Arch Anywhere – É hoje que vai instalar o ArchLinux?

61 Comentários

O Arch Linux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração. No entanto, esta variante do Linux não é a mais indicada para utilizadores menos experientes, isto porque a instalação tradicional requer já alguns conhecimentos do mundo Linux…mas há solução!

Com o Arch Anywhere instalar o ArchLinux é coisa simples!

arch_49


O projecto Arch Anywhere permite realizar uma instalação do ArchLinux oferecendo para isso uma interface gráfica. Através deste projecto o utilizador pode facilmente instalar o ambiente gráfico que pretende assim como o gestor de janelas. O Arch Anywhere tem suporte para o:

  • AwesomeWM
  • Cinnamon Desktop
  • DWM DynamicWM
  • EnlightenmentWM
  • FluxboxWM
  • Gnome Desktop
  • I3 i3WM
  • KDE/Plasma Desktop
  • LXDE Desktop
  • LXQT Desktop
  • Mate Desktop
  • OpenboxWM
  • XFCE4 Desktop

Como instalar o ArchLinux?

O Arch anywhere inclui um  ArchLinux a 32 e a 64 bits e pode ser obtido aqui. Na hora da instalação o utilizador decidir qual a versão que pretende instalar.

Arch Anywhere - É hoje que vai instalar o ArchLinux?

Depois de escolherem a arquitectura, basta que escrevam o comando: arch-anywhere para iniciar a instalação.

Arch Anywhere - É hoje que vai instalar o ArchLinux?

Configurações iniciais

Escolhemos agora o idioma (para este tutorial vamos escolher português).

Arch Anywhere - É hoje que vai instalar o ArchLinux?

E vamos agora dar início ao processo de instalação.

Arch Anywhere - É hoje que vai instalar o ArchLinux?

Escolhemos agora o “locale” referente ao vosso pais. No nosso caso, Portugal.

Arch Anywhere - É hoje que vai instalar o ArchLinux?

E em seguida definimos o fuso horário (timezone).

arch_06

No esquema do teclado devemos escolher pt-latin9.

arch_07

Particionamento do Disco

Para este tutorial vamos escolher particionamento automático. No entanto, o instalador oferece outras opções que permitem particionar o disco à medida de cada um.

arch_08

Escolhemos agora o disco a particionar

arch_09

Escolhemos o ficheiros que pretendemos (para este tutorial vamos escolher ext4).

arch_10

Indicamos agora que pretendemos que o sistema tenha uma partição SWAP.

arch_11

Neste caso será de 512 MB mas podemos definir outra dimensão de acordo com a disponibilidade de espaço em disco.

arch_12

Como não pretendemos um sistema de partições GPT, basta selecionar Não.

arch_13

Verifiquem todas as configurações e selecionem Write-Changes.

arch_14

O processo de instalação solicita ainda a actualização da lista de repositório. Devemos indicar que Sim.

arch_15

Selecionamos o código do nosso país.

arch_16

Instalação Arch-Linux Base

Para este tutorial vamos instalar a base do sistema Arch. Para isso selecionamos Arch-Linux Base.

arch_17

Como bootloader será instalado o Grub.

arch_18

Se pretenderem suporte para ligar o sistema aredes wifi, devem indicar que pretendem instalar os pacotes indicados (Wireless-Tools, netctl e WPA Supplicant).

arch_20

No caso de pretenderem o sistema com suporte para Dual-Boot devem instalar o os-prober. Caso contrário indiquem que não.

arch_21

Aguardamos mais uns minutos até que seja actualizada a base de dados do pacman.

arch_22

Vamos agora proceder à instalação propriamente dita do Arch Linux base e dos componentes que indicamos anteriormente. Se estiver tudo o selecionem Install.

arch_23

Aguardar mais alguns minutos até que tudo seja instalado.

arch_24

Arquitectura 64 bits, DHCP, hostname e DHCP

Se o vosso sistema for de 64 bits devem dar a possibilidade de correr também aplicações criadas para 32 bits.

arch_30

Caso a configuração ao nível da rede seja feita via DHCP, devem activar este protocolo no boot do sistema.

arch_37

Indiquem agora um nome para a vossa máquina.

arch_38

Por fim (nesta fase), definam uma password para a conta root.

arch_39

Criação de um utilizador

Para a criação de um utilizador devem carregar em Sim na seguinte interface.

arch_28

Indicamos o username que pretendemos de acordo com as restrições indicadas.

arch_29

E definimos a password.

arch_30

É importante que activem também os privilégios sudo para o utilizador recém criado.

arch_31

Instalação do Ambiente gráfico e Windows Manager

Próximo passo é a instalação do ambiente gráfico e também do gestor de janelas.

arch_32

Como ambiente gráfico vamos, para este tutorial, escolher o xfce4.

arch_33

Devem também instalar o suporte para o touchpad (caso se aplique no vosso caso).

arch_34

O LightDM será a nossa interface de logins no sistema.

arch_35

Se tudo estiver correcto, basta que carreguem em Install e aguardar uns bons minutos.

arch_36

Software Adicional

Para a instalação de software adicional devem seleccionar Sim.

arch_41

Organizados por categorias, o utilizador pode seleccionar o que pretende instalar no seu sistema. No final deve escolher a opção Feito. Install e depois carregar em OK.

arch_42

E está feito. Uma vez o sistema instalado, o utilizador deverá fazer um reboot ao sistema. Pode ainda instalar um outro ambiente gráfico, Windows Manager, adicionar software, etc.

arch_43

Se tudo correr bem, deverá aparecer o grub com as opções de arranque do sistema.

arch_46

Introduzam as credenciais (criadas anteriormente) para entrar no sistema.

arch_47

E pronto o sistema está funcional para que o explorem. Como é sabido, o arch Linux é um sistema bastante estável e que garante uma boa performance.

arch_48

Para que procura um método ainda mais simples para ter o Arch Linux, aconselhamos a verem o nosso TOP 5 – Distribuições GNU/Linux baseadas no Arch Linux, Boas instalações.!

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O Movimento Livre
    O Movimento Livre

    Desconhecia, muito bom.
    Gostava de ter esta opção com persistence, mas é coisa que não consigo com nenhuma variante de Arch (nem mesmo com a base). Parece que só funciona bem em distros Debian based.
    Alguém tem uma solução para este “enigma”?

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    O PPLWARE não faz mais nada do que andar a testar distros de Linux?
    Saiu hoje a build 107 para o Windows 10 Mobile… podiam falar disso 😛

    1. Avatar de O Movimento Livre
      O Movimento Livre

      Estás com pressa!
      De certeza que a PPLWARE fala disso brevemente.

    2. Avatar de TiJoaquim
      TiJoaquim

      1. Ligou-se smartphone.
      2. Blue screen.
      3. Próximo!

      1. Avatar de O Movimento Livre
        O Movimento Livre

        Vale mesmo a pena, então.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        É engraçado porque o fundo padrão do Windows 10 é azul 🙂

  3. Avatar de EDP
    EDP

    Arch é KISS! Quem usa sabe o que é! Arch é bonito porque somos nós que o construímos todos os dias. Uns pacotes AUR aqui outros ali e pronto temos uma boa distro linux!

    Uso Arch com o WM i3 e não tenho saudades do Debian nem Fedora!

    Long Live ARCH!

    1. Avatar de Guilherme Lino
      Guilherme Lino

      +1

      Vantagem do i3 para o awesome?

      1. Avatar de EDP
        EDP

        @Guilherme Lino não faço ideia.

        Nunca usei o awesome. Sempre usei o wmii e depois o i3. Usas o awesome?

        1. Avatar de Guilherme Lino
          Guilherme Lino

          Nao, uso o DWM mas queria experimentar outro. Faz tudo embora seja preciso andar a inventar às vezes. E compilar sempre que se muda as configurações xD

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Keep It Simple Stupid?
      Achas o processo de instalação SIMPLES? Eu cansei-me ainda a meio do processo 🙂 .

  4. Avatar de Luís Nabais
    Luís Nabais

    O que tem esse Arch Anywhere de melhor, comparado com o fantástico Architect Linux (continuação do infelizmente extinto EvoLution)?

    1. Avatar de Alexandre C.
      Alexandre C.

      OFFTOPIC:
      Assim que vi este artigo, pensei logo em ti … já estava a contar com um comment teu ou não fosses tu um Arch fun 😀

      Abraço
      Alex

    2. Avatar de EDP
      EDP

      Depois de instalar pelos dois o Arch-anywhere é mais intuitivo e fácil para instalar do que o Architect Linux.

      O Architect Linux é um “torna-se um pouco difícil” para quem está instalar, se usares um WM em vez de um DE, fica te sempre abrir as janelas de teste. Enquanto que no Anywhere já não te acontece isso! E avisa-te que se não escolheres direito as opções!

      Eu cá prefiro a instalação a la mão! Tu controlas tudo e sabes o que estás a fazer!

      Mas é de louvar o post com o Anywhere.

      Obrigado @Pedro Pinto e ao Pplware

      1. Avatar de Luís Nabais
        Luís Nabais

        @Alex, andas por aqui? hahaha 😉

        @EDP obrigado pela info, tenho que comparar por mim. Já fiz muitas instalações de Arch à mão, agora devo estar velho, estou a ficar sem pachorra para perder tempo com a instalação do SO, quero é produzir.

    3. Avatar de kuati
      kuati

      Pelo que pude ver em ambas, o Arch Anywhere ainda apresenta problemas como o particionamento manual dos discos, onde todas as vezes que tentei por este caminho me deparei com erros, algo que nao tive problema algum no Architect Linux.. Mas fora isso achei o Arch Anywhere tão bom quanto o Architect Linux! Isto na minha opinião é claro..

  5. Avatar de Lino Lisboa
    Lino Lisboa

    É que não passa de hoje 🙂 dual boot com win10

    1. Avatar de Xico
      Xico

      Com o tempo vais usar apenas o arch e tiras o dualboot 😉

  6. Avatar de Christophe Silva
    Christophe Silva

    Só tenho pena do rendimento dos drivers da geforce gt740m não ser igual pois nem pensava duas vezes em ter somente arch ou mesmo derivados arch como principal S.O. Mas de resto é simplesmente brutal e o A.U.R é qualquer coisa de brutal.

    P.S. Um aparte para o pessoal das bocas “preso por ter cão e preso por não ter” , just saying …. deixem o pplware fazer o que faz de melhor que é basicamente ser um poço de informação interessante.

    Abraço pessoal pplware!

  7. Avatar de Insider
    Insider

    São mesmo masoquistas!!!

  8. Avatar de João
  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ainda não,vou esperar mais vinte anos.

  10. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Não seria mais facil instalar archbang e depois instalar o xfce4 em cima. KISS Arch a bombar!!

  11. Avatar de Rocha
    Rocha

    Vou já instalar isto.
    Pensava eu que o Windows era difícil de instalar.
    Isto com dois cliques e boa apresentação gráfica tá no ponto.
    Nunca mais quero o Windows
    São muitos poucos cliques para instalação.

    1. Avatar de tprata
      tprata

      Vou ja comprar um telemovel as peças, isto de comprar ja tudo feito da muito trabalho…
      Quando não se sabe e normal falar e dizer asneira…
      Sim, este tem muitos passos na instalaçao, pelo simples facto de que é uma distro feita para ser PERSONALIZADA. Por definiçao nao tem rigorosamente nada alem do basico, isto e so uma forma de facilitar a quem nao quer seguir tudo a mao.
      Queres algo facil de mastigar como o windows? Tens Ubuntu, Fedora, e muitas mais, em que a instalaçao grafica e muito parecida ou melhor que a do windows.
      Basta dizer que esta distro depois de instalada consegue utilizar algo como 3gb de espaço (se bem escolhida), e algo como 300mb de ram ao arrancar. Podes dizer o mesmo do windows? 😉

      1. Avatar de Rocha
        Rocha

        Realmente isto é muito bom que está em 90% dos desktops do mundo.

        1. Avatar de tprata
          tprata

          Nope. So está em 90% dos servidores, e em todos os androids 😉
          Fatia pequena não é?

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Sim,que nos dias de hoje dar mais de quatro cliques podem fazer mal à saúde.

  12. Avatar de NaRoça
    NaRoça

    Perdi as contas das distros que já usei,sendo a maioria derivadas do Debian.Experimentei o Arch e me encantei com a leveza e o poder do Pacman. Manjaro é o Arch que já vem pronto,é só ajustar a seu gosto. Difícilmente volto para o Debian & cia.

    1. Avatar de Luís Nabais
      Luís Nabais

      Manjaro tem uma diferença que é importante notar: utiliza repositórios próprios, que geralmente aprovam os packages lançados por Arch apenas passado alguns dias ou semanas. Isso até é bom, pois garante uma estabilidade extra, no entanto, eles também o fazem para os packages relativos a patches de segurança, que deveriam passar a stable mais rapidamente.

      Se queres um Arch puro e mais fácil, experimenta Antergos.

      1. Avatar de NaRoça
  13. Avatar de carlitos
    carlitos

    fiz download da ISO para a pen e agora como inicio a instalação? grato.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Se começares a ler do inicio, toda a trabalheira que o Pedro Pinto teve, consegues!
      Arre! Passo a passo com imagens e nem assim…!

      1. Avatar de carlitos
        carlitos

        Rafael, para quem é utilizador windows e está habituado a .exe files a questão é pertinente. Não está em causa o excelente trabalho do Pedro Pinto, que certamente será muito útil logo se consiga arrancar a instalação. Grato

        1. Avatar de Rafael
          Rafael

          Então não te aconselho a começar com ARCH…

    2. Avatar de Alexsandro
      Alexsandro

      Utiliza algum programa para o windows que torne a pen usb numa pen “boot” (ex. Rufus), configuras a BIOS para arrancar pela pen e pronto.

      PS: cuidado para não apagares a instalação do windows

  14. Avatar de Rafael
    Rafael

    Engraçado… Ainda ontem andei a pesquisar sobre alternativas ao Evo Lution e não encontrei o Anywhere, mas deparei-me com o Architect Linux com GUI, o pacbang.
    Architect Linux: https://sourceforge.net/projects/architect-linux/files/
    Pacbang: https://sourceforge.net/projects/architect-linux/files/pacbang/
    G+: https://plus.google.com/communities/109428906975670306458/stream/b0c7b890-6d6a-49db-b020-ce0ae47d22d0

  15. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Gostei da dica, desconhecia esse projeto, o arch foi o melhor SO que já utilizei, só não voltei a instala-lo pelo trabalho que dá, pode ser que assim volte ao arch puro xD

  16. Avatar de SK
    SK

    Arch Anywhere made Arch Linux installation much easier. It’s worth a try.

    http://www.ostechnix.com

  17. Avatar de Rafael
    Rafael

    Pedro, dicas e algumas imagens para instalar uma GUI para o Pacman.
    Ficar estilo Synaptic.

    1. Avatar de Reis
      Reis

      Tens o pamac-aur no yaourt, se tiveres o repositório do aur é só pesquisares e instalar. Também tens o octopi, mas acho que o pamac é melhor, tens aqui um video embora seja do Manjaro ficas com uma ideia https://www.youtube.com/watch?v=Qv_xORkHE8M

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Podes explicar um pouco melhor, partindo da instalação aqui explicada pelo Pedro Pinto?
        Como ver / adicionar o repositório AUR;
        Como instalar o pamac-aur do yaourt;

        Obrigado 😉

        1. Avatar de Reis
          Reis

          Depois de instalares o Arch, abres o terminal e fazes isto;

          – pacman -S –needed base-devel
          – sudo nano /etc/pacman.conf
          Vais ate ao final do terminal e acrescentas isto:
          – [archlinuxfr]
          SigLevel = Never
          Server = http://repo.archlinux.fr/$arch

          – ctrl+x enter yes

          – sudo pacman -S yaourt
          – yaourt pamac-aur

          Tens aqui um video para teres uma ideia.

          1. Avatar de Rafael
            Rafael

            Obrigado e um abraço! 😉

          2. Avatar de Rafael
            Rafael

            Entre o ctrl+x enter yes
            e o sudo pacman -S yaourt
            tens de fazer isto-

            sudo pacman -Syy
            sudo pacman -Syu

            para sincronizar as BDs.

            De resto impec.!!!

  18. Avatar de heiko
    heiko

    as a hint. if english not your prerefered language, especially as keyboard-map, you can change this. as the step 0, before you type in “arch-anywhere” (without quotes), you can load your keyboardmap. loadkeys + your map. example (for german, old german map): loadkeys de-latin1-nodeadkeys. it should work too with your language map for the keyboard.

  19. Avatar de Rafael
    Rafael

    Estranho… A mim arranca para a linha de comandos. Autentico e depois tenho de fazer “startx” para arrancar com o modo gráfico (KDE)…
    Dicas?

  20. Avatar de António
    António

    Boas . Tenho Portátil toshiba Satelite M40- 298 com windows XP e acompanho diariamente ppware bem como o respectivo forum. De tanto PPinto falar de distrito Linux gostaria de me iniciar nesse distrito
    . Como iniciante gostaria que me aconselhassem um distrito cuja configuração vinha toda completo e em português com ambiente gráfico semelhante ao windows e que possa jogar (Não só viciado, apenas tenho um unico jogo onlime que jogo a 3anos)

    1. Avatar de Zacarias
      Zacarias

      Zorin OS Lite. Para esse computador deves instalar o Lite, pois é mais leve. Também aconselho o 9, pois é uma LTS (Long Term Support).
      http://zorinos.com
      http://zorinos.com/download.html
      http://zorinos.com/download9.html
      https://sourceforge.net/projects/zorin-os/
      Link directo para download da versão que te sugeri: https://sourceforge.net/projects/zorin-os/files/9/zorin-os-9-lite-32.iso/download

      1. Avatar de António
        António

        Obrigado , Zacarias vou seguir a tuas sugestão

  21. Avatar de sakura
    sakura

    “startx” para arrancar com o modo gráfico (KDE)…
    tem de “ligar o servico” Display manager
    o sddm é 1 Display manager para o kde.

    #pacman -S sddm
    #systemctl disable lightdm ;lightdm is not secure!!
    #systemctl enable sddm

    no vmplayer vmware (win10)
    pacman -S xf86-video-vmware

  22. Avatar de kuati
    kuati

    Só eu que tive problemas? Optei por instalar o i3wm, mas no fim das contas nem o lightdm nem o startx funcionaram, não sei afirmar o motivo, talvez facto de estar instalando em vm…

  23. Avatar de Denis
    Denis

    Sempre quis instalar um arch mas não sei instalar driver proprietário da nvidia. Alguém conhece algum tutorial?

    1. Avatar de Reis
      Reis

      A forma mais facil é seguoires estes passos;

      – sudo pacman -S nvidia lib32-nvidia-utils

      E muito importante, depois de instalares convém fazeres mais um passo para criares o arquivo para iniciar com os drivers da nvidia.

      – sudo nvidia-xconfig

      And reboot e voilá, tens aqui a wiki para tirares duvidas https://wiki.archlinux.org/index.php/NVIDIA

      1. Avatar de Just my 2cents
        Just my 2cents

        É por isto que o arch não devia ser para todos. Fiquem pelo ubuntu, por favor.

        Fds, são 2 comandos, tão na wiki e estão a pedir tutorias.

        WHY!!!

        1. Avatar de Cogito
          Cogito

          Porque Vossa Sapiência, em vez de ficar enervado, não relaxa e nos ensina a nós, reles ignorantes? Seker lhe custaria 1cent 😉

  24. Avatar de Lorenzo
    Lorenzo

    Tentei duas vezes instalar o Arch numa VM e nunca deu certo.

    Uma coisa que me deixou em dúvida. Esse sistema é um arch linux com uma instalação gráfica? Ou tem mais alguma diferença?

  25. Avatar de Just my 2cents
    Just my 2cents

    Alguem que usa estas tretas para usar arch mais valia continuar nos Ubuntu’s e Window$.
    Arch não é feito para o utilizador do ubuntu. Arch é para quem quer ter um sistema costumizavel e estável. Arch requer leitura. Requer que o utilizador tente perceber o que está a acontecer, porquê ativar determinado modulo. Porquê fazer determinada configuração. Existe uma WIKI para isso. Se não têm paciência para aprender, usem ubuntu. Agora não usem estas coisinhas so para dizerem que usam arch.

  26. Avatar de Cogito
    Cogito

    Olá a todos.
    Alguém aki sabe como configurar o terminal no Arch, GUI XFCE4, para que eu o possa abrir pelo CTRL+ALT+T, como se faz no Ubuntu?
    Cptos