualizações;
  • Câmara de 8MP com duplo flash;
  • Gravação de vídeo a 720p e 25 fps;
  • Teclado qwerty iluminado;
  • 3 ecrãs para widgets, totalmente costumizável;
  • Interface HDMI e micro USB (para carregamento da bateria e ligação ao PC);
  • Função USB on the go;
  • Ecrã capacitivo de 4” com Clear Black Display;
  • 16GB de memória interna;
  • Possibilidade de reprodução da maioria dos ficheiros de vídeo, como por exemplom mkv a 1080p (com suporte a legendas);
  • Correcção automática de escrita;
  • Compatibilidade com Microsoft Sharepoint e outras ferramentas (utilização empresarial).

O Nokia E7 está disponível em Portugal a um preço de 599 €, livre, e estará em breve disponível também nas 3 operadoras nacionais.

As vendas da nokia atingiram já este ano os 200 milhões de unidades, tencionando vender ainda mais 150 milhões até ao final do ano.

Embora este aparelho apresente características para o sucesso, algumas questões ficam no ar. Depois de anunciada a parceria entre a Nokia e a Microsoft, para quando teremos smartphones com Windows Phone 7? E o Symbian, por quanto tempo continuará “vivo”? E que será feito do Meego?

Colocadas estas perguntas aos representantes da Nokia, as respostas foram que será apenas em 2012 que começarão a ser lançados dispositivos já com o sistema operativo para dispositivos móveis da Microsoft, o WP7. Até lá, ficou a promessa do lançamento de bastantes terminais ainda com Symbian, sistema este que será, em princípio, completamente substituído pelo WP7.

Quanto ao Meego, a resposta não foi muito esclarecedora, não havendo uma ideia clara do que está a ser feito com este sistema operativo que até é promissor. A única informação adiantada foi que veremos um terminal com Meego no 2º semestre do ano de 2011, embora não tenha sido esclarecido que tipo de dispositivo será.

Para terminar deixo apenas a informação que já temos um E7 em mãos, que irá ser testado durante os próximos dias/semanas, pelo que podem esperar uma análise aqui no PPLWARE.

 

Artigos relacionados:

 

Homepage: Nokia

Homepage: Nokia E7

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ryan
    Ryan

    Ja tinha brincado com esse telefone a alguns dias. Nao estou neste momento em Portugal… Posso dizer que vale mesmo pelo hardware e tambem pelo software. Ainda hoje estou para compreender porque de tanto odio contra o symbian. So porque nao e a mesma coisa que Android ou iOS. Acho que o Symbian abriu um caminho outros abriram outro. Acho que e um sistema que vale bem a pena apesar de ser um pouco fechado. Mas este telefone se tivesse dinheiro para gastar num telefone poderia muito bem ser o meu proximo telefone.

  2. Avatar de João
    João

    ninguém compre Nokias!!! já que a Finlândia não empresta dinheiro a Portugal, eles também não vao ter o nosso dinheiro gasto em telefoneis da Nokia!!

    1. Avatar de João
      João

      *telemóveis

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Vamos a partir de agora só comprar telemóveis feitos em portugal!!!

        -> Era bom não era… Mas os politicos não fizeram nada para que tal acontecesse.. o que dá votos é o belo o chouriço e amúsiquinha bimba nos comícios…Não incentivar o ensino (diga-se superior….)… Enfim…
        Lá vou eu ter que ir ao talho, ver se encontro um chouriço…

        1. Avatar de pamaro
          pamaro

          quando se constrói algo em Portugal ainda se leva porrada porque não se abriu concurso prós estrangeiros construirem… cada povo tem os políticos que merece, e a maior parte do povo português, infelizmente, revê-se e merece este tipo de políticos…

          1. Avatar de LM
            LM

            Entao se calhar esta na altura de mudarmos qq coisa ou nao?
            Eu ca trabalho para mudar o rumo do país em tudo o que estiver ao meu alcance… e nao desisto!
            Por isso, se merecemos ou nao… acho que nao interessa. Interessa ‘e nao desistir.
            Sou PORTUGUES. Nao desisto do meu país nunca!
            (desculpem la mas nos tempos de hoje temos que dizer estas coisas 🙂 )

        2. Avatar de José
          José

          Se tens alguma ideia, vai já a um balcão ‘Empresa na hora’, ‘Marca na hora’ e também a um banco para pedir microcrédito caso seja necessário.

    2. Avatar de smonteiro
      smonteiro

      Claro, a culpa é da Finlândia. Portugal é um ninho de santos.
      Como é que podemos ir para a frente se temos cá tantos “Portugueses”!!!!!!

  3. Avatar de The STK
    The STK

    Este e o N8 são topo só é oena o SO. O tempo do Symbian acabou.

  4. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    “Sistema operativo Symbian^3”

    Não obrigado

  5. Avatar de RCS
    RCS

    Android ou Meego nisto, e era logo outra coisa..

  6. Avatar de Manuel Pimenta
    Manuel Pimenta

    Perdoem-me a ignorância, mas alguém me sabe explicar comparativamente o que é q este Symbian “deve” ao Android e ao iOS? Realmente é um SO que não acompanho… mas gosto deste móvel pah! 😀

    1. Avatar de Emannxx

      Sinceramente, não vejo onde é que o Symbian ^3 falha em relação aos concorrentes. As versões anteriores têm sim uma ou outra falha, mas a versão ^3 foi totalmente refeita para se adaptar aos smartphones e tem tudo (do que eu conheço) que os outros têm… Incluindo uma função que até agora só o iOS tinha – actualizações “completas” (foi anunciado ainda em 2010 que o Symbian ^4 vai ser disponibilizado para todos os smartphones com S^3 via update.)

      Para mim, é a pura mania de apenas gostar do que é tendência em acção.

      Não esquecer que o Symbian foi dos primeiros sistemas operativos móveis a ser “criado”.

      1. Avatar de Manuel Pimenta
        Manuel Pimenta

        Isso de ter sido o primeiro não é necessariamente bom… não é por a Ford ter criado o primeiro carro mass-marketed que é melhor que os Ferrari 😉

        1. Avatar de Espectador atento
          Espectador atento

          Desulpa-me lá mas desde quando a ferrari é para um mass-marketed?

          1. Avatar de Malteseres
            Malteseres

            Loll @Manuel Pimenta,
            por acaso no outro dia fui a um salão de exposições Automovel e queria comprar um carro, estive na duvida entre Um Ferrari 599 GTB e um Ford Fiesta.
            Oh caro @Manuel Pimenta, valha-me a paciência. Onde é que o Ferrari é um carro mass-marketed. Acho que te enganas-te e querias dizer que Ford é um carro de massas e a Ferrari é um carro PARA PESSOAL COM MASSA!!!

          2. Avatar de Manuel Pimenta
            Manuel Pimenta

            Epah peço imensa desculpa se a analogia não foi suficientemente precisa pra os caríssimos perceberem… acho um piadão ao pessoal que vem pró Pplware só pra cascar em quem faz perguntas ou tece comentários. Força nisso! 🙂

      2. Avatar de Alessandro Duarte
        Alessandro Duarte

        Para quem tem um Symbian sabe bem o que é que se fala…. é como comparar o Win7 ou com o Vista ou o Xp com Millenium…. o problema do Symbian é que craxa muitas vezes os telefones, sejam eles de topo ou mais fraquinhos… é simplesmente um problema de SO.

        1. Avatar de Ghost Rider
          Ghost Rider

          Se lhe encheres com porcaria, é claro que crasha.
          O meu velhino N73 que agora está a descansar só crashou num jogo N-Gage (e o N-Gage não é oficialmente suportado no N73…)
          Agora o *cof*N97*cof* é outra história…

  7. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Sempre tive NOKIAS depois virei para o Android. Da última vez que me pediram para configura um bicho parecido com este deitei as mão à cabeça. Não podia ser mais complicado. Cliques, duplos cliques, etc. Realmente a nokia manter o symbian é deitar areia para o caixão. Adoptem de uma vez o windows ou o Android ou os 2, mas esqueçam o symbiam. Ia adorar ter este telefone+android “costumizado” pela Nokia. Será que eles vão perder este comboio? A qualidade de construção é soberba, são telemóveis que pedem para serem comprados, mas aquele SO……

  8. Avatar de DrKein
    DrKein

    O E7 já se encontra disponível desde o dia 1 de Abril na Loja Nokia Online (http://www.mynokshop.com)

  9. Avatar de Filipe Costa
    Filipe Costa

    Fiquei bastante interessado no “bicho”.

    Vamos lá ver como se comporta em termos de preço nas próximas semanas pela tmn.

  10. Avatar de the_doop_man
    the_doop_man

    ja estive com um nas maos nao portugues, mas grande tlm muito bom o normal de Nokia qualidade de construçao e de hardware mas com uma fslha fatal que a Nokia teima em nao querer reconheçer, o symbian ja morreu era uma plataforma demasiado fechado (menos que o IOS mas isso sao outras conversas) e que demorou demasiado tempo a reagir ao impulso que o mercado levou com o IOS e o Android.

  11. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Tem bom aspecto, este Nokia! 🙂

  12. Avatar de Hawk
    Hawk

    Não tem entrada para cartões microSD?

    1. Avatar de Hattori Hanzo
      Hattori Hanzo

      Não

  13. Avatar de MightyOne
    MightyOne

    Pois…599€…iPhone…599€…escolha difícil…Apesar de ser um bom smartphone, se alguém der a escolher um E7 e um iPhone a escolha não será muito justa, em favor do iPhone claro…Enfim, mas acho bem que a Nokia não se deixe ficar à sombra da bananeira…

  14. Avatar de Hattori Hanzo
    Hattori Hanzo

    Utilizo no momento um Nokia 5800 e um iPad, e a minha esposa tem um Galaxy Ace. A diferença entre os 3 sistemas é bem marcada. O iOS é o mais simples e intuitivo, o Android dá mais liberdade de configuração, mas tem passos a mais. Já o Symbian é uma tristeza. Para conseguir aceder a uma informação temos que abrir vários menus e caixas de diálago. Para além disso a Ovi Store é muito fraca, com poucas aplicações de jeito. A fluidez do Android e do iOS também é muito superior. Quem tiver oportunidade de utilizar os 3 sistemas rotineiramente irá comprovar o que digo.

    1. Avatar de MOr
      MOr

      O 5800 tem Symbian^1, já tem mais de 2 anos e foi lançado a 350eur logo a comparação não é feliz.
      Estou tão habituado aos menus da Nokia que para mim são intuitivos. Quanto a aplicações tenho umas 50 e uns 20 jogos portanto estou bem servido. Em termos de hardware é bastante limitado até para a época em que foi lançado já que era gama média mas por enquanto vai-se safando muito bem e não estou a pensar trocá-lo tão cedo.

  15. Avatar de serva
    serva

    Boa noite ,já que se falou no inicio dos posts do nosso patriotismo , eu diria que já é tempo de todos nós deitar-mos as culpas aos ploticos e fazer-mos nós também qualquer coisa por este País que eu amo e que me orgulho na sua generalidade da sua historia , tirando a epoca da inquisição e das cruzadas que foi tranversal a toda a Europa e a epoca do colonialismo , temos imensos pontos em que demonstram a raça do nosso País que com as fronteiras actualmente conhecidas deverá ser dos Países mais velhos da Europa , por isso acho bem que se ganhe uma consciencia nacional e que paremos com as lamurias .

    é claro que os produtos tecnologicos dificilmente tens escolha , mas isso é agora , se mostrarmos como os Alemães os Espanhois Franceses eles pura e simplesmente primeiro escplhem o que fabricado por eles e só se não tiverem alternativa e que compram produtos fabricados em outros Países , e digo-vos que nem é precisso exagerar era só termos mais cuidado e passarmos todos a comprar anualmente mais 30/40% de produtos Portugueses e isso faria toda a diferença .

    Quanto a Nokia alinho pela maioria dos posts , o simbiam está ultrapassado e a Nokia na minha modesta opinião com a escolha do SO da Microsoft não vai ganhar muito com a mudança , na minha opinião é uma pena porque são terminais bem construidos e com uma durabilidade acima da média , até a muito pouco tempo toda a minha familia tinha Nokia , hoje o panorama é já outro só um terminal Nokia e 3 Androids .

    Os meus cumprimentos

  16. Avatar de Daniel
    Daniel

    Boa noite
    Preciso de ajuda,
    comprei agora mesmo o nokia e7 já actualizado com o symbian Anna e funcionava perfeitamente, ate que ao escrever no teclado fisico qwerty reparei que tem 3 letras que ao clicar aparecem letras/simbolos diferentes do que aparece no teclado, ha alguma forma de modificar isto ?