Amazon e Microsoft vão investir num carro autónomo da Here

25 Comentários

Os carros autónomos são um dos próximos grandes negócios no mundo da tecnologia. Todas as grandes marcas estão a investir neste campo e a conseguir mostrar as suas novidades.

Dois destes gigantes acabaram por ficar para trás e querem agora recuperar terreno. Por isso a Amazon e a Microsoft querem agora entrar nessa corrida e investir no carro autónomo da Here.

Here

Com a Google, a Ford, provavelmente a Apple e muitas outras marcas já em estados avançados de desenvolvimentos de carros autónomos, é hora da Microsoft e a da Amazon quererem entrar neste mercado. Naturalmente que é tarde para investirem em desenvolvimentos próprios e por isso a opção será aliar-se uma das empresas que têm já propostas concretas.

É por isso que a escolha da Here é óbvia. Esta empresa, detida até há pouco tempo pela Nokia, tem em desenvolvimento os seus sistemas, baseados nos seus serviços de mapas, onde a Microsoft e a Amazon querem agora dar suporte, fornecendo os serviços cloud necessários para os sustentar. Desta forma estariam presentes e teriam acesso a todas as tecnologias necessárias.

Sabe-se ainda que o interesse da Amazon é maior, querendo passar a ser uma das accionistas da Here. Desta forma garantia de imediato ser a escolhida para fornecer esses serviços cloud, que cada vez mais são necessários para armazenar os dados que forem recolhidos dos carros das diferentes marcas que actualmente detêm a Here.

Here

Mas além destes dois gigantes, sabe-se também que há outras marcas interessadas em entrar no universo da Here. A Renault, detentora da Nissan e da Continental, quer também tornar-se accionista da Here, garantindo para si o acesso a todos os serviços de mapas que a empresa fornece.

O interesse nos mapas e tecnologias associadas que a Here tem criado ao longo dos anos é, cada vez maior. São essenciais para fornecer informações aos carros autónomos, que necessitam dessa informação para se orientar no espaço e assim decidir os trajectos e as reacções a tomar.

via Reuters

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Ainda há uns dias atrás vi um carro HERE em lisboa a tirar shtrogafias, é bom saber que andam activos por cá.

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Mas eles nao deixaram de dar suporte ao Windows Phone?

    1. Avatar de Rui Brito da Silva
      Rui Brito da Silva

      Ora ai está, replico a questão. Que alguém nos iluda pf.

    2. Avatar de josp
      josp

      Eles removeram a aplicação da loja porque a aplicação de Mapas da Microsoft usa a tecnologia e os mapas da HERE. Basicamente havia uma duplicação.

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Aqui está a explicação.

      2. Avatar de Tico
        Tico

        Aparentemente então até a copiar dão erros… várias funcionalidades importantes ficaram por copiar, o co-controle (avisos de velocidade), a possibilidade de criar e gerir coleções (se for vendedor no here pode planear rotas…), definições de trajecto (pavimentadas, auto-estradas…), entre outras… enfim que saudades do android… (na próxima semana já devo ter novamente um android, farto de w10m).

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          A nova app MAPAS só recebe actualização quando o Here sair de cena… em Julho de 2016.

        2. Avatar de Duke
          Duke

          O limite de velocidade tens desde que tenhas um trajecto definido.
          Navegação livre é que ainda falta.

    3. Avatar de Duke
      Duke

      Não!!! Os HERE deixaram de desenvolver a app para Windows Mobile porque passaram a integrar todas as funções no Mapas da MS! A HERE e a MS continuam com a sua parceria e faz muito mais sentido ter uma app universal tipo Mapas que ter 3 apps separadas da HERE.
      Não deixaram de dar suporte como ainda aumentaram esse suporte de uma forma muito mais integrada no sistema.

  3. Avatar de Tomás
    Tomás

    Não percebi onde é que está o carro autónomo da Here! A Here irá fornecer serviços de dados de mapas aos construtores automóveis e estes é que poderão desenvolver carros autónomos

    1. Avatar de Duke
      Duke

      Actualmente os HERE já pertencem a um consorcio de marcas de automóveis (Mercedes, Audi e BMW).

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        Ser propriedade dum consórcio de marcas não significa que a Here tenha um carro autónomo, nem que esse consórcio funcione para desenvolver um. Cada uma delas estará a desenvolver projectos separados

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Se dessem ênfase à energias alternativas para os transportes, em vez de fazerem carros autónomos.

    1. Avatar de tony
      tony

      Um carro autónomo é um carro partilhado, logo pode diminuir o número de carros próprios. Além disso também podem ser movidos com a energia que se quiser.

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        Um carro autónomo não implica ser um carro partilhado. Em energia também não altera muito o que se pode ter com carros não autónomos, o estilo de condução é que poderá ser um pouco mais eficiente no consumo.

        1. Avatar de Tony
          Tony

          nada implica nada, são coisas separadas. mas eu acredito que o futuro vai ser o uma aliança entre carros autonomos e serviço Uber.

          1. Avatar de Tomás
            Tomás

            se nada implica nada então o teu primeiro comentário é para descartar …

          2. Avatar de Xinuo
            Xinuo

            O Uber não têm nada, só servidores e software. Os motoristas que trabalham com o Uber são autônomos e responsáveis por seus próprios gastos no seus próprios carros. Se o Uber resolvesse investir em carros autônomos talvez deixasse seus próprios colaboradores contra o aplicativo e a procurar por serviços concorrentes, como já estar a acontecer.

      2. Avatar de Douglas Ferreira
        Douglas Ferreira

        Na verdade um carro autônomo pode piorar a situação do trânsito nas grandes cidades.

        Imagina a situação: O casal tem um carro pois só o marido sabe dirigir, por exemplo. Aí resolve-se comprar um segundo carro, autônomo, para que a mulher possa sair de carro. Antes ela saia sozinha de transporte público, agora vai sair de carro. Antes era um carro do casal na rua, agora serão dois.

        Não estou dizendo que não se deva fazer esse tipo de desenvolvimento, mas seria muito melhor investir em transporte coletivo.

        Quanto à energia, acho que o grande problema que enfrentamos é com relação às baterias. O carro elétrico é um sonho próximo de se concretizar, mas o que faremos quando as baterias se estragarem!?

        1. Avatar de Kekes
          Kekes

          A responsabilidade recai sempre ao conductor e para poderes ser considerado responsável necessitas de carta. Eu creio que na realidade não mude muito a coisa.

          1. Avatar de Douglas Ferreira
            Douglas Ferreira

            Leis podem ser mudadas. Não sabemos se daqui 50 anos vai ser necessário ter alguém habilitado dentro do carro.

        2. Avatar de Tico
          Tico

          Ó Douglas você não sabe que o carro autónomo também permite que você assuma o comando do carro (você pode guiar)?

          1. Avatar de Douglas Ferreira
            Douglas Ferreira

            Sim, eu sei! Mas quando se fala de carros autônomos estamos falando de futuro, e talvez no futuro os carros não precisem de intervenção humana.

    2. Avatar de Duke
      Duke

      A MS já usa 100% energia alternativas (clean) há uns bons anos para alimentar a sua sede e alguns centros de servidores

  5. Avatar de Tony
    Tony

    Aceitar ou criticar, é indiferente, a tecnologia sempre a frente da etica e da legalidade, como está a acontecer com os drones neste momento. Estranha-se depois entranha-se (e legisla-se)