Windows 8 – Mais algumas novidades no explorador de ficheiros

54 Comentários

Na continuação da apresentação do que será o Windows 8, a Microsoft tem disponibilizado alguma informação sobre o que podemos esperar e de que modo vamos poder usar essas funcionalidades.

Desta vez a atenção da Microsoft recaiu sobre uma das mais antigas e importantes peças do Windows, o explorador de ficheiros. A ideia base foi manter a usabilidade que todos lhe reconhecem, adicionando e trazendo para destaque novas funcionalidades.




A base das alterações que a Microsoft introduzirá no explorador de ficheiros do Windows 8 teve como orientação dados de utilização desta ferramenta. Era importante disponibilizar de forma simples e rápida o acesso às principais funções que os utilizadores mais usam e necessitam.

Para o fazerem, adicionaram ao explorador de ficheiro a conhecida interface Ribbon, que tão bem conhecemos de outros produtos da Microsoft. Desta forma conseguiram alargar os comandos disponíveis e arrumaram-nos de forma mais funcional e prática.

Os objectivos que a Microsoft traçou para o novo explorador visavam os seguintes pontos:

  • Optimizar o Explorer para a tarefa de gestão de ficheiros – Voltar a trazer o explorador para as suas raízes como um gestor de ficheiros.
  • Criar uma experiência de utilização de comandos linear – Disponibilizar de forma simples e rápida o acesso aos principais comandos, colocando-os na zona de maior destaque da interface.
  • Respeitar a herança do Explorer – Manter a riqueza e o poder que o Explorer teve desde a sua origem e trazer de volta as funcionalidades mais relevantes.

Vejam no vídeo abaixo o que será o novo explorador de ficheiros do Windows 8 e a forma como vão poder usá-lo na sua magnitude.

Para além destas alterações óbvias, vão existir outras que vão com certeza fazer as delicias dos utilizadores. Haverá uma maior integração e interacção entre as diversas funções que são disponibilizadas, o que tornará o explorador de ficheiros ainda mais rico de usar, mantendo ao mesmo tempo a simplicidade que o caracterizou.

A definição do que será o Windows 8 está cada vez mais perto do seu fim e daí será mínimo o tempo até que chegue às mãos de todos os utilizadores.

Artigos relacionados

Homepage: Building Windows 8

Partilhar:
Tags:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Só me pergunto… porque não deixar simples como está? Para quê desfeiar o sistema?

    1. Avatar de Lxxs
    2. Avatar de Trambulhao
      Trambulhao

      Concordo..

    3. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
      Arcadiy Kulchinskiy

      +3

    4. Avatar de Pedro Marques
      Pedro Marques

      Não percebo porque é que não se arrasta logo o ficheiro, para cima do mail, e o browser devia logo anexar o ficheiro junto com o email…

      1. Avatar de Tony_tha_Mastha

        Bem vindo ao HTML5.
        (isso que disseste é possível no gmail)

    5. Avatar de zp
      zp

      Este SO é para tablets também, os icons têm de ser grandes e acessíveis. Eu gosto! Está muito windows office este explorer. Venha ele!!

  2. Avatar de Filipe Lourenço

    Uau, um look à Office 2007…

  3. Avatar de Charly

    Eu acho que bastava chamar ao sistema (trocando o tradicional Microsoft Windows) Microsoft Office OS, já parece o office no sistema … baahhhhh …. em vez de tornar mais simples, mais leve, tornam-no mais palhaço e cheio de tralha!!!!!

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Mais simples que aquilo, só se tiveres escrito em letras de tamanho 60 em cada pasta que abres -.-

      Mais leve? É mais leve se tiveres um pc decente, temos de evoluir, onde estávamos se ainda usássemos windows 98 com 120kBs de memória e um disco que mal 5 MiBs tem.

      Aprendam a evoluir, sempre a criticar o trabalho dos outros, se achas que fazes melhor força. Quero ver isso, senão gostas usas outro, mas aviso-te que acontece o mesmo com todos os sistemas operativos, hardware, tudo.. evolui, e ou segues a evolução, ou ficas preso a meio.

  4. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    Realmente não dá para entender a Microsoft!
    Numa altura em que apregoa que vai fazer sair um sistema mais adaptado aos tablets, faz isto!? Não é um interface que pareça simples, é confuso, tal como o que fizeram no office! Até pode pôr muitos mais comandos acessíveis, mas a simplicidade não é isto!

    1. Avatar de Djan89
      Djan89

      Caro Ppietra,

      Não sei se já reparou que Win8 vai ter duas interfaces e esta é a que vai dar continuidade a actual interface do Win7 enquanto a outra (metro) vai ser para tablets.

      Também não se reparou que as tão criticadas versões de office por terem esta interface bateram recordes de venda.

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        Tal não é a história completa! O “metro” só vai ser a primeira camada de interface, mas mal as pessoas usem as milhares de aplicações que têm no Windows actual, lá vem este interface, mesmo no tablet.
        Para além do mais é bem possível que o Windows 8 use o Explorer para navegar os ficheiros em qualquer situação, pois até agora o interface “metro” parece centrado nas aplicações – mas a confusão que isto vai ser é outra história!
        O Ribbon é um interface pouco adaptado ao toque ao condensar demasiados elementos de diferentes tamanhos. Numa altura destas é um mau sinal quanto às ideias da Microsoft para o futuro.
        Quanto ao Office, não há falta de provas de descontentamento das pessoas quanto ao seu interface, é só ouvir ou procurar na internet!

        1. Avatar de Djan89
          Djan89

          Caro Ppietra, a “metro UI” tem o seu proprio explorer (foi demostrado na 1ª demostração do Win8).

          A “metro UI” vai ser para utilização light (consultar emails, navegar na web, esses tipos de coisas) e Aero+Ribbon será para utilização extensivo (como o actual Win7).

          Essa confusão que diz corresponde a mais de 80% de utilização do explorer portanto não é uma alteração sem fundamento na perspectiva de produtividade, digo isso porque o ribbon já provou ser uma interface muito produtivo no office.

          Agora se no explorer vai ser produtividade ou um confuso… so o futuro e a utilização o dirá.

          Abraço

          1. Avatar de Ppietra
            Ppietra

            Produtivo no Office!?
            Eu passo a vida à procura das coisas no Office dada a confusão do Ribbon – retira por completo a memória mecânica. Não digo que não reduza nos cliques que faço em certas coisas, mas o tempo que perco à procura em nada compensa, ainda por cima porque meia volta o ribbon salta para outra área qualquer e quero voltar a usar um comando e ele já não está no sítio que deveria estar. E é isso que vai acontecer com muita gente.
            Eles podem mostrar que põe não sei quantos % dos comandos mais usados, mas não mostram o tempo que as pessoas demoram a encontrá-los, ou a frustração das pessoas

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Se as pessoas não fossem perguiçosas e lessem, que eu saiba ali não tem só imagens diz muito claramente debaixo de cada imagem o que faz, tem as opções mais usadas lá.

      Não vejo mais simples que isso.

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        Sabes, se as pessoas têm que estar sempre a gastar tempo a ler, perde-se por completo a lógica de usar icons, para ler seria bem mais preferível os menus, ao menos aí ganhava-se memória mecânica.
        Este tipo de interface é confuso para a maioria das pessoas! Se a Microsoft anda a medir a funcionalidade só por pôr os comandos mais usados, esquece-se de medir quanto tempo é que as pessoas demoram a encontrá-los antes de clicarem.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Até parece que se demora assim tanto, não são do tipo 50 funcionalidades, são umas 5 ou 6, com imagens enormes e descrição em baixo, eu acho essa fita toda um exagero.

          E o explorer antigo vai estar disponivel, o que prova mais uma fez, que não passa de uma birra vossa.

          1. Avatar de Ppietra
            Ppietra

            São 8 comandos com icons grandes, intercalados por 11 comandos com icons pequeninos! Muitos deles até servem só para aceder a um menu.
            Não é um interface linear e básico… pode funcionar para alguns mas a maioria achará confuso e saturante!
            O explorer antigo desaparece… podes esconder o ribbon, mas deixas de ter os menus!

          2. Avatar de Jose
            Jose

            Quem te disse a ti que o explorer antigo desaparece?

            Ta disponivel o tema normal do windows 7 sem o ribbon, deviam informar-se antes de atirar pedras.

  5. Avatar de Joao
    Joao

    O explorador de ficheiros do Windows já andava a precisar disto à muito tempo!

    Este novo Windows estar a deixar as minhas expectativas bem altas! 😀 😀

    Para quem quer o Windows como está, é simples, não comprem o novo! Enfim, à gente que é sempre do contra! Que se há de fazer!

  6. Avatar de Zécolmeia
    Zécolmeia

    Cada vez mais horrível lol.

    Pode ser muito funcional mas leve e limpo…
    Puff… Keep going MS… Provavelmente este passa-me ao lado lol.

  7. Avatar de Jorge Revés
    Jorge Revés

    Acho que uma barra Ribbon para ter as funcionalidades de copiar/colar/eliminar/etc. não faz falta nenhuma.

    Se introduzissem a capacidade para exibir duas ou mais pastas em simultaneo através de vista separada, isso sim seria util.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Não faz falta a ti, mas pode ser que faça a outra pessoa, não se pode agradar a todos. Quem não gosta que se mude.

      1. Avatar de João Rodrigues
        João Rodrigues

        Oh José, tem lá calma… Para isso é que serve o espaço de comentários: para que cada um dê a sua opinião! Se queres dar esse tipo de conselhos a toda a gente então sai à rua e grita:

        “Quem não gosta que não compre! Quem gosta vá para a fila!”

        Acredita que é válido para qualquer um dos produtos que as pessoas possam estar (ou não) interessadas em comprar

      2. Avatar de Jorge Revés
        Jorge Revés

        1º No meu comentário disse “Acho…” o que desde logo dá a entender que é minha opinião

        2º Não vejo a necessidade da existência daquelas operações numa barra pois existe o “context menu” com a mesmas ou os atalhos com as teclas que é bastante mais prático

  8. Avatar de Rui Azevedo
    Rui Azevedo

    Sinceramente nao achei boa estrategia da windows, as coisas cada vez querem se mais simple, um visual mais limpo das janelas é a evolução ! Não encher um explorer cheio de botoes com as opcoes desejadas. Cumps

  9. Avatar de The STK
    The STK

    Para quê, não estava bem? Que confuso, facilita exactamente o quê? Espero que dê para minimizar

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu também acho.. só da opinião tá a funcionar bem ñ se mexe..

  11. Avatar de Luis Matoso
    Luis Matoso

    Eu acho espectacular e muito mais simples para fazer as operações que agora têm de ser feitas em dois ou três passos ou recorrendo a software extra. MUITO BOM

  12. Avatar de José Sousa
    José Sousa

    Está tão bem como está…

    ctrl+c, ctrl+x, ctrl+v, ctrl+t, f2 ou dois cliques no rato e faz-se tudo o que está nessa barra.

    Ocupar tanto espaço pa poupar um clic? FAIL :S

  13. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Windows 8 vai ser Windows 7 com Media Center novo e porcaria desnecessário.

  14. Avatar de user
    user

    Eu gostei da novidade, e tal como o Office 2007 / 10, é possível minimizar a ribbon, passando esta a ocupar apenas o espaço dos comandos “file” / “open” / “share”, etc.

    Para quem não apreciar esta novidade, basta minimizar a ribbon e nem dará por ela. Provavelmente será assim que tirei a minha ribbon para ter mais espaço livre no ecrã.

    Uma coisa que apreciaria neste SO, era a possibilidade de mostrar o tamanho das pastas (em vez de mostrar só dos ficheiros) na vista detalhada.

    Extremamente satisfeito com as noticias que têm sido divulgadas e cada vez mais ansioso pela versão de teste.

  15. Avatar de hiranokite

    a Microsoft não aprende mesmo =/

  16. Avatar de anog
    anog

    Bem, quem não quer, não utiliza. A lógica de ter o explorer assim é a de uniformizar o software e parecer natural estar no explorer, no Office, ou outro produto Microsoft. Quem não quer ver, esconde a barra e pronto. Aliás, já no Office dá para esconder a barra…

    Só faltou falarem aqui do suporte nativo para montar ficheiros ISO (que já devia ter sido implementado à anos) e ficheiros VHD.

  17. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Cada vez mais dou graças a ter mudado para linux à 4 anos atrás.
    O windows está cada vez pior. Que horror! Tanta coisa para quê? Meu deus…!

  18. Avatar de K
    K

    Sem querer generalizar ao ponto de dizer que o novo windows é me***, não gosto do caminho que estão a seguir. nunca achei, não acho e não me parece que vá achar a ribbon um bom conceito. Acho a particularmente confusa e a ocupar demasiado espaço para o que oferece, espaço esse que podia ser melhor aproveitado. A m$ pode apregoar o que quiser sobre a quantidade de utilizadores satisfeitos com o ribbon, eu não sou um deles e, francamente, para mim como sou eu que vou dar (ou nao) dinheiro por ele, a minha opinião é a única que me interessa.
    Espero que de pelo menos para desactivar.
    Tempo melhor investido em implementar outras funções muito mais úteis de raiz, como um sincronismo entre 2 pastas, coisa que só fim destes anos todos ainda lhes passa ao lado.

    Ja agora, m$, que tal fazer um melhor trabalho na tua nova versão do win server? Tou farto de resolver erros estúpidos, aturar bugs ridículos e andar atrás de configurações demasiadamente confusas desnecessárias e redundantes no teu flagship win2k8 server r2.

  19. Avatar de rt
    rt

    Muita da gente aqui é muito ‘letrada’ em informática pelo que acha desnecessário ter todos os comandos em botões à mostra.

    Agora passem numa repartição de finanças e contem o nº de funcionários que sabem os atalhos do ctrl+c, ctrl+x, ctrl+v, ctrl+t, f2 e etc ou que saibam mesmo tudo o que podem fazer com o botão direito do rato.

    O windows e os computadores não é só para os geeks e ao contrário de vocês eu acho que esta alteração até vem em muito simplificar e agilizar.

    Pensem nos passos e cliques que têm de fazer quando querem mudar a opção para ocultar/mostrar pastas e ficheiros e agora pensem naquilo que viram no video (apenas 2 cliques para fazer esta actividade) ao invês de ter de andar a navegar por opções de pastas e menus que a maioria das pessoas desconhecem e têm de mexer para não estragar.

    1. Avatar de anog
      anog

      rt, Pessoas que não sabem o que é ctrl+c, ctrl+v?? Só neste Portugal a fora deve-se contar pelos dedos aqueles que não conhecem…(ironia claro)

      Enfim, aquilo que muita gente não percebe é que existe outra tanta gente (e gente nova) que não conhecem atalhos, existe gente que ainda se está a adaptar aos PC’s, e se se pode ter funcionalidades mais visíveis, porque não?
      Aliás, eu que não percebia o porquê de tantos botões no actual explorer, já dou por mim a utilizar o botão do “nova pasta” por ser mais directo. Se calhar devíamos todos pedir que o Windows fosse como o linux e passar metade do tempo com uma consola aberta…

      Enfim, para esconder esta “monstruosidade” de barra, basta um duplo click e isso não custa nada. (isto assumindo que funciona como o que já existe)

    2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Estava a ver q era o único a ter este ponto de vista. Apesar de eu trabalhar bem num PC vejo bem a falta de capacidade de mts pessoas e consigo perceber as vantagens desta nova interface, p mim sera p ocultar certamente, mas p mts outros utilizadores sera uma mais valia.

  20. Avatar de ze
    ze

    é desta que compro um mac.

    daqui a uns dias nao temos espaço para ver os ficheiros. serão só opções

  21. Avatar de J Pedro
    J Pedro

    Seria boa ideia que o explorador tivesse um separador e logo 2 janelas, util ao copiar duma unidade para a outra, etc

  22. Avatar de oi
    oi

    Para a maioria das pessoas que só sabem abrir o facebook e pouco mais isto será optimo, para os restantes a maioria das coisas é indiferente.
    Abrir ISOS e VHD é algo muito bom 😀

  23. Avatar de jpng81
    jpng81

    lolololololololololololololololo
    Estas novas barras “idiotas” vão sair muito caras a muita gente, pois o windows8 é um windows 7 mas com as barras do office 2007.
    Portanto o windows 8 vai ser barras pipis, uma entrada á media center que dizem ser para tablets, e os users arrotam com 200euros .
    – Vão-se esquecer novamente que o sistema operativo, tem limite de “letras” para drives.
    – Vão-se esquecer que o sistema operativo precisa de usar menos memória para funcionar melhor.
    – Vão-se esquecer que as actualizações é quando eu quero fazer e não quando o sistema operativo me OBRIGA a fazer as actualizações.
    – Vão se esquecer que mesmo que a actualização esteja feita que não me faça a uma contagem decrescente para reeiniciar o sistema operativo, se me dar hipotese de cancelar o reeiniciar.
    – Vão se esquecer que assim que o download esteja feito, não fique a verificar o ficheiro (leva mais tempo a verificar o ficheiro do que o próprio download feito).
    O próprio sistema operativo deveria ser inteligente o suficiente para que ao fim de não sei quantos reboots deveria perguntar ao user se queria verificar o estado do disco rigido (sectores danificados).
    E as tais paragens cardíacas que o sistema operativo tem de vez em quando em que se fica feito parvo a olhar para a tal “ampulheta” circular a espera que o sistema operativo desemburre???

    1. Avatar de otniP
      otniP

      Já considerastes em mudar para outro SO?
      Se fores gamer vai ser dificil…

  24. Avatar de Tony_tha_Mastha

    Esta malta toda que critica esquece-se que o Windows sempre foi flexível podendo todas as novidades como esta (claramente virada para o touch) serem desactivadas.

    Ex: quem não gosta da task bar do 7, transforma-a numa igual à do Vista.

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      “claramente virada para o touch”??
      como??
      Está tudo encavalitado uns sobre os outros, com icons de diferentes tamanhos – muitos deles minúsculos. Não me parece nada adaptado ao touch.

      1. Avatar de Tiago Folhas
        Tiago Folhas

        Virado para o toutch sim, ou vais querer por o W8 num smartphone?

  25. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estou de acordo com esta modificação por parte da MS pois há muita gente que não conhece os atalhos “ctrl”, porém detesto o look à Office 2007, podiam inovar na área do design e usar algo novo nao? o pessoal gosta é de novidades!

  26. Avatar de Pedro
    Pedro

    A Microsoft, em vez de adicionar mais lixo (icons) ao interface, deveria estar empenhada a resolver problemas de sistema antigos que desde o Windows XP ainda permanecem activos. Quanto mais “bonecos” o sistema tiver mais lento se torna. No meu computador pessoal não tenho qualquer icon no desktop, as barras de ferramentas estão escondidas – uso simplesmente atalhos no menu INICIAR – e tenho a velocidade e fluência que corresponde a produtividade e eficácia.
    Já no Office 2007, mantenho sempre a faixa (ribbon) oculta, pois distrai e ocupa muito espaço no ecrã. O sistema de menus era mais produtivo, este novo sistema parece muito aleatório…

  27. Avatar de rcc
    rcc

    se isto fosse no linux não havia tantas criticas. como é agora no caso da microsoft. já é outro assunto

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois 😀 é só dor de cotovelo, afinal estamos a falar num sistema operativo que tem de preencher as necessidades de cerca de 90% do mercado computacional 😉