Peppermint OS 5 – Ainda não abandonou o Windows XP?

7 Comentários

Quatro meses passados após o “fim” do Windows XP, este sistema não morreu… bem pelo contrário, a utilização do Windows XP cresceu!!!

Para quem ainda procura uma alternativa, hoje sugerimos o leve, sempre actualizado e gratuito… Peppermint OS.

peppermint5_00

O Peppermint OS é um sistema operativo que foi criado com o objectivo de suportar hardware mais antigo, dando uma nova vida às máquinas mais antigas. Baseado no Lubuntu (esta última versão tem como código base o Ubuntu 14.04), este sistema oferece uma excelente performance uma vez que muitas das aplicação assenta na tecnologia ICE – aplicações com base na cloud.

peppermint5_01

Ao nível do ambiente gráfico de trabalho o Peppermint OS usa o levezinho LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment.

peppermint5_02

Ao nível de aplicações nativas, o Peppermint OS vem com o seguinte:

  • Office
    • Document viewer, Gmail, Google Calendar, Google Drive
  • Internet
    • Chromium, Dropbox, BitTorrent client, Ice
  • Graphics
    • Editor by pixlr, Express by pixlr, image viewer, simple scan, screenshot
  • Multimedia
    • GNOME Mplayer 1.0.8 Media Player, Guayadeque Music Player
  • Accessories
    • Archive manager, calculator, file search, terminal, gedit text editor, printer manager, Bluetooth manager

Dentro de Preferences, pode encontrar também muitas ferramentas para configuração e personalização do próprio sistema.

peppermint5_04

Para quem procura uma alternativa ao “velhinho” Windows XP ou simplesmente um sistema com as funcionalidades básicas então o Peppermint OS é uma boa sugestão. Quem pretender conhecer outras alternativas, pode sempre dar uma vista de olhos aqui e aqui.

Alguém por aqui que ainda use o Windows XP?

Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Peppermintos

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Silva
    João Silva

    Sou utilizador de longa data do Peppermint e várias vezes referi aqui uma excelente alternativa ao XP e a a qualquer outra distro, pois é bastante leve e tem um óptimo aspecto visual. Congratulo a pplware pela a presentação desta distro.

  2. Avatar de Malic X
    Malic X

    Já agora, das aplicações que o JOE usa no XP, quantas funcionam nessa coisa feia e inútil ?
    Porque o pobre do JOE, como é masoquista, usa o XP apenas porque lhe apetece.

    Santa ignorância.

  3. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Pepermint com KDE será possível?

  4. Avatar de Luiz Peterli
    Luiz Peterli

    Já utilizo esse sistema a alguma tempo como meu File sever, tudo devido a leveza do ambiente LXLE. Porém ultimamente tive problemas com a Source list desse sistema, depois de várias falhas nos repositórios ao atualizar o sistema, só consegui instalar as aplicações GCC e MAKE após adicionar os repositórios do Debian 7 nele.

  5. Avatar de António
    António

    Censura no pplware?

    1. Avatar de Ro301
      Ro301

      Não digas nada a niguém mas eu tenho fortes suspeitas que eles acharam o teu comentário tão revolucionario capaz de tangir os fantásticos lucros de publicidade que têm com a APPLE e Microsoft que resolveram por unaminidade cencurar o teu comentário.

      Ouvi dizer que contrataram um agente na reforma da NSA para te investigar.

      Não nos esquecemos que o Pplware é das 10 empresas mais lucrativas do País. Há uma marca a defender.

  6. Avatar de António
    António

    Isto é apenas uma cópia do lubuntu mas com uma pior escolha de software.
    Sinceramente, não entendo a existência destas pseudo-distros de linux.