Chegou o tão esperado Mageia 3 – A distribuição Linux sensação

32 Comentários

Número 2 no Ranking de distribuições Linux

Nos últimos anos, o ranking das distribuições Linux tem sido liderado pelo popular Ubuntu. Na verdade, o Ubuntu veio dar “uma nova vida” ao Linux para utilização doméstica e também empresarial e são muitas as distribuições que têm derivado da distro da Canonical.

No entanto, e tendo como base o  site distrowatch, o Ubuntu ocupa já o terceiro lugar, sendo o ranking liderado pelo Mint, seguido pelo Mageia.

Apesar de alguns atrasos, o Mageia 3 foi anunciado oficialmente este Domingo (19/05).

mageia_01

O Mageia é uma distribuição baseada no Mandriva, que nasceu em 2010 e que tem passado despercebida em Portugal. Em anuncio oficial no blog do projecto Mandriva, Trish Fraser anunciou a disponibilização da terceira versão do Mageia e deu também a conhecer as novidades incluídas.

mageia_01

Principais novidades
  • Updates para RPM (4.11) e urpmi
  • Kernel 3.8
  • systemd 195
  • GRUB é o bootloader por omissão; GRUB2 está disponível para teste.
  • KDE 4.10.2
  • GNOME 3.6.
  • Xfce 4.10
  • Libreoffice 4.0.3
  • …e Steam (ver aqui)

Para quem não sabe, o Mageia é resultado do empenho e humildade de uma comunidade, mantido por uma organização sem fins lucrativos, que tem trazido até ao utilizador final o melhor do mundo Linux.

Previsto inicialmente para  3 de Maio, a versão final do Mageia 3 aparece 16 dias depois. Até lá gostaríamos de conhecer as opiniões de quem já usa esta distribuição e as expectativas de quem nunca experimentou. Nós próximos dias iremos ensinar a instalar esta distribuição e também vamos explorar as novas funcionalidades.

Download: Escolha aqui a sua versão do Mageia
Homepage: Mageia

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Ferreira
    Luís Ferreira

    Nem abre o link , deve estar carregado de pedidos 😀

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Site offline. deve estar uma avalanche de users a tentar sacar. hehehehe

  3. Avatar de Oscar
    Oscar

    Gostaria de obter um conselho vosso, qual a melhor distribuição Linux ou outro SO para:
    – Um asus eee pc 901 (com 4gb HDD rápido + 16 HDD e 1 Gb RAM)

    Resolvi desinstalar o Xp porque as atualizações mataram o bichinho, agora tenho de pensar numa alternativa.

    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Reis
      Pedro Reis

      Ai era ou Lubuntu, ou algo baseado em Debian com LXDE ou openbox. Tendo em conta o espaço, o melhor era mesmo debian netinstall com openbox e instalas só o necessário a partir dai.

      Cumps

    2. Avatar de Eu
      Eu

      tenho um EeePc 701 4GB-SSD 1GB-RAM,instalei JoliOS (baseado em ubuntu) e funciona na perfeição e sobra espaço em disco,mas atenção:como é um SSD não configurei uma partiçao SWAP!
      -é uma distro que tenho além desse EeePc,tenho em dois magalhães!

      1. Avatar de Oscar
        Oscar

        O EeePC 901 também tem SSD, uma drive de 4gb e outra 16gb mais lenta.

        Tentei não evitar a SWAP, mas não consegui, deve ser exigência do Lunbuntu.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          tenta o Joli,o desktop é único e muito funcional…o meu funciona muito bem sem SWAP,mesmo quando uso um pente de 512Mb de RAM.Não costumo é ter muita coisa aberta!

        2. Avatar de bimbo
          bimbo

          Ola, tambem tenho esse 901 e tenho o lubuntu a funcionar bem, instalei / no disco de 4 gb sem swap e o home no disco de 16gb, ja tentei instalar o 13.04 mas não tenho espaço em disco por isso vou ter de fazer fresh install.

    3. Avatar de jesus
      jesus

      Damn Small Linux, Puppy linux (mesmo mesmo leves e funcionais), o bohdi linux tb é bom.

    4. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Eu instalei o ArchBang no Magalhães e ficou a ocupar 1,8Gb no disco rígido. É muito rápido e usa 80Mb de RAM.

      1. Avatar de ZiLOG
        ZiLOG

        Esqueci de dizer que usa o OpenBox.

    5. Avatar de xGrind
      xGrind

      O próprio Mageia, com Xfce ou Lxde. Ou se quiser algo ainda mais leve, pode instalar o Icewm Light ou E17. Recomendo baixar o DVD.

    6. Avatar de Pedro Bonsai
      Pedro Bonsai

      Tenho um desses com Asturix Lite.
      http://asturix.com/lite/

      Até voa, mesmo só com 512 de ram.

      vale a pena experimentar

  4. Avatar de Renathofl
    Renathofl

    Bom dia .

    Instalei o que foi apresentado em artigo anterior a este , mais , o wireless não é detectado nem com “rezaaa brava”.O restante está a funcionar a contento.

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    Bom dia, sei que se calhar estenão é o melhor sitio para pergunar, ou até pode ser, aonde é que estão a ver o Ranking das distribuições linux, eu costumo ver no site DistroWatch e há muito tempo que o Ubuntu não está em primeiro lugar!!!!!!!!!!

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Li melhor o que escreveram e peço desculpa pela minha pergunta 😀

      1. Avatar de Fábio Fontana de Souza

        Oi Francisco muito legal a sua atitude de reler o post e admitir o equívoco.
        Um forte abraço e parabéns pelo exemplo.
        Fábio.

    2. Avatar de JP (djlinux)

      Francisco o Ranking do DistroWatch não corresponde a realidade, quer dizer, corresponde a realidade de quem visita o site deles, nada mais.

      Não quer dizer que a que esta em primeiro seja a mais usada nem que a que esta em ultimo seja a menos usada 😉

  6. Avatar de Oscar
    Oscar

    Comecei por testar 1º o Lunbuntu, se não correr bem vou diminuindo os requisitos
    formatando as partições.
    C: (tamanho total 4GB) em ext4
    D: (tamanho total 16Gb) em ntfs.

    Ocorreu o 1º erro “Não está definido o sistema de ficheiros raiz”, ou seja o SWAP.

    Perguntas:
    1. Qual a dimensão recomendada e como devo fazer as partições, tendo em consideração que o PC servirá para mostrar PPT, PPTx e Vídeos sobretudo.

    Obrigado

    1. Avatar de Daniel Gomes
      Daniel Gomes

      Parece-me é que não defeniset o / que é a raiz.

    2. Avatar de Alucard
      Alucard

      Julgo que estás a fazer confusão sobre o que é uma partição SWAP. Não tem nada a ver com a raíz do sistema, é um mero tanque de reserva de memória virtual,para quando te acaba a RAM ou colocas o PC em hibernação. A partição raiz num sistema Linux é representada por /, e é onde irá ser instalado o teu sistema e aplicações. É claro absolutamente necessária. Podes criá-la com qualquer sistema de ficheiros, até NTFS, mas é altamente recomendável que uses EXT4. Crias a partição primária em EXT4 e defines o ponto de montagem em /.
      A partição SWAP é necessária se quiseres hibernar o pc. Como tens 1 Gb de RAM deves criar uma partição com um 1 Gb.
      Podes ter partições específicas para a pasta pessoal (/home), arranque do sistema (/boot) mas essencial é a / e a Swap.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        concordo contigo em tudo menos num pequenissimo ponto e que no teu próximo post referes mas sem explicar :a partição SWAP num SSD “degrada” a esperança de vida da unidade,logo,concordo contigo em instalar a SWAP no HDD de 16GB e nunca na unidade SSD!
        -no meu caso,como só tenho 4GB-SSD,dispenso a hibernação e coloquei um pente de 1GB-RAM que com o tempo percebi que não era necessário,por isso,recoloquei o pente de 512Mb.

    3. Avatar de Alucard
      Alucard

      Apenas mais umas considerações: Como pretendes aproveitar os beníficios de um SSD, é importante que o sistema e aplicações fiquem instalados no SSD, ou seja a partição /. A questão é encontrar uma distribuição pequena em que 4Gb sirvam bem para o sistema base mais as aplicações que lhe queiras instalar. As distribuições mais populares como Ubuntu, Mint, Fedora não servem em 4 Gb e eu estou pouco familiarizado com as “pequenas”. Felizmente os outros utilizadores já te apresentaram opções válidas.
      Neste cenário, terias o / no SSD e uma partição /home, para todos os teus documentos e ficheiros pessoais, e SWAP no disco de 16 Gb. O SSD e HDD devem estar identificados no processo de instalação como sda e sdb (vê qual é qual pelo seu tamanho respectivo). Na nomeclatura UNIX, sd é storage device, e terias storage device a e b e depois as várias partições representadas com números sda1, sda2…

      Caso aches isto demasiado complicado, instalas tudo apenas com uma partição raiz e só no disco de 16 Gb. Os ganhos de performance que deves ter em usar Linux em vez de Windows XP, já serão significativos, mesmo no disco “mais lento”.

  7. Avatar de Alex
    Alex

    Uso e aprovo
    Muito melhor que o Ubuntu (que hj em dia parece apostar mais em marketing que qualidade)

  8. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Montei um sistema mini-itx para por na sala para fazer de mediacenter e fileserver. Instalei o Ubuntu 13.04 e partilhei umas pastas, o problema é que só consigo visualizar essas pastas no Windows. No meu desktop e portátil tenho instalado o Mint 14 e não consigo visualizar qualquer pasta. Alguém me pode ajudar sff

  9. Avatar de Felipe
    Felipe

    Manjaro, THE BEST!

    1. Avatar de Felipe
      Felipe

      BEST* lol

  10. Avatar de Fernando BR
    Fernando BR

    Boa dica, mas ainda prefiro o Kubuntu LTS, afinal são 5 anos de suporte

  11. Avatar de Al
    Al

    Boas a todos,sei que este não é o melhor lugar,mas resolvi instalar o Mangeia 3,ate ai tudo bem,mas agora esta-me pedindo o localhost…isto é tramado andar as escuras,porque isto é os meus 1ºs passos em linux(acho eu)…se pudessem dar me umas dicas agradecia,mas agora era mesmo porreiro esta cena do Localhost…
    fico aguardando…
    cumps…

  12. Avatar de emecoelho
    emecoelho

    Olá a todos. Estou com problemas no Mageia 3 gnome, não consigo obter ligaçao wireless. Já testei a versao KDE e tudo funcionou muito bem.
    Alguma dica?
    Tudo funciona bem quer com o Ubuntu, Mint, OpenSuse, Manjaro…
    Tenho uma Atheros AR242x/AR542x

    Obrigado desde já.

  13. Avatar de Maurilo
    Maurilo

    Gostei muito do Mageia. Muito elegante e funcional!

  14. Avatar de JoãoDamasceno
    JoãoDamasceno

    Parece brincadeira, mas sinceramente, não faço a menor ideia de como criar um pendrive inicializável com o Mageia 5. Não é possícel usar o Unetbootin e os tutoriais que tenho encontrado são uma desgraça. Aliás, não tem versão pra arquiteturas i386 de 32 bits? Posso usar o i586? (desde que seja de 32 bits). Valeu…….