Algumas dicas para o novo Ubuntu 11.04 Natty

51 Comentários

Com a saída do novo Ubuntu 11.04, são muitos os utilizadores que decidem proceder à sua instalação para conferir todas as novidades. Além das novidades já conhecidas e apresentadas no pplware, hoje deixamos cinco dicas para usarem/testarem no vosso Ubuntu 11.04  Natty Narwhal.

ub_08

Como monitorizar a memória RAM e uso do CPU?

Para monitorizar o estado da memória RAM e CPU na barra superior, basta instalar o indicator-sysmonitor utilizando o seguinte conjunto de comandos:

sudo add-apt-repository ppa:alexeftimie/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install indicator-sysmonitor

Em seguida escolhemos System monitor Indicator

ub_00

Após escolher a opção anterior, é apresentado na barra superior a indicação do CPU e memória RAM em uso.

ub_01

Dconf-editor – Uma ferramenta para alterar parâmetros escondidos do Unity

Para quem pretender aceder a configurações “escondidas” do Unity pode instalar o Dconf-editor através do seguinte comando.

sudo apt-get install dconf-tools

ub_03

Informações meteorológicas na barra superior

Para estar sempre atento ao estado do tempo que faz na nossa cidade/vila/aldeia, podemos instalar o indicator-weather que disponibiliza na barra superior um conjunto de informações sobre o tempo. Para instalar, basta executar o seguinte comando.

sudo apt-get install indicator-weather

Depois de instalado, abrimos a dash e procuramos por weather Indicator.

ub_04

O weather Indicator aparecerá na barra superior e apenas temos de indicar qual a nossa cidade/vila/aldeia para que a aplicação nos dê indicações sobre as previsões meteorológicas.

ub_05

A sua máquina não tem suporte para o Unity3D?

Como todos nós sabemos, o Ubuntu 11.04 traz por omissão o Unity 3D como interface gráfica. No entanto, se possuímos uma máquina mais antiga cuja placa gráfica não suporte 3D, então não podemos testar o Unity 3D. De forma a ultrapassar esta questão, devemos entrar numa sessão com gnome e instalar o unity-2d através do seguinte comando.

sudo apt-get install unity-2d
Depois de instalado o Unity-2D, basta reiniciar o sistema e voltar a entrar normalmente no sistema (opção Ubuntu no menu de autenticação).
ub_07
Como instalar o Flash Player?

Por fim, para os utilizadores que pretendam instalar facilmente o flash player, podem fazê-lo através do seguinte comando.

sudo apt-get install flashplugin-installer

ub_06

Esperamos que estas pequenas dicas sejam de utilidade e já informamos que podem aceder facilmente a linha de comandos carregando nas teclas CTRL+ALT+T. Quem souber mais “dicas”, não se esqueça de partilhar as mesmas nos comentários.

Bom fim de semana!

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexx
    Alexx

    Excelentes dicas. Fico aguardar ainda mais …

    1. Avatar de joao
      joao

      E instalar a ultima versão do oracle java? o openjdk não abre o IRS no portal das finanças 🙁

  2. Avatar de Paulo Afonso
    Paulo Afonso

    As dicas são excelentes… Gostaria que alguém me ajudasse com o seguinte: já tinha testado as versões alpha e beta e regressei sempre ao 10.10 por algumas razões (poucas): o 3D não estava a funcionar em placas ATI pelo que a interface tinha alguns problemas (mesmo quando alterava de unity) e por outro lado o Emerald “ainda” não funcionava… alguém teve a mesma experiência ou conseguiu resolver?

    1. Avatar de gnu/linux rocks
      gnu/linux rocks

      com a amd 5770 funciona tudo a 100% (ATI Catalyst 11.04)
      e os (open source driver) também funcionam muito bem !

  3. Avatar de gnu/linux rocks
    gnu/linux rocks

    boas,muito boas dicas ! estou a adorar usar o novo ubuntu 11.04 64 bits!
    tudo funciona de forma perfeita !estou a usar a amd hd 5770 e os derives funcionam a 100% !
    brevemente vou deixar de usar o Windows7,só o uso para jogar !
    vou comprar uma PS3 para matar o vicio de jogar !:-)

    1. Avatar de Jonhy
      Jonhy

      Como te estás a dar com o flash? pois no 10.10 64bits tinha alguns pequenos problemas (como por exemplo nao deixar fazer o upload de fotos no facebook, apenas usando o metodo nao flash)

      Cumps

      1. Avatar de Roberto
        Roberto

        O funcionamento do flash está perfeito!
        Somente encontrei uns pequenos defeitos na exibição do flash com um site(www.charges.com.br) quando utilizo o firefox. No caso deste site, só usando mesmo o Chrome.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bom artigo!
    Acho que seria um bom adicionamento ao post esta imagem que possui os atalhos do unity http://cdn.unixmen.com/images/stories/remote/http–cdn.unixmen.com-images-stories-remote-http–i.imgur.com-cbjs0.png

    Outra dica importante, se algum utilizador estiver com problemas de o ubuntu estar lento (eu tive) é so ir a definições do compiz e depois em OpenGL desactivar o Sync To Vblank, aparentemente há muita gente com esse problema, acho que para quem tem graficas ati, e se isto nao resolver instalem as ultimas drivers actualizadas no site da ATI que sairam a cerca de 5 dias.

  5. Avatar de Jerônimo
    Jerônimo

    Uso o Ubuntu desde 2007 (7.04) e sempre instalei as novas versões que saiam, essa eu testei com um live-cd várias vezes e não conseguiu me agradar, essa versão vou “pular” e se realmente o Unity continuar como padrão vou partir pra outra distribuição ou quem sabe pro Kubuntu mesmo…

    1. Avatar de André Almeida
      André Almeida

      podes usar a versão classic é o que estou a fazer não consigo habituar-me ao Unity também…quando vais a fazer login escolhes em baixo, ubuntu classic e voilà ubuntu como sempre foi 😀

      cumps

    2. Avatar de DCA
      DCA

      Se usas desde 2007 já devias de saber muito bem que ao iniciar sessão tens a possibilidade de alterar o ambiente gráfico assim que fazes o login.
      Ora…neste caso podes usar o Ubuntu Classic, que traduzindo em miúdos é o Gnome como sempre o conhecemos.

    3. Avatar de Jerônimo
      Jerônimo

      Galera, valeu mesmo pela dica!!! Tinha me esquecido completamente desta opção, estou tão acostumado a fazer o login direto que nem olho mais pra tela de login!!!

      Mas, pra garantir, estou instalando essa nova versão no VirtualBox e testar essa troca.

      []’s

  6. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Não querendo tirar o mérito ao Ubuntu, o FEDORA já traz algumas das aplicações de origem instaladas..system-monitor e pelo menos o suporte para grande parte das graficas..
    Cumps

  7. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Eu gostaria de saber instalar o ‘KeePass Password Safe’ e não o KeePassX que já vem nele. Obrigado.

  8. Avatar de filipe
    filipe

    está muito boa esta versão, só é pena o autocad e a steam não serem nativas para este sistema porque se fosse ja tinha deixado o windows..

    1. Avatar de L. Valente
      L. Valente

      Filipe, este SO ainda so o testei por virtualbox, e a minha primeira curiosidade foi a de testar a steam… não sendo o ideal para testar, posso te dizer que o resultado nao me deixou mt desiludido! 🙂 parece me estar bem melhor.. não consigo é testar o CS 1.6 (pelo menos é esse que jogo). Mal teste, posso deixar ca o meu feedback 😉

      abraço

      1. Avatar de filipe
        filipe

        agradeço muito, mas é sempre emulação, um cs é capaz de correr bem, mas um call of duty já é mais lento.. eu não jogo cs só call of duty e uns outros tambem puxados, num asus g50 que corre mais ou menos bem em windows mas em ubuntu arrasta um bocado..já cheguei a jogar na versao 10 do ubuntu e arrastava um bocado o call of duty warfare 2 e o left 4 dead.. mas entretanto vou testar esta nova versão para ver :-). quanto ao autocad acho que não há nada a fazer, so em windows.

        1. Avatar de Tullio
          Tullio

          Filipe você pode usar o Progecad, um sw italiano que é idêntico ao Autocad, porém bastante leve. Nos meus testes ele funcionou via Wine muito bem no Ubuntu. Ele tem inclusive uma versão gratuita que permite fazer quase tudo que o Autocad faz.
          Recomendo.

        2. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          Podes encontrar muitas aplicações cad nesta pagina http://lin-app.com/search_results/1?q=cad

    2. Avatar de qb
      qb

      Eu a suite adobe. Ainda assim admito que o windows 7 esta mt mt bom, ate me custa admitir.

    3. Avatar de zem@nel
      zem@nel

      Filipe, experimente o DrftSight que tem versões para todos os sistemas: Windows, Mac e uma série de “Linuxes” começando logo pelo Ubuntu. Ele lê e grava em dwg. É free, pedindo apenas o registo.

    4. Avatar de zem@nel
      zem@nel

      peço desculpa que me enganei a escrever no primeiro recado O nome é DraftSight

  9. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Algéum sabe qual o plugin do compiz que faz isto que está no video em baixo? eu tinha isto guardada nas definições mas por alguma razão que desconheço, este ubuntu não dá para usar as definições guardadas do compiz da versão 10.10

    Alguma dica?

    http://www.youtube.com/watch?v=63HlDF2k9uc – 54 segundos…colocar as pastas e programas todos abertos tipo em minuaturas para se escolher o que se quer

    1. Avatar de André Almeida
      André Almeida

      Ninguém sabe?

      cumps

    2. Avatar de Fernando Luís Santos

      Vai a Definições do Sistema (canto superior direito) no centro de controlo vai às configurações do compiz.
      Na gestão de janelas vai a dimensionar e nos atalhos está lá a função iniciar seletor de janelas (depois é só configurar atalhos de teclado, monitor e rato).

      1. Avatar de André Almeida
        André Almeida

        era isso mesmo :D:D Obrigado é dos plugins do compiz que mais me dá jeito…muito obrigado mesmo 😀

        cumps

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pessoal, alguém sabe onde buscar temas porreiros para gnome e adicionar transparência?

  11. Avatar de Pedro Ricardo
    Pedro Ricardo

    Boa Tarde!

    Gostaria de saber se ja está disponivel o pacote com a língua portuguesa total para o novo ubuntu?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Sim, está 100% funcional!

      1. Avatar de Pedro Ricardo
        Pedro Ricardo

        nao no meu caso

  12. Avatar de R. Campachi

    Eu tenho uma dica para quem acha o Ubuntu 11.04+Unity pesado:
    Usem o Xubuntu 11.04 ou o Debian 6 (Eu uso ambos). HEheehehe

    Testem lá o Xubuntu live-CD ou via Virtualbox (instalar o Guest Addons 4.0.6 pois o 4.0.4 não vai subir o X).

    Brincadeiras a parte, me parece que o Natty está muito estável para uma versão recém lançada. Diferente do que aconteceu com o Lucid (minha opinião).

  13. Avatar de melissa
    melissa

    E como instalar o ubuntu ? 🙂

  14. Avatar de Emannxx

    Pelos vistos o suporte a dupla placa gráfica (Gráficos comutáveis… Intel x ATI, Intel x Nvidia) ainda não está disponível.

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      O suporte das placas gráficas não é da responsabilidade Canonical , mas sim dos fabricantes de hardware, deves perguntar ao fabricante da marca do teu computador, se dão suporte em sistemas Linux , se não derem terás que aguardar.
      A mesma coisa se passa com a Microsoft eles não dão suporte as drivers do teu pc mas sim as empresas de hardware da marca do teu computador.

      Mas também poderás pesquisar, com nome da marca do teu computador e modelo, sobre o teu problema em questão , grande parte das vezes á uma solução, mas essa solução poderá ser um pouco exigente nos teus conhecimentos nos sistemas GNU/Linux.

  15. Avatar de moonnn
    moonnn

    E ja agora eleminem a aplicaçao Zeitgeist Datahub
    pois ela recllhe TODOS os dados do utilizador
    que ainda por cima arranca directamente com o OS
    INVASAO DE PRIVACIDADE AO MAXIMO “OBRIGADO UBUNTU”

  16. Avatar de Helder Nunes
    Helder Nunes

    Fui durante algum tempo um utilizador do Ubuntu, mudando agora recentemente para o fedora. Que dentro de alguns dias ira ter a sua nova versao (Fedora 15) com o gnome 3. Tenho muita pena que o ultomos artigos do pplware sejam agora mais encaminhados para MacOS, Ubuntu e windows. Sendo muito pouco o que se fala das outras distribuições. Penso que seria uma boa dica falarem um pouco do Fedora. Principalmente o Fedora 15 que esta bastante interessante onde o gnome 3 fez com que se torna-se especial.

    Abraço a todos.

  17. Avatar de Serva
    Serva

    não vou actualizar , o Unity não me convence nem a Shell já experimentei o Fedora 15 beta e foi uma desiluzao completa , vou manter o 10,10 e vou estar atento aos proximos lançamentos

    CUMPS

  18. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Já testei o Ubuntu 11.04 e já desinstalei. A estupidez do sistema faz com que o Unity funcione perfeitamente em Live e ao instalar não reconhece a placa e aparece o Unity em todo o seu esplendor 2D. A placa é a velhinha X700 da ATI. Vou instalar o Opensuse pelo menos esta estupidez não acontece e penso que é uma distro cada vez mais solida.

  19. Avatar de jouze
    jouze

    Instalado e a funcionar impecavelmente bem, mesmo com a minha ATI x700, mas com o Gnome3.
    Gosto!
    Cumps 😉

  20. Avatar de nunov
    nunov

    Boa noite,
    neste sábado instalei o ubuntu 11.04 com muita curiosidade em ver a nova interface unity, etc, e acabei muito desiludido pois não a consegui por a trabalhar visto o ubuntu só iniciar na versão clássica e mesmo após varias pesquisas no google acabei por não conseguir. Estou a usar uma placa nvidia geforce go 7300 (e acho que é por ser nvidia). Alguém com uma placa nvidia conseguiu utilizar o unity no modo 3D?
    PS:Acho que vou voltar ao windows mesmo :).

    1. Avatar de Artemis
      Artemis

      Estou com o Unity 3D rodando perfeitamente com a minha placa nvidia geforce 9500GT. A primeira vez que iniciei o sistema, a interface que apareceu foi o gnome 2, mas foi só instalar o drive do fabricante da placa e reiniciar que o unity rodou numa boa.
      Quem sabe reinstalando o drive?

  21. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Pessoal estou com um problema no conky…tipo funciona tudo bem, mas as fonts não…tenho algumas que são tipo mais grafismo e fiz o que sempre faço noutros ubuntu que era copiar as fonts para a pasta fonts e ao iniciar o conky ele ia buscar essas mesmas ditas fontes…com este novo ubuntu o mesmo não acontece…já pesquisei mas ainda não encontrei solução…

    cumps

  22. Avatar de João Machado

    Boas.

    Antes de mais, parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido aqui, diria mesmo, que isto é serviço público :-)…
    Segui a vossa dica do tempo para o ubuntu, mas o meu sol não tem cor :-)…alguma configuração que me foge?

    Muito Obrigado.

    Parabéns mais uma vez por esta bíblia de informação!!!

  23. Avatar de R. Campachi

    Sugestões:

    1)
    sudo apt-get install gdebi

    2) http://www.opera.com/
    install opera_11.10

    3) http://www.opera.com/browser/next/
    install opera-next_11.50

  24. Avatar de Helder
    Helder

    Ola,

    Grato pelas dicas.

    Voce sabe como colocar o NetSpeed que mostra a velocidade da conexão de rede ?

    Na versão com GNOME funcionava bem, agora não funciona mais.

    http://www.ubuntugeek.com/netspeed-traffic-monitor-applet-for-gnome.html

  25. Avatar de Tha
    Tha

    Meu gconf-editor não mostra a opção Unity e eu uso o 3d.
    Vc sabe como resolver isto?

  26. Avatar de Christophe Silva
    Christophe Silva

    “Emannxx” o suporte a hybrid graphic intel/ati tem evoluído um pouco por parte da causadora deste problema ” ATI “, pois neste momento, estou com ubuntu 11.04, consigo usar os novos drivers catalyst 11.5 na boa selecionando se quero a placa intel ou ati. Notei dificuldade acrescida em conseguir por a funcionar estes drivers na versão x64 ubuntu 11.04, na versão x32 é na boa. Se precisares de input na instalação diz.

  27. Avatar de KLEBER
    KLEBER

    parabens pelo site.Boas dicas.Valeu

  28. Avatar de mauricio
    mauricio

    Alguem tira essa duvida akii???

    quando eu coloco o comando
    pede passworld, mas aii nao da para digitar nada, o que faser???

  29. Avatar de mauricio
    mauricio

    consegui