Divirta-se com este som…
História desta semana…
Sabia que tem muito ouro escondido à frente dos seus olhos em sua casa?

Todos nós temos em casa muitos dispositivos que já não usamos, que estão em fila para irem para o lixo, mas há quem tire proveito deles mesmo em fim de vida.

Um engenheiro e químico, de seu nome Joseph Murchinson, encontrou uma maneira de produzir riqueza com os “monos” que tinha em casa. Retirar dos componentes electrónicos o ouro.
Depois de desmontar tudo, colocar todos os componentes em peças, há que seleccionar os que contêm realmente componentes com ouro.

Depois há um processo de separação do que é o aço dourado e do que não tem particulas em ouro.

Para isso é necessário recorrer a ácido clorídrico (duas partes) e de peróxido de hidrogénio (numa parte)

Uma semana depois, e abrigado da luz, os componentes torna-se flocos flutuantes com partículas de ouro já bem visíveis. Estes flocos devem ser colocados num filtro de café para limpar e drenar resíduos. Deve ser feito utilizando metanol.

Os resultados já mostram partículas limpas do metal precioso.

Em seguida, é necessário fundir o que resultou, para isso terá de ser usado tetraborato de sódio e levar o caldo a uma temperatura de 1063º que é o ponto de fusão do ouro é 1063 ° C. Há depois arte e engenho químico para que os produtos possam ser controlados neste processo.

Agora, depois da fusão é necessário misturar bórax ao ouro.

terá de esperar que todo o processo químico seja concluído para obter um “lingote” limpo.

À medida que o processo vai evoluindo, já se vê o resultado a aparecer.

Leva o seu tempo e são necessários muitos conhecimentos, nada que não se encontre, contudo, bem explicado na web.

Por fim cá está o resultado do que tinha em casa, ou pela casa de amigos, pronto a ir para o lixo: 31,1 gramas de ouro que podem valer entre 600 a 1600 dólares. Coisa pouca!!!
Bom fim-de-semana.
















