Samsung abandona Android e aposta no Tizen nos novos Gear 2

14 Comentários

Após apenas 6 meses do lançamento do Galaxy Gear, a Samsung volta a apostar no mercado dos smartwatch e prepara o lançamento de dois novos modelos, tal como havíamos avançado ontem com a informação. Já são conhecidos os modelos Gear 2 e Gear 2 Neo.

Estes relógios inteligentes foram anunciados hoje no evento Mobile World Congress em Barcelona e, como podemos ver, a marca coreana manteve o aspecto do Galaxy Gear original mas colocou um substancial número de alterações. A mais audaz foi o abandono do Android e a aposta no seu sistema operativo, o Tizen.


A Samsung abandonou o Android nos novos Smartwatches e colocou o Tizen. Mas, para quem não sabe a origem do Tizen, deixamos aqui alguma informação. Este não é um sistema operativo qualquer, poderá em breve ser uma grande alternativa ao Android.

Mas o que traz de novo os Gear 2?

A empresa sul coreana não especificou por que razão abandonou o Android em favorecimento do Tizen, nem o que isso representa para a Samsung em termos de compatibilidade entre apps para a primeira geração dos Gear e para esta nova versão, mas refere que o Gear 2 e Gear 2 Neo serão compatíveis com dezenas de dispositivos Samsung, logo no início do seu lançamento.

Esta política em nada se destaca do que a Sony faz com o Sony SmartWatch 2, que funciona com qualquer dispositivo Android 4.0, contudo é um passo significativo face ao que o Galaxy Gear oferecia. Entre as primeiras aplicações para os novos Gear está software da BMW, CNN, Garmin, line e Path.

anterior próxima

Uma novidade é um reprodutor de música independente capaz de emparelhar com os auscultadores via Bluetooth 4.0, o que irá certamente fazer as delícias dos desportistas. Além disso, existe software dedicado à monitorização do ritmo cardíaco e várias outras funcionalidades para a prática desportiva.

As funcionalidades existentes no Galaxy Gear estão também presentes, não havendo uma perda mas sim uma melhoria das apps e respectivos comportamentos. Ainda é possível atender as chamadas no relógio e verificar as notificações. No novo Gear 2 a câmara que estava na bracelete ganha nova posição mais em cima do Smartwhatch e no modelo lowcost, no Neo, a câmara não existe mesmo.

Esta alteração na câmara irá permitir que a Samsung possa oferecer um leque de novas braceletes, o que não o podia na primeira versão do relógio. Internamente há um upgrade ao processador alterando de um single-core a 800MHz para um dual-core a 1GHz, também o peso e a espessura foram ligeiramente reduzidos.

O Gear 2 Neo, como não tem câmara, é mais leve e fino que o Gear 2, mas no resto mantém a mesma oferta. A Samsung ainda não avançou com preços mas sabe-se que a ideia da empresa coreana é lançar o Gear 2 e Gear 2 Neo em Abril. Para quem está no MWC em Barcelona provavelmente irá ter a possibilidade de o experimentar, tal como foi feito com o Galaxy Gear na IFA, em Berlim.

Via | The Verge

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de GothicX
    GothicX

    Se as imagens estiverem correctas…o hardware passou a estar todo na “caixa” do relogio…:) E se os preços baixarem…é desta que compro um!:)

    1. Avatar de JB
      JB

      Se aumentaram o processador a autonomia de 1 dia não deve ter ficado beneficiada…

  2. Avatar de Gilberto Pereira
    Gilberto Pereira

    Muito bonito. Mas ainda longe do relógio da Sony.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      LOOL. Como?? Nem tem comparação possível!

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      se é o que estou a pensar o da SONY é horrível (vi na media market). Pequeno, grosso e design pouco ergonómico.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Exacto… E pouco ou nada tem. Não tem câmera, não tem microfone no relógio, etc etc. Tem cerca de 20% do que o da samsung faz

        1. Avatar de ACS
          ACS

          Para que queres a camera? Achas que tira fotos decentes? Por alguma razão não esta incluída na versão mais barata. Deve ser uma valente bosta.

          a nivel de design está bem melhor. Pelo menos não tem aquele fail de se ver parafusos. Ainda assim continua acreditar que o relógio é inútil. a única feature de jeito é a capacidade de ler o pulso. deduzo que através daquela parte transparente na parte de trás.

          Para correr prefiro um mp3 ao menos tem mais espaço e a bateria dura bem mais, para ver chamadas, sms ou até as horas acho que é muito mais fácil tirar o telemóvel do bolso. O ecra é maior.

          Para já é desperdício de dinheiro. A ver vamos como será no próximo ano com a próxima iteração.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Estavas à espera que a camera fosse o quê? Uma de 17 megapixels com lentes Carl Zeiss? O objectivo é tirares fotos rapidas, fotos que nao se justifique tar a tirar o telemovel. E alias, isso é extensível ao resto do conceito. Dizeres que para veres chamadas é preferivel estar a tirar o telemovel pra fora, é ridiculo. Aí falas por ti mesmo e nao generalizares ao ponto de dizer que nao serve pra nada quando pra ti é que não. Para mim eu acho que daria muito resultado, estar numa reuniao, estar a conduzir, estar num local perigoso à noite, etc etc etc, podia dar ínfimas situaçoes. Até meter a mão ao ouvido para atender uma chamada no carro e nao desconfiarem ser um telemovel acho fantastico.

            E os parafusos? Nao faço ideia que parafusos estas a falar, sei é que acho que o smart gear tem um aspecto lindo. Ja tive o Smartwatch da Sony e acho feio… Nem tem metade das aplicações que este tem.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            concordo!
            câmera é mais enfeite que outra coisa! Quase ninguém vai andar a orientar o pulso para tirar uma foto… há alternativas bem melhores que as pessoas já usam!
            Design melhorou, mas a bateria ainda continua longe do necessário, deveria durar no mínimo uma semana!
            Ainda não tem nada que atice a curiosidade e prove ser uma mais valia no dia a dia, embora o sensor de pulsação seja já uma adição interessante.
            O que seria interessante era o relógio ser capaz de identificar a pessoa por impressão digital ou outro parâmetro biométrico, e desse modo permitir aceder a certos serviços… Ou ainda um interface inteligente de navegação!

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Se realmente o Gear 2 sair Abril como está anunciado pela marca e o primeiro Gear baixar significativamente, é desta que o compro. Comprei o da Sony à poucos meses e neste momento está na gaveta. Foi um desperdício de dinheiro.

    1. Avatar de ACS
      ACS

      O que este tem que o sony não te de? Ambos continuam a ser um desperdício de dinheiro. Não dão nada extra ás pessoas. fazem o mesmo que o mp3 muito mais barato, ainda é mais fácil tirar o telemovel para verificar coisas e como acessório de moda prefiro um relógio real.

  4. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Só vendo. O Galaxy Gear nas fotografias também parecia jeitoso, mas ao vivo, posto em cima do pulso, é um mamarracho sem jeiteira nenhuma. A sensão é de pôr meia carcaça no pulso.

    Eventualmente a Samsung percebeu o erro e corrigiu.

  5. Avatar de retlaw
    retlaw

    Eu sinceramente acho que isto é um simples gadget para se deitar dinheiro fora, já que não faz nada que não se faça com um smartphone (e com mais qualidade). Estamos ainda nos primórdios dos relógios inteligentes, é possível que duma próxima vez tragam algo realmente entusiasmante e que me surpreenda. Por agora isto não vale muito.

  6. Avatar de José
    José

    O que mais me entusiasma é o sensor de ritmo cardíaco, comprarei se fizer uma monitorização constante, que permita durante a pratica de exercícios ir verificando os bps, calorias gastas, queima de gordura etc.

    Se fizer só uma medição instantânea do ritmo cardíaco não me interessa, para isso continuo a utilizar o meu relógio da Polar que me obriga a usar uma banda à volta do peito.