Webmin 1.510 – Controle o seu Linux via browser

20 Comentários

Esta é daquelas ferramentas de se tirar o chapéu. Já pensou se fosse possível configurar todos os serviços da nossa máquina Linux/Unix através de um browser?

O Webmin é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), escrita por Jamie Cameron, que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix. Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix.

webmin

Algumas das tarefas que podemos realizar

  • Administração de impressoras
  • Sistema de boot
  • Discos/partições, etc
  • Configurar os mais diversos serviços: Apache, SSH, Sendmail, qmail, postfix, samba, DNS, DHCP, PPP, tuneis SSL
  • Configurar o Crontab
  • Definir regras no iptables
  • gerir quotas, utilizadores, grupos
  • etc, etc, etc

sshot-2

Por exemplo: configurar a partilha de ficheiros de Windows com samba facilmente:

sshot-3

Quem pretender experimentar o webmin poderá fazê-lo aqui, usando os seguintes dados de acesso: Username: root Password: demo

Como instalar no Ubuntu

A instalação do webmin é muito simples ! Como plataforma de testes usamos o Ubuntu 10.04 e necessitamos também de ter um servidor HTTP (apache, lighttpd, etc) instalado na nossa máquina (ex. Lighttpd, podem ver aqui no pplware, um tutorial de como instalar.

Vamos começar por preparar o nosso sistema e instalar os pacotes necessários:

Passo 1 – Preparar sistema

ppinto@snake:~$ sudo aptitude install perl libnet-ssleay-perl openssl libauthen-pam-perl libpam-runtime libio-pty-perl libmd5-perl

Passo 2 – Download do webmin

ppinto@snake:~$ wget http://prdownloads.sourceforge.net/webadmin/webmin_1.510_all.deb

Passo 3 – Instalar webmin

ppinto@snake:~$ sudo sudo dpkg -i webmin_1.500_all.deb

….

You can now login to https://snake:10000/ as root with your root password, or as any user who can use sudo to run commands as root.

Depois de instalado basta aceder ao link fornecido no passo3 (https://snake:10000/), onde snake é o nome da minha máquina. Outras das formas mais credível para acederem é trocarem o nome pelo IP da vossa máquina em Ubuntu. Depois de abrirem o link no vosso browser deverá ser apresentado o menu do login no qual devem colocar as vossas credenciais (username + login) da conta local que usam na vossa máquina. sshot-1 Se introduziram as vossas credenciais com sucesso, poderão agora usufruir de todas as funcionalidades que o webmin oferece. Para isso têm do lado esquerdo um menu com as variadas tarefas que podem realizar.

sshot-2

Por exemplo, se pretendem configurar o serviço SSH server , carreguem em Servers e SSH Server. Aí podem configurar tudo o que está relacionado com o SSH Server, parar ou arrancar o serviço e até editar manualmente o ficheiro de configuração do SSH Server.

sshot-3 Fácil não é?

Podem conferir todas as novidades desta versão, aqui

Como instalar em outras distribuições

Licença: BSD-like
Download: Unix Tar/gzip format [14 MB]
Download: RPM (Redhat, Fedora, CentOS, Suse, Mandrake) [14 MB]
Download: Debian Package (Debian, Ubuntu ) [13,8 MB]
Download: RPM (Redhat, Fedora, CentOS, SuSE ) [14 MB]
Download: ZIP (Windows) [14 MB]
Homepage: Webmin

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco
    Francisco

    Não conhecia. Ver se arranjo um tempinho e experimento 😀

  2. Avatar de Shiryu

    Uso no dia-a-dia e dá um grande jeitaço para controlar servidores em Linux da minha workstation com windows XP.

  3. Avatar de MacGyver's Friend
    MacGyver’s Friend

    Para quem estiver interessado em versões de linux do tipo firewall ou servidor, têm o IPFire e o ClearOS que já possuem uma versão web de administração como o webmin.

    IPFire: http://www.ipfire.org/en/index
    ClearOS: http://www.clearfoundation.com/Software/overview.html

    1. Avatar de nomad
      nomad

      O ClearOS é o antigo Clarck Connect e é muito bom

  4. Avatar de The STK
    The STK

    Da para controlar o Xen Hypervisor e o zimbra? Se der instalo já!

  5. Avatar de Tony Silva

    Gostaria de saber se posso controlar o meu pc com linux estando eu na universidade com sistema windows?

    1. Avatar de MacGyver's Friend
      MacGyver’s Friend

      SSH…

  6. Avatar de Alexandre Simões
    Alexandre Simões

    Isto é fan-tás-ti-co… de início não me aceitou a password root portanto tive de a alterar segundo as instruções na página de faq, mas foi o único problema que encontrei. Quanto à facilidade de utilização é tudo bastante intuitivo.

    1. Avatar de Simões
      Simões

      Lol.
      Mesmo nome que o meu irmão

  7. Avatar de Suicide-Squad
    Suicide-Squad

    Utilizo o webmin já há cerca de um ano no meu servidor em CentOS e é uma ferramenta de que nao prescindo em nenhuma situação. Existem plugins de toda a variedade e feitio, desde acesso por SSH, Remote Desktop, FTP, entre muitos outros.

    Imprescindível. Recomendo vivamente.
    Abraço a todos

  8. Avatar de Simon
    Simon

    Parece-me muito porreiro, mas como sou maçarico nestas andanças vou indo devagar com estas coisas para não crashar a cabeça LOL

  9. Avatar de jpng81
    jpng81

    É 5 estrelas, do BEST este software, recomendo para administração de servers em Linux.

  10. Avatar de Paulo Costa

    Se for útil, instalar o Webmin v1.500.1 em CentOS ou RedHat:

    1. wget http://prdownloads.sourceforge.net/webadmin/webmin-1.510-1.noarch.rpm

    2. rpm -ihv webmin-1.510-1.noarch.rpm

  11. Avatar de mane
    mane

    aos especialistas em Ubuntu. Quero instalar um servidor com ubuntu 10 com2 HD de 1T em raid 1 por software. Sugestões para as partições e raid1

    cumps

  12. Avatar de DreamWave
    DreamWave

    Uma ferramenta muito útil , utilizamos em todos os servidores linux da empresa.
    Tenho acompanhado desde a versão 0.4 ou coisa parecida, ainda era muito feio na altura (mas feio mesmo).

    Sobretudo para gerir RAID’s e shares Samba é uma beleza.

    Para quem tiver necessidade de fazer shares numa rede com maquinas Apple pode adicionar o Apple Net Talk, existe uma implementação do protocolo -> http://netatalk.sourceforge.net/
    Existe também o modulo p/ o webmin – ainda beta mas é o suficiente para não editar o ficheiro de config directamente

    Já estou a utilizar a versão 1.510 aqui na rack de casa e até agora sem problemas.

  13. Avatar de Apaxe
    Apaxe

    Ao tentar instalar o webmin no Ubuntu 10.04 deparei-me com o seguinte erro:

    dpkg: problemas com dependências impedem a configuração de webmin

    Alguem sabe a solução para isto?

    1. Avatar de Apaxe
      Apaxe

      Pelos vistos falta-me o O pacote libmd5-perl, mas quando tento instala-lo deparo-me com o seguinte erro:

      “O pacote libmd5-perl não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
      Isso pode significar que o pacote falta, ou ficou obsoleto, ou
      está disponível somente a partir de outra fonte
      E: O pacote libmd5-perl não tem candidato para instalação”

      Qual é a solução para instalar o pacote libmd5-perl?

      1. Avatar de Apaxe
        Apaxe

        Problema resolvido:

        # wget http://ftp.debian.org/pool/main/libm/libmd5-perl/libmd5-perl_2.03-1_all.deb

        # dpkg -i libmd5-perl_2.03-1_all.deb

  14. Avatar de Paulo Ribeiro

    uso webmin, usermin e virtualmin à anos para controlar servidores de mailing e recomendo. Mas, aviso já que é um sistema virado para quem percebe. por exemplo a configuração de dns neste menino é no minimo “bixosa”.
    Quase tudo no webmin tem de ser feito à unha, para quem usa cpanel, vai ver-se atrapalhado