NTP – Sincronize o relógio do seu Linux

8 Comentários

Após a instalação de uma máquina com Linux uma das coisas que começo por fazer é configurar o serviço NTP. O NTP (Network Time Protocol) é um protocolo de sincronização, que permite automaticamente  acertar os relógios das máquinas.

Esta sincronização é importante pois além de ter sempre o relógio da máquina acertado, permite por exemplo comparar logs de várias máquinas em espaços de tempo muito reduzidos e assim avaliar determinados acontecimentos.

E como configurar o NTP no Linux?

clock_Front

Hoje, para mudarmos um bocado vamos mostrar como configurar o serviço de NTP num CentOS 5.3. No entanto, a configuração em outras distribuições é idêntica, apenas a forma como instala o pacote é diferente (sudo aptitude install para distribuições baseadas em Debian, por exemplo).

O NTP é também passível de ser configurado facilmente em qualquer Windows ou MacOS.

Configurar NTP (3 passos)

1- Vamos começar por instalar o ntp

yum install ntp

2- Agora activamos o serviço

chkconfig ntpd on

Indicação do servidor a usar para sincronizar o nosso relógio. Para esse vou usar um dos disponibilizados pelo Observatório Astronómico de Lisboa

ntpdate ntp02.oal.ul.pt

Nota: O Observatório Astronómico de Lisboa disponibiliza 2 servidores para configuração dos relógios. Quem pretender usar os dois deve editar o ficheiro /etc/ntp.conf e incluir a seguinte informação:

server ntp02.oal.ul.pt
server ntp04.oal.ul.pt

3- Iniciar o serviço do ntpd

 /etc/init.d/ntpd start

Para verificar a hora introduzam o comando date

Homepage: NTP

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de leitorassiduo
    leitorassiduo

    Informação do melhor tipo – do tipo útil 🙂

    Bom post

  2. Avatar de NT
    NT

    Por acaso tenho um “problemita” com isso… É que tenho isso activado no linux mas quando passo para o Windows lá fico eu com o relógio trocado…(Tenho isso configurado para gmt -1 (hora dos Açores) hehehehe)

    Boa dica! Para o pessoal que quer ter o sistema com as horas correctas 🙂

  3. Avatar de chicosoft

    é das primeiras coisas que qualquer administrador configura na maquina… mas de qualquer maneira, muito útil para quem não sabe.

  4. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Também podias ter ido por (se usares o KDE) KMenu -> Administration -> Date & Time -> Network Time Protocol e introduzido os endereços dos servidores.

    Ao fazeres isso por aí são acrescentadas automaticamente mais umas entradas em /etc/ntp.conf que melhoram a segurança.

    Depois já não me lembro se tens de ir a KMenu -> Administration -> Server Settings -> Services e activar o serviço ntpd ou se ele pede para activar.

    Depois ainda há mais uns truques que podem ser necessários para outras distribuições mas no caso do centos não é necessário pois ele pendura na parte de inicialização da rede até achar ip ou decidir que não há mesmo rede.

    @ NT
    No linux define o relógio como localtime e não como UTC, normalmente quando se usa dual boot (win/linux) isso é necessário senão andam os dois a tentar acertar a hora.

  5. Avatar de Ricardo Ruivo
    Ricardo Ruivo

    Também se deve usar o ficheiro /etc/ntp/step-tickers para colocar o servidor de NTP para que o relógio seja sincronizado durante o boot da máquina.

    1. Avatar de Pedro Pinto
  6. Avatar de Hélio Félix
    Hélio Félix

    Obriado por um artigo para CentOS.