Rainmeter – A Arte no seu Desktop

55 Comentários

Por Ricardo Pereira para o PPLWARE.COM
Um Ambiente de Trabalho limpo e organizado certamente que já faz parte dos ideais informáticos de muitos utilizadores. Após alguns dias de utilização de um Ambiente de Trabalho “vazio”, sentimos que nos falta algo que nos poupe o trabalho de ter que aceder ao Iniciar para abrir o “Computador”, abrir o Browser e aceder a um Site de Meteorologia para saber o estado do tempo, abrir o Gestor de Tarefas para verificar a utilização da Ram e Cpu, entre muitas mais coisas….

O Rainmeter resolve isso e muito mais!

Rainmeter é uma aplicação free que permite a customização do Ambiente de Trabalho.

Através desta ferramenta, é possível melhorar o Windows em casa ou no trabalhão, das seguintes vantagens:

  • É prático e compacto;
  • As aplicações “flutuam” livremente no Ambiente de Trabalho;
  • É “leve” no que toca a consumos de Memória Ram e CPU;
  • É fácil ficar de olho nos recursos do seu sistema, como memória e poder de bateria;
  • É uma aplicação que se “esconde” facilmente no Ambiente de Trabalho, de modo a que não interfira com os atalhos que se encontrem no mesmo.

Instalação de Skins (neste caso, aplicações):

  • 1º – Descarregar um skin;
    As skins (aplicações) podem ser encontradas em variados locais, visto que a sua criação é livre e simples.
    Download de Skins: Minimal Menu
    Homepage: Rainmeter
    DeviantArt: Rainmeter

  • 2º – Extrair e mover o Skin descarregado para a sua localização correcta;
    O Rainmeter usa uma pasta “Skins” que se destina a guardar todos os Skins que irão ser usados pelo Rainmeter.
    Localização: C:\Users\%username%\Documents\Rainmeter\Skins
    Copiar o conteúdo do Skin descarregado (dependendo de cada um, pode ser ou não uma simples pasta com um ficheiro .ini e algumas imagens, etc.) e colar na localização acima indicada.

Nota: Deve-se sempre colar uma pasta com o conteúdo dentro da mesma e não os ficheiros fora da sua pasta.

  • 3º – Aplicar um Skin;
    A aplicação de um skin é simples, pois, não necessita de reinicio do Windows nem nada parecido.

Passos para a aplicação:

  1. Clicar com o botão direito no ícone do Rainmeter que se encontra na Área de Notificação do Windows;
  2. Clicar em “Refresh All” e esperar que o Rainmeter actualize;
  3. Repetir o primeiro passo;
  4. Clicar em “Configs” e aceder ao Skin pretendido (que anteriormente instalou).
  • 4º – Editar um Skin;

Passos para a edição:

  1. Clicar com o botão direito no skin pretendido;
  2. Clicar em “Edit Skin”;
  3. Editar os parâmetros existentes aquando da abertura do ficheiro .ini no Notepad, Notepad ++, etc.

Nota: Recomendo a utilização do Notepad ++ para uma edição mais organizada e facilitada.

  • 5º – Aplicar transparência a um Skin;

Passos para a alteração:

  1. Clicar com o botão direito no skin pretendido;
  2. Clicar em “Settings”;
  3. Clicar em “Transparency” e escolher a percentagem de Transparência pretendida.

  • 6º – Esconder uma Skin (evitar que seja clicada ou movida);

Passos para a alteração:

  1. Clicar com o botão direito na skin pretendida;
  2. Clicar em “Settings”;
  3. Clicar em “Click Through”.

Nota: Para se voltar a editar as preferências do skin, deve-se clicar com o botão direito no ícone do Rainmeter na área de notificação, clicar no skin pretendido e alterar as preferências.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Rainmeter 1.3 32 bits [8.9MB]
Download: Rainmeter 1.3 64 bits [8.9MB]
Homepage: Rainmeter

Partilhar:
Tags:

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SonicReducer
    SonicReducer

    Muito Bom, ja uso a uns tempos nas minahs duas máquinas e tem coisas muito intressantes como RSSfeeds e le as RSS do google calendar e permite ter listas de tasks , muito bom e bonito, e leve, e o impacto que causa é fantástico, na faculdade veio o pessoal todo perguntar o que era, que parecia parte do wallpaper, recomendo

  2. Avatar de Augusto
    Augusto

    Bom post!
    Será melhor corrigir “ou no trabalhão” …
    Abraço

  3. Avatar de GhostlandPT
    GhostlandPT

    Boas…
    Entre este e o Yahoo Widgets, kuais as maiores diferenças?
    Já usei os dois, mas o Yahoo pareceu-me extremamente mais fácil de editar, visto que não se recorre a um .ini…

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Se queres que seja sincero, nunca usei os “Yahoo Widgets”, mas o Rainmeter é algo…Simples! O Windows inicia, o Rainmeter inicia e puff, tens o teu desktop super funcional, com um consumo adicional de 20MB na Ram e no Cpu, depende do “refresh rate” de cada skin.

      Recomendo o uso do Rainmeter (só pela simplicidade de criação/edição de skins, é algo espectacular).

    2. Avatar de m4x
      m4x

      O Yahoo é fácil sim senhor, mas tanto em performance como em funcionalidade é o pior de todos esses programas de widgets, em performance até o do windows é melhor.

      O Rainmeter não digo que seja o melhor, mas a coisa é que os que são realmente melhores, são super difíceis de editar, é tudo a bater código.

      1. Avatar de Ricardo Pereira

        Os skins do Rainmeter são TODOS código e ficheiros .dll para detectar certas coisas do sistema.

        1. Avatar de m4x
          m4x

          ???? w00t podes modificar mil e uma coisas sem bater código nenhum… até aqui está a mostrar isso…

  4. Avatar de Ricardo Vieira

    Para Linux, Ubuntu e afins, existe o Conky.

    1. Avatar de moedinha
      moedinha

      Boa dica. Obrigado

  5. Avatar de Tiago Sa
    Tiago Sa

    gostei do post, vou experimentar

    no entanto há uma duvida que me persegue já há uns tempos:

    eu gosto do visual dos temas Aero excepto uma coisa que me incomoda, a pré-visualização das janelas

    sei que é possivel desactivar a pre-visualização, mas eu gostava era que o tema Aero mostrasse as janelas empilhadas como um tema Basic

    exemplo – print:
    http://i53.tinypic.com/2nqbnzo.png

    caso seja impossivel, outra questão:
    como mudo a cor da barra em tema basic?

    desde ja obrigado

    1. Avatar de Tigax
      Tigax

      O do basic não da para mudar a cor!!!

      1. Avatar de Tiago Sa
        Tiago Sa

        eu ja vi maneiras de mudar, mas nessas mesmas era preciso alterar ficheiros manualmente e eu nao queria isso

        preferia uma maneira mais segura

        mas talvez faça um teste numa maquina virtual

    2. Avatar de Ricardo Pereira

      Quanto a desactivar a pré-vizualização na barra de tarefas, vê isto:

      http://www.blogsdna.com/2056/how-to-enable-or-disable-taskbar-thumbnails-preview-in-windows-7.htm

      Quanto ao Basic com cores, penso que é impossível, mas podes sempre tentar com o AeroTuner.

      1. Avatar de Tiago Sa
        Tiago Sa

        o que está nesse link nao resultou, parece que nao é compativel com a minha build

        1. Avatar de Tiago Sa
          Tiago Sa

          peço desculpa pelo double post, mas encontrei a resposta a minha pergunta, estava mesmo aqui no pplware 😀

          aproveito para partilhar caso alguem esteja na mesma situação que eu (:

          https://pplware.sitedev.pt/windows/software/taskbar-thumbnail-tweaker-a-pre-visualizacao-a-seu-gosto/

  6. Avatar de Tigax
    Tigax

    Por acaso ta fixe, tenho pena é que esteja sempre a usar cpu, normalmente 1% 2% que é alguma coisa tendo em conta que uso portatil + bateria varias vezes.

    No entanto é um bom programa principalmente para quem usa PC FIXO.

  7. Avatar de Transeunte
    Transeunte

    Muito bom!

    Uso o rainmeter a muito tempo, mas para poucas funções. A função que mais preciso é a de monitoramento de temperatura do sistema ( GPU, CPU cores e etc), mas só achei uma alternativa até hoje, a qual gostei e estou usando, o http://migre.me/3ABpX

    Contudo, ando desconfiado dos valores que ele apresenta… Alguém tem outra alternativa??

    1. Avatar de Tony Silva
      Tony Silva

      Tens o MSI afterburner que permite mostrar as temps do gpu.

      1. Avatar de Transeunte
        Transeunte

        Opa! Obrigado Tony, mas procurava alguma coisa para o rainmeter mesmo.

  8. Avatar de m4x
    m4x

    Um theme que estou a usar à algum tempo é o do Windows Phone 7, é como terem o tlm no computador, simplesmente brutal.

    http://fediafedia.deviantart.com/art/Omnimo-3-1-for-Rainmeter-158707137

  9. Avatar de d@Costa

    é muito simples utilizar o Rainmeter. comecei a utilizar à pouco tempo, mas é do mais simples e do melhor para a “arte do desktop”.
    aproveito também para pedir aos visitantes do pplware para colocar aqui a imagem do vosso desktop, e se quiserem, dizer quais as skins que estão a utilizar.
    deixo aqui o meu desktopo de Janeiro:
    http://fc04.deviantart.net/fs71/i/2011/012/2/4/desktop_12_january_by_dacostha-d370l1d.jpg

  10. Avatar de zbrix
    zbrix

    boa tarde.
    eu já utilizei o rainmeter, mas deixei de usar pq se utilizasse o canto inferior direito na taskbar ou o winkey+d pura e simplesmente o rainmeter não se via. a única maneira de aparecer o raimeter era minimizar janela a janela. já há maneira de contronar isto?
    thanks.

    1. Avatar de DeeSeven

      Experimenta em cada skin com o botão secundário do rato escolher: Settings\Position\On Desktop

      Estava-me a acontecer com um dos meus e isso resolveu.

      1. Avatar de zbrix
        zbrix

        eh pá é isso mesmo.
        many thank!

  11. Avatar de Emannxx

    Bem, para quem não atinava nada com Rainmeter [vulgo, “Medidor de Chuva”!], penso que até me safei bem. Coloquei a skin Omnimo 3.1

    Screenshot Aqui: http://www.imagebam.com/image/a96fd2114824792

    Ricardo, que skins recomendas? Mas algo no género da Omnimo em que a instalação/configuração base não requeira muitos conhecimentos acerca do Rainmeter pois sei que as configurações podem ser bastante confusas.

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Nada mau. Mas eu não sou amante desse tipo de aplicações, que ocupam o desktop todo. Gosto de ter as funcionalidades com estilo, mas manter o meu desktop 😛

      Agora, quanto aos melhores skins para Rainmeter, visita os meus favoritos do deviantArt e escolhe: http://rickypereira1992.deviantart.com/favourites/41338430

      1. Avatar de Emannxx

        Hmmm, fiquei a fazer olhinhos aquele “Speed”. Vou ver se logo à noite o coloco. Obrigado.

  12. Avatar de .mechanism
    .mechanism

    O Rainmeter pode ser mais poderoso, mas eu prefiro muito mais o Serious Samurize pelo editor WYSIWYG, embora a falta de boas configs pré-feitas possa desanimar algumas pessoas, pelo menos pode puxar pelo interesse em pesquisar plugins e fazer-nos puxar pela imaginação para criar uma config de raiz.

  13. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    😀 neste momento estou com 146 atalhos, pastas e ficheiros avulso no ambiente de trabalho, não sobra espaço para isto…

  14. Avatar de cad
    cad

    help…

    gosto mtº do Rainmeter e por isso o instalei, mas n/ consigo ver o tempo (Weather), no ficheiro *.ini do skin do tempo tenho:

    ;Please replace your location code of Weather.com below, e.g: New York is USNY0996.
    ;You can check it on Weather.com or Google.
    dest=ROXX0003
    ; define Fahrenheit Scale = f or Celsius = m
    SCALE=m
    ; define show Scale Mark
    SCALE.txt=°C
    ;================================================================

    [MeasureWeatherRSS]
    Measure=Plugin
    Plugin=Plugins\WebParser.dll
    ; updated weather ~15minut
    UpdateRate=3600
    Url=http://xoap.weather.com/weather/local/#dest#?cc=*&unit=#SCALE#&dayf=6

    já coloquei o código da cidade em vários locais e nada!

    Agradeço qq ajuda. Obg.

    1. Avatar de d@Costa

      onde tens “dest=ROXX0003” substitui pelo código da tua cidade, ex: “dest=POXX0039”
      acho que não precisas de alterar mais nada.

  15. Avatar de Tiago Sa
    Tiago Sa

    neste momento estou com o desktop completamente limpinho e com as thumbnails configuradas em text only (:

    http://i55.tinypic.com/10h2grc.png

    uma questão:
    na skin Morph (a que o Ricardo usa), o now playing interage com o media player do windows?

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Boas. Não, não interage com o Windows Media Player mas, existem mais Players para o Rainmeter que interagem com ele.
      Btw, vou fazer este skin do “Morph” interagir com o WMP e depois deixo aqui o link 😉

    2. Avatar de Ricardo Pereira

      Afinal foi mais simples do que imaginava.
      Criei o tal skin para interagir com o Media Player, mas, a barra de progresso ainda não está a funcionar.

      Download:
      http://dl.dropbox.com/u/2167398/ricardopereira/rainmeter/mediaplayer.zip

  16. Avatar de paulo jorge
    paulo jorge

    eih ricardo, qual o tema que estás a usar no pc ? podias colocar um link para fazer o download
    obrigado

    1. Avatar de Vítor M.

      Excelente aspecto. Muito bom gosto.

      1. Avatar de Daf2011
        Daf2011

        Também acho!!! Belíssimo Programa…

  17. Avatar de SG
    SG

    Até gostei… estive a configurar aplicações no GNOMeter e parametrizar tudo direitinho… porém em 3 aplicações não funcionava… Ou seja coloquei no Launcher o Photoshop, Dreamweaver e o VirtualBox e bloqueavam estas três aplicações… enfim pode ser erro somente aqui…

    É pena…

    Existe algo assim que junte ao Nexus uma aplicação leve de rss e notas?

  18. Avatar de José Mendanha
    José Mendanha

    Boa noite.

    Instalei o rainmeter ha pouco tempo, e não pesco nada de programação nem nada disso, mas gostei muito do programa apesar dos entraves iniciais de ter que alterar tudo sem ser graficamente.

    No entanto não consigo usar o gmailreader simplesmente porque não consigo que o programa acesse directamente o meu email.

    Alguém me pode ajudar?
    Obrigado!

  19. Avatar de Rodrigo Feitosa
    Rodrigo Feitosa

    po, eu instalei o rainmeter ABD aqui, porem eu não sei como colocar pra tocar musicas, nem reproduzir as imagens, e gostaria de saber como colocar o codigo da minha cidade pra aparecer o tempo daqui.

    1. Avatar de Rodrigo Feitosa
      Rodrigo Feitosa

      codigo pra aparecer do tempo da cidade eu consegui, porem pra reproduzir musicas e imagens ainda não

  20. Avatar de André
    André

    Não consegui fazer com que o Winamp funcionasse.
    Alguém tem alguma idéia?

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Qual rainmeter tu baixou? o winamp so pega no Enigma

  21. Avatar de José
    José

    Boas… Tenho o ‘cornerclock’ no rainmeter, mas aparecem me os valores em ingles… Alguem sabe se é possivel alterar para portugues e como?

    1. Avatar de José
      José

      Ok ja percebi como é 😉

  22. Avatar de Iago.
    Iago.

    Olá, amigos. Eu baixei o rainmeter, e consegui instalar umas skins bem interessantes. Porém baixei outras que só veio um arquivo do bloco de notas dentro, e quando eu salvo dentro da pasta skins do programa em meu computador ele não reconhece.

    Mesmo atualizando e tudo mais.
    Alguém pode explicar como fazer essa instalação manual? Sou novo com o programa.

  23. Avatar de Felipe
    Felipe

    Olá gente, boa noite…gostaria de saber como mudar a cor da fonte dos feeds de noticias e/ou dos readers(facebook e gmail), no meu rainmetter eles estão na cor branca, mas quando eu coloco um plano de fundo claro elas acabam não aparecendo. Tem como mudar a cor dos “links” ou é branco pra sempre? asuhsuahas, abraços!

  24. Avatar de Makotsu
    Makotsu

    Muito bom, gostaria de saber como mudar a cor de uma Skin chamada “Arcs”… é possível mudar a cor dela, eu até já mudei só que eu não sei os codigos exatos das cores, eu chuto uma numeração e vem alguma cor correspondente a aquele cdg por exemplo tem assim: —Color1=25,955,255,99000
    ;Surround >>> esse cog corresponde a cor azul, mas e se eu quizer vermelho qual o cdg?? era asó isso

  25. Avatar de thamyres
    thamyres

    baixei o rainmeter ontem e não consigo usar nenhum player de música, nem o Swinamp nem o dark glass player, não consigo colocar a musica pra tocar.

  26. Avatar de Eduardo Ch
    Eduardo Ch

    olá, qual o código para se utilizar o botão do meio (ou botão
    da roda) do mouse em alguma skin?

  27. Avatar de Rodrigues
    Rodrigues

    O meu instalei e de vez enquando fica com uma frase em ingles como faço p tirar ela ou desabilitar