TOP 12 distribuições Linux de 2013 (Parte I)

68 Comentários

Em 2012 o Pplware analisou cerca de 25 distribuições Linux (ver aqui).  Em plena recta final de 2013, fizemos uma retrospectiva de distribuições Linux analisadas e chegamos a um TOP 12.Todas têm características únicas, todas evoluíram e todas podem ser uma excelente alternativa a outros sistemas operativos proprietários. Aqui fica a primeira parte do nosso TOP 12 distribuições Linux de 2013!

topLinux

1) Pear Linux 8

O Pear Linux é uma distribuição Linux de origem francesa. O objectivo/missão desta distribuição, que se  assemelha muito à distribuição elementary OS é oferecer um sistema completo e produtivo, ao estilo do MacOS X, mas numa vertente open source.

pear_19

Homepage: PearOS

2) elementary OS Luna

O elementary OS, é uma distribuição baseada no Ubuntu, direcionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna), esta distribuição garante um bom desempenho , é estável e oferece uma interface muito bonita e apelativa.

elementary11

Homepage: elementary OS Luna 0.2

3) Manjaro Linux

Manjaro Linux é uma distribuição user-friendly, baseada no popular Arch Linux.  Esta distribuição está disponível em três edições distintas, cada uma com o seu ambiente gráfico: XfCE, GNOME3 (com Cinnamon Shell) e KDE. Existe também disponível a versão Net-edition, uma versão minimalista sem a maioria dos componentes instalados (ex. ambiente gráfico, aplicações, display manager, etc).

manjaro

Homepage: Manjaro Linux

4) PinguyOS 13.10

Para muitos utilizadores, com vários anos de utilização de um único sistema operativo, pensar em tentar utilizar Linux pode ser assustador e difícil. É compreensível, afinal, passaram anos a ouvir histórias de terror acerca de como o Linux é complexo, totalmente diferente e só trabalha bem para quem já o conhece a fundo.

Mas, isso é nas histórias…. Na vida real há centenas de distribuições de Linux que jamais existiriam se realmente fosse assim. De entre elas, algumas atingiram níveis elevadíssimos de simplicidade de uso, como o PinguyOS.

pinguyos_00

Homepage: PinguyOS 13.10

5) Linux Deepin 2013

O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que apresenta uma interface bastante elegante, eficiente e simplificada, que agora usa o Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS. De referir que a versão anterior usava uma versão bastante personalizada do Gnome Shell.

Esta distribuição é de origem chinesa, mas está também disponível em inglês. A primeiro vez que se entra neste Deepin a sensação é de ….liberdade!

deepin_00

Homepage: Linux Deepin 2013

6) openSUSE 13.1

O projecto openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das distribuições Linux mais usadas o openSUSE. Este projecto tem como objectivo oferecer aos programadores e entusiastas de Linux as melhores e mais populares ferramentas de trabalho.

open_01

Homepage: OpenSuse 13.1

O Pear Linux 8 foi para nós a distribuição que mais gostamos de analisar. Trata-se de uma distribuição com um design muito bonito, elegante, com uma performance fantástica e com uma facilidade notável de interacção com o utilizador.

Que distribuições Linux gostariam de ver analisadas em 2014?

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jrgaugusto
    jrgaugusto

    (“Que distribuições Linux gostariam de ver analisadas em 2014?”) …slackware ou baseadas que estou agora a usar…o porteus usb.

  2. Avatar de Guerreiro
  3. Avatar de rand
    rand

    Gentoo (ou Sabayon que é baseada en Gentoo mas mais fácil de instalar);
    Slackware;
    Antergos (baseado em Arch Linux);
    Linux From Scratch;
    … Enfim acho que a lista podia continuar mas se dessem a conhecer pelo menos as duas primeiras ao público mais em geral não seria mau 🙂

      1. Avatar de AlexAlex
        AlexAlex

        O melhor meio para instalar o Gentoo é usando o Hand Book: http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/

        1. Avatar de Guerreiro
          Guerreiro

          Nao poderia estar mais de acordo contigo, o link e apenas uma dica para quem quer testar o gentoo sem grandes complicacoes, o gentoo nao e nenhum bicho de sete cabecas como fazem parecer, e desde que migrei para o systemd a velocidade quase que triplicou

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Bem…
    com tanta distro…
    é como se costuma dizer, a dispersão normalmente não compensa…

  5. Avatar de Guilherme Calé
    Guilherme Calé

    Eu acho que seria boa ideia falarem do Mageia

  6. Avatar de Tomás
    Tomás

    E o Ubuntu, que é a base da maioria destas distribuições?
    Eu por exemplo já uso exclusivamente Xubuntu (Ubuntu+XFCE) há cerca de dois anos e estou plenamente satisfeito.

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      Não notas lags/breaks extremos quando instalas ou desinstalas aplicações através do Centro de Software?

      É essa a razão pela qual me afastei do Ubuntu e os seus irmãos (Xubuntu e Lubuntu).

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        a 4 anos que uso ubuntu e não tenho a minima coisa a apontar.

        O centro de software usei algumas vezes e sinceramente nunca reparei em problemas

      2. Avatar de Tomás
        Tomás

        Não noto lags, mas geralmente não desinstalo programas, isto porque só instalo aqueles que me são precisos.
        Mesmo via Wine, os programas só para Windows trabalham bem, excepto o Geeks Toy que é um cagagésimo mais lento via Wine.
        Não uso ícones no ambiente de trabalho, mas tenho a cairo-dock ao fundo que me permite aceder rapidamente a qualquer programa, isto para além de dar outra beleza ao ambiente de trabalho.
        O meu PC tem um processador Core i5 de 2.4 GigaHertz e 6 GB de RAM, isso provávelmente também ajuda.

    2. Avatar de diogo
      diogo

      bem , base base é o debian, porque o ubuntu é baseado em debian

    3. Avatar de Rascas
      Rascas

      Estas bem servido servido!

  7. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Que distribuições Linux gostariam de ver analisadas em 2014?

    Gostava de ver em análise aprofundada o BackTrack. 🙂

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Parece ser bom também para teste de vulnerabilidades. Desconhecia. Obg! 😉

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Asdrubal, o Kali Linux é a derivação/nova versão do BackTrack. 🙂

          1. Avatar de Asdrubal
            Asdrubal

            Muito bom.

      2. Avatar de Urko
        Urko

        BACKBOX para mim, é o BackTrack/Kali bem melhorado .

  8. Avatar de D. Afonso I
    D. Afonso I

    PearOS 8 em primeiro lugar? Vai lá vai.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Para mim, foi a melhor que analisei…rápida, estável, com um suporte fantástico…merece o lugar atribuido

      1. Avatar de bruno santos
        bruno santos

        Para mim Fedora 20, é uma boa opção tanto a nível de rapdiez, como de estabilidade

        1. Avatar de Pedro Pinto

          É bom sem duvida…mas é pesadinho

          1. Avatar de bruno santos
            bruno santos

            o meu pc não se queixa do LXDE

        2. Avatar de diogo
          diogo

          só é pena não funcionar tão bem em dual boot com o windows como o ubuntu. Mas de resto. impecável 😀

      2. Avatar de joao
        joao

        sem duvida que é rápida, só é pena que não assuma certas aplicações como o vlc, funciona mas não deixa associar os ficheiros, no meu caso o tool bar do libre office não surge os nomes preciso passar com o rato para saber o quê é o quê; entre outras que ficam instaladas e não aparecem no “dash” mas vale mesmo pela rapidez e é mesmo agradável de usar! Apesar dos bugs adoptei-a 🙂

  9. Avatar de bruno santos
    bruno santos

    Gostaria de ver analisado o OpenXange, o Caixa Mágica 21, o Linux Mint, bem como outras distrbuições de origem portuguesa

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Podiam fazer análise a distros portuguesas, distros de teste de vulnerabilidades, distros para máquinas antigas, etc.

      Das distros portuguesas só conheço o Caixa Mágica, e o alinex.

      1. Avatar de bruno santos
        bruno santos

        Distros portuguesas tens:
        OpenXange
        Ubuntu FEUP
        Mosel Linux
        Super OS
        Kuki Linux
        Flavitu
        Madeb
        entre outras, pena é não serem faladas/comentadas

      2. Avatar de Luis Trindade
        Luis Trindade

        Bom Dia
        o Alinex ainda existe?
        tive um aqui há anos que era muito bom mas depois aquele projecto morreu.

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Se calhar morreu mesmo. No site, o link para fazer o download falha, e no distrowatch diz Status: Discontinued.

  10. Avatar de Miguel Angelo
    Miguel Angelo

    Isto pode parecer uma calinada mas qual é a melhor versão para redes?

  11. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Gostava de ver distribuições que não fossem baseadas no Ubuntu.

    Nota: Espero que não apaguem este comentário como fizeram com o outro.

    1. Avatar de Urko
      Urko

      Devia ter escrevido alguma bobagem para que o PPlware tivesse que apagá-lo ! (talvez apaguem este)

  12. Avatar de Nuno Matos
    Nuno Matos

    Falta O Zorin. Mt bom…

  13. Avatar de João Gabriel
    João Gabriel

    CrunchBang 11 “Waldorf”.

  14. Avatar de Silva
    1. Avatar de fr90
      fr90

      deve ser a distribuição mais rápida que alguma vez usei.

  15. Avatar de Graziano
    Graziano

    “Emmabuntus” isto sim é que é de valor. Já analisado pelo Pplware e comprovado que sim. Bom Natal para todos.

  16. Avatar de António Coutinho
    António Coutinho

    Tenho um pc desocupado e gostaria de experimentar o Linux já em tempos pedi e distribuiram uns CD gratuitos … tenho procurado e não encontro já pronto para instalar de raiz … uma dica como adquirir ….Obrigado

    1. Avatar de PSG
      PSG

      Não é preciso um CD, basta descarregar a versão pretendida e instalar numa pen com o UNetbootin (ou outro), arrancar o pc pela pen e instalar.

      1. Avatar de Alfie
        Alfie

        Se o PC não arrancar pela pen (por ser antigo) será preciso queimar um CD. Para tanto é ir ao site da distribuição Linux escolhida, fazer o download da versão 32 bits (ficheiro *.ISO) e gravar o CD ou DVD. E experimentar sem instalar (opção LIVE no arranque). Tudo simples e “sem espinhas”.

  17. Avatar de Macgyver
    Macgyver

    Bom dia Pedro Pinto.

    Queria apenas dizer que Linux Deepin não devia estar na lista pois já o experimentei e nem a firewall ufw vem instalada ou seja o sistema é inseguro já á priori. è chinês!!! Todo o cuidado é pouco!!! Apenas tem uma interface bonita!!! De resto é a evitar.
    uma boa distribuição que não está na lista Qubes Os.
    Que tal uma review???

    Bom Natal!!!

  18. Avatar de osvander
    osvander

    O PCLINUXOS Br é uma des melhores distro que já experimentei e uso a mais de 1 ano D+

    1. Avatar de naoliveira

      Eu também uso o PCLinuxOS desde 2009, acho também que é uma das melhores, por ser rolling distro e bastante robusta, as actualizações dão poucos problemas.

  19. Avatar de João N
    João N

    Depois dos vários bugs experimentados no Pear 08, a minha experiência com o elementary OS Luna deu no seguinte (acho que é um problema comum a outros sistemas Ubuntu):
    – Não reconhece Routers a emitir no Ch 13 (o que limita se nos quisermos ligar fora de casa
    – Ocupa a totalidade da largura de banda o que não permite que mais ninguém consiga aceder a informação na net (deve ser muito girno num hotel, por ex.)

    Já pesquisei e pelos vistos à mais pessoas com estes problemas.

    Não sei se outros utilizadores passaram pela mesma experiência.

  20. Avatar de Alfie
    Alfie

    Fazer o download do Deepin é para esquecer!!! Se calhar tem alguma chinesice pelo meio…

  21. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Manjaro, o “Linux Mint” do Arch.
    Absolutamente TOP

    Enviado do meu Manjaro
    hehe

  22. Avatar de Wagner Albuquerque Braga

    Com certeza o Pear OS está onde deveria, em 1º! Uso esse sistema e de fato é muito rápido. Tem alguns bugs que com certeza vão ser corrigidos e creio que na versão 10 estará um sistema quase perfeito, eu espero.

  23. Avatar de anonimo
    anonimo

    prefiro continuar a usar o windows, na minha opinião é o melhor face ao mac os x e linux, é o mais completo e também o que já estamos habituados a trabalhar todos os dias. como se costuma dizer, a confiança conquista-se todos os dias.
    o windows 8.1 está ainda melhor e além disso eu não o paguei. dizer que o windows é caro já não é desculpa, ele hoje em dia pode ser obtido de forma gratuita e sem qualquer tipo de problemas que possam surgir, basta pesquisar um pouco…
    esta é a minha opinião, uma vez que até já usei o linux ubuntu 13.04, mas por pouco tempo pois nao gostei nada, o windows 7 e 8.1 que é os que tenho atualmente instalados no pc são muito mais simples e intuitivos, mas penso que também é uma questão de adaptação.
    mas, trocar o windows que mesmo as versoes mais antigas podem ser atualizadas para mais recentes pelo linux, eu nao trocaria, mas penso ser uma questao de habito

    1. Avatar de realdi
      realdi

      vc tá no lugar errado! quem troca windows por linux nunca mais volta….foi o que aconteceu comigo!

  24. Avatar de Paulo Trindade
    Paulo Trindade

    Certo que todos têm direito à sua opinião mas parece-me exagerado o Pear Os e Deepin aparecerem como das melhores distros linux do ano.

    O Pear é baseado é de facto uma distro elegante e fluida (sim já instalei) só que tem um grande contra. É baseado no Ubuntu 13.04 cujo suporte (actualizações) termina em Janeiro de 2014. Ora parece-me uma falha enorme.

    O Deepin é muito bonito (nunca experimentei) mas tem pelo menos uma grande falha (a acreditar nos videos que vi sobre a distro), na instalação de software não pede senha de administração. Ora isto em termos de segurança está longe de ser razoável.

    Falhas desta dimensão a mim parecem-me suficientes para não considerar (é a minha opinião) como das melhores distros do ano.

    Cumprimentos a todos. Boas festas

  25. Avatar de Jamerson Tavares
    Jamerson Tavares

    Pear 8 mereceu o primeiro lugar!

    É verdade que está com alguns probleminhas, como o do “MyPear”, para escolher os temas. Mas isso acontece com qualquer sistema operacional, e o Pear não tem uma equipe de programadores como a do Ubuntu.

    Porém, ele é rápido, bonito e estável. Uso ele com prazer 🙂

    Também gosto muito do Mint, acho que ele deveria está na lista. Ele está cada vez melhor e é rápido também.

  26. Avatar de Alison
    Alison

    Linux Mint 16, nao tem mais completo e facil de usar por quem quiser migrar para linux. A partir de qume ja usou linux creio que o Open Suse seria uma ótima escolha. Seguro, completo e com uma boa retaguarda de apoio. O Fedora segue essa mesma linha.

    Enfim, tem linux para todos os gostos e usos. Vale a pena testar uma distro e ver que o windows nao é tão bom assim como dizem.

    Boa escolha e bom 2014

  27. Avatar de Urko
    Urko

    BACKBOX para mim, é um BackTrack/Kali bem melhorado

  28. Avatar de Anastancio
    Anastancio

    Resumo muito pobre, a mãe de todas as distrubuiões não foi mencionada “Ubuntu”

  29. Avatar de bruno santos
    bruno santos

    boas Anastacio mas o Ubuntu não é a mãe de todas as distribuições de Linux, uma vez que é uma derivação do Debian e existem distribuições que não são derivadas do Debian/Ubuntu, como o caso do Fedora, OpenSuse, Mageia entre outras.

  30. Avatar de Fernando
    Fernando

    Hmmm… Muita opções e isso sem dúvida é ótimo. Eu uso Linux há muito tempo, iniciei om Unix (HP-UX, Solaris, SunOs) . Testei várias recentemente para saber se eu etaria perdendo alguma coisa. Observei vários aspectos que me intressam como performance, o quão “unix-like” é cada uma, versatildade (uso em desktop E servidores), como a distribuição é vista no mundo corporativo… E, por fim, fiquei no bom e velho Redhat! Um clone no meu caso: CentOS! (agora que ficou mais Redhat do que nunca).

  31. Avatar de kellyanne
    kellyanne

    distribuiçoes para iniciantes

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Então quais são as distribuições para experts?

  32. Avatar de Anselmo
    Anselmo

    Já usei e abusei do ubuntu e debian, mais agora estou com LinuxFx uma maravilha ditro, pra mim uma das melhores, quem usar vai gostar muito, sem palavras.

  33. Avatar de carlos
    carlos

    http://strawberry-os.webnode.pt/ é a nova distro que esta dar falar e eles disem que a prixima verção sera baseada em PEAR OS 8