Instalação do Linux CentOS 5.4

26 Comentários

Por norma quando tenho de instalar um sistema operativo Linux num servidor a minha primeira opção vai sempre para o CentOS, que para mim é um dos melhores sistemas operativos que já administrei. O CentOS (Community ENTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project. Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal. Neste artigo vamos ensinar como instalar/configurar o CentOS, versão 5.4

05-03-2010 23-27-27

Para a demonstração da instalação vou recorrer à virtualização para ser mais fácil captar alguma passos.

Material necessário:

  • .iso CentOS-5.4-i386-bin-DVD (3.72 GB)
  • VMWare Player 3.0 (89,9 MB)

Passo 1 – Criar máquina virtual

Vamos começar por criar a máquina virtual, recorrendo ao VMware Player. Para isso escolhemos “Create a New Virtual Machine”.

05-03-2010 23-22-47

Os próximos passos servem para indicar qual a distribuição que vamos instalar (no nosso caso o CentOS).

05-03-2010 23-26-07

Definimos um nome para a nossa máquina virtual e indicamos o caminho onde vamos guardar no disco.

05-03-2010 23-26-20

Definimos o tamanho do disco a usar. Para esta demonstração definimos 10 GB. Numa instalação num servidor físico, o tamanha a escolher será bem maior.

05-03-2010 23-26-28

Confirmação dos parâmetros definidos.

05-03-2010 23-26-34

Feito os passos anteriores, podemos sempre voltar a editar as configurações da máquina virtual para alterar alguns parâmetros (ex: quantidade de memória RAM, configurações da rede, etc).

05-03-2010 23-26-44

Caso pretendam, podem alterar a quantidade de memória RAM a usar na máquina virtual.

05-03-2010 23-27-07

Para quem tem a distribuição num ficheiro .iso, deverá definir no hardware CD/DVD a imagem .iso a usar.

05-03-2010 23-27-18

Início da instalação

A partir deste momento vamos começar a instalar o sistema operativo propriamente dito. No caso de ser uma instalação de raiz, basta apenas carregar na tecla ENTER.

05-03-2010 23-27-27

05-03-2010 23-27-40

Definimos qual o idioma que pretendemos usar durante a instalação (neste caso vamos usar em inglês).

05-03-2010 23-27-49

Definir o esquema do teclado.

05-03-2010 23-28-00

E agora passamos à parte das partições. Para este exemplo vamos deixar o sistema definir o layout de partições adequadas.

05-03-2010 23-28-11

Escolhemos “Remove Linux partitions on selected drives and create default layout”.

05-03-2010 23-28-20

05-03-2010 23-28-35

O próximo passo refere-se às configurações da rede. Vamos deixar em DHCP, pois podemos efectuar essas configurações posteriormente. Entretanto podemos dar um nome à máquina (ex: pplware).

05-03-2010 23-29-35

Escolher fuso horário (Lisbon).

05-03-2010 23-29-44

Definir a password de root.

05-03-2010 23-29-52

Neste passo podemos escolher quais os pacotes a instalar. A instalação pode ser realizada a partir deste ponto ou podemos instalar os pacotes que pretendemos quando o sistema já estiver em funcionamento.

05-03-2010 23-30-00

05-03-2010 23-30-11

Depois de definidos os pacotes, basta mandar instalar.

05-03-2010 23-30-25

05-03-2010 23-30-33

05-03-2010 23-30-48

A instalação demora aproximadamente 40 min (dependendo dos pacotes a instalar).

05-03-2010 23-30-55

05-03-2010 23-31-03

Primeiras Configurações

05-03-2010 23-31-11

Por norma desactivo sempre o firewall e adiciono as regras que pretendo.

05-03-2010 23-31-19

O SELinux, por norma desactivo sempre. Se precisar, activo à posteriori.

05-03-2010 23-31-27

Definir date e hora.

05-03-2010 23-31-35

Criar um novo utilizador. Este passo é importante para que não se use a conta root. Por norma só devemos recorrer à conta root quando precisamos de permissões ‘especiais’. 05-03-2010 23-31-44

Se pretendermos instalar alguns pacotes contidos em CD’s adicionais

05-03-2010 23-31-58

Após as configurações anteriores, eis que aparece a janela de login.

05-03-2010 23-32-09

O CentOS tem um aspecto “leve”, pois o objectivo é que o SO nos forneça estabilidade e desempenho. Eu pessoalmente até ignoro o sistema de janelas e faço todas as configurações via shell através de SSH.

05-03-2010 23-32-22

E está feito. O Linux CentOS 5.4 está instalado.

05-03-2010 23-32-36

Como já referi, pessoalmente gosto bastante deste sistema operativo devido às garantias que o mesmo oferece. É robusto, tem bom desempenho e por norma é compatível com tudo. Para finalizar apenas contar uma pequena história. Aqui há 3 anos montei um servidor com base neste sistema operativo e até ao momento nunca deu qualquer tipo de problema. Restarts? Nunca fiz nenhum!

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    prefiro Ubuntu, ou Debian
    cumprimentos

  2. Avatar de Piki
    Piki

    Isto é uma opinião pessoal, e espero que não seja mal entendida, mas distro Linux para desempenhar papel de servidor, é Red-Hat/CentOS, Debian ou Gentoo tudo o resto não vale o esforço, robustez, estabilidade, performance…. Quanto a esta tenho a dizer, que é a distro que mais uso (sem X), e é fora de série visto que é um clone de RHEL.

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      slackware …

    2. Avatar de Pedro Oliveira

      A nivel empresarial tens de considerar o SLES, no sector da banca é dos SOs mais utilizados.
      Cumpts,
      Pedro Oliveira

  3. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Aqui está outro excelente trabalho que, passo a redundância, dá muito trabalho.
    Só uma correcção! Na frase “É robusto, tem bom desempenho e por norma é compatível contudo”, o correcto é dizer “…é compatível com tudo”. Contudo, significa, todavia, não obstante, apesar disso, etc. logo a expressão tira o sentido da frase (embora se perceba o que o Pedro queria dizer)
    Peço desculpa pelo preciosismo Pedro Pinto 🙂

  4. Avatar de Shiryu

    Que jeitaço, vou ter de configurar uma máquina ainda nesta semana. Vocês adivinham ou quê? 😉

  5. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Para já não preciso de um servidor instalado em casa…mas quem sabe mais para a frente.

    fica a dica.

  6. Avatar de NT
    NT

    Boas,

    Excelente distro de linux. Já vi pessoal a dizer “prefiro ubuntu”, mas a estabilidade deste sistema já está comprovada e é um sistema para ambiente de “produção” ao contrário do ubuntu (sim também tem a versão server e as LTS) porém este sistema é baseado(Clone sem a marca RedHat) num gigante e vem com ferramentas para configuração muito potentes e os pacotes disponíveis nos repositórios oficiais já estão mais que testados.
    Agora instalar esta distro para ter em casa e ver filmes, ouvir musica, net etc. Penso que não será a melhor opção.
    Querem uma distro para trabalho faço minhas as palavras do Piki, para além de servidor também é um excelente desktop.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      toda e gente se ajoelha quando vê RedHat, sim é verdade que eles ja estão a muitos anos na coisa, mas não faz deles o ceu, e os outros o inferno, se é que me faço intender.RHEL e bom, mas existem para ai alternativas muito boas que contém até mais pacotes disponiveis que redhat, que está em franco declinio, ao contrario do Ubuntu que está em ascenção, e não deve ser so porque é bonito e tal, muitos especialistas de linux ja dizem que ubuntu, é se não melhor pelo menos igual e é Free, até mesmo a assistencia é mais barata, por isso que IBM/Ubuntu e Oracle/Ubuntu teem feito grandes progressos no mercado, podera, é um bom sistema de base debian.
      E ja agora falou-se ai a cima de anos sem restart´s tenho conhecimento de servidores Debian a 5 anos sem restarts, isso não é exclusivo RedHat, pode ser é quase exclusivo do Linux, pois bsd também é muito forte neste campo, se não até mais forte, pelo respeito que estas distros(Freebsd inclusive) representam.
      Mas claro nem toda a gente gosta de vermelho….ainda bem ja viram como seria o mundo se assim fosse.
      Belo artigo..

      cumprimentos

      1. Avatar de L.Mata
        L.Mata

        Servidores sem restart durante 5 anos cheira-me a servidores a espera de serem hackados 😉

        Quando a comparar Ubunto com CentoOS enfim… espero que ao menos estejas a falar da versao servidor do Ubuntu 🙂

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…
          sim claro estou a falar da versão ubuntu server e sa JeOs para servidores virtuais(esta ultima muito interessantes para correr um servidor lamp por exemplo num ambiente virtualizado).
          Eu não disse mal de nada simplesmente dei a minha opinião acerca do assunto, tendo em conta aquilo que tenho lido em revistas da expecialidade, pois nunca trabalhei com centos e sei que é apreciado, mas no fundo…parece a questão Microsoft é que é bom, quando experimentam algo diferente veem que afinal era engano.Quero dizer que eu acho que não devemos olhar so para uma distro como se não existisse mais nada.eu reconheço pelo menos parte do valor de outras coisas mas isso não quer dizer que as use pois posso encontrar outras que para mim são melhores e mais faceis de trabalhar.
          E sistemas de base debian para mim…excelente.
          De não esquecer que ao ritmo que o Ubuntu vai qualquer dia temos ai computadores por todo lado com isso instalado, caso de França,Estados Unidos,Alemanha,Espanha,Islandia(a que se afundou a pouco, salve seja)….etc.Não posso confirmar mas penso que o proprio google usa ubuntu nos seus servidores, penso que mudou a pouco,eles e a canonical trabalham proximos, de não esquecer que o so da google é desenvolvido por eles.

          cmps
          cumps

  7. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Belo artigo,
    CentOS já não é a moda, já não é o mundo pipi que nos querem vender.

    já é do mundo da robustez … bem vindo a esse tipo de posts.

    a comunidade merece, claro que é preciso perceber é que isto não é para o pc para ir ver “gajas” e o site d’abola

  8. Avatar de Lopes
    Lopes

    Podiam era depois colocar uns tutoriais como montar um servidor

    1. Avatar de a23637

      Realmente era um post muito interessante!

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Por acaso uso esse mm linux no servidor da empresa onde trabalho. Pah pa ser sincero axo q concordo cm a maioria, na é nada por ai além e a cena da robustez é discutível, acredito bem q o ubuntu neste momento seja sem duvida a distro mais completa.

    1. Avatar de Pikim@n
      Pikim@n

      Eu inicialmente disse,que era a minha opinião, mas para quem não leu essa parte, eu respondo, como disse e bem o JPedrosa, CentOS não está na moda, e ao contrário do que o lmx disse, e passo a citar “toda e gente se ajoelha quando vê RedHat…”, não é uma questão de ajoelhar, é uma questão de rigor, de análise idónea, bugs toda a genta encontra, mais numas que noutras (Novel tem OpenSuse para debuging/Testes, redhat tem fedora….) em Ubuntu (que é BOM e bonito) temos umbug de SSL que vem desde o Debian(http://www.ubuntu.com/usn/usn-612-1), isto em 2008, e não satisfeitos em 2010 lançam outro bug fix(http://www.ubuntu.com/usn/usn-884-1) que afecta versões de 2008. Com isto termino o meu comentário, bonito é masnão é grande coisa.

      1. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        Continuando…

        O primeiro bug, realmente nem devia ter existido no debian. Mas talvez tenha abertos os olhos a alguns: nao e’ qualquer um que mexe no codigo dos outros. E quando o fizerem, contactem os responsaveis para que estes comentem.

        O segundo caso, nao tem nada a haver com o Debian/Ubuntu. O problema esta’ numa falha do openssl, usando o zlib, que afecta tudo e todos.

  10. Avatar de Julio Amaro
    Julio Amaro

    Respeito a opinião de todos, mas não troco Debian por nada. Não existe nada mais estável.

  11. Avatar de Suicide-Squad
    Suicide-Squad

    Sem dúvida, a minha distro de eleição, seja para utilização corrente, ou para servidores apenas com modo gráfico.
    Recomendo fazerem o NetInstall e posteriormente adicionarem as repos do RPMForge e da pBone. Vão ver as possibilidades que passam a ter 🙂 E depois, “yum update”!

    Abraço a todos

  12. Avatar de David
    David

    Bons dias,
    De facto um bom post!
    Tenho é uma dúvida, pois ten 1 semana que instalei o CentOs e depois tive de o tirar, pois nao conseguia usar o wifi…que poderá ser?

    Abraço

  13. Avatar de escriba666
    escriba666

    Debian ou Ubuntu

  14. Avatar de joao
    joao

    Prefiro o windows xp

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      Claro,
      como servidor o Windows XP provou todas as suas capacidades ao longo destes anos … muito melhor … vai lá para casa uma semana, reflectir no que disseste … 😀

  15. Avatar de Alexandre

    Uso ubuntu há vários anos, mas realmente fiquei muito bem impressionado com a perfeição do Centos 6.
    No meu ubuntu, a wireless (atheros 5007) era bem fraca, o que obrigava-me a entrar no windows. Pois no centos a força de sinal é a mesma do windows, algo que nunca vi em nenhuma distribuição linux.
    No ubuntu, havia falha na gravação de cd e dvd, o que me obrigava a queimar cds no windows. Tentei de tudo e apenas no Xubuntu o driver era tão bom quanto o do windows (não falo aqui de programas, mas de biblioteca de gravação). Mas o centos fez melhor… tudo voltou a funcionar perfeitamente e, agora, o K3b funciona perfeitamente, sem gravações erradas etc.
    Como sou usuário velho, prefiro o gnome e o kde. O ubuntu está agora com o unit, mas claro que pode-se mudar. Já o cento tem a cara velha do ubuntu, que é maravilhoso…
    Como tenho uma página na internet, optei pelo centOS em razão de poder mexer em meu site via terminal de meu computador portátil. Minha surpresa foi maravilhosa, se soubesse que era tão bom já tinha mudado há pelo menos um ano atrás para o centos.
    Fica aqui a dica para aqueles que estão insatisfeitos com o ubuntu, u que passaram a ter problemas de drivers.
    A adaptação é fácil, muda um comando ou outro, mas quem tiver um pouco de experiência adapta-se facilmente.
    Era o que queria compartilhar com todos.