Chegou o Pear Linux 8 – Uma distro com cara de iOS7

51 Comentários

.. Notícia em primeira mão!!!

As experiências e conteúdos partilhados na comunidade Pplware Linux têm servido para reforçar a nossa aposta forte no segmento Linux, trazendo aos nossos leitores o melhor do mundo Linux, tanto ao nível das aplicações como ao nível das distribuições.

Em Abril demos a conhecer o Pear Linux 7, uma versão com cara de MacOS. Passados 6 meses e ainda sem anuncio oficial, já está disponível o Pear Linux 8 que agora traz uma interface muito semelhante à do iOS7.

pear_01

O Pear Linux é uma distribuição Linux de origem francesa. O objectivo/missão desta distribuição, que se  assemelha muito à distribuição elementary OS é oferecer um sistema completo e produtivo, ao estilo do MacOS X, mas numa vertente open source.

peeros

Esta nova versão é deriva do Ubuntu Ubuntu 13.04 Raring Ringtail , traz uma versão personalizada do Gnome Shell, chamada de Pear Shell e sabe-se que vem com um conjunto vasto de aplicações pré-instaladas, incluindo o Pear Cloud, Clean My Pear 2, MyPear 6.

O  MyPear  é uma ferramenta que permite personalizar todo o sistema. Com o MyPear podemos mudar tudo o que é parâmetro do ambiente de trabalho, como por exemplo todos os elementos da doca, painéis, animações, transições de pastas, etc, etc.

pear_cloud

Esta versão está disponível para desktops e tablets.

Entretanto o Pplware está a fazer download da distribuição para  brevemente apresentar uma análise mais detalhada.

Download: PearOS 8 [1.1 GB]
Homepage:PearLinux

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Bem,parece brutal.Será muito arriscado experimentar isto num Magalhães?

    1. Avatar de César
      César

      Não. Se aguenta bem com o W7…

      1. Avatar de Pedro Almeida
        Pedro Almeida

        Sim sem dúvida,até o windows 8 já instalei com aquela gambiarra da placa gráfica por causa da interface metro,mas queria algo diferente neste momento.

    2. Avatar de Dogzilla
      Dogzilla

      Risco não há nenhum.

      Eu estou neste momento a experimentar este sistema operativo numa máquina virtual e parece-me estável e bem rápido.

      Dentro do estilo (distribuições semelhantes ao Mac OS) prefiro o Elementary OS mas este parece-me mais leve o que é bom para computadores mais fracos (como o Magalhães).

      Para esse computador, no entanto, aconselho sempre Linux Mint com XFCE ou então Xubuntu, que é basicamente Linux Ubuntu com XFCE. XFCE é um ambiente gráfico largamente reconhecido pela sua leveza e simplicidade.

    3. Avatar de Lélio Azevedo
      Lélio Azevedo

      amigo as distros novas assim exatamente pra que testamos, e vê se aprovamos.
      caso aprovamos usamos se não, descartamos ,mesmo porque não às fasemos sim usamos, ainda acha pouco?

  2. Avatar de Armando
    Armando

    Não acho que isto seja bom para o Linux, ou seja, haver dezenas ou mesmo centenas de distribuições decalcadas (aliás, copiadas) de outras distros, com diferenças mínimas entre elas, e que ainda por cima às vezes tentam copiar outros sistemas operativos, como é o caso desta pêra. Já basta o Ubuntu andar a reeditar há anos exactamente a mesma coisa. A única coisa nova visível que introduziram ultimamente foi aquela barrinha lateral a que chamam Unity…

    1. Avatar de André Viana
      André Viana

      That’s what Linux is: Freedom Don’t like Pear Linux? You
      are FREE to choose other distros, or even make your custom
      one.

      1. Avatar de Armando
        Armando

        Eu não ponho isso em causa. O que eu quis dizer é que o Linux não é, nem deve procurar ser, uma espécie de Mac dos pobres ou Windows dos pobres, mas com distros deste género acabará por ficar com fama de ser cópia de outros sistemas operativos. E mais, assim até se expõe desnecessariamente à censura jocosa, pois o melhor que o Pear Linux conseguirá arrancar do proprietário de um Mac é um sorriso piedoso…

        1. Avatar de Para ti Galo que Cantas d´alto!
          Para ti Galo que Cantas d´alto!

          Hoje estás no poleiro amanhã estás no espeto.

          1. Avatar de Armando
            Armando

            Não, eu não tenho um Mac. E quem canta d’alto como um galo é quem se limita a mandar bocas sem conseguir expor um argumento. Queres outra expressão popular? Enfia tu o barrete.

        2. Avatar de lmx
          lmx

          boas..

          O linux não é nem nunca será cópia de nada…

          Na pior das hipotses podes dizer que existem alguns Os’s que veem beber informação ao linux, e depois fecham o código e vendem um producto, que contém alguma tecnologia livre…isso sim é reprovável…

          Ou até programas para windows…exitem ás pazadas por ai que vieram portar determinadas bibliotecas de linux para windows e as usam, não fornecendo o mesmo programa para linux, de onde viram buscar a base…vergonhoso.

          Em relação á interface, cada um usa o que quer, se gostas usas, se não gostas não usas…

          Não tem nada a ver, o utilizador linux, não muda para linux, para depois ter copias de outros SO’s…se ele saiu do windows/MAC é porque não os quer e portanto não os vai utilizar…é uma questão de gosto/interesse pessoal/profissional.

          Estes projectos servem mais como incubadoras de ideias, e avaliação de novos conceitos…pelo menos para mim claro.
          Depois cada um usa o que quer.

          No que toca a ideia de copiar, hoje em dia, no que toca a interação com um computador, já é difícil inventar coisas…de uma forma ou da outra, todos copiam…

          como exemplo…olha o caso do windows vista/7 com muita coisa copiada do kde4..

          Ou o Windows 8 com imensas coisas copiadas do gnome3/unity…são as pazadas..

          E no entanto ninguém diz que são cópias baratas dos outros DE’s..

          cmps

          1. Avatar de Armando
            Armando

            É incrível como as pessoas só lêem e interpretam aquilo que lhes convém: eu não afirmei que o Linux era cópia de coisa alguma. Não preciso que expliques nada a esse respeito. Mas acrescento que se a Microsoft aparecesse com uma pêra carcomida e um visual destes ia ser gozada até ao fim dos seus dias.

        3. Avatar de Jorge Pinho
          Jorge Pinho

          O Linux é isso mesmo. Para todos os gostos! Há quem goste do visual OSX e há quem não goste e, por isso, há que agradar a todos. A isso chama-se liberdade de escolha. Não é crime nenhum fazer uma distro recalcada do OSX (um belo sistema por sinal). Pior seria fazer algo mau e cheia de bugs e ainda por cima feia, tipo Windows!!!! Lol

    2. Avatar de LinuxTugaz

      Acho piada quando dizem que as Distribuições Gnu/Linux copiam o Windows ou Mac… Quando o Windows 7 é uma copia do KDE, quando as “novas funcionalidades” do Mac, eu já as uso em Gnu/Linux a demasiado tempo para dizer uma data certa…

      O visual do Pear, sim é uma copia… O resto? É liberdade!

      1. Avatar de lmx
        lmx

        completamente…

        Win vista/7 – kde
        windows 8 – gnome3/unity…

        mas ninguém quer falar disso e quando veem um ambiente linux, dizem…olha é parecido com windows…LOL

        quando a verdade é que veriam dizer que o seu windows é parecido com kde, ou gnome3,ou seja o que for…mas pronto a malta já os conhece 🙂

        cmps

        1. Avatar de patricioCaldeira
          patricioCaldeira

          Nem toda a gente e nerd para USAR Linux.. Linux e so para progrmadores enquanto w8 out Mac para pessoas normais

          1. Avatar de LinuxTugaz

            Patrício essa do “só os Nerd’s usam Gnu/LInux” é mais antiga, provavelmente, do que tu. Hoje em dia é tão fácil ou mais instalar/usar uma Distribuição Gnu/Linux como um Windows/Mac…

            Cada vez são menos as coisas que os pagos fazem que os Free não conseguem fazer… E arrisco a dizer mais, da maneira que isto esta a evoluir, em pouco tempo teremos uma Distribuição Gnu/Linux muito mais poderosa em todos os sentidos do que o “grande” Windows…

    3. Avatar de int3
      int3

      “uname -ra” no terminal e vez o kernel. Todas as distros, ou quase todas tem o mesmo kernel chamado Linux. Versoes iguais ou diferentes continuam Linux. O resto é mel. X server para correr ambientes graficos como KDE, GNOME, Unity, XCFE,etc…
      A liberdade está no nucleo do sistema. Até o MAC OS X usa Unix-like OS. Ou seja, igualmente ao Linux, é um unix-like OS. MAC OS X kernel chama-se darwin que é um nucleo hibrido. Linux é de todo open source, darwin é smi-open source.

      O que interessa é o nucleo, mais nada.
      O NT kernel (2k to 8.1) da Microsoft veio da antiga apple com ambiente grafico baseado no XEROX.

      Mas no final, veio quase tudo do mesmo.

      1. Avatar de int3
        int3

        correção* XFCE e não XCFE (keyboard misspelling) 🙁

  3. Avatar de Rui Miguel
    Rui Miguel

    Espetáculo, estava mesmo aguarda esta versão final!
    🙂

  4. Avatar de Abílio
    Abílio

    Não gosto mesmo nada destas distros. Despersonalizam o Linux e ocultam a nobreza deste SO.

  5. Avatar de Pisca
    Pisca

    Tendo “descoberto”, o Linux, resolvi instalar em Dual Boot
    o que correu bem com o ElementaryOS e gostei francamente No caso
    desta fiz o normal, depois de ter “apagado a anterior, com a
    preciosa ajuda do EasyBcd e EasyUs Partition No entanto, quando
    faço a instalação “alongside Windows”, no ponto onde a escolha e
    partição do disco é pedida, fica pendurado a rolar, a rolar, a
    rolar e nada mesmo “pendurado” Refiz o procedimento para o Mint
    Mate mais recente e passou tudo sem problemas Alguma ideia ?
    Obrigado

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      A mim acontece-me exatamente o mesmo, fica parado na altura de definir as partições. Alguém sabe o que será???

  6. Avatar de Curioso
    Curioso

    Tenho andado a pensar, existe alguma forma de criar uma distribuição linux a nosso gosto, de forma simples?

    1. Avatar de André Pereira
      André Pereira

      Boas.

      Depende do que queres dizer criar… Se queres “personalizar” a tua distro com os programas que queres, a interface que queres etc, então vais a http://susestudio.com/ e lá podes começar a construir a tua distro de raiz e no fim é só fazeres o download da iso e instalar…

      Se queres mesmo personalizar os programas, editar configuração e isso então não há (se não estou em erro) uma maneira simples de o fazer…

      Cumps

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Só peca por não ser baseado num LTS

    1. Avatar de PapiMigas

      Para isso tens o Elementary OS 🙂

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        O Elementary OS é baseado no Ubuntu. No caso no 0.2 é ubuntu 12.04

  8. Avatar de Robson Bilu
    Robson Bilu

    Essas interfaces cópias realmente eu também não gosto.
    Cópia de Mac, cópia de Ruindows.
    SOmos mais que isso.

  9. Avatar de David
    David

    Como será a instalação ? Gostava que houvesse algo parecido ao Wubi

  10. Avatar de David S.
    David S.

    Testei e não gostei nada o tema é muito mau o resto do sistema com base no Ubuntu também não gostei está muito capado o Gnome Shell… O sistema me travou o PC xD nada como sermos nós a fazer as coisas mas é bom poder testar os projectos dos outros… Não recomendo tem distros muito melhores.

    Abraços.

  11. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Boas, tem uns Bugzitos, por exp, se eu desligar o bluetooth no teclado o icon na barra desaparece, e se voltar a ligar não aparecede novo so depois de reiniciar, no My Pear 6, algumas indicações ficam sobrepostas e outras não são legiveis por completo, mas isso é só “pintura” de reto esta aqui mesmo a bombar!

    1. Avatar de Guzz
      Guzz

      Verdade, alguns bugs…
      Esperei bastante esta versão e já estou usando desde o lançamento, apesar dos pequenos bugs, estou satisfeito.

  12. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Por falar em bug (não aparece de novo)

  13. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    + um ( de resto)

  14. Avatar de Gim
    Gim

    Olá. Bom post!
    Tomei conhecimento deste Linux por aqui. E realmente tem a ‘cara’ do elementary OS. Estou tentado a usar. Vou instalar este Pear Os 8 num Netbook Hp mini2133 Intel(Via C7-M). Já baixei e vou montar num USB. Antes quero conferir, mas no site do distro não tem MD5. Então pergunto se alguém pode orientar se tem outra forma de conferir e, p este distro, qual USB CREATOR a usar?
    Obrigado e abraço.

    1. Avatar de Gim
      Gim

      Aí está.
      Quem passou foi ‘worker’. Membro do Fórum Pear OS
      MD5-Checksum for PearOS 8
      32 bit: ed54ef7cef186cb96757e29a14451e5a

      64 bit: c2257e8fc218dc832b73d103a8b22253
      http://pearlinux.org/viewtopic.php?id=31

      abç.

  15. Avatar de Cátia
    Cátia

    O painel dá para mover para a parte inferior do ecrã?

    1. Avatar de Shynkendo
      Shynkendo

      Já tentei e não consegui.

    2. Avatar de Shynkendo
      Shynkendo

      A opção que encontrei é assim:
      Instalei compiz, cairo-dock, ao iniciar escolher sessão cairo-dock, já dá para deixar o cairo-dock em cima, mas fica sem a barra mas não é necessária!

      1. Avatar de Cátia
        Cátia

        Obrigada pela resposta =)

  16. Avatar de Ricardo Fernandes
    Ricardo Fernandes

    Uso como sistema diário e só tenho maravilhas a dizer 😉

  17. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Sabe que eu gostei, mas não sei se troco pelo zorin OS 6

  18. Avatar de joao
    joao

    testei e gostei em relação à versão anterior. No meu amd apu e2 ficou mais rapido q o ubuntu 12.04. Tem umas falhas no update menager, que so funciona pelo synaptic, mas o desempenho da maquina é realmente bom!! Melhor que o win7 😛

    Alguém reparou no bug do vls? o sistema nao associa os ficheiros.

    E em relação a cópia do macosx, épá é parecido, mas ta muito longe de o ser, assim como o zorin para o win7.

    Giro é que ninguém copia o win8!?

  19. Avatar de tiago
    tiago

    Eu posso afirmar que podem usar sem medo. Testei todas as distros lançadas nos últimos meses e nenhuma me agradou tanto quanto a Pear OS, justamente pela suavidade que o sistema roda. Tem algumas coisas a melhorar, mas como tem muita gente que reclama do Ubuntu então ninguém vai conseguir agradar a todos.

  20. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho

    Estou a usar a PearOS 8 nesse momento e estou achando PERFEITA! Muito boa mesmo. Suave, rápida, estável e bonita!

    Não me parece uma customização e sim uma distro programada e melhorada em diversos fatores já mencionados a cima.

  21. Avatar de sergio
    sergio

    nao se metam com pear OS,se querem algo similar,mas com qualidade instalem elementary. esta distro é do mais mediocre que existe. tem boas ideias,mas estao mal aplicadas.

  22. Avatar de Jamerson Tavares
    Jamerson Tavares

    Gosto muito do Pear OS.
    Apesar de não ser tão conhecido quanto o Ubuntu, ele não deixa de ser um excelente sistema (que também é baseado nele, como o Mint).

    Uso o Pear, e não me arrependo. Sim, já usei o Elementary, também gosto dele, mas optei pelo Pear.

    O Pear é destinado para usuários Linux que gostam do visual do Mac, assim como eu. Não trata-se de uma “cópia”, mas de uma boa ideia, visual do Mac + open source.

    Acredito que logo logo o Pear torna-se-á famoso como o Mint.

    Só não acho construtivos críticas negativas e infudadas. Acho muito elogiável o David Tavares tomar uma iniciativa como essa 🙂

  23. Avatar de Luis
    Luis

    Bom, estou a testar e digo já que tem uma interface muito agradável aos olhos, o tipo de letra escolhido é muito suave com o tema usado de padrão.
    Ainda tem muito que ser trabalhado por existir aplicações que não funcionam como deveriam.

    Removi a dock de origem por ser muito limitada, ou nenhuma personalização e instalei a cairo-dock, com o tema a condizer “MAC” e com os ícones padrão do pear8.

    Removi o empathy porque simplesmente não funciona, abre mas não deixa fazer nada, instalei o pidgin.
    Ao desinstalar esses 2 deparei-me com uma pasta KDE4 e respectivas aplicações no usr/share/applications.

    Já trás as ferramentas de ajuste mas só se encontra pelo ecrevendo no “dash” ou pelo sistema de ficheiro e entre outras aplicações também.

    Trás alguns erros na instalação de língua logo no inicio.
    Tive de fazer logout e voltar para conseguir instalar o PT-PT, logo a seguir deu problemas na criação de pastas etc, no ambiente de trabalho. mais umas configurações e ficou bom.

    Ainda estou a continuar, só comecei hoje a mexer mas, está com uma interface muito bonita, o sistema de cores usado não enjoa depressa como o ubuntu e é muito rápido e fluido.
    Estou a gostar mas só com uns ajustes é que fica como deve de ser… à nossa maneira, claro.

  24. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boa Tarde

    Alguém sabe onde posso fazer o download do ISO do Pear OS 8. Já sei que foi descontinuado mas gostava de testar este Linux e já não consigo encontrar o link disponivel.

    Obrigado