WWDC 2015: Todas as novidades que a Apple nos apresentou

93 Comentários

O dia de ontem prometia muito para os lados da Apple. As novidades vinham a surgir na forma de rumores há já alguns dias e esperava-se que a Apple não defraudasse os seus clientes.

A verdade é que a WWDC 2015 acabou por ser muito mais do que o esperado, com as novidades a superarem o esperado e com muitas surpresas a surgirem em palco,

wwdc15_0

A WWDC veio mais uma vez mostrar que a Apple é uma empresa onde as novidades não se esgotam e que a cada ano surgem novidades de peso e melhorias das muitas que têm já lançadas.

O dia de ontem foi mais uma montra da capacidade a empresa se reinventar e dar aos utilizadores as melhores e mais úteis novidades. Vamos então conhecer tudo o que a Apple nos deu a conhecer na WWDC de 2015.

OS X 10.11: “El Capitan”

A nova versão do OSX era esperada com muita expectativa.  Depois de surgirem novidades muito significativas no passado recente, é agora hora da Apple cimentar as novidades e dar-lhes a maturidade que se espera deste sistema operativo.

A Apple quer que este sistema operativo seja mais rápido, mais eficiente nos consumos de recursos e principalmente, mais simples de utilizador.

Capitan_00

A aposta está em melhorar a performance geral do sistema e garantir uma utilização mais personalizada e mais fluída.

Esta nova versão vai estar disponível já para os primeiros testes e em Julho sairá para a primeira versão beta, pública e para testes mais alargados. O OSX El Capitan estará disponível na sua forma final em Outubro deste ano.

Saiba mais sobre o OSX El Capitan

iOS 9

Tal como o OSX também no iOS a Apple tem novidades. O iOS 9 era já esperado e traz para os utilizadores dos iDevices novas melhorias a vários níveis.

Para além de algumas aplicações novas, o iOS 9 vai ter melhorias por dispositivo, garantindo algo que há já vários anos era pedido pelos utilizadores.

No caso do iPad passa a existir suporte para multi-janelas e algumas melhorias ao nível do multitasking. No geral o iOS 9 está ainda mais optimizado para correr no iPad.

ios9_01

Mas para além desta novidade, o iOS 9 vai trazer uma Siri ainda melhor e mais inteligente. Será notória o aumento na rapidez e nas capacidades de resposta.

A Apple quer tornar a Siri ainda melhor e por isso vai abri-la aos programadores e permitir que estes integrem nela as suas aplicações. As questões de segurança e privacidade estão tratadas e os dados dos utilizadores protegidos.

Algo que também muda com o iOS 9 é o tamanho das actualizações. De 4,6GB passam para 1,8GB. Esta poupança de espaço é benéfica para os utilizadores.

wwdc_2015_15

A Apple conseguiu ainda manter o iOS 9 compatível com os equipamentos mais antigos e o iPhone 4S e o iPad 2 têm garantida a actualização.

A nova versão do iOS 9 vai estar disponível na sua primeira versão beta pública já em Julho para todos a poderem testar. Os programadores que quiserem ter já acesso à nova SDK podem fazê-lo no site developer.apple.com.

Saiba mais sobre o iOS 9

Apple News

Uma das muitas novidades que vão encontrar no iOS 9 é a nova aplicação News. Com uma interface, aparentemente, elegante e desenhada especificamente para dispositivos móveis, o News começará por estar disponível no Reino Unido, Austrália e Estados Unidos.

Esta nova aplicação pretende ser a substituta da Apple para a sua aplicação Newsstand, apresentando notícias de forma dinâmica e muito mais adaptada aos dispositivos.

news.jpg

Será uma forma muito mais elegante e aprimorada de ler as novidades, com os artigos a apresentarem conteúdos dinâmicos e ajustados aos utilizadores.

As fontes de informação podem ser seleccionadas pelos leitores e armazenadas nos favoritos, sendo filtradas pelos gostos dos utilizadores.

Saiba mais sobre a Apple News

Apple Pay

Depois de mostrar que o seu serviço de pagamentos tem tudo para funcionar e facilitar a vida aos utilizadores, estando já a ser usado por milhares de utilizadores nos Estados Unidos, a Apple quer agora alargar a sua utilização no resto do mundo.

O próximo passo do Apple Pay é chegar ao Reino Unido, o que fará já no próximo mês.

pay_06

Das muitas empresas que vão suportar este serviço destacam-se a MacDonalds, KFC, Starbucks, entre outras e o sistema até poderá ser usado para pagamentos nos transportes públicos de Londres. 

A Apple estabeleceu também parceria com alguns bancos, como por exemplo HSBC, NatWest, Nationwide Building Society, Royal Bank of Scotland, Santander e Ulster Bank.

Saiba mais sobre a Apple Pay

HomeKit

HomeKit, a plataforma inteligente para gestão doméstica da Apple, está mais maduro e integrado com equipamentos de muitos mais fabricantes.

homekit

A Apple tem trabalhado no sentido de dar alguma autonomia ao HomeKit e interligá-lo com o iPhone ara que remotamente possam ser controlados todos os dispositivos instalado na sua casa.

watchOS 2

O sistema operativo do Apple Watch recebeu também uma atenção especial na WWDC deste ano. Depois de lançado o Watch, e deste ter começado o seu caminho de sucesso no mercado, é hora da Apple o melhorar ainda mais e dar aos utilizadores as funcionalidades que necessitam e que o Watch é capaz de entregar.

A versão 2 do WatchOS traz finalmente a capacidade deste deixar de depender do iPhone para a realização da maioria das funções. Com as aplicações nativas tudo vai mudar.

Watch2.jpg

Para além desta novidade, que é o início das verdadeiras funcionalidades do Watch, a Apple preocupou-se também em dar-lhe uma interface mais polida e mais “limpa”.

A integração com a Siri será também uma realidade e por aí vão poder ser dados comandos directos ao Watch, para a realização de qualquer tarefa.

Claro que o WatchOS 2 vai usufruir de todas as melhorias que estão a ser trazidas para o iOS 9 e para outros serviços da Apple.

Saiba mais sobre o WatchOS 2

CarPlay

O sistema operativo da Apple dedicado aos automóveis não foi esquecido. Algumas novidades foram apresentadas, mas a que mais atraiu foi a possibilidade de serem dispensados agora quaisquer cabos. A  ligação entre o iPhone e os sistemas automóveis faz-se agora sem fios e de forma directa.

carplay

Mas a Apple reservou uma novidade para o CarPlay. Os fabricantes automóveis pode agora desenvolver as suas aplicações e controlar as funções mais básicas dos carros directamente nesta interface.

Swift 2

A mais recente linguagem de programação da Apple marcou também presença na WWDC deste ano. O Swift chegou à versão 2 e traz algumas novidades.

As novidades são várias e centram-se nos mecanismos de gestão de erros e na melhoria da própria sintaxe da linguagem.

Mas a maior e melhor novidade é mesmo o facto do Swift estar prestes a torna-se uma linguagem Open-Source. A Apple vai abrir esta linguagem de programação a todos e aceitará contribuições e melhorias propostas pela comunidade.

É também vontade da Apple que o Swift se torne uma linguagem de programação multi-plataforma e que chegue a muitos mais sistemas.

Saiba mais sobre o Swift 2

Apple Music

Por fim chega a maior novidade do dia de ontem. Esta esteve guardada para ser apresentada no final, por ser a maior de todas.

A Apple apresentou a sua maior e mais recente novidade no campo da música. O serviço de streaming de música da Apple, o Apple Music, chegou finalmente e estará disponível para todos.

É aqui que existirá também uma estreia porque o Apple Music irá estar disponível em quase todas as plataformas. Para além dos mais que naturais clientes para iOS e OSX, a Apple irá também marcar presença no Windows e no Android.

music_04

O Apple Music terá um serviço 24/7 que permitirá aos utilizadores ouvir rádio (a sério). Nesta fase apenas haverá emissoras de Nova Iorque, Califórnia e Londres. Além disso, terá também um serviço designado de Beats 1 onde será possível ouvir entrevistas, ouvir notícias, etc.

Esta novidade estará disponível já a partir do dia 30 de Junho em mais de 100 países, requerendo a presença do iOS 8.4 no caso dos iPhone, iPad,e iPod touch. Para Android e Windows o cliente apenas chegará apenas no Outono.

Este serviço estará disponível por $9.99/mês, sendo que os primeiros três meses serão gratuitos. O pacote familiar custará cerca de $14.99.

Saiba mais sobre o Apple Music

Comentários

93

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LP
    LP

    O quê?!
    Então e onde estão as referidas novidades de peso inesgotáveis?
    Houve melhorias do já existente, sim, e só… ah, houve aquilo da música, que é uma coisa nunca antes vista 😀
    Quem criticava o I/O ficou desconsolado…

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Toma lá para ti… http://i.imgur.com/11CCy6e.png

      Tens aí a novidade que querias usar…

      Em equipa vencedora, não se mexe… não faltava nada e não…

      Com este Music, estou a ver é muita gente com Android, a dar mais dinheiro à Apple, que à Google ou a outra qualquer! TOPKEK!

    2. Avatar de JBM
      JBM

      O uso do Metal em todas as plataformas para acelerar aplicações e interface – indo muito além dos jogos – parece ter sido algo que poucos estavam à espera.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Desde o anúncio do iphone 5s e seu suporte ao Metal para jogos que se adivinhava facilmente que a API ia ser implementada ao OSX e a outros softwares não jogos,incluindo o proprio sistema operativo e suas apps nativas (conjugado com o swift), pelo menos eu entendi que esse seria o caminho a percorrer num médio – longo prazo.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Poder-se-ía imaginar que houvesse algum desejo, mas esperar que isso acontecesse já é outra história, por vários motivos.
          Primeiro porque no iPhone/iPad a Apple tem uma licença sobre o GPU e desenha o SoC, o que lhe permite ter um conhecimento profundo do hardware e escrever as drivers para que possa usar essas APIs.
          Já no Mac não só tem muito pouco “controlo” sobre os CPUs e GPUs, como os GPUs que usa vêm de 3 fabricantes diferentes, cada um deles já a trabalhar em alternativas ao Metal, de modo que não, não era muito expectável que a Apple o conseguisse fazer, nem sozinha nem a convencer os fabricante a participar – seria muito interessante saber como é que conseguiu.
          A isto ainda falta acrescentar que a Apple já participa na definição do Vulcan que acaba por ser um concorrente do Metal, o que levaria a supor que poderia ser a via a usar no Mac, em vez do Metal, tendo em conta as outras condicionantes.

  2. Avatar de popcorn
    popcorn

    e pronto. nada de novo e inovador. apenas a continuidade de aquilo que já têm ou já existe.

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      tirando o swift 2 ser open source, o resto é mais do mesmo e a mim continua a não convencer..

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Mas ao fim ao cabo…o swift e o metal, são tudo. Não esperem novidades de ver iphones e ipads a tirar cafés…fonix nunca vi tal coisa esta mania de comparar com android. Para vocês fanáticos,o que convence é algo que vêem com os olhos e o que for mudança de 360º,mas a Apple há mais de 15 anos que tem vindo a acimentar caminho com uma programação open source,e foi para isso que o kernel Darwin foi desenvolvido. Vejam as outras keynotes não públicas disponíveis na app wwdc sobre programação,frameworks e kits de desenvolvimento. Criar caminho aos programadores.

  3. Avatar de LP
    LP

    Bem, pelo menos serviu para o pessoal gozar à fartazana com os iFans…
    Parecem raposas no meio do galinheiro, é à descrição…

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      O que dá para rir, é da maneira de como os utilizadores Android se sentem superiores dos Apple…

      Depois arranjam uns trocos para máquinas a sério, em vez de comprar os topos de gama Android, que é dinheiro deitado ao lixo, vão para iPhone, e calam-se bem caladinhos…

      Que é que queres?

      O que é que a Google apresentou no Android que não estava já no iOS? Foi o rir com coisas como o copy&paste igual ao iOS, permissões iguais, e etc… pode ser que daqui a 1 ano, esteja em 10% dos Androids…

      Que é que de novo vai sair para o Android? Umas Apps da Apple para transferires os teus dados para um iPhone, e depois mandares-lo para a reciclagem?

      É que vi muita coisa na I/O, e não passou de jogadas de marketing de macaquisses que a Google andou a comprar startups, e não se vão poder usar por ninguém depois disso…

      Há! E mais maneiras da Google sugar os teus dados para os servidores deles, para ficar a “saber mais sobre ti”… que esse é o objectivo número um da Google, afinal…

      1. Avatar de LP
        LP

        Repara quem é que se quer fazer superior 😉
        Os Androidianos só gozam por mostrar que a Apple não é tão melhor quanto os seus fans julgam…
        Mas fica aí no teu alto com coisas nunca antes vistas, todo contente por finalmente teres coisas que o Android já tem há uns tempos, mas… melhoradas, uma verdadeira revolução… pelo menos para quem usa Apple…

      2. Avatar de Pedro Monteiro
        Pedro Monteiro

        Eu também partilho da mesma opinião que tu, no sentido que os produtos apple são superiores, mas tem lá clama numa coisa, viste bem o ios 7? Quem copiou quem?
        E olha que o android sempre teve mais funcionalidades que o ios, podes comparar desde do android 2.2.
        Na minha opinião em termos preço/qualidade em termos de software o único que anda perto do ios é o windows phone e na minha opinião a única desvantagem do windows phone é ter muito poucas apps e acessórios .

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Copiar todos copiam mas a apple torna coisas inuteis em funcionais e admiradas por todos. Convenceram me a comprar um mac ontem, adorei o capitan

          1. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            fanboy + mentiroso compulsivo dá nisto..

        2. Avatar de Gustavo
          Gustavo

          iOS 7?

          Olha esse exemplo: Car Play, já foi apresentado no iOS 7.1… já saiu o iOS 8, já vem o iOS 9, e como é que está o Android Auto no Android? Pffft, não é?

          Ou em design…

          O que basicamente o Android fez foi “inspirar-se” no iOS, e em várias coisas, depois os fanboys chamam de “original”, e por mais ridículo que seja, apontam a Apple como cópia…

          Mas, acima de tudo, o Android é essencialmente tudo roubado de vários sítios…

          É uma das grandes diferenças da Google, Apple e Microsoft.

          Google = Apresenta anos antes de se concretizar, para fazer brilharete… os fanboys aplaudem

          Microsoft = Apresenta meses, quando está tudo a ajustar as últimas afinações… os fanboys dizem que devia continuar como estava antes

          Apple = Apresenta quanto está tudo pronto para sair… os fanboys compram…

          Por isso, podem dizer à vontade que a Apple “copia” coisas… mas depois a gente mostra-vos como é que vai ser o vosso Hardware e Software daqui a 2 anos ou mais…

          1. Avatar de JJ
            JJ

            Apple = Apresenta quanto está tudo pronto para sair… os fanboys compram…

            Ai é!?
            Então, explica lá porque raio é que o OS X só sai para o final do ano? Na tua teoria, não devia estar disponível para qualquer utilizador, já hoje?

          2. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            http://i.imgur.com/f2nHeIQ.jpg

            A Google copiou tanto o iOS…

            Ter ideias, qualquer um tem, chegar à perfeição com elas… é que é difícil…

            Depois acabam por voltar atrás e copiar…

          3. Avatar de LP
            LP

            Gustavo, para além do link do Ricardo Fernandes, toma um mais antigo: http://www.businessinsider.com/apple-copied-android-in-ios-7-2013-6?op=1

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Boa imagem 😉
      Vi-te a cacarejar no meio dos comentários dos posts sobre o WWDC 2015.
      As raposas que por lá andavam deixaram-te depenado.

      1. Avatar de LP
        LP

        Também te pilhei algures? Nem dei conta, no meio de tanta pena as galinhas acabam por parecer todas iguais, desculpa…

  4. Avatar de ultraLord
    ultraLord

    Já tive iphones e agora tenho ipad 3 e pela minha experiência, prefiro android no telemóvel e ios no tablet. Não gostei de ter o iphone 3, 4 e o 4s achei o ios muito fechado e com poucas soluções para o que pretendo num telemóvel. O android já vai ao meu encontro. A nível de tablet o ipad é o melhor.

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Eu acho é que o Android é ultra limitado, se não comprares um telemóvel com 5cm de espessura, não aguenta um dia…

      Depois com tanta mesquinhez, não acertam nas coisas mais básicas, que é o que acabamos por usar no dia-a-dia: câmera, GPS, chamadas, browser, velocidade com que se acede ao Mail, Apps, etc…

      Pega-se num iPhone a sair da caixa, e é igual a daqui a 1 mês ou daqui a 1 ano, sem ganhar “lixos” ou “vírus” como muitos lhe chamam…

      A qualidade é impecável, mas de dentro para fora…

      Não me enganam com marketing, com octa-cores e 4GB de RAM, que são mesmo mais lentos que um portátil dual-core e 2GB de RAM (por exemplo), a correr um sistema operativo completo, como Windows, OS X ou Linux…

      É uma empresa com uma história fenomenal que remonta aos primeiros computadores pessoais, e até hoje, sempre ao mais alto nível, apesar da “licença sabática” entre 85 e 96 pela NeXT.

      Uma empresa que sempre foi criticada por pensar diferente, mas depois sempre foi copiada.

      Se tu queres mais flexibilidade para pirateares as tuas aplicações, okay… o objectivo da Apple era de 10%, estão em 20% de unidades para o iPhone… ninguém te obriga…

      A verdade é que a Apple sempre tinha razão, e a Google cada vez adopta mais políticas da Apple, como revisão manual das Apps, controlos de privacidade, etc. etc. etc… e depois sofre problemas de crescimento, com telemóveis que as operadoras não querem atualizar, que as OEM não se preocupam com problemas a longo prazo, o facto do Android ser visto como “barato”, e depois a Samsung ganhar uma grande fatia, e quase tudo dos lucros, os telemóveis que vêm cortados de funcionalidades baratas e importantes, como elementos de segurança, o “push” por mais peso de processador e RAM pelas empresas que o detêm (incluí as fabricantes de chips), etc…

      Já para não falar de como tratam os clientes, mesmo aqueles que não querem gastar mais dinheiro… com a garantia, com suporte de hardware e software, etc…

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        O teu comentário poderia ter algo para dar certo… Até ao segundo parágrafo onde comparaste ARMs com Intel… Não li mais!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Mas devias ter lido. Escreveu uma série de verdades.

          Pode parecer um pouco redutor o que vou dizer mas às vezes ler certos comentários por aqui parece que são escritos por putos do secundário ou da universidade, que não tem experiência de vida ou de trabalho. Mais, vivem limitados à realidade portuguesa!

          Há outros que por terem alguns conhecimentos mais técnicos pensam que são donos da verdade, e sem terem testados outros SO’s, menosprezam os outros SO’s e quem os usa. Ridículo!

          1. Avatar de Vítor M.

            Por vezes quem os escreve está ao teu lado,m pode ser o teu chefe, o teu colega ou até o dono da empresa onde trabalhas. Isto é relativo, as pessoas escrevem e a interpretação, a emoção e percepção está do lado do receptor, grande parte das vezes. Embora que muitos têm a vã ideia que o anonimato existe e não é verdade 😉

        2. Avatar de Gustavo
          Gustavo

          Pois, não é suposto… para o universo Android… que é tudo octa-cores e montes de GB’s, e depois a performance é o que é…

          Mas na Apple, podes comparar os seus dual cores com Intel e linha Atom… e a Apple ganha…

    2. Avatar de Robensen
      Robensen

      Muita guito por esses lados.l…

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    “Multitasking”? lol
    Ainda vai aparecer por aqui um post em que se afirme que também deve ser uma invenção da apple!
    O Surface faz isto desde sempre!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      O surface e usado por quem? Por cada surface vendido vende, se 1milhao de ipads..acorda

      1. Avatar de 1berto
        1berto

        Engraçada seria uma estatística que comparasse o número de iPads na gaveta, ao número de Surfaces nos locais de trabalho… Isso sim!

      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        Hum… será mesmo assim? Eu tenho as minhas dúvidas.
        Além do mais, o Surface é um conceito e a própria MS vende híbridos de outras marcas.
        (comentário escrito a partir de um Microsoft Surface).

      3. Avatar de Diigo
        Diigo

        Nao exageres xD… Cada vez mais vejo empresas a adotar surfaces em vez de ipads… Eu prefiro ipad mas a verdade é que vejo muitos surfaces ja

      4. Avatar de João MS
        João MS

        o que tem isso a ver? se formos por aí…por cada iphone vendido, quantos androids se vendem?

    2. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Aparentemente, os computadores Lisa e Mac nunca tiveram multitasking…

      E aparentemente, foi o Android, ou o Windows que saiu em 1983, e não o Lisa…

      Acorda para a vida!

      O coitado do surface ao menos permite PIP?

      O coitado do surface dá para usar as duas app ao mesmo tempo? ou só dá para usar uma de cada vez e depois faz o switch?

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Sim o Surface e outros tablets Win8, permite usar duas apps ao mesmo tempo.

        Alias até mesmo permite usar uma app e programas em ambiente de trabalho ao mesmo tempo.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          creio que ele está a falar da capacidade para interagir com as duas aplicações exactamente ao mesmo tempo, por exemplo fazer scroll numa enquanto se clica noutra exactamente ao mesmo tempo – não faço ideia se isso é possível no Surface!
          Outra coisa é a função picture in picture, que permite manter uma pequena janela de video sempre visível – isso creio que não há no Windows!

          1. Avatar de JJ
            JJ

            “por exemplo fazer scroll numa enquanto se clica noutra exactamente ao mesmo tempo ”

            Com uma utilização normal, do Win8, nunca reparei se isso acontece ou não, simplesmente porque normalmente não se mexe literalmente em duas apps ao mesmo tempo. Por isso, como nunca reparei, das duas uma: ou é algo pouco útil, ou então é porque faz.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            é apenas um exemplo para indicar a resposta do sistema a ter duas aplicações abertas!

          3. Avatar de JJ
            JJ

            @JBM…
            Com o Win8, consegues ter uma APP aberta e um (ou mais) programa Desktop aberto e trabalhares com eles ao mesmo tempo, achas que o sistema não tem tem capacidade de usar mais que um software?

          4. Avatar de JBM
            JBM

            @ JJ
            Estou a falar do suporte do sistema multi-touch e servidor de janelas, demonstrando o nível de integração no sistema.
            Imagino que nos tablets da Samsung, por exemplo, haja problemas com muitas aplicações por causa disto, pois o Android e a maioria das aplicações não suportam isto de raiz, é uma adição da Samsung.

        2. Avatar de Gustavo
          Gustavo

          Sim, e no iOS, também…

          https://www.youtube.com/watch?v=5Q_DvfOOeJE

          A diferença é entre fazer isto de uma maneira sistemática e organizada…

          E botar para a frente a “feature”…

          Em muitas Apps do Win8, não te deixa fazer isso, ou fazer de uma maneira consistente…

      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        Tu não fazes a mínima ideia do que é um Surface.
        Informa-te que vais ficar espantado como é possível um “tablet” fazer tanta coisa.

      3. Avatar de 1berto
        1berto

        Olá, bem vindo a 2010. Quando chegar a 2015 vai descobrir um mundo fantástico.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Mas qual é o teu problema? Só porque o Suface tem o iPad não pode ter?!

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Pode e deve. Acho que as boas features devem ser “copiadas” de forma a enriquecer cada sistema. Quem fica a ganhar com isto é o utilizador. Aqui a discussão é que ainda recentemente os isheeps diziam que o ipad não precisava disso…
        Espero é que esta facilidade de dividir o ecrã e o auto ajuste das janelas também esteja presente no novo OSx.

        1. Avatar de Gustavo
          Gustavo

          Sempre esteve…

          LOL!

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            “esteve” o quê? O osx com autodimensionamento das janelas lado a lado?
            Como é que fazes isso? (e não venhas falar daquela app que pretende fazer isso mas é muito manhosa)

          2. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            Muito manhosa, porquê?

            Porque funciona bem, é gratuita, open source, e toda a gente fala bem, e permite muitas mais coisas?

            Não tomes o remédio…

            Uma coisa que o Windows nunca teve, nem nunca terá: maximizar uma janela, de acordo com o conteúdo…

          3. Avatar de Mikes
            Mikes

            Para mim funciona mal. Já a tive instalada mas desinstalei.

        2. Avatar de JBM
          JBM

          O OS X tb vai ter!

        3. Avatar de Gustavo
          Gustavo

          Falas como se o Windows já tivesse isso…

          E não chegasse ao OS X ao mesmo tempo…

          Ridículo!

          Ou que o Windows não fosse copiar o Mission Control (antes Exposé) do OS X, que tem há 10 anos, nem nada!

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Tem! A partir do win7 que podes facilmente meter janelas lado a lado (tecla win+seta direita ou esquerda para divisão, win+tecla cima ou baixo para maximizar ou minimizar – isto funciona mesmo que tenhas mais que um monitor ligado).

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    As mudancas sao excelentes pois todos usam ipad e iphone, quem n usa nem sabe o que e suporte da marca, excepcao feita aos lumias.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Uso Lumia, mas não uso nem preciso de ipads para nada!
      (comentário escrito a partir de um Microsoft Surface com o mail aberto na outra metade do ecrã)

      1. Avatar de mapbastos
    2. Avatar de JJ
      JJ

      Eu tenho um Toshiba Encore 2, e tive um problema na placa de som, e em 1 semana o problema foi resolvido, sem grandes complicações.

      Essa do suporte da marca, não é preciso ser cliente Apple para ter um bom suporte. Dezenas de marcas tem bons suportes.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        O windows tem bom suporte mas referia me aos androids que o suporte e nulo

  7. Avatar de Nibes
    Nibes

    Como utilizador Apple há uns anos…
    2007 iPod touch – excelente, tecnologia de ponta (na altura);
    2009 Macbook pro – excelente rapidez, inovação, qualidade de construção, fiabilidade, bateria espetacular;
    2011 iPhone 4S – excelente, camera espetacular, rápido, robusto, design bonito;
    2013 Macbook pro Retina (ecrã mto bom mas duração da bateria mt reduzida… verdadeira inovação face ao macbook pro de 2009 ? Mínima..
    2015 iPhone 6 – ecrã maior, design poderia ser aprimorado, bateria fraca. Verdadeira inovação face ao iPhone 4S ? O básico…

    Quero com isto expressar alguma quebra na expetativa dos próximos produtos da apple…São bons, são fiáveis, cumprem no dia a dia mas não é a Apple que conhecíamos há uns anos. Porque é que continuo a usar produtos da Apple ? Porque a concorrência ainda não faz melhor…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Macbook retina bateria reduzida? Eu tenho um e dura me 10h..n ha portateis windows a durar isto

      1. Avatar de Nibes
        Nibes

        Carlos, então é defeito de todos os outros macbook retina menos do teu… 10horas? com brilho no mínimo a digitar no word.. talvez… Sê realista.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Eu tenho macook retina 2015 e mesmo no site eles garantem 10h, uso o brilho automatico mas normalmente anda nos 40% e muito browsing

          1. Avatar de Nibes
            Nibes

            Talvez tenham melhorado do modelo 2013 para 2015… Certo que o teu é novo e o meu não mas o meu no brilho auto e browsing dura 5horas +\-. Em relação ao mac de 2009 que tive este dura menos e daí o meu comentário.

        2. Avatar de Gustavo
          Gustavo

          Sê realista… o MBPr dura o que eles promete… 7 ~ 8 horas…

          O melhor que há para um portátil com i5, ecrã IPS dessa resolução!

          Muito mais que o teu MBP de 2009, de certeza, para o dobro.

          1. Avatar de Nibes
            Nibes

            Então só evoluíram o processador e o ecrã… é isso que me queres dizer ? As baterias de 2009 a 2013 não evoluíram nada lol e a eficiência energética também não…

          2. Avatar de JBM
            JBM

            @ Nibes
            Os processadores são mais eficientes, o disco é mais eficiente energeticamente, outros componentes certamente serão mais eficientes e o sistema operativo está mais optimizado para aproveitar essas eficiências.
            Quanto às baterias não dá para entender a tua afirmação, já que as baterias nos Retina são maiores e melhores do que o que existia antes

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Faz melhor sim, tu é que ainda estás em negação.

      1. Avatar de Nibes
        Nibes

        Mikes, são gostos e opiniões. Para mim a concorrência ainda não faz melhor.. Em telemóveis entre o grande concorrente Samsung S6 (deviam ter lançado só o edge) e o iphone 6 prefiro iPhone. Tablet, embora não tenha, ponderava seriamente o surface… computadores os mac destacam-se pela rapidez, qualidade, eficiência… mas como te digo, é a minha opinião.

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          “Tablet, embora não tenha, ponderava seriamente o surface… ”
          Como vês, estás a dar-me razão! 😀
          Os Mac destacam-se pelo design e por correrem melhor com o Windows 10!

    3. Avatar de Master of Piglets
      Master of Piglets

      Alguém sabe que funções é que serão independentes (do iphone) no Apple watch? Já agora posso usar apple watch com produtos não Apple?

      1. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        Não, não podes, então não compres…

        Provavelmente nunca irias comprar…

  8. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Comentários tão tristes de gente fútil.. Que precisa de objectos inanimados para tentar se afirma na sociedade.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Afirmar? Uso os meus produtos apple em casa a excepcao do iphone, uso por serem os melhores. N tenho culpa que os outros se babem por ter um android que bloqueia ate a atender chamadas e depois dizem que o meu e tao fluido.

  9. Avatar de Stako
    Stako

    Desses 100 países Portugal está incluído?

    1. Avatar de JBM
      JBM

      quase de certeza que sim. Saber se há tudo no final do mês

  10. Avatar de 1berto
    1berto

    Esta WWDC foi das conferencias mais seca que vi nos últimos tempos… Melhorias sim, inovação não.
    Basicamente a Apple limitou-se a aproximar-se da concorrência ao nível dos serviços que oferece. Daqui a uns anos vamos ter a Apple a apresentar apps a correr nos Mac’s, e iPhones/iPads a expandirem o ecrã em monitores.
    Enfim… Bem vindos a 2010 apple fans.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      tens noção que as apps numa e noutra plataforma da Apple usam quase todas as mesmas APIs, e que o kernel é basicamente o mesmo!? É assim desde o início. Se a visão da Apple fosse para ter pequenas aplicações do iPhone a correr num Mac, misturadas com as aplicações de desktop, já o teria feito há muito tempo, mas prefere facilitar a reutilização de código para que os programadores criem aplicações bem adaptadas a cada uma!
      Quanto a expandir o ecrã em monitores, é esperar para ver, muito do que é necessário já lá está.

      1. Avatar de 1berto
        1berto

        “Esperar para ver”, não… “Esperar para usufruir”, esse sim devia de ser o lema da Apple, visto que ultimamente anda sempre atrás das inovações dos outros.

        Eu tenho é noção que o Jobs disse que “era feio copiar”, no entanto, estamos agora com um iPad a tentar ser um Surface… Já só lhe falta kickstand, caneta e teclado, mas vocês gostam de esperar…

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Claramente nunca prestaste atenção aos acessórios à venda para iPad!
          teclados, canetas, suportes, etc, tudo coisas que foram surgindo para o iPad ainda no primeiro ano de existência, antes de alguém ter visto um tablet Surface
          Quanto ao esperar, quantas coisas é que ainda se deve estar à espera noutros sistemas….

          1. Avatar de 1berto
            1berto

            As opções de terceiros agora contam como ofertas da Apple? Também é para garantir qualidade? LOL

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Os acessórios à venda dão há muito tempo essas funcionalidades… ser da Apple ou não, não faz desaparecer isso do mundo dos iPads

          3. Avatar de 1berto
            1berto

            Haha… Ok. Quando a Apple apresentar os acessórios feitos por eles “à lá” Surface, eu quero ver se não vais gostar.

            Pena que ainda vou ter de esperar uns anos para ver…

          4. Avatar de JBM
            JBM

            A Apple já teve teclados e até um teclado com suporte para o iPad. Deixou o mercado para os parceiros do programa MFI, que dão uma enorme variedade de soluções.
            E é como eu disse elas já existem para iPad. Certamente que não queres vir para aqui falar sobre a Apple aumentar a concorrência no mercado de acessórios de iPad!? Isso seria uma conversa de treta

  11. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    O que eu não gostei? Não gostei nada das apresentadoras. Elas não falavam, guinchavam.

    Algumas boas novidades, mas não me surpreendeu como em anos anteriores. Tenho expectativa relativamente ao Apple Music. Quero ver como realmente funciona. Se é um avanço relativamente aos outros serviços de streaming concorrentes ou se é mais do mesmo.

    Gostei particularmente do suporte aos equipamentos mais antigos. E antes que algum totô venha pata aqui dizer que está capado de alguma feature. So tenho uma coisa a dizer, acordem para a vida. É preferível ter 90% de novas features/melhoramentos do que não ter nada. Até 1% é mais do que nada.

    O meu 4S melhorou muito com as últimas actualizações. Espero que ainda melhore mais com o IOS 9. Para mim fara pouca diferença pois estamos à espera do novo iPhone para a renovação do contrato. No entanto ele passará para alguém da minha família.

  12. Avatar de poisé
    poisé

    Split view é uma carbon copy do snap view do Surface enquanto no OS X o snap view lá é o snap assist do windows 10.

    1. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      O Snap View, só vai sair no Windows 10, o Split View vai sair pela mesma altura…

      Provávelmente, até foi a Microsoft que copiou, mas apressou-se a apresentar primeiro…

      Já o Exposé, que a Apple tem há 10 anos, não falam…

  13. Avatar de Alexandre Leonardo
    Alexandre Leonardo

    Alguém sabe se Portugal é um dos países onde o Beats1 será lançado dia 30???

  14. Avatar de Zefra
    Zefra

    Desculpem mas la vai o pessoal ter de “stockar” porcaria sem a querer dentro do iPhone. Esta mesmo na hora de me por a andar desta plataforma que achei em tempos interessante mas que comeca a irritar uma pessoa ter de “mamar” com coisas de que nao precisa.

    1. Avatar de Vítor M.

      Concordo… mas estamos a falar de quê? Eu há ali uma ou duas coisas que não fazem falta nenhuma, isso é verdade, mas uma ou duas, se mudares de sistema tens uma ou duas dezenas… mas já agora, estamos a falar de quê, mais concretamente?

    2. Avatar de JBM
      JBM

      estás a falar sobre o quê? Nada do que é aqui apresentado implica um aumento no número de aplicações, apenas mudanças em aplicações já existentes e mais funcionalidades no sistema.

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      continuas a vir para aqui com essas teorias!???
      É que nem faz sentido o que dizes tendo em conta o que foi apresentado. Não só a Apple melhorou no espaço necessário para o update, como incorporou novas tecnologias que vão permitir reduzir o espaço ocupado por muitas aplicações descarregadas da loja

  15. Avatar de 1berto
    1berto

    Acho que ele está a falar disto: http://i.imgur.com/WNunyg3.jpg

    Aquela pasta que toda a gente tem nos iPhones…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Achas que essas aplicações ocupam espaço significativo!? Ou que há mais aplicações agora!? E as pastas existem exactamente para organizar as aplicações da maneira que as pessoas quiserem.
      Que tal olhar para isto como deve ser e ver que o iPhone é dos smartphones com mais espaço livre em disco e que pelos vistos agora pode vir aproveitar ainda melhor o espaço.