Arch Linux 2016.04.01: O Linux que não é para totós

34 Comentários

O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível (para utilizadores experientes). Esta distribuição é robusta e oferece as mais diversas opções para que o utilizador configure o sistema à sua medida.

Recentemente a equipa de desenvolvimento desta distribuição lançou o Arch Linux 2016.04.01.

arch_linux


O Arch Linux é uma das distribuições GNU/Linux mais versáveis e que mais popularidade tem ganho nos últimos anos. A simplicidade do Arch não deve no entanto ser interpretada de forma literal, pois o simples neste caso é ter acesso aos ficheiros de configuração do sistema directamente e de forma clara, e não através de GUI’s que segundo a visão dos Dev’s do Arch, apenas complicam o Sistema Operativo, ocultando tudo o que esta por trás!

Esta nova versão do Arch Linux  vem com o Kernel 4.4.5 LTS (Long Term Support).

archlinux

Esta variante do Linux não é o mais indicado para utilizadores menos experientes, ou para pessoas que apenas queiram utilizar o computador de forma mais ‘leiga’. Além do próprio Arch Linux existem outras distribuições que são baseadas nesta.  Veja aqui o nosso TOP 5 de distribuições baseadas no Arch Linux.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Existem carradas de instaladores de arch linux e não tem nada de especial que não se aprende num instante…a não ser o raio da realtek wifi!!

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      HAhahaha, é mesmo, só esse pra lixar a cabeça!!

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ok, deves fazer com uma perna às costas, mas para quem não sabe e gostava de aprender, que site ou tutorial recomendas?

      1. Avatar de jAugusto
        jAugusto

        Podes usar varios instaladores scripts: archbang; feliz arch; arch-anywhere; ou o pplware em baixo…

  2. Avatar de Geraldo Lopes
    Geraldo Lopes

    O que não gostei do Arch Linux e suas derivações é a falta de um “synaptic”… praticamente tudo que uso ou preciso encontro nos repositórios Debian, coisa que senti muita falta quando testei o Arch e o Manjaro (também baseado no Arch)…

    1. Avatar de korrigan
      korrigan

      A diferença entre ambos os repositórios não é tão dispar quanto o sru post dá a entender.

    2. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      E praticamente tudo que você precisa no Arch, você encontra no AUR.

    3. Avatar de billidkid
      billidkid

      Octopi

    4. Avatar de Jaugusto
      Jaugusto

      Pamac manager para manjaro e tkpacman para arch e claro o yaourt.

    5. Avatar de Rafael
      Rafael

      Alternativa ao synaptic:
      Segue esta dica: https://pplware.sitedev.pt/informacao/arch-anywhere-hoje-vai-instalar-archlinux/#comment-1590824 do Reis (Obrigado Reis! 😉 )
      Entretanto “compilado” por mim:
      – pacman -S base-devel
      – sudo kwrite /etc/pacman.conf (ou outro editor de texto, nano, leafpad,…)
      – [archlinuxfr]
      SigLevel = Never
      Server = http://repo.archlinux.fr/$arch
      – ctrl+x enter yes (no caso de se usar o nano, caso contrário não é necessário)
      – sudo pacman -Syy
      – sudo pacman -Syu
      – sudo pacman -S yaourt
      – yaourt pamac-aur
      É só copiar e colar (tirando o que está entre () e os – )

      Outra dica, Instalar o Grub Customizer: yaourt -S grub-customizer

      Para instalar impressora:
      In cups v. 2.0.0 the service name has been changed (see also the install file here). You’ll have to disable the old service:
      systemctl disable cups.service (fonte: http://unix.stackexchange.com/questions/165862/printing-problem-with-archlinux-and-gnome-3-14-and-cups-service )
      before enabling and starting the new one:

      systemctl enable org.cups.cupsd.service
      systemctl daemon-reload
      systemctl start org.cups.cupsd.service

  3. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    O que não é para totós , é Funtoo Linux
    http://www.funtoo.org/Welcome

    1. Avatar de nt
      nt

      Já agora http://linuxfromscratch.org/ se queres ser mesmo ‘hardcore’…. tipo é uma distro que em vez de uma .iso sacas um .pdf…

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Mas no funtoo também não é necessário baixar um .iso , pode-se instalar através de outra distro linux .
        Já agora alguma vez utilizaste os manuais de instalação do linuxfromscratch.org ?

  4. Avatar de sakura
    sakura

    no ubuntu15.10 por causa da MS, para dizer a verdade não sei o que o instalador fez…. não quero ler o log.
    (w10\gnu_linux) resta rezar e fé em buda……. no archi, ao menos da para ver logo os erros……
    no mate, wifi recompilar d. swapoff pq swap.. amzon???? , de resto até está bom tudo instalado sem erros e bastante estavel muito bom mesmo. mas archlinux é mais facil(não me fio no buda..) para mim.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Agora em português…

  5. Avatar de Marco
    Marco

    o que eu gosto destas modas do linux, o primeiro a ser para homem (nisto das distros) foi o slackware, depois apareceu o gentoo, agora a moda é o arch. já estou há espera da próxima moda.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Windows 10 e depois permanece nesta moda.

      Eu já experimentei dezenas de distros, tenho num PC uma mas é só mesmo porque é hardware super velho e esta distro cabe e corre principalmente da RAM. De resto o Linux é para experientes a partir do momento em que sais das funções correntes e básicas. Enquanto no Windows ou OSX um utilizador básico faz “tudo”, mas distros Linux esquece. Daí ser um nicho de mercado ou para empresas que não querem gastar dinheiro.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Esquece porquê?
        Eu uso Linux diariamente para trabalho e lazer, a minha mãe também usa Linux no portátil dela.
        Se para ti não serve, não generalizes.

        1. Avatar de Insider
          Insider

          Com certeza não é a tua mãe que efectua a configuração…ela é uma simples utilizadora, como a maior parte das pessoas…em qualquer SO…e se queres que muitas pessoas usem um SO tens que ter isso em consideração.

        2. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          A tua mae faz o quê no Linux? Escrever documentos + Navegar na net e mail?

          A partir do momento em que em Linux muuuuita coisa só a partir de linha de comandos + existem poucos controladores compatíveis de base (Scanner, Fotocopiadoras, máquinas de empresa, etc) e muitas vezes tens que ter aventuras com WINE & VM … no comments.

          Digo mais: é muito mais útil ter uma versao Android x86 a correr num PC *ou* uma Box Android do que um PC com uma distro Linux “Standard” (nao-Android). Eu por exemplo tenho num PC uma distro Android e consigo ter um cheirinho de experiencia Desktop, e até muitas multifuncoes HP conseguem digitializar, e há milhares de jogos compatíveis. Por outro lado com Linux “Standard” … ai as dores de cabeca.

          1. Avatar de Nuno Silva
            Nuno Silva

            Dores de cabeca apenas para ti! Porque existem alternativas, não precisas de uma VM. Talvez para ti custa fazer uma simples pesquisa no Google. Linux não é dificil tu a que és um burro! Mas é bom que pessoas como tu usem Windows, porque é assim que ganho a vida, a limpar e formatar PC com Windows.

      2. Avatar de lm
        lm

        lollllllllll
        tipo a microsoft quando criou/montou o azure…

      3. Avatar de Zaark
        Zaark

        Quando chegares a 2016, apita! O mundo por estas bandas anda diferente. Depois combinamos um cafezinho quando chegares para te colocarmos a par 😉

      4. Avatar de int3
        int3

        não te esqueças que o OSX tem como seu core o DarwinOS.

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    Um leigo que vos esteja a ler…,e ainda querem que o Linux vingue.

    1. Avatar de David
      David

      O Linux que apenas é um KERNEL já é usado em muitas coisas, Smartphones, Routers, TVs e muito mas muito mais coisas que muita gente nem sonha que está a correr um Kernel Linux.
      Já o GNU/Linux é outra coisa eu uso no meu dia a dia para trabalho e lazer Arch Linux e tudo que eu quero a nível de software tenho no AUR e lazer tenho na STEAM xD

      Abraços.

  7. Avatar de eleck
    eleck

    architect linux – http://architectlinux.boardhost.com/index.php
    instalador de arch linux de forma muito simples

  8. Avatar de JustinoDasCoubesss
    JustinoDasCoubesss

    E Porque não usar MANJARO? Bem mais simples com base em Arch? Sim não é ARCH a 100%, mas para os Newbies não vejo mal nenhum

  9. Avatar de Ricardo Garcia
    Ricardo Garcia

    Nada como o Linux Mint 17.3 Cinnamon, gosto tanto que ate criei um blog para ajudar quem quer ter um PC com linux de frma estavél e simples.

  10. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Não é para todos instalar o Crux, montar uma distro pelo LFS…

  11. Avatar de óscar
    óscar

    gentoo ou slackware!!