Redes Sociais
A aplicação nativa do Facebook está bem conseguida, servindo de complemento ao widget Feeds & Update já descrito em cima. Organizada por separadores, a aplicação Facebook permite adicionar fotos com um só clique, actualizar o nosso estado, comentar as publicações, assim como ver os seus comentário. Apenas não consegui fazer “gostar disto” às publicações. Basta tocar durante algum tempo num update e escolher “Gosto disto.”
São estes os separadores disponíveis:
- Página Inicial – É a timeline principal do Facebook onde se vêm os updates dos nossos amigos, listados normalmente ou mostrando apenas links, fotos ou vídeos.
- Perfil – O nosso perfil, onde podemos ver o nosso mural, informações de contacto e ainda as nossas fotos.
- Amigos – A lista completa dos nossos amigos, bem como uma caixa de pesquisa para procurar determinado contacto.
- Caixa de entrada – Aqui caem todas as mensagens do Facebook, enviadas e recebidas e ainda pedidos de amizade pendentes.
A aplicação do Twitter é bem mais simples que a do Facebook, nota-se que foi menos trabalhada. Esta apresenta 3 separadores: Home, um para os tweets dirigidos a nós e ainda outro separador para as mensagens directas.
Quando queremos enviar um tweet apenas podemos escrever texto, não existe qualquer opção de anexar uma foto ou um link encurtado.
Podemos seleccionar o tweet para aceder a opções como responder, fazer retweet, enviar mensagem directa e ainda adicionar favorito. No entanto, por alguma razão desconhecida, não é possível fazer o mesmo a qualquer tweet que esteja dentro do separado dos tweets que nos são directamente dirigido. Isto é um bug muito grave.
MI (Mensageiro Instantâneo)
Mau, muito mau. O mensageiro instantâneo nativo do bada é o Palringo, uma aplicação bem conhecida nos outros sistemas operativos móveis. O Palringo necessita de uma conta própria e só depois de iniciarmos sessão com essa mesma conta é que temos a possibilidade de adicionar contas de mensagens instantâneas.
Eu disse contas? Esqueça, apenas pode usar o Gtalk e pouco mais (AIM…). Nada de MSN, Yahoo, Facebook ou qualquer outro protocolo XMPP. E porquê? Porque “alguns dos serviços que tenha subscrito não são suportados nesta versão do aplicativo”.
Já que apenas me posso reportar ao Gtalk (não uso AIM), posso dizer que a interface também não é nada de especial, um pouco retrógrada no que toca à troca de mensagens instantâneas, pois é sempre preciso tocar no ícone teclado de cada vez que pretendemos escrever algo. Precisava de algo mais versátil. Se pretendem algo mais versátil, mais vale utilizar os serviços online disponíveis tais com o Meebo ou o Ebuddy.
Social Hub
Uma das grandes bandeiras do bada. Trata-se de mais um agregador, desta vez de atalhos para todas as nossas contas de e-mail e de redes sociais configuradas. À frente de cada uma destas contas é mostrado um ícone com o número de notificações ainda não lidas.
É possível ainda tocar em “Escrever” e escolher uma destas redes para escrever algo, ou seja, enviar e-mails, mensagens ou mensagens através das redes sociais. Pena haver ainda pouca integração entre as interfaces do Social Hub e do Facebook e Twitter.
Não é uma aplicação “uau”, mas vale pelo esforço de concentrar toda a comunicação numa só aplicação.
Video-análise: Redes Sociais (SRS)
Índice:
- Página 1 – Hardware do Wave
- Página 2 – bada: Ecrãs, Widgets, Notificações, Atalhos, Bloqueio, Menu Principal, Escrita
- Página 3 – bada: Contas, Contactos, Teclado, Registo, Mensagens
- Página 4 – bada: Internet, Samsung Apps Store, Câmara, Vídeo, Música
- Página 5 – bada: Rádio FM, Navegação (GPS), Procura inteligente
- Página 6 – bada: Aplicações úteis e Jogos
- Página 7 – Prós & Contras, Veredicto Final























