Swift 2.0 – A linguagem de programação da Apple, melhorada…

28 Comentários

…e open-source.

Na WWDC 2014, a Apple apresentou o Swift, a linguagem de programação que passou a estar na base do seu desenvolvimento. Entretanto, a Microsoft anunciou estar a criar um compilador desta nova linguagem para a sua próxima versão do Windows.

A Apple, durante a WWDC de hoje, anunciou a versão 2.0 do Swift que será open source!

Swift 2.0 - A linguagem de programação da Apple, melhorada...

O Swift será tornado open source nos finais deste ano, sendo que vai ser lançado sob uma licença aprovada pela Open Source Inititive. As contribuições da comunidade serão aceites e, até, encorajadas. Inicialmente, a Apple irá querer portar o Swift para OS X, iOS e Linux.

O conjunto de código fonte que irá ser disponibilizado constitui-se pelo compilador da linguagem e pela biblioteca padrão (standard library). A Apple afirma que quer ver a linguagem em todas as plataformas.

Existem outras grandes novidades no Swift 2.0:

  • Novos mecanismos de error handling: serão mais naturais e familiares para aqueles que já conhecem outras linguagens (try, throwcatch são palavras chave que estarão presentes a partir de agora). Esta nova funcionalidade funcionará perfeitamente com os SDKs da Apple.
  • Melhorias na sintaxe: foram criadas novas palavras chave de forma a que a escrita do código seja mais natural e expressiva (como do, guard, defer e andrepeat).

Acrescento ainda que o Xcode 7 contém uma poderosa ferramenta de migração de forma a migrar o código antigo em Swift para o novo. Caso queira saber mais sobre esta versão do Swift, poderá ver no site oficial para programadores da Apple, aqui.

Homepage: Swift Developers

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joana
    Joana

    chorei de emocao quando ouvi open source a Apple merece a posicao de lider que o android jamais tera

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      WARNING! Fangirl Alert…! Fangirl Alert…!
      WARNING! Fangirl Alert…! Fangirl Alert…!
      WARNING! Fangirl Alert…! Fangirl Alert…!

    2. Avatar de Rui Nepias
      Rui Nepias

      Ainda bem que ainda ha pessoas que choram de emoção com opensource, viva à Apple e o seu apoio a essa filosofia.
      Para celebrar deviamos tentar apoiar um sistema operativo mobile open source. Estive a pesquisar e só descobri o Android open source project.
      Mas bem não importa, o que vale é que a linguagem de programação open source da Apple torna o seu sistema fechado o melhor, mesmo quando um dos nossos inimigos, e não tenhamos ilusões, tudo o que não da Apple é nosso inimigo, é opensource (e é relevante para a comparação).

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        O Android que quase toda a gente usa nos telemóveis tem muitas partes que não são open source, aliás cada vez mais partes não são open source

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          O android é open source. Os módulos proprietários de algumas fabricantes é que não. Mas num android puro, é tudo open source!

          1. Avatar de FG
            FG

            Que android puro é que não tem módulos proprietários? Os nexus têm módulos proprietários, e tudo o resto…

            Que LOL! Claro que tem!

            É tudo que é da Google: PlayStation Serices, Mapas, Store, é muito mais, é proprietário!

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            A maioria dos serviços da Google no Android não é Open Source, a começar pelo Google Play que é responsável por cada vez mais coisas! E isso representa uma boa parte da experiência que as pessoas têm com telemóveis Android!

          3. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            @Nunes:

            Serviços Google e Android é diferente.

            Dizer que Android não é open-source porque os serviços da google não são open source é arranjar uma forma de descridibilizar o SO.

            Mas enfim…

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            Que eu saiba quase toda a gente por aqui passa o tempo a elogiar o Android exactamente por causa dos serviços da Google que aparecem em quase todos os aparelhos Android, quer seja o Google Play [que açambarca cada vez mais coisas não relacionadas com a loja], Google Now, Google Maps, etc, etc, tudo coisas que se tornaram essenciais na experiência de uso!
            Se achas que dizer esta verdade descredibiliza o SO, então não parece que tenhas o Android em grande valor.

      2. Avatar de int3
        int3

        maior parte do iOS é open source já agora.

    3. Avatar de Vitor Z.
      Vitor Z.

      O que interessa ter a linguagem open source se o OS continua a ser o que é? O android começou bem, mas quando as operadoras e marcas meteram lá as patas só vieram dar chatisses aos utilizadores.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        As operadoras têm lá as patas porque a Google quis, como forma de ultrapassar a concorrência. Não se importou muito com as consequências!
        Quanto à linguagem parece ser uma aposta da Apple para que cresça e melhore o mais depressa possível… isso terá consequências no desenvolvimento das aplicações e muito provavelmente do sistema operativo que é o que toda a gente usa!

      2. Avatar de int3
        int3

        O iOS (a parte que faz o sistema operativo) é open-source. é um fato que pouca gente conhece. Apple esteve sempre ao lado nos projetos open source. É uma questão de saber história e saber realmente o que se tem nas mãos.

    4. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Sabes que o Android é open source desde que foi lançado certo?

    5. Avatar de Mota
      Mota

      “Chorei de emoção”

      Epah.. cura-te.

  2. Avatar de Nunes
    Nunes

    “introduz um “novo” conceito que é muito “estranho” nos lados da empresa de Cupertino”
    Uma frase destas revela muito desconhecimento!
    O kernel do OS X é open source, muitos software criado pela Apple é Open Source, etc!

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      E o CUPS também é open source e foi criado pela Apple!

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        O CUPS não foi criado pela Apple, mas é mantido e melhorado pela Apple e usado em vários sistemas operativos

  3. Avatar de Yuri da Silva
    Yuri da Silva

    Estou curioso para saber qual será a licença.
    Também, essa linguagem parece ser muito “bloated”.

  4. Avatar de FG
    FG

    Agora é que vai ser! Adeus C! Vai ser tudo em Swift! Uma linguagem para derrotar todas, é rápida, é compilada, e é moderna, chauzinho! Vamos ver Swift desde microcomtroladores de $1 até a Workstations! Yeah! E se calhar, até vamos ver em web developmemt baseado em Swift! LOUCURA!

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Meh, prefiro continuar com Ruby e C++ ; )

  5. Avatar de sakura
    sakura

    opensource e sempre bemvindo….
    “error handling:” try catch C# ……..
    “el CapTitanic” com novo metal é que está para as curvas …””up to “ten times” for 3D”” tenho que ver isso so com um update hunnnn……
    cuidado com os iceWallpapers
    da MS.

    1. Avatar de Yuri da Silva
      Yuri da Silva

      O quê?

    2. Avatar de int3
      int3

      C#, C++, Java, Python, Perl, Ruby todas tem try catch…..
      Swift é uma linguagem muito recente não sei qual é acena.
      Apple tem mais open source do que a MS.

  6. Avatar de LP
    LP

    A Apple no bom caminho…

  7. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Como o ecosistema linux é semelhante ao da apple não tarda em aparecer em linux. E se fosse assim tão má, a M$ não estaria interessada em ela própria fazer um compilador… Vejamos o que dá, espero que ajude os programadores e não seja apenas mais uma.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      creio que a própria Apple vai disponibilizar para Linux

  8. Avatar de All0n3
    All0n3

    gostaria de saber como baixo o swift 2.0 para linux… ja cacei em tudo quanto e canto e n consigo