Aprenda a instalar o novo Linux elementary OS Luna 0.2

26 Comentários

Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento das versões do Ubuntu com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã.

Depois de termos anunciado aqui a disponibilização do novíssimo Linux elementary OS Luna 0.2, hoje vamos ensinar como proceder à instalação desta distribuição, que é baseada no Ubuntu.

elementary000

O elementary OS, é uma distribuição baseada no Ubuntu, direcionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna), esta distribuição garante um bom desempenho , é estável e oferece uma interface muito bonita e apelativa.

Processo de instalação

Para a instalação do Linux elementary OS Luna 0.2 recorri à tecnologia de virtualização, usando para isso o VirtualBox. Nesse sentido, criei um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:

  • Memória RAM – 1024 MB
  • Disco: 8 GB

Além disso activei também a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display (Esta opção é importante para que o Unity tenho uma performance melhorada)

Para a instalação do sistema propriamente dito, basta que sigam os seguintes passos:

Passo 1 – Inicio do processo de instalação…Escolham o idioma e depois basta carregar em Install elementary OS. Como podem ver, existem também a possibilidade de correm em LiveCD

elementary01

Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Linux elementary OS Luna 0.2 e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).

elementary02

Passo 3 – Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Erase disk and install Ubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Linux elementary OS Luna 0.2.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Something Else.

elementary03

…para dar inicio à instalação, basta carregar em Install Now

elementary04

Passo 4 – Durante a instalação, devem definir o fuso horário

elementary05

…indicar o layout do vosso teclado

elementary06

… criar um utilizador. Definimos também qual o nome da máquina.

elementary07

E está feito. Basta esperarem cerca de 20 minutos…

elementary08

…e no final, reiniciar o sistema

elementary09

Depois de arrancar, basta inserir as credenciais criadas durante o processo de instalação…

elementary10

…e voilá!

elementary11

O novo Linux elementary OS Luna 0.2 parece-me ser um a distribuição Linux a ter em consideração e arrisco-me a dizer que, em muitos aspectos, é superior à distribuição da qual deriva. Esperemos que este tutorial vos seja seja útil e caso tenham alguma duvida/questão ou sugestão, deixem em comentário. Vamos testando e apresentando alguns tutoriais.

Qual a vossa primeira impressão desta distribuição?

Download: elementaryOS Luna final
Homepage: elementaryOS

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Macgyver
    Macgyver

    Boas..

    É uma boa distro para entrar no mundo linux !!!!

  2. Avatar de Macgyver
    Macgyver

    Boas ..

    É uma boa distro para entrar no mundo linux !!!!

  3. Avatar de João Moreno
    João Moreno

    Eu instalei a partir de uma USB, tal como vocês indicaram no Post anterior referente ao Luna. E até agora não tenho arrependimento nenhum. Como só uso o PC para música e surfar na net, serve-me perfeitamente. É rapidíssimo a executar funções, no Browser as páginas são rápidas a abrir (antes de conseguirem disserem a palavra “Frigorífico” já a página esta totalmente carregada), e o PC a ligar ou a desligar demora apenas 5 segundos, ou nem tanto 😉

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ola João será que podias explicar como instalaste o boot na pen ? eu usei o LinuxLive USB Creator e nao consegui que fizesse o boot.

      desde já agradeço

      1. Avatar de Guilherme

        Olá Paulo.
        Eu já uso este programa há algum tempo e até agora é o melhor. Chama-se Rufus, não é preciso instalação e tem atualizações frequentes. Oferece a funcionalidade para criar discos de boot para UEFI (não sei se funciona, nunca usei). Porém, experimentei criar uma pen de boot com o Windows 8 e não funcionou. Já instalei uma série de Ubuntus com ele, Mint e agora o Luna. Experimente e dê feedback. 🙂

        Link: http://rufus.akeo.ie/

        Cumps,
        Guilherme

      2. Avatar de jorjão
        jorjão

        Tens que formatar a pen em fat32 se não nunca arranca.

      3. Avatar de João Moreno
        João Moreno

        Paulo, eu usei o UNetbootin
        http://unetbootin.sourceforge.net/

        Fazes download do ficheiro, e deixas ficar em .rar
        Abres o UNetbootin, e seleccionas a porta USB onde tens a pen. Clicas em “…” e escolhes o ficheiro, clicas ok.
        Depois é só reiniciares ou iniciares o PC ou Portatil, opção Boot Menu, escolhes Pen USB, segues os passos, e sê feliz com o teu novo software 😉

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Boas, obrigado a todos pela ajuda, o boot ficou bem feito mas acho que a minha placa gráfica não e compatível ou outro hardware porque ele aparece a imagem pequena de um teclado e acho que um boneco em baixo mas depois fica tudo preto sem fazer nada,já no virtualbox da na boa,não entendo mas quando tiver mais tempo vou tentar solucionar isto.
          mais uma vez obrigado a todos

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    Sem duvida que é uma boa distro para os iniciantes no Linux… Acho que o aspecto gráfico (menus, janelas, icones, etc) está brilhante, simples e bonito, lembrando claramente o MacOS. Outro dos aspectos interessantes é a rapidez e fluidez do sistema que está muito bem conseguida.
    Vem com o software essencial para um iniciante, embora falte uma suite de produtividade (libreoffice, calligra, etc).

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Acompanho esta distribuição desde da beta 1, e desde da beta 1 que estou in love com esta distribuição.

    Um dos aspectos que gosto bastante na elementary é a “mudança” em comparação às outras distribuições. Em grande parte das outras distribuições é comum ver KDE, Gnome 3, XFCE, etc. Sou da opinião de que Linux começa a precisar de mais inovação em vez de mais distros.

    Quanto à distro em causa, elementaryOS, a única grande “falha” para mim é não existir a possibilidade de usar o desktop como em outras distros. (existe forma de contornar isto, mas pode afectar o sistema).

    Aproveito e partilho um site direcionado para o elementaryOS: http://www.elementaryupdate.com/

    Queria igualmente agradecer ao Pplware pela “atenção” dada ao elementaryOS.
    Acredito que esta distribuição tem bastante potencial, bastante elegância e acredito igualmente que ainda irá dar muito que falar.

    1. Avatar de Guilherme

      Vim aqui de propósito postar esse site, mas já o fizeste por mim. Estou a adorar o elementary e também já sigo desde início. Espero que o Pplware continue a fazer artigos sobre Linux.

      Cumps

  6. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Instalar estas distros é fácil.
    E que tal um tutorial a ensinar a instalar o Arch Linux? Fica-se com um sistema muito mais leve.

    1. Avatar de D
      D

      Isso é que era falar! Já consegui instalar mas ficava sem rede (por cabo)

  7. Avatar de David Salgueiro
    David Salgueiro

    E para instalar da beta para a final, basta fazer ‘sudo apt-get upgrade’?

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu nao tou a perceber a parte da virtual box afinal o que e que e para fazer???

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Tiago o virtualbox serve para quem quer experimentar e não quer instalar de raiz no pc. Consegues correr vários sistemas operativos através do virtualbox sem os teres instalados no pc.

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    pplware, suponho que tambem seja possivel instalar em paralelo com windows 7, certo?

    cumps

  10. Avatar de Diogo
    Diogo

    Já é a minha distribuição de eleição, é o meu SO principal!

  11. Avatar de sky
    sky

    o ppl tem algum evento especial para o windows 8.1?

  12. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Nao sei mesmo instalar isto. Mas quero testar :(( Sou novo nestas andanças… aquela coisa das partições é uma beca confuso para mim :s

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Lê os tutoriais que tens por aqui que fica bem mais simples. Ou então caso queiras ver como é sem instalar no pc instala através do virtualbox. É claro que não tem a mesma performance mas dá para começar a mexer.

  13. Avatar de José Pedro
    José Pedro

    Boa noite,

    Gosto muito da distribuição, visualmente falando.
    Há um pormenor que gosto menos: quando fazemos o login e posteriormente quando a plank (dock) é “lançada”, antes de aparecer a dita a parte debaixo do desktop fica toda cinzenta, ficando normal quando a plank aparece.
    Isto também acontece noutras distribuições, com outros ambiente gráficos.

    Atentamente.

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    partilho este site onde tem varias coisas úteis e esta em português…

    http://elementaryosbr.org/forum/

  15. Avatar de Charles Siqueira
    Charles Siqueira

    Excelente Distro. Estou a utilizar a uma semana em uma maquina com configurações simples, reconheceu todos os drives de boa, interface muito simples e bem rapido.
    Usem sem medo.