SliTaz – Um Linux com 35 MB que corre em 48 MB de RAM

34 Comentários

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

No segmento das “pequenas” distribuições Linux já apresentamos o Tiny Core Linux (12 MB necessários e 6 segundos para boot), Damn Small (com apenas 50 MB), entre outras.

Hoje vamos conhecer o projecto SliTaz.

SliTaz_00

O SliTaz é uma distribuição Linux, distribuída em versão LiveCD(USB), sendo que o .iso apenas ocupa 35 MB. O SliTaz oferece um ambiente de trabalho gráfico completo e muito funcional, baseado no LXDE e no Openbox.

SliTaz_01

A imagem “4 em 1” do SliTaz pode ser instalada num disco rígido, com o mínimo de 48 MB de memória RAM disponível, possuindo um mecanismo de selecção automática, que detecta o hardware da máquina utilizada, tirando o melhor partido da mesma. Caso seja executado em modo Live CD/USB, a maquina deverá ter no mínimo 192 MB.

SliTaz_02

Esta distribuição traz como gestor de pacotes o “minúsculo” Tazpkg, que necessita apenas de 80 KB em disco e que está disponível via TAzPanel, uma interface Web do próprio sistema que permite configurar quase tudo. Aceder ao terminal, ver os processos, criar um relatório do sistema, gerir pacotes, proceder a configurações das várias interfaces de rede, gestão de utilizadores, activar/desactivar modulos do kernel, criar PEn USB, etc etc. Tudo isto é possível através de uma interface web unificada.

SliTaz_03

Ao nível de aplicações, esta é uma distribuição Out-of-the-box pois são muitas as aplicações pré-instaladas e sem duvida que a escolha das mesmas foi, sem duvida, acertada.

Desenvolvimento

Ao nível do desenvolvimento podemos encontrar o mítico vi, um interpretador da linguagem Lua, um ambiente CGI, entre outras.

SliTaz_04

Ferramentas de Sistema

O SliTaz oferece ferramentas para quase tudo:

  • Configuração de rede wired e wireless
  • Criação de Live CD/USB
  • Detecção de hardware
  • Gestor de partições
  • Informação do sistema
  • Montagem de dispositivos externos
  • Visualização de logs
  • etc, etc

SliTaz_05

Internet

Como navegador esta distribuição vem com o Web Midori, trazendo também ferramentas para IRC, um servidor Web, um cliente de SSH, um cliente SCP, um cliente de Bittorrent e até um cliente para a rede social Twitter.

SliTaz_06

Produtividade

No campo da produtividade, apesar desta distribuição não trazer um LibreOffice (smile), podemos encontrar o SQLite, o Zoho e o ePDFView…é claro que podemos sempre instalar novas aplicações.

SliTaz_07

Principais Características
  • Servidor Web pronto para uso fornecido pelo LightTPD com suporte a CGI e PHP.
  • Web Brosers: Midori ou o Retawq em modo texto
  • Suporte áudio, fornecido pelo mixer Alsa, player de áudio e codificador de CD
  • Clientes de chat, e-mail e FTP
  • Cliente/Servidor SSH através do Dropbear
  • Base de Dados com o SQLite
  • Ferramentas para criar, editar ou gravar imagens de CD ou DVD
  • Desktop elegante com o Openbox a rodar sobre o Xorg (Servidor Gráfico)
  • Caixas de Diálogo gráficas nativas para utilitários de linha-de-comando
  • Cerca de 3345 pacotes facilmente instaláveis a partir do mirror

Que dizer mais sobre esta pequena mas grande distribuição? Simplesmente fantástica e muito completa., oferecendo ferramentas para quase tudo. Experimentem e deem-nos o vosso feedback sobre esta “perola”.

Alguém consegue ter um Windows ou MacOS com apenas 35 MB?

Licença: GPL
Download:Slitaz 4.0 [35 MB]
Homepage: Slitaz

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco
    Francisco

    Esta é uma das minhas distribuições de eleição, desde que a conheci. Muito completa, e acima de tudo muito rapida, embora necessitasse de alguns tweaks de origem, de forma a tornar-se um pouco mais amigável para um recém chegado do windows, por exemplo.

    De resto, e assim que se vão conhecendo os cantos à casa, é uma “keeper”! Muito boa para ressuscitar aquele velho PC há tanto encostado… 😉

    1. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      Boa Tarde.

      Quais esses Tweaks que referes? Ando numa caminhada sem fim à procura de um SO ideal para um Netbook.

      Actualmente está com Windows XP, após ter testado diversas distribuições Linux.

      Cumprimentos.

  2. Avatar de André Sousa

    link do projeto não há?

      1. Avatar de Paulo p.
        Paulo p.

        Boas, Pedro, o link para download funciona bem, mas o link para o projecto não, creio que o problema é deles..

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas Paulo,

          Pois, parece que o site está temporariamente down.Foi a carga de acessos do Pplware 🙂

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Depois de montar a imagem, como é que se instala isto?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Rui,

      Experimenta com o virtualBox, nem precisas de instalar a distribuição num disco virtual. Eu para testar as distribuições normalmente recorro ao Virtualbox.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa tarde,

    Esta distro corre libreoffice?
    Ando à procura de uma distro que seja rápida e leve e visualmente apelativa e que corra todos os programas mais pesados como libreoffice,gimp,poder emular com o wine,firefox, etc.

    Alguém me consegue encaminhar para a distro mais apropriada?

    Obrigado desde já,
    Pedro

    1. Avatar de J@rg3
      J@rg3

      Puppy linux,preenche todos esses requisitos.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Exacto. O Puppy é capaz de ser o melhor das distribuições mais pequenas. Amanha tenho uma novidade 🙂

        1. Avatar de pedro
          pedro

          vou experimentar a sugestão 🙂 … Pedro Pinto fico aguardar a prometida novidade.
          obrigado aos dois pelo feedback

  5. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Como é o Slitaz em termos de aplicações? Tem algum centro de software ou algo do género?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Esta bastante completo e tem gestor de pacotes 🙂

  6. Avatar de Pedro Guerreiro

    Boa tarde, desculpa esta pergunta de noob, mas isto da para correr no rasperry pi?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Pedro,

      Penso que não dá pois esta distribuição ainda não foi portada.

  7. Avatar de Henrique Jr

    Conheci uma vez WindowsXP com 100mb 🙂 Cheguei a instalar e rodava de boa.

  8. Avatar de Zé

    Respondendo à vossa pergunta “Alguém consegue ter um Windows ou MacOS com apenas 35 MB?”

    Tens o Windows 3.11!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      hehhehe…

      ainda me lembro…

      cmps

      1. Avatar de Raclima23
        Raclima23

        +1 o meu primeiro windows 🙂

  9. Avatar de Gilberto Landim
    Gilberto Landim

    Senhores

    Embora o SliFAz seja leve em navegação, gostaria de apontar algumas necessidades de aperfeiçoamento:

    Teclado ABNT(Brasil)
    inibição da tecla “F3”

    Zoom
    Tecla CTRL + e – inoperantes.

    Hotmail
    Consigo me “logar” mas, não é possível ler as mesnagens ou realizar qualquer tarefa, uma vez “ejetado” do site.

    Inicialização
    Se deixar automática, trava. Não indicado para leigos.

    Agradeço a todos, as informações e algum eventual retorno sobre as considerações que acabo de fazer.

  10. Avatar de Paulo

    Slitaz realmente é muito bom.

    tem um bom gestor de aplicativos e a documentação está bem completa ( em pt )

    pelo menos estava antes do site cai, heheh

  11. Avatar de JM
    JM

    Tenho andado a experimentar com um LiveCD. É muito rápida num PIII, 384MB.
    Tive problemas para ligar à net com pen wi-fi que resolvi com google. Pareceu-me ter uma comunidade muito activa.
    A documentação é boa mas ainda não está totalmente actualizada para a versão 4.

  12. Avatar de Carloz suarez
    Carloz suarez

    Isto me interessou, tenho um pc bem antigo que estava com o win98, mas eu precisei do hd e apaguei a instalação, agora penso em testar esta versão linux.

  13. Avatar de dicamarques
    dicamarques

    Ja algum tempo que ando à procura de um distro para o meu portátil idade da pedra e finalmente (acho que) encontrei mas não consigo correr o live CD no gui por isso alguém me pode dizer como se instala pela linha de comando?

  14. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas
    Algum de voçes consegui instalar no virtualbox??
    No modo live trabalha mas ao instalar depois de reeniciar da erro!!
    Cumps

  15. Avatar de Eu
    Eu

    Este sistema operativo a correr numa pen grava as definicoes?

  16. Avatar de Moon
    Moon

    Olá, boa tarde!

    Como por vezes é bom mudar e hoje a vida tá cara pra estar a comprar pc’s novos tenho cá em casa um pc com 630MB de ram. É um pentium III.

    Quero instalar uma distribuição linux e já perdi a conta das que tentei instalar.. Nunca chegam ao fim.. umas param, outras bloqueiam. Não percebo! Qual seria a melhor opção pra instalar aqui?

    P.S: ele tá com o xp.. E nunca teve outro sistema operativo. Aliás teve o Millenium.

    Uma ajudinha aqui sff.

    Desde já obrigada.

  17. Avatar de José Cage

    Boa.. Este S.O é super dahora mesmo. Valeu pela partilha.

  18. Avatar de José Cage

    Outra vez pessoal. Instalei o Slitaz porém não consigo resolver o problema com a conexão a Internet. Antes de mais vale lembrar que instalei em Virtual Machine (Virtual Box) e a conexão que estou tentando usar é por wifi, apartir do meu Smartphone, que normalmente já uso no Windows.
    Quem poder ajudar a reslver, meu email é josejanuario7@gmail.com

  19. Avatar de enki
    enki

    qual é a senha pra mexer nas configurações dele?

    1. Avatar de linux
      linux

      nao uses isso.. o projeto morreu

  20. Avatar de enki
    enki

    e eu também não consigo configurar, precisa de senha