Linux CentOS 6 está disponível para download

21 Comentários

Provavelmente a melhor distribuição para servidores

Depois de vários meses de espera, o CentOS foi está finalmente disponível para download. O CentOS (Community enTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project. Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal.

centos6_01

Por norma quando tenho de instalar um sistema operativo Linux num servidor a minha primeira opção vai sempre para o CentOS, que para mim é um dos melhores sistemas operativos que já administrei. O CentoOS ocupa a nona posição no ranking das distribuições mais populares, que está disponível no site distrowatch (ver aqui).

centos6

Novidades da versão CentOS 6

  • Pacotes actualizados
    • abrt
    • anaconda
    • firefox
    • httpd
    • kabi-whitelists
    • luci
    • openssl098
    • plymouth
    • report
    • xulrunner
    • yum
  • Pacotes removidos
    • abrt-plugin-bugzilla
    • redhat-release-*
    • redhat-release-notes*
    • rhnlib
    • rhn-check
    • rhn-client-tools
    • rhnsd
    • rhn-setup
    • rhn-setup-gnome
    • yum-rhn-plugin

Pode conferir todas as release notes aqui

Para quem usa actualmente o CentOS-5 ou CentOS-4, a equipa responsável pelo CentOS sugere que façam uma nova instalação em vez de uma “simples” actualização. Nos próximos dias, como é hábito da nossa parte, vamos disponibilizar um artigo com a instalação do CentOS 6 no VirtualBox.

Artigos relacionados

Download: CentoOS 6 Torrent i386 | x86_64
Download: CentoOS 6 i386 | x86_64
Homepage: CentOS

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mandrake

    Eu tmb sempre recomendo CentOS para servidores.
    Já tive a felicidade de utilizar esta distros algumas vezes.

    Excelente artigo, principalmente por incentivar o uso de uma distro tão robusta e gratuita.

    😉

  2. Avatar de irlm
    irlm

    diferenças entre CentOS e Scentific Linux
    Ambos baseados em Red Hat.

    1. Avatar de Maxim

      lol, dizes “diferenças entre” mas depois uma coisa que eles têm em comum, ou eu n percebi bem?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Pois, acho que queria dizer semelhanças 🙂

      2. Avatar de irlm
        irlm

        lol??
        eu queria saber em detalhe o que deferiencia os dois S.O em questão a hardware e codecs, visto que tambem o Fedora tem falhas na questão de hardware (Broadcom BCM4312) e Codecs com o RPMFusion, visto que o RedHat não é compativel com o meu Netbook Samsung NF310.

  3. Avatar de gramer
    gramer

    ja agora o CentOS vem com o ambiente grafico ja instalado

    1. Avatar de Apaxe
      Apaxe

      Por defeito o CentOS é instalado com o Gnome.

      Contudo tu podes instalar o CentOS sem ambiente gráfico.
      Para isto durante a fase de instalação, retira o visto das opções “Desktop – Gnome” e “Desktop – KDE”.

  4. Avatar de Apaxe
    Apaxe

    Esta também é a minha distribuição preferida para criar servidores.

  5. Avatar de Tiago F.
    Tiago F.

    Não quero outra coisa para servidores

  6. Avatar de vi
    vi

    Todos dizem que é das melhores distros para servidor, mas ninguém o diz porquê.

    Talvez tirando o facto de ser “suportado” pela equipa da Red Hat, pouca coisa tem de positivo.

    Desde a “inexestência” de repositorios oficiais, obrigando uma pessoa a ir a repositórios 3rd party (sou apenas eu que vejo nisso um inconveniente a nível de segurança e estabilidade?), até a um life cicle dos pacotes demasiado longo (ainda há bem pouco tempo apenas o python2.4 estava disponível nos repositorios oficiais), para além dos upgrades de distro em CentOS terem sempre a tendencia para correrem para o mau (existe sempre aquele pacote que não pode ser actualizado por não se encontrar nos repositórios oficiais e sendo assim não cumprir com as dependencias do pacote Y).

    A única vantagem que vejo em instalar e manter CentOS é numa rede corporativa baseada em RedHat. De resto, sinceramente Debian (ou qq distro baseada em) comporta-se muito melhor.

    CentOS é uma distro arcaica, insegura e das mais complicadas de se manter. Nunca foi (e duvido que algum dia seja) a minha primeira escolha para servidores.

    1. Avatar de Apaxe
      Apaxe

      Apesar de gostar muito de trabalhar com esta distribuição concordo com o que dizes.

  7. Avatar de Ricardo Manso
    Ricardo Manso

    Pedro, hoje eu uso muito o windows para apresentar soluções de infraestrutura (DNS, DHCP, AD, FileShare, PrintShare, Webserver, VPN, virtualização) e hoje faz uma semana que estou tentando entrar para o mundo do linux para criar uma solução de baixo custo para meus clientes. Sinceramente, estou ficando bem louco com esse lance de várias distros. Recentemente instalei o Debian 6 e até que estou gostando. Mas depois desse tópico, vou testar o CentOS para ficar mais na dúvida…heheheh. Gostaria de saber de você, qual distro eu deveria usar?

    1. Avatar de racpxt
      racpxt

      Foca-te numa. O tempo que vais perder a determinar qual das duas será a melhor ou a segunda melhor é bem mais valioso que o muito pouco que podes vir a perder. Se já te ambientaste ao Debian, fica por aí, tens uma das melhores distribuições, talvez a melhor. Mesmo que o CentOS tenha vantagens, dificilmente justificarão o tempo e esforço que vais despender com mudança.

  8. Avatar de S Pimenta

    Para mim acho mais facil de configurar o Ubuntu server…

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      boas…
      eu para mim so ubuntu server, e vejo-o ao em muitas empreasas parecem cogumelos, por isso deve ser muito bom, não é ao acaso que a google e a amazon usam o ubuntu server…

      cmps

  9. Avatar de AugCampos

    Boas,
    Eu recomendo distribuições baseadas em Debian ou Rad Hat.
    Ou seja para desktop Ubunto ou Fedora para servidor Debian ou CentOS.

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      percebo a tua resposta, mas porque não incluir também o ubuntu server??
      por exemplo para maquinas virtuais o JEOS é muito bom.
      Para ambientes convencionais, Ubunto server é muito bom a google usa a amazon talbém, e muitas outras empresas enormes usam ubuntu e outros.
      Eu gosto mais de ambientes debian parecem-me mais fáceis de administrar e a quantidade de info existente é gigantesca.
      Mas acaba sempre por ser uma escolha de gosto e de futuro, visto que quem investiu em debian não muda e quem investiu em Red Hat não muda…
      Red Hat é empresarial, é tipo escolher o que para redes??Cisco parece-me uma resposta acertada pois é tremendamente usado comercialmente, embora estejam em declínio.Não haverá nada igual? haverá certamente , mas a maioria da malta não vai apostar, pois o mercado para trabalhar fica diminuto.

      cmps

      1. Avatar de AugCampos

        Sim concordo, o Ubuntu server tambem é optimo.
        Para alem do mais o Ubuntu é distribuição mais popular, e penso ser a que tem maior repositório, o que faz com que se tenha “quase todas” as aplicações à distancia de um “apt-get”.

  10. Avatar de Francisco

    Olá galera me passa link do CentOS 5 e 6 server quero para instalar em meu cloud

  11. Avatar de Sérgio Lessa
    Sérgio Lessa

    Recomendo, tenho alguns servidores rodando CentOS e nunca tive problemas com SO, so o que ta faltando é p PHP 5.3 e apache 2 no repositorio.