Linux Deepin 2014 – Um Ubuntu simplesmente fantástico

48 Comentários

Um Ubuntu ainda mais bonito e simples de usar

O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS. De referir que a versão anterior usava uma versão bastante personalizada do Gnome Shell.

Esta distribuição é de origem chinesa, mas está também disponível em inglês. A primeiro vez que se entra neste Deepin a sensação é de ….liberdade!

deepin_10

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque a outras distribuições menos conhecidas.

Exemplo disso é o projecto Linux Deepin, que já apresentamos aqui, e que tem como principal objectivo transformar o Ubuntu num sistema ainda mais bonito e simples de usar. O Deepin 2014 é baseado no Ubuntu 14.04 LTS e esta nova versão traz o Deepin Desktop Environment 2.0 que traz um conjunto de novidades notaveis.

deepin_07

O Deepin Control Centre traz também muitas novidades que no geral simplificam a gestão de toda a distribuição (ex. Configuração do ecrã, rede, temas, etc).

deepin_06

Os utilizadores que têm o Deepin 2014 alpha, beta ou RC podem facilmente actualizar para a versão final via update manager. No entanto, quem tiver versões anteriores ou queira instalar o Deepin 2014 deverá descarregar a imagem quem tem 1.3 GB.

Download: Linux Deepin 2014 [32 bits|64 bits]

Homepage:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Eu gostava de experimentar Linux, mas quando olho e vejo que há 1001 distribuições perto logo a pica LOL

    Esta ao ser de origem chinesa é de fiar?
    Uma das coisas que me preocupa é que as distribuições de Linux podem conter código malicioso e roubar informação, ou se uma plataforma para ataques de DoS e nós não sabemos.

    Outra coisa que me preocupa é a compatibilidade com o hardware que tenho…. hoje em dia o Linux já reconhece e trás drivers para tudo ? Eu estou com Windows 8.1 e apenas instalo os drivers da nVIDIA para a gráfica.

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Em princípio será de fiar. No entanto, se há medo de ataques de phishing, e se queres realmente ter uma distribuição de confiaça, utiliza uma distribuição mais mainstream tipo o Fedora, o Ubuntu, o SuSe, etc.
      No que toca a drivers, dependendo do modelo do computador poderão haver alguns problemas, mas nada que não se resolva. no meu portátil a única coisa que instalo para ter o PC operacional, após uma instalação nova, é o Bumblebee para ter suporte ao Optimus da Nvidia, mais nada. Aliás quando formato o meu PC e isntalo Linux em meia hora consigo instalar tudo e ter o sistema operacional com aquilo que necessito para trabalhar. Quando instalava o Windows, no mesmo PC, demorava mais de 1 hora.

      Há um período de habituação. Porque não instalas uma máquina virtual, podes utilizar o VirtualBox, e experimentas umas ditribuições? Assim consegues aprender a mexer na coisa e a decidir-te por uma distribuição apra instalar de forma nativa. 🙂

      1. Avatar de Bruno Butzke
        Bruno Butzke

        Brother, você se preocupa com distros que podem conter código malicioso e pode roubar informações, e você consegue confiar na Microsoft?

        1. Avatar de JULIUS FORTES
          JULIUS FORTES

          hAHAHAHAHAHAHAHA. Essa é uma pura verdade.

        2. Avatar de ALANIS
          ALANIS

          O Bruno para usuários avançados, porém, que não precisam preocupar-se em trabalhos que demanda a transação de valores, DINHEIRO, o Linux é um paraíso.
          Inclusive pode instalar jogos como GTA San Andreas ettc…
          No entanto para uma pessoa que usa o computador para fins profissionais e de movimentação bancária pense um pouco, ou seja:

          Se acontecer algum desvio bancário ou roubo de dados bancários e você estiver usando LINUX, qual empresa e qual pessoa você vai processar para reaver seus valores???

          Agora se você esstiver usando Windows ou outros softwares pagos você tem a quem processar e inclusive recorrer aos tribunais.

          Sou graduada em direito e formada em técnico de informática e percebo que as pessoas estão muito inocentes a cada dia sem observar os perigos que as ronda.

          Quando você por necessidade vender sua casa colocar o dinheiro no banco e de um dia para o outro acessar sua conta e não tiver nada lá, além de você virar um sem casa se voce tiver usando o Linux qual empresa ou empresário você vai processar???

          a VIDA É um pouquinho mais séria do que apenas usar computador.
          Quando envolvemos responsabilidades maiores e de adulto ai sim entendemos que o poço é mais fundo.

          Aliás, muita gente usa o Ubuntu sem anti vírus e firewall e acredita que existe sistema que não pega vírus. O GENTE INOCENTE.

    2. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      “Uma das coisas que me preocupa é que as distribuições de Linux podem conter código malicioso e roubar informação, ou se uma plataforma para ataques de DoS e nós não sabemos.”

      Essa é uma das vantagens do opensource sabes o que que lá está.

      “Outra coisa que me preocupa é a compatibilidade com o hardware que tenho…. hoje em dia o Linux já reconhece e trás drivers para tudo ? Eu estou com Windows 8.1 e apenas instalo os drivers da nVIDIA para a gráfica.”

      Então continua atrás do linux basta instalar que deverá funcionar, não direi a 100% porque há sempre uns portáteis com umas falhas.

    3. Avatar de jorjao
      jorjao

      Código malicioso todas podem ter, ou não?? Até hoje foi coisa que nunca se ouviu falar.

      Para saberes da compatibilidade nada como testares a distribuição que quiseres através de uma pen usb (há aqui muitos tutoriais sobre isso) e logo ficas a saber.
      Convém começares com distribuições que sejam mais amigáveis dos principiantes em linux, para não ficares dececionado.

    4. Avatar de Norberto Vale
      Norberto Vale

      Também tive esse receio e também me senti perdido quando comecei a dar os primeiros passos com linux há muitos anos atrás. Nos dias de hoje, tudo é mais fácil. Existem distribuições para iniciados, e bastante documentação na internet para tirar dúvidas. O meu conselho vai para que comece a usar Ubuntu. É das distribuições mais fáceis e com bom suporte de hardware. Basta fazer download no site, gravar num DVD, e experimentar em modo live, não precisando de instalar no disco do computador. Esta opção é mais lenta, mas não corre o risco de andar a instalar/desinstalar sistemas no disco com o risco de fazer alguma asneira, uma vez que não tem experiência. Se o hardware for antigo, pode também experimentar um derivado oficial do Ubuntu, o Xubuntu por exemplo, muito mais leve com o mesmo suporte do Ubuntu. Não recomendo derivados não oficiais! Por vezes tem problemas de estabilidade, o que para um iniciado será logo uma desilusão.

    5. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      “Esta ao ser de origem chinesa é de fiar?”

      E se for de origem Americana já é de fiar? Bem me parecia!…

      “Uma das coisas que me preocupa é que as distribuições de Linux podem conter código malicioso e roubar informação, ou se uma plataforma para ataques de DoS e nós não sabemos.”

      Estás errado. Os SO de código fechado é que podem ter software malicioso a roubar informação sem tu nunca saberes porque o código fonte tal como o nome diz é fechado e não tens acesso a ele. Isto é um problema que básicamente não afecta o software livre.

  2. Avatar de Roberto
    Roberto

    Eu sei que pode parecer um bocado básico, mas como posso instalar o deepin em simultâneo do Windows??
    E ao fazer isto o pc não ficará sub-carregado?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Roberto,

      Sim, podes sempre meter em dual boot. Mas para experimentares nada melhor que virtualizar. Quarta-feira tens tutorial 🙂

      1. Avatar de Roberto
        Roberto

        Obrigado, mas em termos de sub-carregar, como fica??

        1. Avatar de Ricardo Ramos
          Ricardo Ramos

          Bom dia Roberto.

          A única coisa que fica “sub-carregada” é o disco que é necessário criares uma partição Ext a mais para o Linux correr.

          Mas o Linux apenas precisa de 10/20GB livres de disco para correr.

          Hoje em dia qualquer pessoa tem mais de 20GB livres em disco e facilmente consegue ter vários SO na mesma máquina.

          1. Avatar de Luna Wolf
            Luna Wolf

            De facto fica, e é por isso que normalmente quando crio máquinas virtuais em máquinas que não têm um SSD, faço-o num disco externo. Assim dá mais “ar”.

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Fico à espara 😉

    2. Avatar de Regis
      Regis

      Desculpa Roberto, se calhar queres dizer sobrecarregar, e não sub-carregar. Correcto?

  3. Avatar de Zé

    O queres dizer é sobrecarregar e não sub, penso eu de que…

  4. Avatar de BR
    BR

    pelas imagens parece muito bonita
    mas funciona bem?
    ou e como aquele elemantary, cheio de bugs?

    fico a espera da review desta distro

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Até agora tem sido fantástica. Estou a gostar

    2. Avatar de Luiz Peterli
      Luiz Peterli

      Meu brother, estou usando ele a duas semanas, e não tenho nada a questionar, rápido, prático, e extremamente bonito. A única coisa que eu tenho a questionar é que ele só reconhece o áudio pela HDMI da minha televisão, se eu reiniciar o sistema com o cabo HDMI já plugado no notebook, para voltar para a saída de áudio normal do notebook, eu preciso reiniciar o aparelho sem a conexão HDMI. e mesmo assim eu estou apaixonado pela distro!

  5. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Boas, o único senão que vejo é a falta do pt_PT,embora se consiga definir o teclado para pt_PT mas depois falta o resto,senão já seria a minha distro .

    1. Avatar de JP
      JP

      Já tens disponível em pt_BR… Sei que não é igual mas é melhor que chinês ou inglês…

  6. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Já agora,alguém sabe o que se passa com a Distrowatch?
    desde ontem que não consigo entrar.

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      o site http://distrowatch.org/ abre perfeitamente

    2. Avatar de irlm
      irlm

      fonte:
      As many of you noticed, the distrowatch.com domain name was suspended by the domain’s registrar, Doteasy, last Sunday. I don’t want to go into details about what exactly happened as it’s a long and boring story. Suffice to say that I feel grossly aggrieved by the series of greedy and even malicious actions taken by Doteasy and as soon as I get this sorted out, I will be looking into transferring the distrowatch.com domain name to another registrar. If any of you have a recommendation for a good registrar (preferably with customer support personnel that is competent), please let me know in the comments section below or send me an email to distrowatch@yandex.ru (the distrowatch.com mail service has also been suspended by Doteasy).

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Isso não será virose ??? è q eu tb consigo abrir na boa o link do Distrowatch …

  7. Avatar de Antonio Roque
    Antonio Roque

    o que retem de testar esta “distro” chinesa é simplemente , tenho seria, seria duvidas que não traga “spyware” ou pior …

    em termos de segurança deve uma lista Infindável de backdoors …

    1. Avatar de Bruno Jesus
      Bruno Jesus

      Concordo contigo… Lá por eles disponibilizarem o Source Code isso não significa que a compilação distribuida corresponda ao código.

    2. Avatar de R
      R

      faltam aí umas teclas no teclado Sr Antonio! XD

  8. Avatar de Francisco
    Francisco

    Que distribuição Linux recomendam para um notebook dual core com apenas 2gb de ram e que seja em PT? Cáixa Mágica 21?

  9. Avatar de Bpanther
    Bpanther

    Francisco, eu recomendava o elementary OS:http://elementaryos.org/

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Nunca usei Linux, mas pelo menos esse elementary OS parece muito complicado para instalar coisas, ter de recorrer sempre a comandos, não sei se é tudo assim , mas não era bem o que esperava

      1. Avatar de Bpanther
        Bpanther

        No meu caso flui bem e instalo tudo pelo Centro de programas, como por ex: o VLC…

  10. Avatar de Bpanther
    Bpanther

    Estou a aguardar pelo novo elementary os 0.3 (freya)
    https://www.youtube.com/watch?v=mzSPGkOyzW8

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Também estou ansioso 🙂

      1. Avatar de Marco
        Marco

        @Pedro Pinto, os comentários via aplicação (android), não estão a aparecer nos artigos, ou então os meus comentários foram todos bloqueados.

  11. Avatar de Marco Teixeira
    Marco Teixeira

    Versão chinesa, a sério? Prefiro mandar a minha info para a eneésseá…..

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boas. Tenho windows e gostaria de experimentar este, alguém explica como se instala ? mas sem virtualbox, queria mesmo ficar só com este no computador.

  13. Avatar de delaorden

    hahaha, beleza, gostei do artigo….achei engraçado o seguinte: “….a distribuição é chinesa….a sensação é de liberdade.” LOL

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boas.
    Tenho testado esta nova distribuição Linux e é realmente “Eye Candy” no entanto, não possui um gestor de hardware como no ubuntu que procura automaticamente as drivers da grafica.
    Tentei instalar manualmente pelo terminal e nao consigo devido a ter o “noveau kernel” no sistema.
    Alguem sabe como instalar um hardware manager nesta distro ou desativar o noveau kernel para poder instalar as drivers manualmente?

    Cumps

  15. Avatar de Maxfyre
    Maxfyre

    Alguém sabe como instalar o deepin 2014 em dual boot com o windows 8.1?
    Ja tenho o windows instalação e uma partição de 20GB não atribuida.

    1. Avatar de joana
      joana

      Não aconselho, a não ser que não se importe de formatar a máquina 3 ou 4 vezes, a instalação ten de ser feita num modo diferente (eifi)diz-lhe alguma coisa?se não não tente fazer dual boot, no final da instalação só vai aparecer o Deepin, e não há como arranjar o grub, ou mbr, a ver se alguem se lembra de fazer um passo a passo e ai, talvez se consiga.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Acabei de instalar o deepin em dualboot com o w8.1. Instalção sem espinhas. .. o primeiro boot entro no deepin, mas basta abrir o control center e abrir o boot menu .de seguida. Depoia é só personalizar o boot menu e reiniciar o pc. Pronto ja está!!

      1. Avatar de Rafael Campos
        Rafael Campos

        Já tentei instalar o deepin no desktop…..via dvd e via pendrive mas a tela fica parada no texto iso linux… blá blá blá.

        placa mãe M2N68-AM-SE2

  16. Avatar de Rafael Campos
    Rafael Campos

    A conexão wi-fi no Deepin não é tão eficaz quanto em outras distros. atualizações e/ou instalações que são ligeiras no xubuntu por exemplo no deepin demoram demais. ( chegam até a falhar)

    Há como melhorar isso ?

  17. Avatar de Rafael Campos
    Rafael Campos

    Linux Deepin é um liiiiiiiiiixoooooooooooo!! igual o Baidu..

  18. Avatar de Rafael Campos
    Rafael Campos

    Outro lixo é o Manjaro….. bonitinho., ideologia boa na teoria., mas só para instalar um aplicativo demora 1000 horas., o pipelight então nem se fala. fora erros e mais erros