TOP 6 – Distribuições Linux Alternativas em 2014

14 Comentários

Todos os anos o Pplware apresenta e analisa várias distribuições Linux que, por um característica ou por outra, destacam-se das distribuições Linux mais populares. Como sabemos falar em GNU/Linux passa muita das vezes por falar no Ubuntu, Fedora, Mint e outro.

Hoje apresentamos um pequeno TOP 6 das distribuições Linux “alternativas” que apresentamos em 2014.

linux_topo


Puppy Linux

O Puppy Linux é distribuição Linux pela qual temos uma enorme simpatia, isto porque é pequena, muito completa e acima de tudo muito poderosa. Esta é uma distribuição que permite transformar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura.

puppy_05

Homepage: Puppy Linux

ZorinOS

Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu  iniciar muito idêntico ao Windows 7.

Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre  Ambientes de Trabalho. “Zorin Look Changer” permite alternar entre um Design ao estilo de  Windows 7, Windows XP e GNOME 2.

zorin9_00

Homepage: ZorinOS

Makulu

Makulu (pronuncia-se “Ma-Cool-Loo”) palavra zulu para definir enorme ou descomunal, entre outros sinónimos. Esta distribuição oferece software e codecs pré-instalados no SO no intuito de disponibilizar ao utilizador, no seu quotidiano de utilização, uma experiência out-of-the box.

O Wine vem também pré-instalado, bastando clicar duas vezes no instalador ou exe para que os processos se desenvolvam no Linux similarmente aos processos do Windows.

makulu_05

Homepage: Makulu

Peppermint OS

O Peppermint OS é um sistema operativo que foi criado com o objectivo de suportar hardware mais antigo, dando uma nova vida às máquinas mais antigas. Baseado no Lubuntu, este sistema oferece uma excelente performance uma vez que muitas das aplicação assenta na tecnologia ICE – aplicações com base na cloud.

peppermint5_00

Homepage: Peppermint OS

Antergos

O Antergos é uma distribuição Linux, de origem espanhola, que é baseada no Arch Linux. Anteriormente conhecida como Cinnarch (uma vez que combinava o ambiente de trabalho gráfico Cinnamon e a base do Arch), esta é uma distribuição moderna que agora oferece vários ambiente gráficos de trabalho (GNOME 3 (por omissão)), Cinnamon, Razor-qt e Xfce.

antergos_04

Homepage: Antergos

Deepin 2014

O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS. De referir que a versão anterior usava uma versão bastante personalizada do Gnome Shell.

deepin_10

Homepage: Linux Deepin 2014

E são estas as nossas seis escolhas de Distribuições Linux Alternativas para 2014. Certamente poderão considerar outras e nesse sentido gostaríamos de lançar aqui o desafio a todos os nossos leitores para fazermos mais um TOP 6. Ficamos a espera do vosso contributo!

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Jorge ferreira
    Paulo Jorge ferreira

    ZorinOS Lite num PC antigo e a bombar, e sem problemas.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bom dia, por acaso andei a fazer uma pesquisa qual a distro que mais se adequa ao meu perfil. Adorei o Zoran mas, pela facilidade de encontrar alternativas e resolução de constrangimentos na net (uma vez que sou iniciante em linux) preferi ubuntu 14.04 lts. Mas gostava de obter uma opinião de quem domina mais linux e já agora penso que efectuei correctamente as partições HD 500GB 4 gb de memória – coloquei 8192 e swap – 51200 na raiz / – e restante em /home. Isto é o correto? Agradeço desde já a vossa humilde opinião.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Tendo em conta que sempre ouvi dizer que a swap deve ser o dobro da RAM, sim parece-me bem
      na partição raiz costumo pôr à volta de 80GB embora saiba que nem metade do espaço vai ser usado, depende dos programas que usares
      e o restante para a home
      para te dar um exemplo agora uso Xubuntu em máquina virtual com 30GB para o sistema (dos quais só 20% estão usados) e 50GB para documentos, numa máquina que corre Win8 como SO host. Claro que quando deixar de ter a obrigatoriedade de usar aplicações do Windows (ou seja quando acabar a licenciatura) vou pensar seriamente em fazer um format c: e pôr Ubuntu de raiz…

  3. Avatar de RR
    RR

    Eu passei a utilizar linux devido ao Deepin, mas embora visualmente seja muito bom, muito fácil até de usar, a experiência de actualizações levou-me a mudar para o Mint, ainda assim talvez com o aumento do número de utilizadores, ele possa melhorar, para já creio que ainda tem um longo caminho a percorrer.

  4. Avatar de Rodrigo Silva
    Rodrigo Silva

    HomePage do Deepin seria http://linuxdeepin.com/ ?

    1. Avatar de RR
      RR

      Sim essa é a homepage

      1. Avatar de RR
        RR

        Mas podes sempre seguir o link que é fornecido para o Deepin neste post.

  5. Avatar de SWTOR
    SWTOR

    Gostava muito de usar uma distro que corresse bem os jogos Windows sem problemas isto porque jogo online o Star Wars The Old Republic (daí continuar a usar o Win7 Ultimate). Tudo o resto acho que encontraria alguma alternativa aos programas usuais que uso em Windows…

    1. Avatar de RR
      RR

      Instalas Linux e corre-lo como sistema principal e usas uma Virtual Machine para jogar os jogos em Windows! 🙂 É sempre uma opção

    2. Avatar de Nosferatu Arucard
      Nosferatu Arucard

      Para jogos deves tentar primeiro o combo Wine + PlayOnLinux

  6. Avatar de xuxu
    xuxu

    Manjaro Xfce está um espetáculo.Rápido,elegante e eficiênte.

  7. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Na minha pen tenho o fenomenal porteus(lxqt & xfde), o manjaro tb está porreiro.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Tenho um Asus EEE com 1GB de Ram, neste momento está com o Windows 8.1 e “patina”. Estou tentado em experimentar outro sistema operativo em paralelo, por isso, como os elogios ao Linux são muitos, nomeadamente nos desempenhos das máquinas, gostaria de saber concretamente que versões aconselham.
    (Obs.:terá que ser instalado por pen, pois não tem leitor de cd)

  9. Avatar de Osvander
    Osvander

    A minha distro eleita e de meu pc particular é o PCLINUXOS, é espetacular D +, não troca por nenhuma outra!!