Transforme o Windows 7 num Ubuntu 11.04 Natty Narwhal

98 Comentários

Depois de já termos visto como “transformar” um Linux Ubuntu num Windows 7 (ver aqui),  transformar um Ubuntu num MacOS (ver aqui), transformar um Windows num MacOS (ver aqui), hoje apresentamos um pack que permite transformar um Windows 7 num Ubuntu 11.04.

ubuntu_00

Para quem usa o  Windows 7 e pretenda fazer um “restyling” ao seu sistema transformando-o num Ubuntu 11.04 Natty Narwhal  hoje apresentamos a solução.

Para isso poderá instalar o Ubuntu Skin Pack.

ubuntu_01

A instalação do Ubuntu Skin Pack é bastante simples e o resultado final é bastante semelhante à ambiente gráfico Unity, presente no Ubuntu 11.04. A barra lateral, semelhante à disponibilizada pelo Unity, tem como base o Rainmeter (apresentado já aqui no pplware). Nessa barra lateral podem ser incluídos vários atalhos e disponibilizadas várias informações sobre o sistema. De referir que os ícones tradicionais do Windows 7 são também alterados.

ubuntu_02

O Ubuntu Skin um pack de transformação bastante completo e bem conseguido, que procede a um conjunto de alterações no Windows 7, aproximando-o do aspecto tradicional de um Ubuntu 11.04 com o ambiente gráfico Unity. Segundo informações no site do projecto este pack funciona em Windows de 32 e 64 bits e inclui também suporte para o Windows 7 SP1.

Artigos relacionados

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: Ubuntu Skin Pack [38,18MB]
Homepage: Ubuntu Skin Pack

Partilhar:
Tags:

Comentários

98

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bedas
    bedas

    e dá para activar o compiz? 🙂

    1. Avatar de wolfytuga

      Talvez quando sair o DirectX 20… Tendo em conta que só conseguiram incluir as transparências usando o DirectX 10!

    2. Avatar de Mixer
      Mixer

      Fogo instalei esta m**** e agora os icons e os sons nao desaparecem… algum me da os ficheiros originais?? <.<

  2. Avatar de motadg
    motadg

    Mais uma forma de destruir um S.O. depois lá terão de reinstalar tudo de novo.

    Cump’s

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          +3… isto so da asneira.

          se querem o ubuntu instalem…

          1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
            Rui “ALL” Sousa

            +5

      1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        +4

    1. Avatar de Óscar Martins
      Óscar Martins

      sem comentários!!! são 1 : 33 e leio este post…??? é lamentável.

      Transforme o Windows 7 num Ubuntu 11.04 Natty Narwhal == ABERRAÇÃO!!!!

      Gostos não se discutem, mas sim lamentam-se.

      1. Avatar de Óscar Martins
        Óscar Martins

        Linux n é uma theme mas sim um sistema operativo a serio!!!

  3. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Alguém já experimentou?? O SO fica estável?? Dá problemas??

  4. Avatar de Fábio Rocha

    +6
    (não querendo desvalorizar o post)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, quando fala (neste caso escreve) um português…escrevem logo 2 ou 3…neste caso já vai em 6 🙂

      1. Avatar de Leandro
        Leandro

        Sou brasileiro 🙂

        1. Avatar de Pedro Pinto

          hihihih…bem visto 🙂

          1. Avatar de motadg
            motadg

            Sim, que o Pplware é Internacional.

            Cump’s

        2. Avatar de naoliveira
          naoliveira

          Mas como qualquer brasileiro que se preze, deves ter um avô português… ou não? 😉

  5. Avatar de Leandro
    Leandro

    Por que pegar a interface do Windows 7 que é boa e tornar ruim?
    É bom postar coisas diferentes no site, mas esse tipo de ferramente não ajuda em nada. Se tivesse o Compiz, ai sim 🙂
    Não ajuda em nada, mas pelo menos é bunitinho. :p

  6. Avatar de Maxim

    Eu uso o CustoPack Tools e nunca tive problemas de o SO ficar instável, agora estou com um tema no estilo Mac OS e está muito bom, aconselho!

  7. Avatar de Roberto
    Roberto

    Ja agora qual é o tema mac os que usas? Onde tiraste?

  8. Avatar de odio
    odio

    não entendo isso… se o cidadão quer usar Win 7 que instale Win 7. Se quer usar Ubuntu, que instale Ubuntu. Pra que instalar um e transformar no outro?

    1. Avatar de pbasst
      pbasst

      simplesmente uma pessoa quer usar o windows 7 por diversas razoes (compatibilidades com jogos etc) e pode gostar da apresentação que o mac tem, é assim tão difícil de entender? xD

        1. Avatar de KaPutnixZ
          KaPutnixZ

          odio: Um sistema operativo não é apenas aquilo que se vê.. Há muitas outras coisa que compõem um S.O. A aparência é apenas uma delas..

          É normal que se possa querer ter um Windows 7 com outra aparência..

          E já agora seria importante retirarem as “palas” da frente dos olhos em relação ao Modding..

          1. Avatar de motadg
            motadg

            Eu não contesto o modding, apenas acho que para alguns utilizadores o modding pode (quase sempre) significar a reinstalação do S.O., com todo o inconveniente que isso possa ter.

            Cump’s

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            ora nem mais, ás vezes parece que as pessoas não intendem simplesmente porque não querem, tal como nas pessoas uma coisa é a aparência outra é o funcionalidade, (há mulheres muito bonitas, mas mas são burras que PQP) no caso do windows muitas muitas vezes tem a ver com a compatibilidade, por muito bom que seja o linux está a nos luz do windows em relação à compatibilidade.
            Modding serve para mudar o aspecto, em quase tudo, este pack serve para isso, não confundam alhos com bugalhos.

  9. Avatar de zorggg
    zorggg

    eu ía perguntar onde está a malta do ” se querem um windows parecido com o ubuntu, instalem o ubuntu!!!!!” .
    lol, mas cheguei tarde demais. Eu tou com o Kubuntu 11.04, mas detesto alguns infelizes utilizadores de linux, são piores que as testemunhas de jeová X)
    Andarmos aqui armados em fanboys em tudo quanto é post de informática, n vale a pena… n é assim que vamos trazer mais gente para o nosso S.O.

    1. Avatar de JC
      JC

      Eu estou a usar Kubuntu 11:04 no portatil e Windows 7 na torre. Cada qual para cada um..

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      zorgg, concordo em tudo menos numa coisa, não se deve impingir nenhum OS, ou trazer malta para nenhum OS, acho que deve divulgar os prós e contras, e com isso cada um decidir o que lhe agrada mais.
      (são piores que as testemunhas de jeová), lol, por acaso, é a mania de “a minha opinião é melhor que a tua”, infelizmente é em tudo, futebol, politica, SO’s, carros, enfim, ainda faltam muitos séculos para o povo aprender e a respeitar que tal como somos livres de ter a nossa própria opinião os outros também são livres de a ter.

      1. Avatar de pfbatista
        pfbatista

        zorggg e Carlos…

        Não podia estar mais de acordo convosco!

        Palavras sábias!

        Mas testemunhas de jeová e Trolls hão-de sempre existir, infelizmente.

  10. Avatar de moedinha
    moedinha

    De notar que o o tema do macubuntu dá alguns erros com o natty…

  11. Avatar de Pedro Gaspar
    Pedro Gaspar

    eu acho bem que ajam packs deste genero.. pois podes gostar muito do lock de um sistema, mas estares limitado as aplicações de outro..
    se os sistemas nos permitem o restyling porque nao aproveitar ?

  12. Avatar de O Silva
    O Silva

    Um windows7 travestido?? Não, Obrigado!

  13. Avatar de nuno-mc
    nuno-mc

    Cada um com as suas pancas e preferências 😀
    Gostos não se discutem e cada um tem direito ao seu ^^

    btw na 1ª imagem o relógio mostra 2 horas diferentes lol?

    1. Avatar de JC
      JC

      Também me parece que sim. Genial!

  14. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Eu não tenho nada contra os gostos de cada um. Eu próprio instalo e reinstalo até à exaustão. Experimento tudo o que puder. Tenho até um pc velhinho para o efeito. Porém, tenho que dizer o seguinte. Esta versão do Ubuntu 11,04 é uma perfeita desgraça. Mudem lá isso outra vez para melhor! Ora não me é difícil perceber, como já aqui alguém disse que se queira usar um SO por causa das suas funcionalidades com o aspecto de outro de que se gosta mais. O que não percebo é quem queira mudar o Seven para um aspecto Ubuntu 11, quando o original já é bem mau. É a minha opinião!

    Bem hajam!

    1. Avatar de cfernandes
      cfernandes

      É mau por causa do unity? Sendo o ubuntu um S.O. voltado para uma fácil interacção com o utilizador e tendo o Gnome a querer ser um S.O. próprio? se calhar fizeram bem.

  15. Avatar de Kilho
    Kilho

    Uma desgraça? Ninguém é obrigado a usar unity como padrẽo. Se não gostas tens sempre o velho gnome mesmo a mão de semear na janela de login ;).
    A mim também me custa sair da interface do Gnome “classico” mas não considero que o Unity seja mau, simplesmente ainda não me adaptei

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Como é que raio é que meteste um E com um til aí a meio?

      1. Avatar de Leandro
        Leandro

        Boa pergunta, o teclado dele deve ser uma mistura de Ubuntu com Windows.

      2. Avatar de wolfytuga

        Talvez esteja a escrever de um SO Linux. Neste consegues expandir bastante o teclado e escrever “ẽ” por exemplo, ou então fazer [Alt Gr]+[I] resultando nisto: →
        Em Windows não tens estas facilidades¹.

        ____________________________
        ¹ Para teres este caractere basta [^]+[1] fácil não?
        ²


        Por exemplo, dá algum jeito para química, O²⁻ ou H⁺

        Cumps!

        1. Avatar de Ruaben
          Ruaben

          por que que só descubro essas coisas no final do ano lectivo… 🙁 fica pro ano 😛

  16. Avatar de Dogzilla
    Dogzilla

    Não tenho qualquer tipo de dúvida que a melhor forma de transformar o Windows em Ubuntu é instalar Ubuntu. 😛

    1. Avatar de Ruaben
      Ruaben

      mas ai não transformas o windows, simplesmente trocas de sistema operativo(se não fizeres dual boot claro).

      conclusão: a tua teoria foi por água abaixo 😛 lol

  17. Avatar de Gilmar
    Gilmar

    Tava até animado para ver como ficaria o Win 7 com a ‘cara’ do Ubuntu, mas diante de tantas “espetadas” e “alfinetadas”, desisti.

    Vou é, como ensinam aqui, instalar o Ubuntu em separado.
    Aliás, alguém pode me dizer se consigo fazer o dual boot com Windows 7 e Ubuntu? – Nunca tentei e nem sei se é uma boa!

      1. Avatar de Gilmar
        Gilmar

        Boas! – com este link vou me aventurar e experimentar “outravez” o Linux. – Obrigado.

    1. Avatar de Olly

      Se o objectivo é experimentar podes sempre instalá-lo a partir do windows (com o wubi – que já vem no cd do Ubuntu), basta colocar o cd e quando aparecer o menu (se tiveres o autorun ligado) escolher “instalar a partir do windows”. Faz-te a papinha quase toda e funciona a 100%, ou lá perto. A vantagem é que se não gostares podes desinstalar como se fosse um outro programa qualquer.

      1. Avatar de Gilmar
        Gilmar

        Sim, o objetivo é apenas ficar mais, digamos, íntimo desse S.O.

        Vi e ouvi uma pessoa perguntando para um “Linuxnático”: Poderá “um dia” o Linux se tornar um sistema “entendível e usável” pelos leigos e “aventureiros”?

        Ele respondeu: “Sim, muito em breve”! – Faz 10 anos e eu ainda não vi ‘esse momento chegar’!

        Obrigado pelo feedback!

        1. Avatar de Ruaben
          Ruaben

          também dá a old school: vai a bios do pc (no meu ao ligar carrega no f11 se não me engano) escolhe o cd de instalação do ubuntu e esta a andar

          1. Avatar de Gilmar
            Gilmar

            Boas, hein!
            – Ainda estou a preparar a instalação do Ubuntu, e esta dica é muito importante.

            Obrigado.

  18. Avatar de Carlos "Kadu" Eduardo

    Desculpem o comentário, mas este tema é de um tremendo mau-gosto.
    Claro, gosto não se discute!

    Uso o Ubuntu como sistema principal e sei que ele não é perfeito, mas visualmente me agrada muito mais que o Windows 7, todavia, não apoio de maneira alguma a customização de um sistema para parecer com outro. Fica sempre mal acabado, não fornece a mesma experiência de uso e ainda mancha a imagem do original.

    O Unity é prático, útil e funcional. Basta ter hardware para isso e uma vontade de lidar algo novo.

    1. Avatar de Óscar Martins
      Óscar Martins

      Carlos porque achas que o S.O Ubuntu não é perfeito ou seja diz-me um S.O que seja perfeito…?

      1. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        http://2.bp.blogspot.com/_2T448_yhJhQ/

        espero que isto responda a tua pergunta

        1. Avatar de Óscar Martins
          Óscar Martins

          Sim responde!!!

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Usar o Windows 7 com uma “skin” do Ubuntu é aberração? Também já existe descriminação dessas no mundo da informática?
    Então e as pessoas que usam tatuagens, piercings e fazem implantes também são aberrações? 😮

    1. Avatar de Oscar Martins
      Oscar Martins

      O Pedro Pinto de todos os bons post este para mim n tem nada haver. Aberraçao e uma forma de expressao melhor seria bizarro. Por acaso n curto tatoos mas as pessoas que as tem sao pessoas igual a mim a ti ou a todos. Nao vamos generalizar uma forma de expressao cada um sabe o que melhor para si isto e como o significado da palavra UBUNTU que choca com Microsoft.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Óscar, desculpa mas não percebi nada do que escreveste 🙂 Traduz-me la isso.

        PPinto

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Deve ter dado redring na xbox 😛

        2. Avatar de Óscar Martins
          Óscar Martins

          Pedro qual foi a parte que não percebes-te? Não preciso de traduzir porque escrevi na língua de Camões!!!

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Amigo, calma lá !!!!
            Se é “língua” de Camões, então foi com uma venda nos dois olhos.

          2. Avatar de Óscar Martins
            Óscar Martins

            Oh Pedro mas diz lá o que não percebes-te…

  20. Avatar de Óscar Martins
    Óscar Martins

    O Pedro Pinto de todos os bons post aqui no Pplware, este para mim n tem nada haver. Aberração e uma forma de expressão melhor seria algo como bizarro. Por acaso n curto tatoos mas as pessoas que as tem sao pessoas igual a mim a ti ou a todos. Nao vamos generalizar uma forma de expressao cada um sabe o que melhor para si isto e como o significado da palavra UBUNTU(liberdades do software livre e no trabalho comunitário de desenvolvimento) que choca com Microsoft. Saudações!

    1. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      Sinceramente…

      Tu és uma pessoa que não personaliza nada, até se tiveres windows ou seja qual for o S.O. nem mudas os sons… cores… background… etc. Porque o que está a dizer só faz sentido como comentário e opinião válida se fores adepto de nunca alterar seja o que for, e aí manifestas-te contra a personalização, correcto?

      1. Avatar de Óscar Martins
        Óscar Martins

        1 – Lol não sou contra este tipo de personalizações. Óbvio que personalizo o ambiente gráfico do meu S.O para se tornar mais amigo/pratico.

        2 – Sobre as skins, para todos aqueles que nunca experimentam, força experimentem façam as vossas experiências não tem mal nenhum como também não tem mal nenhum experimentarem um sistema operativo diferente.

        3 – Apenas para quem a muito se apercebeu que o monopólio está a prejudicar muitas pessoas, esta personalização, digamos que é algo que não tem nada haver,tipo é como se o FCP festeja-se um titulo qualquer do SLB!

        1. Avatar de pfbatista
          pfbatista

          Oh Oscar, deixa lá essa questão do monopólio! Há tantos anos que ouço a mesma coisa, esse monopólio existe tal como outras marcas, noutras áreas, o tentam fazer.

          Só uma coisa… acho que o FCP não ía querer festejar um titulo do SLB… para isso ainda era preciso tirar primeiro o pó das taças 😀

  21. Avatar de Oscar Martins
    Oscar Martins

    Não sou adepto pronto tudo o que é proprietario ao ponto de limitar/aproveitar para lucrar a triplicar nao tem o meu apoio.

    Lol foi so um exemplo…aqui não estamos a falar de futebol. (sweat) 😀

  22. Avatar de Lagguna
    Lagguna

    @Gilmar

    Se tiveres o Ubuntu em CD/DVD (iso), arrancas pelo cd e podes instalá-lo na modalidade “ao longo do windows 7”. Já instalei à algum tempo, pelo que não estou certo que a tradução seja esta. Certamente algum “expert” aqui pode realçar e ensinar melhor mas, instalei junto com o Seven em dual boot e funciona muito bem. A desinstalação não é tão fácil como com o Wubi mas é uma questão de partições. Estuda bem o caso antes de mexer se não te sentes muito à vontade mas, posso dizer-te que deste modo fica a funcionar bem. Nunca tive problemas!
    Bem hajam!

    1. Avatar de Gilmar
      Gilmar

      Parece-me fácil!

      Para programadores e demais profissionais da informática, instalarem e usarem o Linux em suas máquinas, é compreensível e até muito “normal”!

      – Mas, para os “leigos”, isto é, os aventureiros de plantão, além de poderem experimentá-lo, qual ou quais outra (s) vantagem (s) em tê-lo instalado junto com o Windows 7?
      – Sei que é possível tentar restaurar ou recuperar o Windows através do Linux, mas, quais outras?

      1. Avatar de Alucard

        O Linux é muito superior ao Windows em vários aspectos, pelo que mesmo o mais leigo do utilizadores não perde nada em ter-lo instalado, só ganha.
        -É um sistema muito seguro, com virtualmente nenhuma ameaça conhecida. Zero vírus, qualquer pessoa pode estar descansada a navegar.
        -Rápido e leve, corre em computadores em que o Windows Vista/ 7 recusar-se-ia a instalar sequer. E mantém-se rápido ao longo do tempo.
        – Imensos programas gratuitos ao teu dispor, tem muita escolha como nunca tiveste antes: podes até escolher o ambiente gráfico como Gnome, KDE, Xfce, etc…
        – e ao contrário do que possas pensar, desde que tenhas uma mentalidade aberta para aprender coisas novas, é muito fácil de usar.

        1. Avatar de Kilho
          Kilho

          A unica vantagem que vejo em usar windows neste momento é mesmo se precisares de software especifico (photoshop e afins) ou se quiseres ter o PC para jogar. Se o usas como eu para navegar na net, ver filmes , ouvir musica e fazer os trabalhos da faculdade linux parece-me a escolha apropriada. Claro que os trabalhos da Faculdade já depende de área para área mas em eng. eletrotécnica nunca precisei de nenhum software que nao existisse para linux

          1. Avatar de Gilmar
            Gilmar

            Hummmm, usá-lo para navegar, ver filmes, músicas, etc., é uma coisa que vale a pena; e isso sem me pré-ocupar com o fator segurança, é algo que preciso levar em conta!

            Já vou providenciar o Ubuntu para baixar.
            SE acaso a sugestão for outro ambiente gráfico, farei o download também!

            Obrigado pelos “seus” feedbacks!

        2. Avatar de Gilmar
          Gilmar

          Já que dissestes estas coisas tão relevantes, vou meter o Linux na minha máquina de novo.
          (Instalei o Ubuntu umas duas vezes, mas como não entendia coisa alguma, e não vi nenhuma utilidade, desinstalei-o).

          – O nome que se dá aos ambientes gráficos é “Distro”?, ou nada tem que ver? E se não, o que é uma “Distro”?

          Outra: Qual o melhor ambiente gráfico mais fácil de lidar, e que conta com bons recursos e programas disponíveis?

          Ubuntu 10.04 é a melhor opção?

          Consigo rodar Corel Draw, Photoshop, Quark e InDesign no Ubuntu?

          Tê-lo instalado na máquina sem que tenha uma boa utilidade, creio não valer a pena.

          Obs. Quer dizer que não preciso instalar antivírus, antispyware, Firewall no Linux, ou eu não compreendi bem?

  23. Avatar de Lagguna
    Lagguna

    Mas eu não uso o Ubuntu nesta versão 11,04, prefiro o Mint.

    Bem hajam!

  24. Avatar de Filinto
    1. Avatar de Diego Gomes
      Diego Gomes

      +

  25. Avatar de her

    Ha é só o tema… para isso podem usar o windowblinds que é bem mais pratico…mas a serio podiam colocar um tutorial de como se instala o ubuntu isto assim nao serve de nada.

  26. Avatar de dfg
    dfg

    Isto e o custopack, um programa AIO, muito bom e semples de usar. ja o usava antes e fartei-me, desinstalei, nao deu nenhum problema.

    100% confianca neste programa. Gostam gostam, nao gostam… qeq tao a fazer acordados a esta hora?

  27. Avatar de Vasco
    Vasco

    Que bela forma de por um bom sistema operativo a consumir mais memória e mais propenso a erros… Não desvalorizando o artigo nem a fiabilidade do programa, mas como sabemos, nunca fica igual…

    Que tal um dual boot? Umbutu e W7? O melhor de 2 mundos e fica-se servido para o que der e vier, falta depois um Mac OS, mas isso ja estamos a ser demasiado picuinhas, poucos precisam de 2 qto mais 3 SOs diferentes!

  28. Avatar de antunes
    antunes

    isto não é ubunto é Gnome sobre Windows! com imagens de ecrã do Ubunto. por favor!! há aqui alguém que leia?!

    1. Avatar de xpto
      xpto

      O homem..mas qual gnome sobre windows? Isto é apenas um “theme” que mete o windows parecido com o ubuntu. Só isso e nada mais do que isso

  29. Avatar de ... da Silva
    … da Silva

    e pelo que entendi de outras publicações nem se quer é a plataforma Gráfica Gnome mas sim uma mascara para windows que é possivel criar em praticamente qualquer windows! desde o 3.x 😀

  30. Avatar de antunes
    antunes

    ainda por cima pelo que compreendi de publicações em cima, nem se quer é a plataforma gráfica Gnome mas sim uma máscara que pode ser criada para qualquer windows! incluíndo o 3.x 😀

  31. Avatar de xpto
    xpto

    O unity ja é mau no ubuntu quanto mais no windows. Porra, porra

  32. Avatar de Turtel
    Turtel

    Eu não percebo o porquê de não instalar a skin do Unbuntu, eu acho que é tudo boas ideias vamos melhorando aquilo que nos parece melhor, afinal o sistema operativo vai continuar a ser o 7 se acham que é uma cópia do unbuntu estão enganados, eu instalei e não me arrependo, é bom mudar de quando e vez.
    Acho que os que estão com opiniões menos favoraveis de certeza que não gostam de ver umas boas mamas de celicone, é tudo só para o deita abaixo, podia era ir com o sócrates que deitar mais abaixo que ele deve haver poucos.

  33. Avatar de Sonic
    Sonic

    Boa noite. Eu instalei este pack à experiência e acabei por removê-lo. O que acontece é que alguns icones do Windows não voltaram ao que eram, continuando com os que foram instalados juntamente com o pack. Alguma ideia que me possa ajudar?

    Cumprimentos

  34. Avatar de Rui Moreira

    “por muito bom que seja o linux está a nos luz do windows em relação à compatibilidade.” isso e uma das maiores barbaridades que ja ouvi, tendo em conta que quem produz o windows e a microsoft, que tem uma larga historia de romper com standards, e não ser compativel com nada… isso de ser compativel referes te a que ??? compativel com o bosta do windows ????

    Perdoa lhe linus eles não sabem o que dizem

  35. Avatar de antonio jerry
    antonio jerry

    Se querem deixar com a cara do .. o Ruindows… Ubuntu.. porque não instala .. muuitooooo melhor o ubuntu..

  36. Avatar de Caca
    Caca

    Pedro, boa noite. Quando eu não quiser mais é possível desinstalar facilmente?