Windows 8 – Novidades na interface de cópia de ficheiros

62 Comentários

O Windows 8 ainda não surgiu de forma oficial e muito se tem já escrito sobre ele. Promete ser uma verdadeira revolução sobre a forma como trabalhamos e interagimos com o nosso computador.

As novidades têm surgido de forma muito controlada e sempre de forma a tornarem ainda mais apetecível a sua chegada às mãos dos utilizadores. Agora foi apresentada uma novidade relacionada com a cópia de ficheiros e a nova interface para esta função.



A Microsoft criou um blog específico para que possam ser apresentadas as novidades que o Windows 8 vai trazer e é aí que tem feito estes pequenos anúncios. Foi aqui que pudemos encontrar a novidade que agora foi tornada pública. No Blog Building Windows 8 foi apresentado o que será a nova interface de cópia de ficheiros.

Esta nova interface centrou-se na necessidade de tornar o processo de cópia mais simples e conciso, com uma interface única e dando um elevado grau de controlo ao utilizador.

Assim, em vez de termos o normal e actual processo de cópia de ficheiros em que para cada uma é aberta uma nova janela, para podermos acompanhar o processo, passamos a ter todos os processos agrupados numa única janela. Os utilizadores do Windows vão deixa de ter de andar de janela em janela à procura do processo que pretendem acompanhar.

Passa ainda a ser possível pausar uma cópia, retomá-la ou cancela-la. Desta forma vão conseguir determinar qual o processo de cópia que pretendem terminar primeiro. É ainda possível clicar na pasta de origem ou de destino e abrir as pastas correspondentes.

Uma segunda novidade, e que será do agrado de todos, é a possibilidade de termos nessa interface gráficos em tempo real das taxas de transferência que essas cópias estão a ter. Conseguem assim acompanhar melhor essas cópias e caso seja necessário decidir que ficheiros devem prioritizar.

A última novidade que foi apresentada está relacionada com os problemas que existem ao copiar ficheiros para pastas onde existem já ficheiros com o mesmo nome. Até agora éramos brindados com uma simples mensagem a indicar que existiam já ficheiros com o mesmo nome nessa pasta.

A alteração introduzida permite que tenham numa interface única uma pré-visualização dos ficheiros (original e cópia) para que possam comparar e decidir se pretendem sobrepor ou não esses ficheiros.

Estas novidades são apenas mais umas das muitas que o Windows 8 vai trazer quando chegar ao mercado. As promessas de que será um sistema operativo inovador estão a começar a tomar forma e a concretizar-se.

Homepage: Building Windows 8

Partilhar:
Tags:

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de santiago
    santiago

    muito bom !

  2. Avatar de joão
    joão

    hmmm o vídeo não tem nada a ver…

    1. Avatar de Paulo Costa
      Paulo Costa

      também não percebi…

      1. Avatar de João Ribeiro
        João Ribeiro

        lol mesmo… agora também fiquei super atento até ao fim a tentar perceber o que ia sair dali, quando percebi que se calhar foi engano hehe lol Acontece 😛

    2. Avatar de Pedro Simões

      Agora já tem a ver.

      Recomendo que o vejam.

  3. Avatar de Gabriel Queiroz

    a imagem de copia de arquivos eh uma copia chupada do Ubuntu, eu uso desde a 9, kaoakao grande inovação mesmo

    1. Avatar de N. Roque
      N. Roque

      Ainda bem que a Microsoft aprende algo com o Linux.

    2. Avatar de adasd
      adasd

      não é do ubuntu, é do kde. acredito que o ubuntu tenha copiado tb, visto que tb é habito deles.

      1. Avatar de Daniel Bohry
        Daniel Bohry

        Não está presente apenas no KDE.
        M$ grandes inovações!

      2. Avatar de jpng81

        hehehe, a microsoft já anda aprender com linux… agora só falta corrigir os bugs e complicações ridículas do sistema operativo, que muito básicamente vai ser um win7 apenas com toques graficos e mais nada enfim…..

      3. Avatar de Leandro Pereira
        Leandro Pereira

        Aliás o ubuntu conseguiu pegar no linux e estragar aquilo

        1. Avatar de kcir
          kcir

          Realmente à gente que não sabe o que diz, mas vamos dar um desconto

      4. Avatar de Gabriel Queiroz

        Pelo menos o Ubuntu faz parte do Linux, o M$ devia levar uns processos de patentes aokaoka

        1. Avatar de Notliz
          Notliz

          Então que não o compre, como também, não use na versão piratex!

          O espaço não foi destinado a opiniões sobre qual é o melhor, e sim sobre o novo Windows. Será que é tão difícil assim de entender?

          Cumps Pplware!

        2. Avatar de okapi
          okapi

          Será que tens assim tanta razão na afirmação que fazes. Lê o artigo e talvez mudes de opinião.
          http://www.internetnews.com/blog/skerner/microsoft-extends-patent-deal.html

    3. Avatar de Jay_OR
      Jay_OR

      Autentico plagio.Já não é a primeira, nem vai ser a ultima, então este anterior e actual windows 7 em cada esquina se nota.

    4. Avatar de oNIKE
      oNIKE

      Aqui á tempos quando postaram a notícia que a microsoft tinha dado os parabens ao ubunto ou la o que era, que a microsoft ate fez um video, eu disse “o Windows 8 ainda vai ter alguma coisa a ver com o linux” e houve logo gente que criticou, bem, está aqui a prova de que o que eu disse nao está errado de todo.

      😀

  4. Avatar de Gonçalo Alves
    Gonçalo Alves

    Que video e este??? :s

  5. Avatar de André
    André

    Não será algo já visto em outros SO..

  6. Avatar de Zécolmeia
    Zécolmeia

    LOL… A Sapo tem mesmo que mudar a pub…
    Metam como no youtube. opcional e pode ser fechada.

    Desde que meteram isso assim, tiram-me qualquer vontade de ver videos pelo sapo.

    1. Avatar de jojo
      jojo

      +1… que seca!

  7. Avatar de Mike
    Mike

    No Mac já podiam meter um sistema de cópia de ficheiros que intercale conteúdos, como o Windows usa. No OS X, ou copias e sobrepões, ou não copias.

    1. Avatar de Daniel Oliveira
      Daniel Oliveira

      teracopy, não me parece que um mecanismo / processo / método melhor de cópia dentro de um SO

      1. Avatar de MOr
        MOr

        Exactamente, devia de ser obrigatório.

      2. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        Junto-me ao club do TeraCopy

      3. Avatar de YourPaysafe

        Desculpa discordar mas acho que ter suporte para estas funcionalidades nativamente é sempre um must.

        Pessoalmente já espero por isto desde o windows 95.

  8. Avatar de Vítor M.

    O vídeo está OK agora 😉 e mostra a nova funcionalidade. Está interessante este método.

  9. Avatar de kekes
    kekes

    A interface basica já habia em Ubuntu mas o resto está bastante interessante, pelo Windows 8 espero…

  10. Avatar de Serva
    Serva

    Existe em Ubuntu desde a versão 6.10 , ou seja fará em Outubro 3 anos em que esta funcionalidade já existe .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de BZ
      BZ

      E?
      À mais de 4 anos que existe com o Teracopy…

      Não que interesse para alguma coisa.

      1. Avatar de Daniel Bohry
        Daniel Bohry

        Só está a dizer que não é novidade.
        Perceba que nada se inventa, apenas transforma / adapta 😛

  11. Avatar de K
    K

    Finalmente! Isto é uma função que só se manteve igual desde, bem, sempre. E com tanto software alternativo a fazer melhor, já se justificava à muito. Infelizmente parece ainda não haver uma função de sincronismo entre pastas como o antiguinho total commander tem.

    Também me pareceu uma cópia chapada do linux, mas se vamos copiar, copiamos o que está bem feito, logo parece-me bem.

  12. Avatar de Yamato
    Yamato

    Nada se cria, nada se inventa, tudo se copia.

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        P: de onde copiaram os pc’s?
        R: aliens. lol
        mas e agora de onde copiaram os aliens?

        1. Avatar de Paulo

          Não sou bom em história mas eu compreendo a coisa desta forma, se alguem quizer que te explique melhor ou utiliza o google:

          Os pc’s foram criados muito antes do “povo” poder ter-lhes acesso e foram o resultado de uma necessidade humana de automatizar as coisas.
          na apolo 11 o calculo disponível na altura era pouco superior ao de uma calculadora normal, foi muito arriscado, nos anos seguintes isso evoluiu, e os pc’s começaram a aparecer por exemplo com as necessidades dos jornais e das gráficas imprimirem ou alterarem documentos e controlar máquinas de impressão, a apple pegou nisso na mesma altura que a microsoft e virou o pc para o utilizador comum ainda que a preços proibitivos na altura mas muitos conseguiram comprar novos ou usados e foram evoluindo até hoje altura em que os telemóveis lhes começam quase a passar a perna, tablets e afins.
          Posso ter algum erro temporal isto foi escrito sem consulta mas a história é essa, a necessidade aguçou o invento, o homem precisava de automatizar e acelarar as coisas e criou robots e computadores pessoais.
          Tal como o yamato disse e tens imensos documentários que o explicam, o PC não é uma peça só, procura na net e vais encontrar que o chip X foi feito pelo fulano X em 1960 e tal e foi contratado para ajudar a empresa Y a fazer uma maquina para um determinado fim e depois foram comprados por não sei quem e a ibm entra ao barulho e assim por diante, o pc é um aglomerado de coisas que já existiam e passaram a fazer mais sentido unidas.

          1. Avatar de joao
            joao

            you just missed the point big time!! lol

          2. Avatar de Filipe
            Filipe

            Só faltou aí dizer que a Apple copiou da Xerox as ideais para o macintosh.

          3. Avatar de Ruaben
            Ruaben

            eu sei disso tudo, queria apenas tirar a ideia que não se cria nada.

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          De mim!

          😛

  13. Avatar de Ryan
    Ryan

    O Ubuntu ja fazia isto ou estou enganado. Eu acho que quem inventou deveria processar a Microsoft e eles nao deveriam vender o Windows 8 na Europa ou no mundo. Esta patente sei la das quantas esta a lixar a “venda” do Ubuntu. EHEHEEHEHEHEH

  14. Avatar de Jhonny Oliveira
    Jhonny Oliveira

    Realmente, ou muito me engano ou este tipo de funcionalidades já existe à bastante tempo noutros OS!!! Enfim, pena que o software livre não tem dinheiro para patentear inovações…

    1. Avatar de Olly

      Se bem me recordo, um dos fundamentos do software livre é não cobrar pelas eventuais patentes que possam registar. i.e. as inovações serem livres e de acesso a todos (ou estou enganado?).

      1. Avatar de Jhonny Oliveira
        Jhonny Oliveira

        Expressei-me mal… mas qualquer coisa do género, “impedir quem cobra de vender aquilo que outros partilham gratuitamente”

  15. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Está fixe!
    Uma das coisas que mais gostei foi a resolução de conflitos. Era uma verdadeira seca ter que reolver conflito a conflito.

    O Pause também era uma coisa que fazia muita falta. Várias vezes cancelei um cópia porque queria rapidamente uma outra que também estava a decorrer.
    Uma interface única acabará com as confusões. Um ambiente mais clean. Um “simples” gestor de cópias

  16. Avatar de Cláudio Esperança
    Cláudio Esperança

    Bem, tal como já foi dito por muitos outros visitantes, esta é uma funcionalidade que já existe à bastante tempo em outros sistemas. A funcionalidade de cópia integrada bem como a possibilidade de fazer pausas nas transferências em curso, é algo que já existe no KDE à bastante tempo (penso que mesmo antes desta funcionalidade ter aparecido no Ubuntu). Pessoalmente agrada-me mais a implementação do KDE por esta funcionalidade estar integrada numa widget na taskbar, o que facilita o acesso. Estas funcionalidades aliadas a outras como:
    – possibilidade de dividir a janela do gestor de ficheiros em dois, com duas áreas de navegação distintas que facilitam imenso as operações com ficheiros
    – possibilidade de trabalhar com separadores (à semelhança do que acontece hoje nos browsers mais utilizados) no gestor de ficheiros, não sendo necessário abrir uma dúzia de janelas para fazer múltiplas operações em simultâneo
    – as actividades e as àreas de trabalho independentes, que permitem separar, por exemplo, a diversão do trabalho com um simples gesto do rato
    são características que tornam o KDE um ambiente extremamente produtivo.

    Pessoalmente não tenho problema nenhum que as coisas boas de alguns sistemas sejam adoptadas por outros sistemas concorrentes: acredito que privilegia a inovação e beneficia os clientes finais. No entanto acho que é importante não assumir como seus os créditos por o trabalho e esforço desenvolvido por quem criou estas funcionalidades.

    1. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      Nao me parece que a Microsoft disse que foram os que inventaram essa funcionalidade. No blog, eles indicam programas para o Windows que fazem mais ou menos o que eles decidiram implementar no Windows 8. Se eles tiraram alguma inspiracao no KDE… e’ provavel, mas nao e’ completamente certo.

      O KDE tem muitas funcionalidades que vieram directamente ou foram baseadas no Windows, e nao e’ por isso que colocam a seguir a cada funcionalidade “Baseado/Retirado do Windows”.

      O que e’ irritante e’ quando se decide nao implementar uma boa funcionalidade de um outro sistema operativo/programa apenas para nao dizer que “copiaram”.

      Fiquem Bem!

  17. Avatar de Paulo

    Uma coisa que gostava de ver resolvido é que quando em qualquer sistema operativo microsoft se arrasta um ficheiro para determinado sitio, o local de destino fica inacessível até a cópia estar terminada, por exemplo, arrastar um ficheiro com 5GB para o desktop, não se pode tocar mais no ambiente de trabalho até a transferência estar concluida, senão abrindo uma pasta e navegando até ao ambiente de trabalho. nunca entendi o motivo deste funcionamento do windows, e irrita bastante.

  18. Avatar de rodasp
    rodasp

    já era sem tempo, a função “pausar” já à muito que faz falta.. é pena o velho XP não ter estas novas funções.. sim porque o forte do XP em relação ao Vista, 7 e 8… é o consumo de RAM. Para quando uma redução?

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      O XP nada tem a ver com o Vista e 7.

      O XP x64 é uma autêntica porcaria, cheio de incompatibilidades, instabilidade e apesar de ser 64bits, por vezes atrofiava com máquinas com mais de 3GB de RAM.

      O XP também é muito inseguro, tem falhas colossais de gestão de consumo de memória e por coisas insignificantes, dava logo um Bluescreen.

      Agora tanto o Vista como o 7, são muito mais estáveis, a versão x64 é muito mais estável, muito mais compatível e já não tem aqueles problemas de compatibilidade com mais de 3GB de RAM como tinha o XP x64.

      Para alem de que, o Vista e o 7 são muito mais seguros do que o XP.

      A Microsoft quando lançou o SP3 para o Windows XP, pensou que salvasse por uns tempos a vida do XP, mas pouco resultou, os problemas do XP eram tantos que nem que lançassem o SP6 resolvia todos os problemas que tinha.
      Por isso que a Microsoft já à muito (mesmo antes do SP3), anunciava a descontinuação de actualizações / suporte para o XP, mas mesmo assim ainda lançaram o SP3 com a esperança de prolongarem por mais uns tempos a vida do XP.

      Apesar do Win 7 não ser adorado por muitos, é actualmente o sistema, para uso normal, mais seguro da Microsoft.

      Actualmente os sistemas 64bits mais estáveis e compatíveis é o Windows 7 x64 e o Mac OS X.

      Por exemplo o Ubuntu x64 é muito instável em comparação às outras plataformas.

  19. Avatar de Emannxx

    Está mesmo muito bom, mal posso esperar, eheh.

    No entanto, seria também uma óptima implementação um botão “re-transfer”, I mean, por vezes quando se está a copiar de dispositivo A para dispositivo B e ocorre um erro, lá vamos nós repetir o processo todo. Se existisse um botão tipo o refresh dos browsers que permitisse retomar a transferência de onde ela tinha terminado, seria super útil.

  20. Avatar de mr_mufy
    mr_mufy

    Boas pessoal.

    Uma pequena observação.

    Não é o Ubuntu que possui este sistema, mas sim o Ambiente gráfico X, ou seja, os gestores de ambientes gráficos.

    Neste caso o inovador o KDE,e por conseguinte o Gnome.

    Mas na minha opinião não importa quem inventou, desde que seja funcional!!! coisa que no Windows o Copy nunca funkou com as melhores opções por isso uso aplicações extra.

    Mas finalmente a Microsoft esta a tentar melhorar o sistema.

  21. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Eu gostava era de ter as taxas de transferencia iguais às do XP… É uma seca copiar no vista, um pouco melhorada no 7…

  22. Avatar de MySeLf
    MySeLf

    Já implementavam era uma Queue… aos anos que isso já deveria estar implementado.

  23. Avatar de PM
    PM

    Eu estou-me borrifando se já tem no Ubuntu ou no xiribu…:-) Quem copiou quem… o que me interessa é que no próximo windows isto esteja presente.

    Mas já que é tão bom no Xiribu, porque é que só meia duzia de tipos é que o usam esses sistemas operativos? Já ouço esta conversa há mais 10/15 anos, xirubu para trás xiribu para a frente, mas pelos vistos a maioria não se interessa e não fica esmagado por tantas qualidades…curioso…mas que os fanáticos vem se esforçam lá isso esforçam…:-)

    1. Avatar de joao l
      joao l

      Primeiro usa depois critica eu uso archlinux com kde um dos ambiente graficos mais pesados e so consumo 600 mg de ram em 3.5 para alem de ter um desempenho incrivel e sem bluescreens e breaks ou seja o que for.

      Faz isso e veras que ate mesmo o ubuntu tanto falado supera o windows a brincar a nivel de desempenho

  24. Avatar de Helguera
    Helguera

    Espero é que resolvam aquela treta do “tempo restante” que tanto passa de 1 min para 15 e vice-versa…..isso sim, seria útil -_-‘

  25. Avatar de lucifer
    lucifer

    uma novidade ja utilizado no BeOS …. ha mais de uma decada/

  26. Avatar de Filipe
    Filipe

    Ai que nervos que me metem porraaaaaaaaa, nao se calam com o Ubuntu, ja enerve, estamos a falar no windows 8 aprendam nao venham para aqui falar de outras coisas nem qual e o melhor dasse, ja começa a ser irritante .. Sim esta novidade ja existe noutros sistemas e ? querem um premio por isso ? crescam e apareçam, nao gostam do windows 8 ? azar ! porra sempre com o linux e ubuntu e sei la mais o que ..

  27. Avatar de Filipe
    Filipe

    Ai que nervos que me metem porra, nao se calam com o Ubuntu, ja enerva, estamos a falar no windows 8 aprendam nao venham para aqui falar de outras coisas nem qual e o melhor dasse, ja começa a ser irritante .. Sim esta novidade ja existe noutros sistemas e ? querem um premio por isso ? crescam e apareçam, nao gostam do windows 8 ? azar ! sempre com o linux e ubuntu e sei la mais o que ..