Como activar o botão de minimizar e mover no elementary OS?

14 Comentários

Tal como referimos no último artigo sobre o Linux elementary OS, esta tem sido a distribuição Linux “doméstica” à qual temos dedicado algum tempo, depois do desaparecimento do fantástico PearOS. Rápida, estável e descomplicada… são algumas das características do elementary OS que marcam a diferença para outras distribuições.

Quando se entra pela primeira vez no elementary OS surge de imediato a seguinte questão “Onde andam os botões de minimizar e mover”. Hoje ensinamos como activar essas funcionalidades.

el_04

Para quem considera os botões minimizar e mover funcionalidades essenciais, hoje apresentamos um pequeno guia de como os podem activar no elementary OS. Por omissão esses botões vêm ocultos, estando apenas disponível o botão Maximizar do lado direito e o de fechar do lado esquerdo.

Como activar os botões minimizar e mover?

Para proceder a tal personalização vamos instalar a ferramenta dconf-tools. Para isso basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:

sudo apt-get install dconf-tools

el_00

Depois abrimos a ferramenta dconf Editor

dconf_00

Dentro do Editor vamos a   org > pantheondesktop > gala > appearance

el_01

Por fim, no parâmetro button-layout, escrevemos :minimize,maximize,close  (devem incluir também os 🙂

el_02

Nota: Caso queiram ter os botões do lado esquerdo, basta escrever close,maximize,minimize:

E está feito. Como podem ver pela imagem seguinte, já temos os três botões disponíveis na interface.

el_03

Quem ainda nunca experimentou o elementary OS, aqui está uma boa oportunidade para o fazer. Esta é de facto uma distribuição que nos oferece a melhor experiência no mundo Linux. Têm mais dicas? Partilhem connosco.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    Essa é uma das opções, e mais dificil, o mais facil mesmo é com o elementary tweaks, que até já traz alguns padrões, como os botões á Windows ou Mac

  2. Avatar de Nome (Obrigatório)
    Nome (Obrigatório)

    “Rápida, estável e descomplicada…”
    Posso concordar com os dois primeiros adjectivos, mas… Descomplicado é coisa que não é! Queres o botão de minimizar? Vai para a linha de comandos e começa a colocar código que não lembra ao diabo! Como se não bastasse, ainda é preciso seguir um tutorial!

    Sim, é descomplicado… para geeks!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eh eh, tiveste bem :). Na verdade o ter ali o botão de minimizar é só para facilitar

      1. Avatar de dbrenha
        dbrenha

        isto dá para mudar no elementary tweaks se ainda me lembro…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim, sim..esta é outra forma de o fazer.

    2. Avatar de Tronis
      Tronis

      Concordo. E enquanto o “linux” trilhar estes caminhos não vai entrar no “mainstream”. Será apenas um sub-produto “geek” (como dizes) a “arremedar” sempre que possível o SO da Apple.

  3. Avatar de JP

    Bastava instalar o elementary Tweaks…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, mas como já o tínhamos apresentado ontem, para este artigo decidimos mudar
      https://pplware.sitedev.pt/linux/elementary-os-luna-0-2-desktop-perfeito-i/

  4. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Para quê instalar isso se…
    gsettings set org.pantheon.desktop.gala.appearance button-layout close,minimize,maximize:

    resolve o assunto

  5. Avatar de dardevelin
    dardevelin

    Boas, como antigo contribuidor do projecto, devo dizer que há certas coisas que não fazem parte da visão da distro. Creio que um dos grandes problemas é que as pessoas ficam a conhecer uma distro atravéz de outros blogs/sites que por muitas vezes (por diversos motivos) não passam a filosofia da mesma, levando os utilizadores a assumir ‘erroneamente’ certas caracteristicas e depois ficarem surpreendidos.

    O plank/dock é responsavel pelo flow de trabalho das vossas apps. Logo é natural que notificações, focar applicações, minimizar/maximizar façam parte das suas tarefas, não fazendo sentido duplicar as formas de se obter os mesmos resultados.

    A filosofia do elementary OS é minimalista. Neste sentido damos uma forma de se fazer as coisas que seja de acordo com o resto do ecosistema, assim que queiram sair, vão ter que ‘adicionar’ voces mesmo, o que confesso não parecer nada injusto.

    Quanto ao estavel, infelizmente nem todos os developers do projecto concordam (eu inclusivé), e muito menos afirmam publicamente as suas opniões.

    A titulo de curiosidade creio que se não estou em erro 3 Programadores do elementary OS são Portugueses.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Poderiam fazer um tutorial, relativo a esta distro, focado no tema “como activar o desktop com o nautilus”. Isto porque, por defeito este não está activo nesta distro (uma questão de design dizem eles…)

    Continuação de bom trabalho

  7. Avatar de Diogo Esteves
    Diogo Esteves

    Eu uso o “canto direito” do ecrã para minimizar a janela e o “canto esquerdo” para iniciar o gestor de ecrãs.

    Fix útil e simples 😛

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Pra mim, esconder intencionalmente uma opção tão básica e prática quanto o botão minimizar é uma atitude péssima, sem sentido algum. Na verdade, é extremamente contraproducente. O design não pode se sobrepor assim à funcionalidade do sistema sem prejudicar o usuário. Bola fora!

  9. Avatar de Roberlei
    Roberlei

    Fácil, prático e descomplicado.