Windows 8 para tablets começa a tomar forma

41 Comentários

A Microsoft está activa e os rumores têm eco na empresa que produz a cada semana mais novidades em jeito de fuga de informação. Verdade ou não, estão apresentados dois pretensos screenshots do que será o actual estado pré-beta do Windows 8 para tablets. Esta nova interface está com um aspecto objectivo bem aos estilo da interface gráfica utilizada no Windows Phone 7.

Pelo que é dado a conhecer e porque o Windows 7 não evoluirá para formato tablet, a Microsoft concebeu uma interface nova. Nas mãos dos OEM’s, como referimos ontem, o Windows 8 tablet apresenta um home screen com o Bing ao centro, grande títulos em formato link para aplicações web ou para páginas web. Cada aplicação abre o internet explorer em full screen, conforme podemos ver nas imagens tornadas publicas.

O screenshot abaixo mostra uma nova aplicação e-reader que inclui suporte incorporado para o formato PDF da Adobe. Pela posição dos elementos no documento exibido na imagem, percebe-se que existirá uma faixa de deslize que será útil para passar o documento em banner onde será tirado também todo o proveito do multi-toque permitindo tocar e aumentar bem ao estilo do que se vê hoje no iPad.

A Microsoft aparentemente está a forçar a inclusão de um novo formato que se chama AppX (.appx), que supostamente permitirá aos developers do Windows Phone 7  recompilar as aplicações já criadas no formato AppX e oferecer ou vender as mesmas numa “app store” que será criada dentro do Windows 8… isto parece-me familiar!!!

Pelo que temos visto e lido, a Microsoft está a conjugar 3 fortes frentes de resposta ao mercado. O Windows 8 para desktops, o módulo tablet do Windows 8 e a total abrangência do Windows Phone 7 neste novo universo Microsoft. A questão é se conseguirá a Microsoft unificar toda a sua malha produtiva em volta do novo conceito Windows 8.

Artigos relacionados:

 

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de S Pimenta

    Se vão criar um interface como o windows phone, vai ser super feio

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      parece-me algo Ubuntu style não?

      cmps

    2. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Super feio pra ti !!!
      Mania desta gente fazer da opinião pessoal a opinião geral!
      Mas foste eleito para responder em nome de todos ?

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Quem está errado na apreciação és tu meu caro. O “S Pimenta” expressou a opinião dele.

        Não li no comentário dele que era a opinião geral!

        Eu, por exemplo, não acho feio o design do WP7 mas para mim design é mais do que estética… Em smartphones prefiro outra arrumação, pois os efeitos de transição tornam-se chatos, o ecrã está mal aproveitado e perde-se a noção do espaço. Já para não falar da ausência de widgets, etc…

        Ainda assim, no tablet é bem capaz de ganhar outra vida.

        P.S.: O texto supra reflecte a mera opinião do autor, pelo que não deverá ser considerada apanágio da blogosfera! 😉

        1. Avatar de Bruno Coimbra
          Bruno Coimbra

          Não vejo onde o meu raciocínio possa estar errado, mas o seu digo-lhe já que cai por terra logo no inicio, pois o meu comentário foi sim uma apreciação minha ao produto em causa e ao comentário de outro utilizador, já o comentário do S.Pimenta foi uma afirmação e não uma opinião, e como eu não sou o seu professor da primária não me vou dar ao trabalho de explicar a diferença..google

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            1º confirmaste a opinião do outro leitor por oposição ao teu próprio gosto

            2º criticaste-o por opinar algo que está implícito na afirmação; ou seja, é EVIDENTE que é uma mera opinião (e aqui tb julgo não ser preciso fazer um desenho)

            3º se não gostas que te critiquem; é simples, não critiques os outros 😉

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            irra que voces têm tudo trocado.

            O Pimenta afirmou, nao opinou.

            Devia haver um professor cibernético, devia,

          3. Avatar de dajosova
            dajosova

            Ó sujeito, não deixa de ser uma mera opinião. Estávamos a falar do que ele acha: se é bonito ou feito. A ele diz respeito essa opinião.

            Ele afirmou que iria ser feio (no futuro) SE criarem um interface como o do WP7. Logo, apesar de ter afirmado, não passa duma opinião, capisce. Não levem à letra só o que se diz mas sim tb como se diz…

          4. Avatar de lmx
            lmx

            concordo com o dajosova, as opiniões existem são para se dar , caso contrario, deixariamos de comunicar uns com os outros…
            acho que vocês estão a confundir tudo, pois toda a gente tem o direito a expressar a sua opinião e toda a gente tem o dever de respeitar as decisões dos outros.
            Claro que o debate faz parte, mas as ofenças corporais, facadas,tiros,e bombas…epá isso é de lamentar..

            cmps

    3. Avatar de Lokier
      Lokier

      Não. Parece mesmo Windows Phone style. Não me parece mal de interface.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        lol eu não disse que parecia mal apenas referi que me parecia Ubuntu like style.

        cmos

    4. Avatar de Shikai
      Shikai

      O home screen do windows mobile 7 é muito bom.
      Não é por acaso que existem aplicações para transformar outros home screens no home screen do windows 7.

      Eu brinquei muito pouco com o windows mobile 7 e achei muito simples e intuitivo… um grande passo num SO que já precisava de uma lufada a já algum tempo :p

    5. Avatar de LeandroF
      LeandroF

      Actualmente estou com 5 telefones com diferentes SO´s móveis e na minha opinião o Windows Phone 7 é o que mais me agrada. A simplicidade e fluidez com que navegamos pelos equipamento é surpreendente.
      Sem dúvida e salto de gigante do antigo w. mobile para este phone 7.
      O único SO que não tenho comigo é o iOS mas esse já conheço muito bem.
      Obviamente que os outros têm imensas vantagens e desvantagens face ao SO da MS mas se continuarem a trabalhar desta forma mais próxima se torna a realidade que alguns analistas prevêm que diz que o Phone 7 em 3 anos volta a colocar-se no Top 3 de Sistemas Operativos Móveis.

      Boa concorrência é bom e o consumidor agradece! 🙂

    6. Avatar de I.E.Araujo
      I.E.Araujo

      vai mesmo

  2. Avatar de Goodfella
    Goodfella

    Peca por tardia a resposta da Microsoft … Mas ainda bem que começa a aparecer!

  3. Avatar de Pedro S
    Pedro S

    A microsof a copiar os outros? Esta é nova! (sarcasm on)

    1. Avatar de rsantos
      rsantos

      se é assim tão fácil copiar os outros, tenta lá então fazer o mesmo =D

  4. Avatar de Wiiware
    Wiiware

    Feio que mete medo …
    o windows 7 para pcs ta muito bom agora a versão mobile do windows phone 7 é um horror feio como tudo o OS sem cores e com limitações iguais ou piores que as da apple …
    Actualmente o melhor mesmo é o windows 7 pc
    a versão windows phone veio tarde e a más horas para esquecer ….

    se querem um interface pratico usem ou o Windows 7 normal ou entao estilo menos da Xbox 360

    agora isto é feio como tudo
    vai ser um fracasso como foi do windows 98 para milenuim ou vista
    Acho que vou ficar pelo Windows 7 se w8 for assim tão feio nem vale a pena pensar sequer em actualizar o PC

    1. Avatar de Shikai
      Shikai

      Esta é a versao tablet, ou seja versao do windows 8 para os processadores ARM.
      Tem que ser uma versao que permita a navegação por touch

      O windows 8 vai ter a versao para tablets e a versao para PC

    2. Avatar de cris.
      cris.

      Tipico => feio = nao vale nada, nao experimentam = nao vale nada, nao é da maça = nao vale nada

      Resumo do teu comentario : é feio nao vale nada !

      E as outras caracteristicas ? funcionalidade, estabilidade, consumo….

      1. Avatar de racpxt
        racpxt

        “E as outras caracteristicas ? funcionalidade, estabilidade, consumo….”

        É um produto microsoft, logo não esperes muito dessas 3 coisas.

        1. Avatar de Shikai
          Shikai

          Funcionalidade não estou a ver sistema operativo que bata o da microsoft

          Consumo não estou a ver o que bata o mac

          Estabilidade não estou a ver qual bata o linux

          Sendo que a funcionalidade muda de utilizador para utilizador, o consumo o não temos grande controlo e 60% (percentagem inventada na hora) da estabilidade depende do utilizador

          Tudo depende do que procuramos e para que fim :p

    3. Avatar de kekes
      kekes

      Feio para ti, eu acho bonito gosto daquele esquema de cores e tudo, portanto não generalizes so por não gostares.

    4. Avatar de Tony_tha_Mastha

      Há pessoas com tão mau gosto. Só falta agora vires dizer que a interface do Android é mais bonita que a do Windows Phone 7.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        peá …para mim não é mais bonita, mas sim muito mais bonita.
        mas esta é a minha opinião, e eu sou suspeito 🙂

        cmps

  5. Avatar de cris.
    cris.

    Adoro esta nova M$, pelos ultimos progressos parece que vamos ter grande produtos por parte desta. Ansioso por um Nokia-M$ phone !

  6. Avatar de Rresende
    Rresende

    Isto ainda nem saiu, só uns leaks de umas imagens e já falam como tivesse visto.

    pFF

  7. Avatar de RCS
    RCS

    Isto está muito cru ainda. Reparem nas scroll bars 🙂

  8. Avatar de aver
    aver

    Dois caminhos para os tablets:

    – Windows (versão semelhante à dos computadores) + Office
    – Sistema operativo leve (iOS, Android) + apps (aos montes, para tudo e mais alguma coisa)

    Como observava alguém, a Microsoft está atolada no primeiro, nem vai tentar usar uma versão do Windows para mobile (como seria usar um tipo de Windows Phone + apps em tablets). A Apple, seguida pelos Android, mostrou que o caminho para os tablets é o segundo.

    Quando acordar já é tarde. O Windows para computadores impôs-se porque se tornou dominante e passou a ser tudo (ou quase) para Windows em termos de desenvolvimento de software. Mesmo que a Microsoft venha a acertar o passo e a criar um SO adequado para tablets, nessa altura já outro se tornou dominante (ao que tudo leva a crer, o Android). acho que a Microsoft está na mó de baixo.

    1. Avatar de Rresende
      Rresende

      Trazer a Metro UI para windows 8 é excelente para os tablets, mais, as aplicações do Windows Mobile podem vir a ser portadas para Windows.
      Por isso a Microsft já está um passo à frente.

      Btw

      ” posição dos elementos no documento exibido na imagem, percebe-se que existirá uma faixa de deslize que será útil para passar o documento em banner onde será tirado também todo o proveito do multi-toque permitindo tocar e aumentar bem ao estilo do que se vê hoje no iPad.”

      Ipad, smartphones recentes, Androids…etc etc..

      ” AppX e oferecer ou vender as mesmas numa “app store” que será criada dentro do Windows 8… isto parece-me familiar!!!”

      A que? Ao centro de Software do Ubuntu?

      Um artigo sem mencionar apple e bato palmas.

      1. Avatar de Tony_tha_Mastha

        “A que? Ao centro de Software do Ubuntu?”

        Ahahahah!

        *vénia*

      2. Avatar de aver
        aver

        Pois. Dá-se o caso de me ter limitado a resumir este artigo, que não me parece de ninguém ligado à Apple.
        http://www.businessinsider.com/microsoft-had-to-make-windows-the-center-of-its-tablet-strategy-even-if-it-kills-them-2011-4

        1. Avatar de Vítor M.

          Hehehe essa está excelente… porque haveríamos nós de falar na Apple se temos o Ballmer a falar 😀

          Excelente…

      3. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        sim ao Ubuntu, que foi o primeiro SO a nivel mundial de desktop a ter uma APPCenter e será o primeiro a poderes realizar testes antes de instalar as aplicações, só não foi o primeiro a ter rating no software center porque o OSX antecipou-se e tornou-se no primeiro a ter rating.
        A ms tem um modelo de negocia estável, tem o monopólio com as marcas e por melhor que sejam os outros productos, nunca conseguirão sobrepor-se…a não ser que a Ms durma tanto como aconteceu no mercado mobile…agora é tarde.
        Se o ubuntu tivesse hardware como a MAc, embora lhe faltem uns pozinhos seria um sucesso, mas como depende do hardware dos outros, aqui já entram jogadas mais complicadas e dificilmente atingirá níveis elevadíssimos, embora tenha uma relação preço qualidade completamente imbatível.
        Mas se ele se tornasse tão banal, possivelmente, e aqui falo por mim, iria para outro SO.

        cmps
        cmps

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          “A Mac”. Ja nao se ouvia isso ha algum tempo.

  9. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    o MeeGo é melhor despachar-se. Já está meio atrasado

    1. Avatar de aver
      aver

      O MeeGo finou-se.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas..
        o mego não acabou continua o seu processo de desenvolvimento, não com o furor esperado, visto que a nokia deu um tiro no pé…mas não é a única de vez em quando grandes empresas dão um tiro no pé…
        Agora, se me disseres que o interesse da intel em concorrer futuramente com outros SO’s e se tornar mais independente do SO microsoft…essa ideia é que esfriou…
        mas acredito que continue a desenvolver o SO, pois este ja esta e ira estar em mais carros de luxo,etc…

        cmps

        1. Avatar de Ghost Rider
          Ghost Rider

          Sim, eu ando a par do MeeGo, mas o que quis dizer é que se o MeeGo demorar então perde a sua possibilidade de ter uma boa market share (se bem que já perdeu algumas das oportunidades). Pelo que vi, o MeeGo para tablets está muito bem conseguido, principalmente a UI.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            sim, concordo,
            o meego esta um producto muito bom mesmo, faltam é marcas para apostar nele…
            E se isto continuar assim, ai vai ser muito mau pois perde a hipotse de entrar e ganhar mercado, vai deixando de ser algo aptecido.
            Mas outros SO´s muito bons e melhores que alguns que estão no mercado foram esquecidos, devido a esta inercia em avançar…

            cmps

            cmps

            cmps

  10. Avatar de Balzackiano
    Balzackiano

    Interface simplesmente Horrivel!!! WP7 e IE9 Like “ME” dão nojo.
    Pra quem gosta desse tipo de design, tbm devem achar as barangas mais horrorosas o maior tesão!!!