Cinnarch 2013.04.05 – Um Arch Linux em versão LiveCD

23 Comentários

Quando o assunto dos artigos é Linux, é facilmente perceptível que muitos dos nossos leitores usam e aconselham o Arch Linux . O Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração. Por outro lado, os leitores que tentam pela primeira vez instalar o Arch queixam-se da complexidade do processo de instalação.

O Cinnarch é uma distribuição que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux uma vez que está disponível em versão LiveCD. Depois de termos apresentado aqui o Cinnarch 2012.11.22 vamos conhecer as novidades do Cinnarch 2013.04.05.

cin_01

Tal como é referido no site do projecto, o Arch (umas das melhores distribuições Linux) é o pai do Cinnarch . A ideia era criar um sistema operativo moderno, elegante e potente que permitisse aos utilizadores entrar facilmente no mundo do Arch Linux.

cin_00

Inicialmente o projecto tinha o nome de Arch Live, isto porque era possível correr o Arch  em modo Live. Esta funcionalidade ainda está hoje presente no Cinnarch (Cin de cinnamon + Arch). A responsabilidade deste projecto é de Alex Filguiera (@faidoc no Twitter), um administrador de sistemas Linux, que lançou a primeira versão publica em Julho de 2012.

cin_00

Ambiente gráfico – Cinnamon

Tal como o nome sugere, o Cinnarch tem como ambiente gráfico o Cinnamon . Este é sem duvida um dos projectos mais interessantes e prometedores do mundo OpenSource. O Cinnarch  vem com o Cinnamon 1.7.3 é mais estável que os seus antecessores e traz um conjunto de novas e interessantes funcionalidades. Através do Cinamon Settings o utilizador tem ao dispor um conjunto de ferramentas para personalizar o ambiente gráfico ao seu gosto.

cin_01

Web Browser – Chromium

Como browser nativo, o  Cinnarch vem com o Chromimium. Este browser é a antecâmara do que o Chrome se tornará. É nele que a Google se baseia para criar o seu browser e aí são testadas novas funcionalidades antes de estas serem incorporadas no Chrome.

cin_05

Hotot – Cliente para Twitter

O Hotot tem conquistado os utilizadores do twitter graças ao seu fantástico interface mas também pela rapidez de resposta das funcionalidades que disponibiliza. Segundo os responsáveis da aplicação, tal facto deve-se  ao facto da aplicação ter sido desenvolvida em Python, linguagem essa que tem demonstrado as sua potencialidade. cin_06

Chat – Pidgin

Pidgin é um cliente gráfico de mensagens instantâneas que permite usar redes IM do tipo AIM, Jabber, MSN, Yahoo!, entre outras. cin_07

Office – Libreoffice

O LibreOffice é um fork do OpenOffice e foi criado por antigos developers face à possibilidade da Oracle (que comprou a Sun, detentora do OpenOffice) descontinuar o projecto. É uma suite de produtividade compatível com os formatos de documentos bem conhecidos e está disponível para uma série de plataformas.

cin_08

Transmisson – Gestor de Downloads

O Transmission é um excelente cliente de download, com suporte para torrents.

cin_09

Xnoise – Player

O Xnoise é um player de audi bastante completo, que oferece uma interface simples e limpa.

cin_10

Totem – Vídeo

Totem é um programa pertencente ao projecto GNOME que está a ser largamente utilizado em muitas distribuições Linux.

cin_11

O Cinnarch Linux, tal como o Arch, é uma rolling distro tendo sempre as ultimas actualizações disponíveis. Além disso, estra distribuição tem  total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).

cin_04

O Cinnarch 2013.04.05 (ultima versão do projecto) traz algumas novidades interessantes, das quais se destacam:

  • Cnchi – Um novo instalador, que permite a instalação do sistem,a de uma forma simples e intuitiva
  • Pacman 4.1
  • Cinnamon 1.7.3
  • MDM 1.1.4 substitui o Lightdm
  • XFBurn substitui o Brasero
  • GFXBoot utilizador para o boot do Cinnarch  (liveCD)
Características do Cnchi
  • Escrito em python (v3) e GTK (v3)
  • Suporte para tabelas de partições: GPT e MBR
  • Suporte para uma lista vasta de sistemas de ficheiros (btrfs,ext{2,3,4}, reiserfs, xfs…)
  • Apenas suporta Grub2 (não há suporte para UEFI nesta primeira versão)
  • Localização detectada automaticamente

cinnarch_100

Considerações finais

Ao contrário do Manjaro Linux e Arch Linux, o Cinnarch tem disponível a versão LiveCD, podendo o utilizador facilmente experimentar esta distribuição. No entanto, caso pretenda proceder a instalação da mesma, este processo é ainda realizado via CLI. Como primeiras impressões da distribuição destaco a elegância, performance e as “boas” aplicações que já vêm por omissão.

De referir que testei também via VirtualBox, e provavelmente ao eterno problema do 3D, a performance é miserável.

altLicença: GPL

altDownload:  Cinnarch 2013.04.05 32 bits | 64 bits

altHomepage: Cinnarch

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de James Bond
    James Bond

    Pedro Pinto,

    O Manjaro Linux sempre teve a versão LiveCD. Eu tenho aqui à minha frente um DVD com a versão LiveDVD.
    Se quiseres experimentar faz o download do Manjaro, grava a iso
    e faz o boot pelo DVD como habitualmente! :-))

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Referia-me ao ARch e não ao Manjaro. Lapso meu.

  2. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    James Bon ,

    Boa tarde , tens o Manjaro instalado ? … se sim como é que esta distribuição se porta , eu quero passar a usar Arch puro e depois instalar a minha interface preferida a KDE , mas queria antes de mais ambientar-me a esta família do Linux que tanta curiosidade me tem despertado , mas que de facto nunca contactei .

    Desde já agradeço os teus comentários .

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de Emanuel Lopes
      Emanuel Lopes

      se não conseguires instalar o arch linux puro, instala o bridge linux, é a mesma coisa, e tens disponivél várias interfaces gráficas.

      Os repositórios são os oficiais dos arch linux.

      Instala não te vais arrepender 🙂

      o arranque do meu arch linux é 11 segundos, segundo o system-analyse,

    2. Avatar de James Bond
      James Bond

      Carlos Carvalho,

      Eu tenho o Manjaro instalado só para ir testando porque a minha intenção é exactamente igual à tua: instalar depois o Arch puro e duro. Aliás eu já tive o Arch instalado. Só que desinstalei porque achei que foi fácil demais instalar e pensei que eu tivesse deixado passar alguma coisa 🙂 É curioso, mas é verdade: -))
      Quanto ao Manjaro devo dizer-te que se porta muito bem. Podes experimentá-lo com o LiveDVD.
      O boot é o mais rápido que eu já vi e o halt ou o reboot também.

      [ ]’s

      James

      P.S. Mas não troco o Debian por nenhum outro, como não troco
      o Benfica por nenhum outro.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Sim, de facto o boot e extremamente rapido, eu experimentei a partir de uma live usb e fiquei maravilhado com o manjaro.Tentei criar persistencia para manter as alteraçoes que ia fazendo mas nao consegui.

      2. Avatar de Filipe85
        Filipe85

        O que se perde por instalar o Manjaro em vez do Arch?
        Eu sei que instalar o Arch é a “viagem iniciática” do Linux (mas não para iniciantes), e qualquer dia penso meter-me nisso. Talvez também explorar o Gentoo. Mas agora não tenho o conhecimento e o tempo para isso.
        Se instalar o Manjaro e depois retirar os pacotes que não me interessarem, perco muito em termos de experiência de utilização?
        O que me atrai é a customização e a utilização do software mais avançado. estou a pensar instalar algo de base arch com interface KDE, provavelmente com o homerun.

        1. Avatar de Simão
          Simão

          Há uma acesa discussão entre a comunidade Arch e a comunidade Manjaro em que se diz que Manjaro não é ArchLinux uma vez que não utiliza os repositórios do mesmo e tem scripts próprios para instalação/configurações. Os pacotes mais actuais são testados e só passado umas duas ou três semanas é que estão disponíveis para o Manjaro.

          A minha opinião é que este tipo de discussão é o mesmo que Ubuntu/Mint não é Debian, mas este último por vezes traz mais dificuldades aos iniciantes.

          Para quem disponha de pouco tempo Manjaro é o caminho mais fácil. Para quem queira ter um controlo maior e tenha tempo/vontade para aprender coisas novas – ArchLinux.

          1. Avatar de Filipe85
            Filipe85

            Obrigado pela resposta.
            Acho que vou experimentar Manjaro numa máquina virtual e depois quando tiver tempo e paciência logo me lanço no Arch.

      3. Avatar de Carlos Carvalho
        Carlos Carvalho

        Obrigado aos dois (James Bond e Emanuel Lopes) ,

        Eu já tenho o Debian Puro instalado com a interface KDE e sinceramente para mim foi muito fácil fazer tudo , aliás demasiado fácil , no fundo os anos que uso Linux vão-te dando conhecimentos que muitas vezes até ficamos surpreendidos .

        Perceberam bem o que pretendo quero ver como se comporta o Arch , mas quero começar com uma distribuição mais friendly para depois passar ao ataque .

        Mais uma vez os meus agradecimentos

        Carlos Carvalho

    3. Avatar de Simão
      Simão

      Quando o Arch ainda tinha o AIF (Arch Installation Framework) baseado em ncurses demorava uns 10 minutos a instalar, mas esta framework foi descontinuada. O Manjaro permite experimentar sem instalar e nunca gravo CD’s ou DVD’s para testar as distros. Gravo sempre para Pen USB, com o comando “sudo dd if=/caminho/para/a/imagem.iso of=/dev/sdx”, em que sdx é a pen USB inserida pode ser sdb,sdc, etc mas regra geral nunca sda que é o disco principal. (Atenção que este comando mal utilizado pode levar à perda total de dados, consultar a informação disponível para o mesmo).

  3. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    O Manjaro linux tem LiveCD. Vou experimentar este Cinnarch…

  4. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    experimentem o bridge linux.

    1. Avatar de slblxs
      slblxs

      Boas já agora como conseguis-te resolver o problema das actualizações ,já o instalei correu tudo bem .Depois quando faço pacman -Syyu para actualizar só dá erro.Desde já o meu obrigado.

      1. Avatar de Emanuel Lopes
        Emanuel Lopes

        para actualizar basta pacman -Syu, quem tiver x64 no arch linux tem de descomentar o repositorio multilib no pacman

    2. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Instalei o Bridge Linux com KDE, mas fica no ecrã preto da consola a pedir o login.
      Faço login e tenho que fazer startx para iniciar no modo gráfico do KDE.

      Como faço para isto acontecer sozinho sem ter que estar sempre a escrever startx.

      Há algum forum bom para fazer estas perguntas sobre arch linux? Em Português de preferência.

  5. Avatar de Roney
    Roney

    Excelente dica!!

  6. Avatar de sakura
    sakura

    “””Arch ainda tinha o AIF (Arch Installation Framework) baseado em ncurses demorava uns 10 minutos a instalar””””
    ola, isso é pq e complilado não instalado e por isso o arch e bom ..
    pacman….. <um pilar do arch

    arch the best ….. may opinion,

    http://www.archhurd.org/ <– testado ..do menhor bem ===ao window 8
    finalmente um kernel de jeito 10 anos mas ….
    ????

    hurd+mir <…… go kill M$<— microsoft.
    only
    if …. work todos juntos, o que é impemssavel…. tenho pena.

  7. Avatar de sakura
    sakura

    I love arch.
    and I+D

    “a minha opiniao não é valida para quem só usa o pc para facebock”

    por onde vão os tiros ???????????

    hurd kernel é 1000X menhor que linix …. for me
    mir ….. pq?

    serio não entendo a comunidade linux….. sera que algem pagou para não sair o hurd… ^????? já tinha dito que prefiro multi tarafa como no kernel do NT. mas 10 anos para ……..
    bem já tem suporte para sata, e este kernel este sim pode acabar com o windows ……. in may omil. opinion.

    well cam all pl to arch we need pl. tk.

  8. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    “O Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração.”
    Ser o mais simples possível e ao mesmo tempo dar o maior numero possível de decisões é incongruente.
    Quanto maior o nivel de configuração maior a complexidade.

  9. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Existe alguma maneira para o instalar sem ter ligação a net, visto que o modem 3G não funciona 🙁

  10. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Bom dia pplware,

    Instalei o cinnarch no meu computador da empresa numa partição que já tinha reservada para instalar linux, apenas não sabia a distribuição e , após este artigo, decidi o cinnarch.

    Tenho um pequeno problema, depois de instalado o grub2 não me detecta a partição do windows apesar de a conseguir abrir no linux não consigo arrancar por ali. Alguma dica?

    Cumprimentos,
    Tiago Santos

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Problem soved:
      #grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg