Chakra 2014.05 “Descartes”– Um Arch Linux para todos

14 Comentários

É só descarregar….e usar!

O  Chakra Linux é um fork do Arch Linux e focada nas ultimas versões do ambiente gráfico KDE. O objectivo desta distribuição é oferecer aos utilizadores um sistema operativo intuitivo, com vários recursos e com todo o poder do Arch Linux.

Depois de termos apresentado aqui, há um ano, o Chakra 2013.05 “Benz, hoje vamos conhecer as novidades do Chakra 2014.05 “Descartes”.

chakra_00

O Chakra foi iniciado por programadores do KDEmod que decidiram criar uma versão live CD baseada no Arch Linux. A primeira impressão desta distribuição é muito positiva, já que o sistema é muito fluido, bonito e user-friendly.

chakra_02

Esta distribuição é por omissão uma distro GTK free, desenhada para correr especificamente frameworks e aplicações baseadas em QT, sempre com a melhor performance.

chakra_01

Novidades do Chakra 2014.05 “Descartes”

Esta nova versão traz algumas novidades interessantes, das quais se destacam:

  • KDE 4.13
  • KDE Software Compilation
  • Novo Artwork
  • Novos drivers
  • Novas aplicações
    • octopi – uma promissora interface gráfica para o Pacman – saber mais aqui
    • kcm-pacman-repoeditor
    • kcm-about-distro
    • Kup

Conheça todas as novidades aqui

chakra_03

Para quem sempre teve algum receio em experimentar o Arch Linux, agora já não há motivos para tal. Além do Chackra, no Pplware já apresentamos o Manjaro Linux e o BBQLinux. Também já mostramos como podem instalar o próprio Arch Linux de uma forma muito simples e intuitiva usando o Evo/Lution. Para quem quiser instalar realmente o Arch Linux via CLI, o Pplware disponibiliza também artigos com essa informação – ver aqui.

Download: Chakra-2014.05-Descartes-x86_64.iso (1,793MB, SHA512)

Homepage: Manjaro

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Nabais

    Para quem preferir GNOME, experimentem Antergos.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Não esquecer que tanto o Manjaro e o Kaos são de ex. devs do Chakra.

      Manjaro tanto dá para GNOME como para KDE ( como para outras ).

      O Kaos está muito muito bom, pena não ter tudo o que preciso ( lib32 ).

      Ainda assim, no mundo arch, para mim Manjaro continua a melhor opção.

      Também é bom referir que destas distribuições, ganham todas, com os desenvolvimentos a serem partilhados entre Manjaro/Chakra/Antergos e Kaos. ( especialmente desenvolvimentos no octopi )

  2. Avatar de Cris
    Cris

    Gentoo >>> Arch

    1. Avatar de Luís Nabais

      E utilidade no teu post? Se há coisa que me irrita são as pessoas que mandam piropos desse tipo, sem lógica alguma. Por favor, se disserem alguma coisa, que seja algo de útil, se tiverem que criticar, que seja uma crítica construtiva, caso contrário, mantenham-se em silêncio, que é o que fazem de melhor.

      1. Avatar de Tobias
        Tobias

        Deixa lá… nem ele sabe o que disse!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          é que nem duvides… como a maioria dos que usam gentoo…

          pensam que são experts, só por verem o make a debitar coisas que não sabem ler para a consola…

          1. Avatar de Alex
            Alex

            Parabéns … a tua resposta ainda é mais atrasada que o comentario a que respondes.

            Um generaliza sobre duas distribuições, outro insulta o utilizador em questão e tu generalizas e insultas os utilizadores da distribuição.

            Bravo !

            Por que simplesmente não seguem o que o Luis Nabais disse ?

      2. Avatar de Manuel
        Manuel

        Ubuntu >>> Arch

        :p

  3. Avatar de Sérgio Marques
    Sérgio Marques

    A descrição do link está errada. Não é manjaro mas sim chackra. O link em si está correto.

  4. Avatar de Sérgio Marques
    Sérgio Marques

    Correção: o link também está errado – http://chakraos.org/home/

  5. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Ja testei tanto o chakra como o manjaro, para quem não quer perder tempo a configurar um arch linux até é uma boa opção, mas fiquei com a impressão de que não sao tão leves como o arch de raiz…

    1. Avatar de Lm
      Lm

      Curiosamente, e ao contrario do que estava a espera, depois de alguns testes de carga entre um Arch e um Debian o ultimo ganhou de forma inequivoca. Fiquei surpreendido.
      (os testes foram feitos atraves de comandos em shell desenhados para o efeito)

  6. Avatar de Rafael
    Rafael

    opensuse é você?