ArchLinux – Como instalar sem espinhas (Parte 2)

25 Comentários

O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração. No entanto, esta variante do Linux não é a mais indicada para utilizadores menos experientes, isto porque a instalação tradicional requer já alguns conhecimentos do mundo Linux…mas há solução!

Depois da parte 1, tal como prometido, hoje vamos terminar as configurações necessárias para que o nosso ArchLinux esteja pronto a funcionar.

archLinux_000

Configuração base do sistema

Passo 8) Para configurarmos o Arch Linux é necessário recorremos ao chroot – uma forma de isolar aplicações do resto do sistema.

Para isso basta executar o comando:

arch-chroot /mnt

Passo 9) O próximo passo é a instalação do idioma. Para isso basta abrir o ficheiro /etc/locale.gen e remover o comentário dos idiomas que pretendemos instalar.

Depois de escolhidos os idiomas e de termos saído do ficheiro executamos o seguinte comando para instalar os idiomas:

locale-gen

arch_014

Passo 10) Para definir o idioma para PT devem executar o seguinte comando:

LANG="pt_PT.UTF-8" locale > /etc/locale.conf

Passo 11) Relativamente à definição do esquema do teclado, basta que executem o seguinte comando:

echo "KEYMAP=pt-latin9" > /etc/vconsole.conf

Configuração do Fuso Horário

Passo 12) Para definirmos o nosso fuso horário, basta criar um link simbólico para de  /usr/share/zoneinfo/Europe/Lisbon para /etc/localtime

ln -s /usr/share/zoneinfo/Europe/Lisbon /etc/localtime

Criação da imagem modular initramfs

Para a criação do Initramfs, ficheiro que aponta para o Kernel Linux (executar certas tarefas antes de o root filesystem ser montado), basta usar a ferramenta mkinitcpio

mkinitcpio -p linux
Instalação do boot

O último passo é a instalação do bootloader para podermos escolher qual o sistema a arrancar. Para instalar o bootloader no primeiro disco (/dev/sda) e detectar automenticamente outros sistemas instalados, basta correr os seguintes comandos:

pacman -S grub
grub-install /dev/sda
pacman -S os-prober
grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

E está feito. Vamos agora sair do ambiente de chroot e desmontar do /mnt/home e /mnt/

exit
exit
umount /mnt/home
umount /mnt

Por fim reiniciamos o sistema

reboot

Caso mantenham o .iso. devem escolher Boot Existing OS…

arch_015

Para arrancarem o sistema, basta que escolham Arch Linux

arch_016

Para entrarem no sistema apenas o utilizador root está disponível. Como não definimos password durante o processo de configuração, basta indicar o username.

arch_017

Num próximo tutorial vamos ensinar a realizarem mais algumas configurações básicas neste sistema que tem um enorme potencial. Alguma dúvida, questão ou sugestão não hesitem em deixar nos comentários. Um agradecimento especial a todos os que colaboraram na Parte 1 e também à Comunidade Linux Pplware.

Licença: GPL
Download: Arch Linux 2014.05.01
Homepage: ArchLinux

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kekes
    kekes

    Optimo Pedro Pinto, espero ansiosamente pelo próximo ☺
    Simples e claro nas instruccoes e disto que a malta gosta ☺
    Normalmente uso CentOS nos meus servidores domésticos mas se compreender bem Arch talvez un día me anime e mude tudo eheheh.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Kekes,

      Eu também sou fã incondicional do CentOS para servidores:)

  2. Avatar de Nome
    Nome

    No meu sistema tenho que usar

    KEYMAP=pt-latin1
    FONT=lat1-16

  3. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Um passo interessante nesta série de artigos seria terem um fork na parte de instalação dos DEs. Podiam dar um guia por exemplo para o Parthenon, que tem uma grande base de fans neste momento, por ser leve e bonito, openbox, xfce, e gnome.

    1. Avatar de paulo
      paulo

      o que é esse Parthenon?

      1. Avatar de Mateus
        Mateus

        acho que ele quis dizer Pantheon , ambiente padrão do elementary OS

  4. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    É desta que volto para archlinux…so nao quero dar cabo da instalação que tenho do windows vamos ver se isso corre bem xD

    1. Avatar de Nome
      Nome

      Primeiro faz backup do bootloader.

      mkdir bootbak
      cd bootbak
      dd if=/dev/sda of=bootbak/mbr_backup bs=512 count=1
      dd if=/dev/sda of=bootbak/bootcode_backup bs=446 count=1

      1. Avatar de ZiLOG
        ZiLOG

        Explica melhor estes comandos.

        E depois como se faz restore se algo correr mal?

        Obrigado.

  5. Avatar de Zukrut
    Zukrut

    Existe uma maneira simples de instalar o Arch, feita por terceiros:

    http://sourceforge.net/projects/evolutionlinux/

    Este método é abominado pelos fundamentalistas do Arch.

    Uso o Arch à 6 anos, mas não tenho prazer nenhum em executar todos os passos acima mencionados.

    Mektub

      1. Avatar de xtugap
        xtugap

        Uma distro kali like, apareceu hoje no distw. http://blackarch.org/

  6. Avatar de JFMoreira
    JFMoreira

    Fónix!!! :O
    Quem é a miúda da foto?? 😀

  7. Avatar de JFMoreira
    JFMoreira

    Fónix!!! :O
    Quem é a miúda do ambiente de trabalho?? 😀

    1. Avatar de lmx
      lmx

      hehehe

      isso não importa , até porque dessas há muitas por ai, custam-te é pelo menos 20 euros…e é porque estamos em crise.
      isso claro se estiveres interessado, mas olha que podem ter bicho 😀
      É melhor desistires da ideia 😀

      Arranja uma como deve de ser 😉

      1. Avatar de JFMoreira
        JFMoreira

        Hehehe

        Sou casado; contudo,não sou cego. 😉

  8. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Qual o melhor, Arch ou Manjaro

    1. Avatar de Nome
      Nome

      Arch Linux = utilizadores experientes

      Manjaro = novatos

      1. Avatar de irlm
        irlm

        http://bbqlinux.org/
        Hoje saiu mais uma Distro ArchLinux direcionada a programadores de Android SDK como extra.

        Kernel 3.14.1
        VLC
        Mate 1.8.1
        Firefox 29

  9. Avatar de FusiFX
    FusiFX

    já tentei por inúmeras vezes a instalação do X com o comandos
    # pacman -S xorg-server xorg-xinit xorg-server-utils
    e após reiniciar a maquina da erro quando uso o comando “startx”
    alguém me consegue ajudar?
    de referir que estou a fazer a instalação numa maquina virtual

    1. Avatar de TuxPT

      Provavelmente tens alguma configuração errada. Que erro dá?

      De qualquer das maneiras, devias instalar também um desktop environment para poderes usar o modo de janelas, porque só X é muito “bruto” 🙂

      1. Avatar de oi
        oi

        tenta “xinit” em vez de “startx”

        “nano ~/.xinitrc”

        ps-não te esqueça que há resposta a quase tudo na wiki do arch

  10. Avatar de sakura
    sakura

    no lang pt.
    #arch-chroot /mnt
    isto mete o user em uma (sandbox) caixa de areia, maquina virtual bsd styl. #exit volta ao cd de boot.
    1 net …..
    #dhcpcd
    #ping 8.8.8.8
    deve estar ok, o servico dhcpcd deve ser configutado mais tarde.
    #pacman -S mc
    deviam ter criado um user antes. nuca de deve ligar a net como ROOT.
    #pacman -S grub
    #grub-install /dev/sda
    #grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg
    # mc
    ver se em /boot/grub esta tudo ok.
    editar os /mnt/etc/*.*
    #exit
    #halt or reboot

    nota> da img o cnd esta errado e >> genfstab -U -p /mnt >> /mnt/etc/fstab

  11. Avatar de pirolito
    pirolito

    Como “o outro” dizia, for your consideration 🙂

    «Arch Linux: Build a Flexible and Powerful System with Arch Linux»

    [em: http://www.linuxvoice.com/arch-linux/ ]

  12. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Pedro, para quando o restante tutorial?