Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

19 Comentários

O Pplware, dada a sua natureza de fonte de informação e de repositório de conhecimento, é muitas vezes contactado pelos seus leitores para que se os possamos ajudar a esclarecer situações e questões que surgem naturalmente associadas à utilização de todos os equipamentos e tecnologias.

Porque sabemos que as dúvidas não são exclusivas de um único leitor resolvemos alargar um pouco a disponibilização e criámos esta rubrica semanal onde iremos escolher as questões mais pertinentes e partilhar as respostas com os restantes leitores, conseguindo assim levar a informação a muitos mais leitores e esclarecer o máximo de utilizadores do Pplware.



Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais nove questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Video-chamada no Android

video_chamada

Bom dia!

Dou os Parabéns por esta rubrica, o Consultório Pplware, um auxílio enorme à comunidade de leitores do Pplware.

Apresento a minha dúvida

1 – Nos smartphones fala-se em vídeo-chamada, mas encontrei dois tipos diferentes de vídeo-chamada: a que é feita através de aplicações como o Skype, utilizando uma conexão de internet, ou então aquela que é taxada pelo operador (mas gratuitas nos tarifários de grupo das operadoras) e que utiliza exclusivamente a rede da operadora.

Da minha experiência, utilizador regular de video-chamada entre TAGs já há vários anos, os recentes smartphones da Apple ou os Android, apesar de câmara frontal, não permitem recorrer a esse tipo de vídeo chamada, com a honrosa excepção da Samsung, daí que seja a marca que tenho recomendado.

Acontece que essa funcionalidade vem disponibilizada na aplicação da Samsung. Ou seja, acaba também por ser uma aplicação a disponibilizar essa funcionalidade.

A minha pergunta será: não haverá nenhuma aplicação de terceiros que se possa aplicar a um telemóvel com câmara frontal mas sem suporte nativo para vídeo-chamada?

Grato pela atenção,

João Dias

Resposta:

Caro João.

Eu próprio também sou utilizador pioneiro do Moche e esse problema já me enfrentou em alguns smartphones Android que já utilizei.

No entanto, tudo se mantém igual desde o início. A Samsung utiliza bibliotecas proprietárias que permitem a utilização da vídeo-chamada por UMTS, logo não estão disponíveis aos outros fabricantes e esses também não se dignam a investir nisso.

Até que a Google disponibilize os recursos necessários (standard 3G-324M) no AOSP, não será esperado ver essa funcionalidade vulgarmente no Android.

Isso já está reportado neste link, há quase 4 anos, e está actualmente com prioridade média (seja lá o que isso queira dizer).

Só resta esperar.

[Respondido por Hugo Cura]


Eliminar fotos do iPhone no Windows 8

windows-8-iphone

Bom dia!

Gostaria que me explicassem, por favor, como devo proceder para eliminar automaticamente as fotos e vídeos do iPnhone após ter feito a transferência para o PC com W8.

Quando tinha o W Vista, era fácil, Assim que ligava o iPhone ao PC abria-se uma janela que em baixo possuía uma caixa de marcação para efetuar a eliminação dos ficheiros após a transferência. No W8 a janela não possui esta opção Ou sou eu que não a encontro dado ser portador de deficiência visual?

Ter que apagar manualmente um a um todos os ficheiros do iPhone é impraticável.

Desde já agradeço a ajuda.

Abraço,

Melo

Resposta:

Caro Melo,

A Microsoft, como é habitual, ao criar um novo sistema operativo alterou algumas funções e moveu algumas opções para locais mais estranhos e fora do que os utilizadores estão habituados.

Estas mudanças requerem alguma habituação por parte dos utilizadores e a descoberta desses novos locais.

O caso da ferramenta de importação de imagens é um desses em que houve alteração da localização das opções.

Essa opção que procura está lá disponível, apesar de, e como muito bem referiu, não estar visivel.

Para lhe aceder deve, na caixa de importação de fotos, escolher a opção “Mais opções”.

Será aberta a janela de opções de importação e aí terá a tão desejada opção de eliminar os ficheiros após a importação.

iphone_windows

Só tem de seleccionar a opção e proceder à importação tal como normalmente o fazia nas versões anteriores do Windows.

Vamos deixa apenas mais uma dica para uma situação em que necessite de eliminar todos os ficheiros de imagem do iPhone de uma única vez, sem grande trabalho.

No caso do Windows, o iPhone é detectado como um dispositivo e permite que acedamos ao seu conteúdo como se de um disco externo se tratasse.

Aceda então ao explorador de ficheiros e escolha “O Meu Computador”. Aí dentro deve encontrar o seu iPhone.

Aplique um duplo clique, tal como faz em qualquer outro disco ou pasta e navegue até à directoria DCIM.

Aí dentro vai encontrar duas pastas, sendo que uma contem as suas imagens e a outra os seus videos. Os nomes dessas pastas são diferentes em todos os equipamentos e deve por isso entrar em cada uma delas para ver os ficheiros que cada uma contem.

Escolha a que pretende e depois com o atalho de teclado Ctrl + T (Ctrl + A em Inglês) irá seleccionar todos os ficheiros presentes. Pode fazer a mesma selecçao com o rato.

De seguida apenas necssita de os mover para o caixote do lixo ou, no menu de contexto (clique direito do rato) escolher a opção Eliminar.

Desta forma elimina todas as fotos e/ou vídeos que estão no seu iPhone.

Quanto à questão inicial, as opções estão lá. Só temos de as procurar e encontrar!

[Respondido por Pedro Simões]


Uma nova ROM para o Xperia arc s

xperia-arc-s

Boas,

Desde já queria felicitar pelo vosso trabalho, eu estou no estrangeiro e adoro ver as vossas notícias, a app está fantástica.

Agora a minha questão:

Possuo um Xperia arc s com as características que estão na foto em anexo, eu pretendia mudar a rom porque não tenho espaço para instalar mais
aplicações e o telefone com esta atualização da Sony ficou ligeiramente melhor mas não o suficiente, continua com muitas aplicações inúteis.

Já perdi horas a pesquisar mas encontro tanta informação, imensos fóruns, vídeos e continuo sem saber o que escolher e qual será o melhor método.

Até não me considero muito fora do contexto das tecnologias porque sou técnico de electrónica e tento estar sempre atualizado, mas confesso que neste
mundo Android sinto-me perdido…

Espero que me consigam ajudar, não tenho qualquer urgência no assunto, mas quando tiverem um tempinho agradeço imenso.

Os meus cumprimentos.

Luis

Resposta:

Caro Luís,

Não é preciso divagar muito no caminho e nos locais. Basta um fórum, o XDA-developers, e utilizar a organização que lá existe para todos os modelos. Neste caso em particular, os conteúdos referentes ao Xperia Arc S encontram-se na mesma secção dos conteúdos referentes ao Xperia Arc (são bastante idênticos a todos os níveis). Há sempre um índice de de guias (ver aqui), uma thread a pensar nos iniciantes (ver aqui) e depois todos os conteúdos em desenvolvimento (ver aqui). Se reparar, todos referem [ARC/S].

Os dispositivos Xperia têm a particularidade de terem o bootloader bloqueado, pelo que será necessário desbloqueá-lo antes de instalar qualquer conteúdo não oficial (ver aqui).

Depois é só instalar a recovery modificada e escolher ROMs para instalar. Cada ROM tem a descrição das suas capacidades e limitações.

Boa sorte.

[Respondido por Hugo Cura]


Como meter o Windows 8 e o Ubuntu na mesma máquina?

windows_8-ubuntu

Olá,

tenho um computador em casa e queria colocar o Ubuntu e Windows 8 como faço isso?

Desde já agradeço este bom local para tirar dúvidas.

Flávia

Resposta:

Flávia,

Por norma sempre que sai uma nova versão de um dos sistemas operativos mais usados, neste caso Linux ou Windows, o Pplware tem por bom hábito publicar tutoriais sobre a instalação isolada em ou dual boot.

Por essa razão vai encontrar na pesquisa do Pplware dezenas de artigos sobre como instalar as várias distribuições de Linux e as várias versões do Windows que temos acompanhado.

Como não podia deixar de acontecer, e após o lançamento do Windows 8, o Pplware lançou, pelo menos, dois artigos a explicar como proceder à instalação desses dois SO’s numa única máquina.

Como não nos deixou uma descrição da máquina que tem em casa, deixamos as duas possibilidades que pode encontrar, com ou sem UEFI.

Os artigos em causa são:

De notar que as instruções de ambos os artigos requerem que tenha o Windows 8 pré-instalado.

Leia os artigos e de certeza que encontrará a resposta para a sua questão.

[Respondido por Pedro Simões]


O ecrã do meu portátil tem problemas…

ecra

Boa tarde, PPLWARE.

Venho em busca de solução para o meu problema.

O ecrã do meu portátil tem, nos últimos dias, apresentado uma tonalidade rosada quando o ligo ou quando o acordo de uma suspensão ou hibernação.

Eu consigo resolver temporariamente o problema indo até ao Painel de Controlo – Hardware e Som – Visualização – Calibrar Cor.

Depois de fazer a calibração a situação normaliza-se, a questão é que da próxima vez que o desligar, suspender ou hibernar ele voltará a ter a mesma tonalidade rosada.

Há alguma solução permanente para o meu problema?

(PC: Asus K55V c/ Windows 7)

Muito obrigado,

Gonçalo Rodrigues

Resposta:

Caro Gonçalo,

Isso poderá ser alguma aplicação que está a forçar o sistema a utilizar determinada configuração.

Sem ter acesso ao equipamento não é fácil identificar a causa com maior precisão e consequentemente indicar uma solução.

O que recomendamos é a actualização dos drivers da placa gráfica. Poderá fazer o download do driver para esse PC para Win7 de 32 bits aqui, ou para 64 bits aqui (dependendo da versão que tiver).

Certifique-se ainda que tem a versão mais actualizada da BIOS (ver aqui).

Caso isso não resolva, então o problema poderá dever-se ao hardware. Accione a garantia.

[Respondido por Hugo Cura]


Mensagem estranha do meu disco…

disco_problema

Boa tarde

Apos 1 ano de usso meu asusn53 ficou lento pelo que reiniciei o sistema para o estado de fabrica agora ao ligar o pc aparece:

port 0 woc hd6400sevt-BOARTO

S.M.A.R.T status bad backup and replace.

Press F1 to resume

mas quando faço a verificação de erro dos discos não da erros nem no (c )nem no( d) podem ajudar-me?

Cumprimentos,

Paulo pinto

Resposta:

Paulo,

A informação que lhe está a ser mostrada no arranque da sua máquina parece indicar que o disco do seu computador está prestes a ter problemas sérios.

O S.M.A.R.T. (Self-Monitoring, Analysis and Reporting Technology) é um software que monitoriza os discos do seu computador e que detecta e antecipa falhas nestes.

A sua actuação não está ao nível dos problemas de integridade dos dados, como a verificação que o Windows realiza, mas a mais baixo nível, verificando o estádo físico dos discos e recolhendo informação de um conjunto de sensores que estão neste.

Consegue antecipar problemas através da análise dos dados recebidos e alertar os utilizadores para esses mesmos problemas.

O que recomendamos é que começe por fazer uma cópia dos dados que tem na máquina e, como referiu que a máquina tem apenas 1 ano, que active a garantia da mesma e que veja o seu problema resolvido.

Mesmo que o problema seja de uma má configuração os técnicos vão saber resolvê-la e ficará como a sua máquina como nova.

Reforço para a necessidade urgente de fazer um backup dos seus dados para que caso o problema seja mesmo do disco não os perder de forma definitiva.

[Respondido por Hugo Cura]


Como importar vídeos sem uma porta firewire?

firewire

Comprei um computador novo e não entrada firewire. Apenas usb3.

Como posso fazer para importar os videos da minha camera que tem uma saida firewire.

Pelo que li os adapatadores usb3 firewire não funiconam.

Obrigado

Tomás

Resposta:

Tomás,

Existem adaptadores Firewire->USB muito baratos (só um cabo adaptador) mas só funcionam se o dispositivo Firewire estiver preparado para comunicar em USB pela saída Firewire.

Deve ser lido o manual do dispositivo para tentar perceber se há ou não compatibilidade.

De outra forma, será necessário um conversor intermédio que comunique com Firewire para o dispositivo e com USB para o PC, género de um Hub com alimentação externa (imagem 1imagem 2), que fica bem mais caro que o simples cabo. Não faço ideia onde se vende.

[Respondido por Hugo Cura]


Remover uma skin do Windows de forma definitiva!

Mac-Theme-Windows-7

Boa tarde,

eu gostaria que me ajudassem num problema que tenho com o meu computador (Toshiba Sattelite P750-14L) em que instalei uma Skin Pack do Mac em que depois de a desinstalar os icones ficam os mesmos da skin pack e não sei como voltar a por os originais Windows 7 largando tudo o que tenha haver com aquela skin pack

Agradecia ajuda 🙂

Rodrigo Bernardino

Resposta:

Caro Rodrigo,

Por vezes a aplicação e remoção dessas “skins” do Windows não correm bem como o esperado.

Essas skins efectuam alterações no Windows, algumas bem profundas e que não são aconselhadas.

No entanto deveria ser possível fazer a sua remoção de forma simples ou pelo menos de forma completa.

Recomendamos que siga os passos que são indicados neste link e proceda às alterações de configuração e remoção de ficheiros que são aconselhadas.

Provavelmente os ícones que acompanhavam a Skin foram copiados para a pasta dos ícones de sistema e agora estão ainda a ser usados.

Esperamos que consiga tornar o seu Windows novamente num Windows. Se não conseguir tente encontrar uma Skin Windows e aplique-a… 🙂

[Respondido por Pedro Simões]


Como configurar o email?

email-logo

Boas,

gostaria de expor uma dúvida,como se pode configurar contas de email POP (sem recorrer ao que a microsoft recomenda com reencaminhamento da conta atraves de uma conta outlook.com) ou se conhecem alguma app que permita isso?este jailbreak permite instalar outras aplicações tipo do android por exemplo?

obrigado

António Guedes

Resposta:

Caro António,

Essa é mesmo a única alternativa viável para receber correio utilizando POP3. Na verdade, esse é um protocolo que está a cair em desuso, dadas as suas limitações, e se o servidor de email não suporta ainda IMAP, então é bastante prático colocar o Outlook (Gmail ou outro) a receber automaticamente os emails.

Existe uma aplicação que poderá ser capaz de utilizar POP3: TouchDown. Tem um inconveniente, pois é paga e custa 16.49€, no entanto tem a opção “Tentar” que permite experimentar a aplicação antes de comprar.

Para já ainda não existe compatibilidade com nenhum emulador Android, no Windows RT, mas é expectável que isso venha a acontecer.

[Respondido por Hugo Cura]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tozé da China
    Tozé da China

    Alguém pod explicar-me o que é um crack e como funciona?

      1. Avatar de carla melo
        carla melo

        ola hugo, gostaria de saber se esta familiarizado com este erro no Windows 8 e a que se deve. obrigada
        diz me que ocorreu um erro e o pc vai reiniciar e que se quiser pesquisar o erro é o seguinte:
        system_service_exception

        1. Avatar de Hugo Cura

          Esse é um erro genérico.
          Existe mais detalhe acerca do erro (algo como um número hexadecimal) mas, mesmo com isso, não costuma ser suficiente para chegar ao problema.

          Nesta edição do Consultório Pplware, na questão com o título “O Infame BSOD”, deixei um caminho para resolver a questão recorrendo ao minidump. É um processo complexo, mas não há outra forma, a não ser que o problema seja algum driver ou programa conflituoso.

  2. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Olá,

    espero que esta não seja uma pergunta muito complicada e que não dê muito trabalho.
    Agradeço desde já a resposta.

    O meu problema são ficheiros do MS Office que são corruptos. Já tentem abrir p.e. no Word com a opção de correcção, mas não resulta.
    Então por acaso descobri que ao clicar com o botão direito no rato, nas Propriedades»Geral debaixo dos Atributos aparece Segurança e (do lado direito) Desbloquear. Desbloqueando o problema fica resolvido. Mas tenho de fazer isto para cada ficheiro que descarrego (quer com o Chrome quer com o FireFox). Como é que eu posso ter (como dantes) todos os ficheiros Desbloqueados e prontos a editar?

    Obrigado 😉
    Bom trabalho.

  3. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    olá,

    Hoj trago uma situação um tanto etranha, no meu trabalho temos um Asus de 2008 portátil com o windows vista, o problema é que sempre que faz actualizações o computador ao reiniciar demora uma hora ou mais, isto acontece frequentemente além de que a ligação por cabo á internet não trabalha na maior parte das vezes, isto apesar de no painel dos dispositivos não haver qualquer indicação ou anormalidade.
    há e as horas também nunca estão certas independentemente das vezes que as acerte manualmente durante o dia.

    há alguma ferramenta que me detecte o problema?

    Obrigado, e bom im de semana

    1. Avatar de rotflol
      rotflol

      para o windows vista, assim de repente só me lembro de uma ferramenta: muda para windows 7 ou 8.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Para linux então isso fica uma bomba…

        1. Avatar de Jorge Rodrigues
          Jorge Rodrigues

          Eu sei que fica, mas não posso meter infelizmente.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Jorge,

      A resposta a essa questão foi publicada na edição de hoje do Consultório Pplware:
      https://pplware.sitedev.pt/informacao/consultorio-pplware-esclareca-aqui-as-suas-duvidas-35/

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    Boas,

    Estou com um problema em desinstalar um programa do meu computador pois esse um processo desse programa esta aberto em background, nao o consigo fehcar pelo gestor de tarefas porque aparece “acesso negado”.
    Alguem sabe como posso resolver o problema?
    Obrigado! 🙂

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      Para desinstalar programas uso o revo uninstaller. Vais ficar admirado com o lixo que fica no pc se não os removeres através de um programa destes.
      Espero ter ajudado, abraço

  5. Avatar de Tavanez
    Tavanez

    Em resposta a “O ecrã do meu portátil tem problemas…”

    Esse problema é um mismatch de configuração entre as duas gráficas que estão instaladas no pc. A solução passa por actualizar os drivers para a Gráfica Intel e não para a NVidia. Caso não esteja disponível uma actualização, os mesmos podem ser reinstalados

    1. Avatar de Hugo Cura

      Obrigado pela dica, Tavanez.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Talvez o melhor seja colocar uma pen drive com um boot de linux e ver se as placas têm realmente algum problema…

        1. Avatar de Tavanez
          Tavanez

          Paulo, como dono de um igual (aliás dois se contares com o do meu irmão), tenho instalado o Mint/Sinamon 64 no dele, e o Fedora no meu, e a minha experiência com esse modelo diz-me que a resolução passa mesmo por actualizar os drivers da Intel…

      2. Avatar de Tavanez
        Tavanez

        You’re welcome Hugo 🙂

  6. Avatar de Tiago Pires
    Tiago Pires

    Boa tarde,

    Estou com um problema numa maquina que gostava de resolver. A historia curta: inicialmente o pc arrancava mas nao entrava no windows (7), ficava o ecra todo preto so com o ponteiro do rato, decidi formatar, na formatação (de raiz através do cd win7) o processo de expansão de ficheiros ficava extremamente lento, (li, apos algumas pesquisas, que desactivando a floppy na bios a lentidão era ultrapassada, e assim foi).

    Agora, nao consigo instalar o windows porque na altura de selecionar o disco rigido aparece a mensagem: “o windos nao pode ser instalado no disco 0 partição 1” e ja dei algumas voltas mas ja nao sei mais o que fazer.. será algum problema com os controladores do disco?

    Agradeço toda a atençao que dispensem a este caso.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Tiago,

      A resposta a essa questão foi publicada na edição de hoje do Consultório Pplware:
      https://pplware.sitedev.pt/informacao/consultorio-pplware-esclareca-aqui-as-suas-duvidas-35/