Com o Android M a bateria do Nexus 5 dura o dobro

43 Comentários

Uma das novidades que a Google apresentou em conjunto com o Android M foi o Doze. Esta nova gestão de energia que o Android M vai ter conseguirá fazer crescer o tempo útil de vida das baterias.

Até agora o que havia era apenas a promessa deste aumento, mas os primeiros testes revelam que a Google poderá ter sido comedida nos números apresentados.

O Nexus 5 esteve em testes e os valores obtidos mostram que em standby o tempo de duração ultrapassa o dobro do tempo que a versão anterior dava.

android_m_bateria_1

Os primeiros testes realizados com a primeira versão do Android M mostravam já melhorias substanciais nos consumos de energia deste novo sistema.

Esta era uma melhoria prometida pela Google e que os utilizadores insistiam em cobrar. As prestações do Android Lollipop não eram as melhores neste campo e muitos queriam ver o Android a ter comportamentos mais ajustados.

Testes agora realizados, pelo site Computer Base, com vista a provar as capacidades do Android M revelaram que este é sem qualquer dúvida um sistema melhor para a gestão de energia e para os consumos de bateria.

Para este teste foram preparados dois Nexus 5 da Google, cada um a correr uma das versões mais recentes do Android (Lollipop e M). Para além disso foram criadas alguma condições especiais, que pretendiam simular uma utilização normal

Outras condições especiais:

  • Sem cartão SIM presente
  • Bluetooth, NFC e Android Beam desligados
  • Wi-Fi e GPS activados
  • Leds de estado e toques desligados
  • todas as definições no estado de origem tanto no Android 5.1.1 como no M
  • configuradas três contas de IMAP configuradas
  • Facebook e Facebook Messenger instalados e autenticados
  • Talon para Twitter (Plus) instalado e autenticado
  • As seguintes aplicações estavam instaladas: 9GAG First, AirDroid, Android Wear, BeyondBod, CalDAV Sync, Chrome Beta, Chrome Remote Desktop, Chromecast, ES File Explorer, Feedly, Google handwriting input, Hangouts Dialer, IMDb, Inbox, VLC , Yahoo Weather, Wikipedia

Os resultados dos testes podem ser vistos na tabela abaixo e mostram desde cedo as melhorias dos consumos do Android M face ao Lollipop:

Comparação dos consumos em standby no Nexus 5 após X horas, em percentagem
8 * 24 * 48
Android 5.1.1 4.0% 12.0% 24.0%
Android M DP 1 1.5% 4.5% 9.0%
* Valor registado
Valor máximo registado em standby
Android 5.1.1 200 horas
Android M DP 1 533 horas

O Nexus 5 a correr o Android 5.1.1, perdeu 4% de bateria ao fim de 8 horas, 12% depois de 24 horas e 24% ao fim de 48 horas. Por outro lado o Nexus 5 a correr o Android M perdeu 1.5% da sua carga ao fim de 8 horas, 4.5% depois de 24 horas e 9.0% passadas  48 horas.

android_m_bateria_2

O mais revelador foi que, com o Doze activo, o Nexus 5 que corria o Android M conseguiu aguentar 533 horas em standby ao passo que o Android Lollipop no Nexus 5 durou apenas 200 horas.

Esta é a primeira prova que a Google tem no Android M um bom sistema operativo, com novas promessas e com tudo para ser a melhor versão do Android até agora lançada.

Depois da novidade que foi o Lollipop, não apenas a nível estético, mas também nas muitas funcionalidades novas que trouxe, é agora agora hora de as amadurecer e melhorar.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    O dobro de nada e nada…o nexus 5 durava 2h nem tanto

    1. Avatar de chr_27
      chr_27

      Não dura muito realmente, mas dizer que duas horas é simplesmente mentir.
      Com o meu consigo fazer (á justa) um dia normal sem qualquer restrição (GPS+Bluetooth+Wifi+3G ligados).

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Em standby a bateria n e ma, mas com ecra ligado o meu ia se em 2h

        1. Avatar de Sim Sim!
          Sim Sim!

          se for a jogar algo (que precise de muito processamento) com ligacao á net bem que pode ir em duas horas!
          neste ou noutro telemovel!

          Com o meu HTC m7 tenho bateria para um dia, e dá para jogar, ler as noticias de manha, ouvir musica a ir para casa fazer chamadas durante o dia e com sincronizacao activa do facebook, whatsapp, gmail e email do trabalho.

          a verdade é que pelas 9 da noite tenho de meter a carregar.

          se com o novo sistema operativo der para ter bateria até á uma ou duas da manha, bem que n preciso de me preocupar em ter de carregar durante a tarde para ter bateria quando for para os copos! 😀

    2. Avatar de André Sá
      André Sá

      Não exageres! Durava 5 minutos! Aliás, o meu nem chega aos 5 minutos. A única razão porque ainda o tenho, é o facto de ser masoquista e gostar de o carregar de 5 em 5 minutos.
      E só mais uma nota: para durar os 5 minutos, tem que carregar durante 48h ligado a uma central nuclear, senão nem a esse tempo chega!

    3. Avatar de César
      César

      Já tive um nexus 5 e em utilização moderada dá facilmente um dia! Já em utilização intensiva dificilmente chega a meio dia. Mas isso acontece com o meu actual equipamento Lg G3, basta dar uso intensivo a aplicações de de messenger em 3G e vai-se. Mas isso são todos pela minha experiência.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Compra um 6plus que da para 10h screen on time, eu proprio fiz o teste e durou tanto quanto 3vezes a bateria do s6(carregar e usar)

        1. Avatar de limat
          limat

          Sim os iphones são bastante conhecidos pelas suas fabulosas baterias que duram 1 semana eheh

          Mas queres enganar quem? Se o nexus dura 2 horas o 6plus com o mesmo uso dura 1 hora e não sei…

          1. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            http://cdn.arstechnica.net/wp-content/uploads/2015/04/Review-chart-template-final-full-width.0101-980×720.jpg

            Que LOL!

            E o Nexus 6, ainda tem uma bateria grande, ao contrário do Nexus 5… mas há custa de um tamanho de 6″, e uma grossura imensa!

        2. Avatar de Sim Sim!
          Sim Sim!

          lol! éver o pessoal aqui no trabalho com os iphones sempre a pedir carregadores uns aos outros!
          deve ser para passar fotos…

          e a comparar o 6 plus compara com o note 4. se nao, compara o iphone 6 com o note 4…

          -.-

          1. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            É ver o pessoal do trabalho, com os Android cheios de ROMs e truques, e sem usar, com o 3G desligado, e o brilho no mínimo…

            “Ai isto dura”…

            https://plus.google.com/+FranciscoFranco1990/posts/VjbzRyNkzb8

            Toma lá, directamente de um dos mais experientes do Android!

            LOL!

            Coitados…

        3. Avatar de Paulo Pires
          Paulo Pires

          Compra um Lumia 640 XL Dual SIM que dura para dois dias em utilização normal e ainda sobra algumas horitas!!!

          1. Avatar de NewJ
            NewJ

            E é o melhor em produtividade, só quem não conhece é que é capaz de dizer o contrário..

    4. Avatar de SSaraiva
      SSaraiva

      “O dobro de nada e nada”, tás a falar da tua inteligência, pois tens razão.

      1. Avatar de Master of Piglets
        Master of Piglets

        Ele usa em modo “divertimento solitário”. Compra antes um Black Mamba tem cara de satisfazer tão avido apetite.

    5. Avatar de LP
      LP

      O teu tem defeito, devias ter mandado para garantia…

    6. Avatar de Invision
      Invision

      É como a tua inteligência.

  2. Avatar de miguel
    miguel

    Confirmo, que dura o dobro o meu nexus com utilização moderada dava para dia e meio, agora da na boa 3 dias.

    Estou a adorar o Android M principalmente na gestão de apps.

    1. Avatar de Joana
      Joana

      3 dias o nexus 5 em standby, basta 2 telefonemas que vai logo 50%

      1. Avatar de LP
        LP

        Não sejas invejosa, no iOS 20 também vai haver disto, mas só para o iPhone xpto mais caro 😀

  3. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    no nexus 6 também dura mais xD

  4. Avatar de TP
    TP

    Percebo que têm que “vender” o produto, mas os vossos títulos estão cada vez mais populistas.

    Apesar de não ser mentira, sabem perfeitamente que o problema da duração das baterias dos “smartphones” não é o “standby”.

    Tenho um Nexus 5 e a bateria gasta rápido a partir do momento que o ecrã acende, o resto é “penutes”.

    1. Avatar de Vítor M.

      Apesar de não ser mentira 😀 mas então é verdade e estás a dizer que é populista? Mau… ou sim ou sopas. Claro que não é populista, é a realidade. Vais ver que sim, já que tens um Nexus, nós também temos, se reparares.

      1. Avatar de David Ferreira
        David Ferreira

        Acho que ou não entendeste a critica do SR TP (que é a critica de outros utilizadores em muitos dos vossos “posts), ou estás simplesmente a gozar =)

    2. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      O maior problema do nexus 5 é mesmo o hardware (ecrã, True HD IPS), se tivesses um amoled já não consumia tanto, que por sua vez

  5. Avatar de paulo
    paulo

    Se querem um tlm para durar com intensíssima utilização, mais de 24 horas, comprem um Lumia 1520 e assim aproveitam a ter o melhor tlm da atualidade em todos os aspectos de que poucos falam por fanatismo a outras marcas.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      n ha apps no wp e nem cronometro corre em multitasking lol

  6. Avatar de VC
    VC

    Já se nota melhorias significativas, no que diz respeito à autonomia no nexus 5, mas acredito que ainda irá melhorar mais.

  7. Avatar de Hugo Oliveira
    Hugo Oliveira

    Joana vai brincar com o teu iphone e faz um favor a ti mesma e deixa de comentar artigos sobre o android no pplware…

  8. Avatar de Filipe Gomes
    Filipe Gomes

    Entretanto o meu Note 3 continua com a 4.4.2……..

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      só estás com o android 4.4.2 porque queres
      desde o dia 24/03/2015 que está disponivel

      http://www.sammobile.com/firmwares/database/SM-N900/

      1. Avatar de Filipe Gomes
        Filipe Gomes

        Nao devia ser preciso o utilizador ter esse trabalho, já para isso existe uma opção no telemóvel chamada “actualização de software”, onde o meu telemóvel diz que já tenho a versão mais recente….

      2. Avatar de Filipe Gomes
        Filipe Gomes

        mas já agora, de tantas, qual a que escolho? qualquer uma serve??

  9. Avatar de LP
    LP

    Uns falam, outros falam…

    1. Avatar de LP
      LP

      *outros fazem

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu uso iphone o melhor em tudo e o resto e treta.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Fazes muito bem 🙂

      Continua a espreitar nas notícias do Android para veres as funcionalidades que talvez terás no futuro.

  11. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Já vos disse que com o iOS 9 a Apple garante mais 1H de utilização sem carregar a bateria?

    Estou a falar de 1H de utilização normal.

    Em standby, com o Android M o Nexus 5 dura o dobro. Em utilização normal dura mais quanto: – 1/4 H, 1/2 H ou o quê? Isso é que interessa num smartphone. Em stanby é coisa que não interessa nem ao Menino Jesus.

    1. Avatar de LP
      LP

      Pois, porque na maioria do tempo o telemóvel não está em standby…

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        O telemóvel sim, um smartphone não 😉

        1. Avatar de LP
          LP

          Tens uma vida muito ocupada se assim é 😀
          E andas com o carregador atrás.

        2. Avatar de Invision
          Invision

          Lá pk tu gostas de estar sempre com o carregador atrás não quer dizer que os outros também gostem. Standby é considerado quando o ecrã está desligado e o cpu em deep sleep(isto em termos leigos). Se isso não acontecesse(como tu referes), destruias a bateria de qualquer smartphone em meio dia ou menos. Ganha juízo e não sejas fanboy…

  12. Avatar de Jorge Pinto
    Jorge Pinto

    Para quando o Android M?