Ubuntu 11.04 – Instale o ambiente gráfico KDE

53 Comentários

Depois de quase duas semanas do lançamento do Ubuntu 11.04 Natty Narwhal, já deu para perceber que são muitos os utilizadores que não gostam do novo interface Unity. No entanto, isso não pode ser considerado com um entrave, uma vez que existem alternativas mais que viáveis: Gnome, Kde, Xfce, etc.

Relativamente ao Gnome, e uma vez que este vem como ambiente gráfico alternativo, podemos simplesmente escolher no menu de autenticação a opção Ubuntu Classic (ver aqui).

E como instalar o ambiente gráfico KDE?

kde_000

Os ambientes gráficos mais populares são sem dúvida o Gnome, KDE e o XFCE. Pessoalmente uso o Gnome mas sei que o KDE é bem mais bonito e atraente, possuindo excelente ferramentas.

Como instalar o KDE no Ubuntu 11.04?

Instalar o KDE no Ubuntu 11.04 é bastante simples, para isso devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Abrir o Ubuntu Software Center e procurar por:

  • kde-plasma-desktop – se pretendermos instalar o desktop KDE plasma e um conjunto mínimo de opções.
  • kde-standard – Desktop Plasma KDE e um conjunto standard de aplicações.
  • kde-full – Versão completa do KDE (não é recomendado, pois para esse efeito existe o Kubuntu)

kde_04

Passo 2 – De seguida escolhemos a opção gdm ou kdm para gestor de logins. Para este exemplo vamos usar o gdm.

kde_01 

Passo 3 – Depois de instalar o KDE, fazemos logout ao sistema e escolhemos na barra inferior a opção KDE Plama Workspace para iniciarmos uma sessão com o ambiente gráfico KDE.

kde_02

E está feito. O KDE será o ambiente gráfico para essa sessão.

kde_05

Este artigo apresenta mais uma alternativa ao Unity. De acordo com os testes realizados, verifiquei que o KDE no Ubuntu 11.04 é bastante fluido, disponibilizando efeitos bastante interessantes.

Para finalizar gostaria de saber qual o ambiente gráfico utilizado pelos nossos leitores:

  • Gnome
  • KDE
  • Unity
  • Xfce

O que já falamos sobre o Ubuntu 11.04?

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Felizmente não faltam ambientes gráficos. Sugiro um dos meus preferidos: Enlightenment: http://www.enlightenment.org/ 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu nao desgosto do Unity, mas para trabalhar não é dos melhores

      1. Avatar de Nuno Gonçalves
        Nuno Gonçalves

        Demora um cado de tempo, é estilo Mac OS, diferente do habitual, mas depois na queres outra coisa 🙂

    2. Avatar de gramer
      gramer

      eu pessoalmente nao gosto do kde, os que mais gosto sao o gnome2 e o lxde

  2. Avatar de Hellvete
    Hellvete

    Bom Dia,

    Gostaria de experimentar Linux numa máquina extra que tenho lá em casa.
    Qual será a melhor distribuição Linux para um principiante?
    Ubuntu? Fedora? Ou outra?

    Obrigado

    1. Avatar de Rui
      Rui

      De principiante para principiante: escolhe o Ubuntu. Tens montes de ajuda, dicas e tutoriais da comunidade Ubuntu.
      Fica bem!

    2. Avatar de bruno
      bruno

      linux mint (baseia-se em ubuntu) ou ubuntu.

      1. Avatar de Hellvete
        Hellvete

        Obrigado!
        Vou experimentar o Mint, pelo que li parece ser mais ao meu gosto!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          @Hellvete

          Espera uns dias, deve estar a sair a nova versão do Mint.

          Abraço

        2. Avatar de Alucard

          Também aconselho o Mint que baseia-se no Ubuntu,mas faz ainda um polimento adicional. Uma das coisas que vais adorar é o facto de este vir preparado para ler qualquer formato multimédia à face da terra,inclusive DVD’s e Flash, sem precisares de instalar nada. Depois, vais admirar-te como pode ser tão leve e consumir tão poucos recursos comparativamente ao Windows. Depois, vais descobrir os desktops virtuais e não vais querer outra coisa… et cetera e tal, o Windows vai ficar encostado a um canto por algum tempo!
          Já existe a release candidate da versão 11, que podes instalar já e fazer o upgrade para a final depois. Mas é uma RC,por isso se alguma coisa ainda não funcionar, não entres em pânico.A versão 10 que eu uso é bastante estável e as diferenças entre as duas não devem ser muitas. Tu é que sabes.

          1. Avatar de André Meireles
            André Meireles

            Posso usar um Virtual Desktop no Ubuntu/Mint (para correr Windows) com a licença que veio no portátil? Claro que só a vou usar no portátil de origem, mas mesmo assim não tenho a certeza…

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Recorres a virtualização, é mais facil…Vmware ou VirtualBox

  3. Avatar de Allan Robs Rodrigues Emerick
    Allan Robs Rodrigues Emerick

    Ubuntu Maverick Gnome 32 bits
    Enlightenment, que Pedro Ribeiro falou realmente é muito legal e leve, e bem diferente.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Instalei o 11.04 [anteriormente tinha o 10.04 Netbook Remix] no Magalhães da minha filha com o Unity, não achou mau…achou que estava diferente, configurei-lhe o Empathy, descobriu onde se clicava para abrir os programas e…tá a andar! Estes miúdos adaptam-se mesmo rapidamente!!

  5. Avatar de Raimundo
    Raimundo

    Oue então quem não tiver medo instala-se o kubuntu.

    http://www.kubuntu.org/

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Como sou fã do KDE instalei o kubuntu. Eis algumas razões que me levam a gostar do KDE:

    – dolphin (explorador de ficheiros): permite várias abas, split view, filtro de ficheiros (ctrl + i), linha de comandos integrada (tecla F4)

    – kate (editor de texto): ctrl+d para comentar uma ou várias linhas do ficheiro quando o seu formato é reconhecido (ctrl+D retira o comentário); tb tem uma linha de comandos integrada; split view

    – yakuake: consola para a linha de comandos sempre disponível através da tecla F12

    – acho o KDE muito atractivo e funcional

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      esqueci-me de referir o Kile (editor de texto para documentos em LaTeX)

      1. Avatar de Tony Silva
        Tony Silva

        Eu uso o Kile em ambiente gnome.

    2. Avatar de R. Campachi

      Não achas que o KolourPaint merecia menção? É o único que não encontro equivalente no Gnome (GIMP não é equivalente, é superior e complicado).

      Quanto aos demais, para Gnome:

      – Nautilus = Dolphin;
      – Gedit = Kate;
      – Guake terminal (instalação separada) = yakuake;

      Pra ser bem sincero, acredito que é uma questão de gosto (ou recursos computacionais 😉 )

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        tens também o “Pinta” para o gnome

        [url]http://pinta-project.com/[/url]

  7. Avatar de Alucard

    Muito bom artigo! À tempos tinha instalado o KDE no meu Linux Mint com Gnome só para experimentar mas não sabia da existência de vários pacotes e instalei o kde-full, ficando com imensa tralha que não preciso. Desta vez, instalo só o essencial.

  8. Avatar de Lj.
    Lj.

    Comecei com Gnome (KDE nem vê-lo), achei-o intuitivo e simples de usar .
    Com o passar do tempo comecei a gostar do KDE e a última distro que instalei foi o kubuntu no meu jurássico laptop com Pentium 4 (e roda sem problemas)

    1. Avatar de Lj.
      Lj.

      (kubuntu 11.04 mas com os desktop effects desligados)

  9. Avatar de Ryan
    Ryan

    O tutorial esta muito bem mas o mais facil ainda e instalar o Kubuntu de raiz. Eu tenho-o numa maquina que esta a precisar de uso la em casa.

  10. Avatar de Brso01
    Brso01

    Utilizo o Ubuntu desde a 8.04 e de inicio foi confuso perceber o que era o gnome, kde, xfce.. mas com os live cd’s do ubuntu ( kubuntu, xubuntu ),foi facil tirar duvidas e optei pelo gnome apesar de achar o kde muito atractivo.. Acho que o maior problema de adaptação é esquecer o windows.. porque as funções estão lá e não são assim tão complicadas de aprender. Poder navegar na net sem ter de me preocupar com o antivirus..Enfim para mim o linux foi a melhor coisa que aconteceu ao meu velhinho portatil que subitamente ficou ligeiramente mais rápido, mais bonito (compiz) e com a duração da bateria a aumentar mais um bocadinho..

  11. Avatar de lulwut
    lulwut

    Alguém conhece algo tipo o plasmoid que mostra o conteúdo de uma pasta mas para Windows?? Gostava de ter o desktop organizado com essas caixinhas.

    1. Avatar de R. Campachi

      Não sei ao certo, mas acho que vc esta procurando por isto:

      http://www.stardock.com/products/fences/

      Eu uso no windows Vista.

      1. Avatar de lulwut
        lulwut

        Muito Obrigado. Parece ser mesmo isso que procuro. Vou já experimentar.

  12. Avatar de Cleomar
    Cleomar

    Uso o Gnome pelo fato de ser um ambiente mais limpo do que o KDE(Cheio de firula)Essa interface Unity, é muito ridicula.
    O Gnome 3 virá com algo parecido, quê mer….Talvez eu migre para o KDE quando isso acontecer.

  13. Avatar de Tiago Alves
    Tiago Alves

    Experimentem o PinguyOS. É baseado no Ubuntu, mas com uma data de tweaks e extras.

  14. Avatar de Jose
    Jose

    Boas
    instalei o KDE mas quando arranca nao faz nada. Apenas consigo ver o rato e mais nada. E agora? Como voltar ao GNOME?
    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Fazes restart e escolhe Ubuntu Classic no menu de login

  15. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Gosto do que vem com ele 😉

  16. Avatar de phoenux
    phoenux

    Pessoalmente prefiro o KDE 4.X pois é um ambiente moderno, prático e bastante rápido e fluído. Neste momento os efeitos gráficos do kwin que utilizo estão em linha com os efeitos que utilizava no compiz, o que me permite ser bastante mais produtivo.

    De todos os ambientes gráficos que conheço (seja o utilizado no Windows, no OSX ou dos vários disponíveis em linux – com excepção do gnome 3 que ainda não tive oportunidade de experimentar) kde é, sem dúvida, o ambiente de eleição.

    Relativamente a distribuições, neste momento estou a dar uma oportunidade ao opensuse factory, para ter uma distribuição mais ao estilo de rolling release.

  17. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Gnome 2 e Gnome 3

  18. Avatar de Diogo Santos
    Diogo Santos

    Aqui Arch Linux 64 bits com Kde. A versão 4 ja está bastante madura, estável e rápida. Utiliza um pouco mais de recursos (Ram) que o gnome mas corre bem fluido até num netbook. Arch principalmente pelo chamado “bleeding edge rolling release”. Abraços

    1. Avatar de Lj.
      Lj.

      Diogo, estou contigo: “A versão 4 ja está bastante madura, estável e rápida. Utiliza um pouco mais de recursos (Ram) que o gnome mas corre bem fluido até num netbook”.

      Utilizo no meu eeepc sem problemas (sem desktops efects). ‘Consome’ cerca de 100mb mais que o Gnome2 (KDE4 menos de 300mb e Gnome2 menos de 200mb)

  19. Avatar de R. Campachi

    Rapaz, eu gosto de um ambiente limpo e prático. Não acredito que um monte de efeitos bonitinhos e perfumarias mil venham aumentar a produtividade, na verdade acho até um ponto de distração. Lógico que esta é uma opinião pessoal minha.

    Hoje eu uso o Xubunto-11.04 no notebook pessoal (HP dv4-1130) e no trabalho uso o Ubuntu-10.04 LTS (Dell OptiPlex Desktop) com as firulas visuais no modo parcial.

  20. Avatar de Luis
    Luis

    Bom eu acabei de instalar o Caixa Magica 16, para tirar o ubuntu 11.04.
    O Unity ainda não está estável, tanto que a canonical espera ainda 2 anos ou 2 versões mais de desenvolvimento. o CM16 vem com a ultima versão do gnome 2, ou seja um unity sem os ditos efeitos que colocou o equipamento extremamente lento. Tambem adorava ter Enlightment.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Luis,

      Queres fazer uma análise do CM16 para o pplware? Manda-me um e-mail para tratarmos disso.

      PPinto

  21. Avatar de Jack
    Jack

    Pois eu fiz exactamente como o Luis. Tirei o Ubtuntu 11.04 e passei para o Caixa Magica 16.

    1. Avatar de carter
      carter

      O CM16 ainda é beta certo?

      1. Avatar de Jack
        Jack

        Sim é Beta, mas é o Ubuntu 11.04 com ambiente grafico Gnome, mas muito estavél.

  22. Avatar de Antunes Varela
    Antunes Varela

    Limpo e intuitivo gosto do Gnome 2. Tenho experimentado todas versões.

  23. Avatar de João Fernando

    Fiz tudo certo, mas está em ingles ..
    tem como traduzir para PT-BR com algum comando ou sei lá ?

  24. Avatar de vala
    vala

    So conheço o KDE e o gnome, e entre os 2 prefiro o KDE…

    Cumps
    Vala

  25. Avatar de Alex
    Alex

    Parece que ninguém usa o Unity?! Estou a usar o Unity e a “obrigar-me” a habituar. Gostei de algumas coisas parecidas ao Mac que ocupa menos espaço na tela, e há outra coisas que ainda não habituei ou não descobri como fazer…
    Mas descobri um wallpaper que nos ajuda aqui: http://www.nerdlivre.com/2011/05/wallpaper-atalhos-do-unity.html
    (Não sei se já tinham postado isso aqui)

  26. Avatar de desconhecido123
    desconhecido123

    Adoro e uso o Kubuntu 11.04 que está otimo 😀

  27. Avatar de Orlando Xavier
    Orlando Xavier

    Usei GNOME de 2007 ao início de 2011. Após isso, fui surpreendido pelo Unity e GNOME Shell que, pra mim, não têm metade da “valentia” do GNOME 2.x.

    Vez ou outra, já me peguei usando KDE 3.x e KDE 4.x. Posso dizer que, ultimamente, minha maior vontade é migrar de vez para o KDE. Já está bem estável, é bonito e funcional.

    []s

  28. Avatar de Daltro Augusto Campanher de Souza
    Daltro Augusto Campanher de Souza

    Pois bem, não consegui instalar o KDE pela Central de Programas, mas consegui perfeitamente pelo Gerenciador de Pacotes do Synaptic. Gosto bastante do KDE, acho o GNOME meio, digamos, incompleto. O Unity achei muito ruim, tentaram imitar a barra de tarefas do Windows 7, só que na lateral, o que ficou péssimo. No meu caso, tenho uma máquina rápida, então o KDE funciona perfeitamente, mesmo em máquina virtual. Já fiz dual-boot com o Ubuntu, mas o retirei. Agora, instalei o Ubuntu em máquina virtual, estou instalando o KDE nele. Minha conexão é só de 1mbps, o que deixa demorado baixar o Kubuntu, ou qualquer outra distribuição que use o KDE. Mesmo em máquina virtual, funciona tudo rápido e perfeitamente, dá pra até usar dois sistemas ao mesmo tempo. Por exemplo, agora estou no Windows 7 comentando, enquanto no Ubuntu ele está baixando as dependências necessárias para o KDE. É um Intel Core i3, 500gb de HD, 3gb de RAM, tela 14″ led, de fábrica do Windows 7 HP. Então, é isso.. Flw galera!!!

  29. Avatar de Renato

    Dei todas as chances do mundo ao Unity mas ele realmente deixa muito a desejar…
    Embora funcional…
    enfim, o Ubuntu ao que parece vai perder MUITOS usuários por causa desta nova “interface”.

  30. Avatar de Roberto SS

    Escolher um ambiente em Gnu/Linux não é uma questão apenas de gosto, tem que haver inteligência na escolha e censo lógico. Se for por beleza pode-se escolher uma versão de uindous qualquer. O ponto chave para uma escolha inteligente deve ser a praticidade e configuração, além do conjunto de aplicativos nativos. Se o usuário escolhe o GNOME e gosta de usar o K3B ou K9COPY ele vai ter que conviver com a possibilidade de problemas técnicos pois os 2 aplicativos são KDE e usam o QT e mesmo com com todas bibiliotecas carregadas o GNOME pode provocar um travamento qualquer, da mesma forma que o usuário escolhe um KDE e instala o BRASERO ou GNOMEBACKER, GNOMEPLAYER também tem a possibilidade de travamentos pois os aplicativos são nativos do GNOME e usam o GTK podem conflitar com o QT do KDE. Ou seja na realidade se o usuário escolhe um ambiente gráfico ele deve por uma questão de inteligência utilizar apenas os aplicativos nativos deste ambiente, pois a mistura de ambientes graficos é um dos pontos fracos de todos os sistemas Gnu/Linux, dévido as bibliotecas serem diferentes isso resulta em demora na execução e possiveis travamentos, além de uso de uma maior quantidade de memória RAM. Eu sempre preferi o GNOME, mais dévido ao caminho escolhido pelos desenvolvedores do GNOME, resolvi passer a usar o KDE e XFCE. Todos os forks do GHNOME tem o mesmos problemas lentidão de execução. O melhor sistema operacional do mundo ainda não existe, pois ele deveria ter uma unica biblioteca em comum e gerenciadores gráficos para todos os gostos, isto é praticamente impossivel de acontecer. A única alternativa viavel seria a escolha definitiva de um ambiente gŕafico padrão, porém a escolha gera muita polêmica.