Macbuntu – Transforme o Ubuntu no MacOS X

27 Comentários

Parece que a “religião” do sistema operativo com Mac voltou. Como administrador de um parque informático, tenho notado que os utilizadores com Macintosh têm crescido exponencialmente e o “feeling” de ser proprietário de um Mac continua vivo. Apreciado pela simplicidade quer pelo design, quer pela forma como o sistema está estruturado, o MacOS é sem dúvida um excelente SO.

Para quem gosta de Linux e pretenda fazer um “restyling” ao seu sistema transformando-o num MacOS, o Macbuntu é uma boa solução.

macu_00

Para quem já tentou um dia transformar o seu sistema Linux num aspecto semelhante ao MAC, sabe bem o trabalho que dá. Para ultrapassar essa questão, foi criado o Macbuntu, um conjunto de scripts com o objectivo de transformar facilmente as distribuições Debian based (ex. Ubuntu) em autênticos MACs.

macu_01

O projecto Macbuntu é ainda recente (registado no SourceForge.net a 14/08/2010) e é descrito pelo autores do projecto  como “um projecto similar ao Mac4Lin, mas dedicado ao Ubuntu”

Como instalar no Ubuntu?

Ao contrário de muitos outros packs de transformação, o Macbuntu é muito simples de instalar.

Para instalar, basta fazer o download o Macbuntu aqui, proceder à descompactação do ficheiro e depois duplo clique sobre o ficheiro install.sh e escolhemos a opção “Run in Terminal”.

macu_02

Depois é só seguir as instruções (aproximadamente 5 minutos). No final, e quase como um “truque de magia”, o vosso Ubuntu irá transformar-se num MacOS.

macu_03

Aqui fica um screen com o browser também (firefox) modificado e janelas MacOS-like.

macu_04

Para quem é utilizador ubuntu e e gosta do aspecto e design do MacOS , pode agora transformar o seu sistema facilmente através do MacBuntu. É simples, rápido e além disso, todos os pormenores do MacOS estão presentes neste pack. Experimentem!

Nota: Segundo o autor, o script para desinstalação estará disponível dentro de horas. Script já disponível aqui

Download: MacBuntu (28,8MB)
Homepage: MACbuntu

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AndOr
    AndOr

    Fica porreiro! Muito simples de instalar!

    Para quem quer uma mudança de visual aconselho.

    1. Avatar de Davidslv

      O meu problema não é o sistema operativo, pelo que já ouvi falar basta formatar o disco num mac e instalar o SO que funciona(se é verdade ou não.. não sei).

      O meu problema é sim, usando eu um portátil (do programa e-escolas), o dell 1525, este portátil aquece demais na zona do disco, já para não falar da qualidade do ecrão e de ser construido em plástico etc etc…

      Onde quero chegar é que, hoje em dia há mais pessoas a optar por Mac, porque o hardware é melhor, é mais sólido, bem construido, autonomia de 10h (actualmente) etc etc..

      Eu sinceramente ainda não me adaptei ao SO, e continuo a preferir de longe Linux. No entanto o material não me oferece as condições que pretendo.

  2. Avatar de zéé
    zéé

    Usava o Mac4Lin no meu ubuntu , vou experimentar este 😉

  3. Avatar de Johnny
    Johnny

    Muito bonito… só preciso desinstalar… hehhee

    Como?

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sei que é um pouco off-topic mas acho que dava um bom post aqui para o blog. É que acaba de ser lançado para Linux o Plugin de Video e Voz para o Gmail. Já experimentei no meu Ubuntu e funciona muitíssimo bem. Podem ler a noticia no seguinte site:

    http://news.softpedia.com/news/Google-Launches-Linux-Video-and-Voice-Plugin-for-Gmail-152967.shtml

    Viva a liberdade!

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      hehehe bomba de noticiaaaaaaa ha milenniuns que estou a espera disso. Agora é que as pessoas vão começar a deixar de usar windows, pois muita gente nao usa mais o ubuntu por nao poder usar webcam.

    2. Avatar de jpng81
      jpng81

      Estou a testar agora mesmo a webcam no ubuntu e está excelente, a qualidade e som até mete o skype a um canto, e sempre fluído sem falhas. excelente, mas uma vez a google a dar-lhe forte e feio. Agora já não exitem desculpas para não passarem usarem linux. 😉

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Excelente!! 🙂

  5. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Está igualzinho ao meu (excepto o wallpaper)

    Bolas, depois de tanto trabalho que tive é que aparece isto

    —> já agora, alquém sabe como tornar o explorador de ficheiros Dolphin (que já instalei e corre bem)como explorer por defeito, para abrir assim que se clica numa pasta?

    obrigado

  6. Avatar de ES
    ES

    e para msn também?

  7. Avatar de petersaints

    E depois isto é fácil de reverter?

    1. Avatar de DCA
      DCA

      Ora lê a última frase do artigo sff…

      1. Avatar de Nuno Sousa
        Nuno Sousa

        Sim, dentro de horas onde? Eu percebo que é de boa vontade que estes scripts aparecem e há muita gente que gosta deles, mas eu instalei-o e arrependi-me logo!!!!
        Vai sair no site? não encontro informação sobre isso.

        Obrigado

        1. Avatar de DCA
          DCA

          Meu caro, ir ao site e pesquisar um pouco também não custa:
          http://sourceforge.net/projects/macbuntu/files/
          À hora que respondeu já o script estava disponível.

  8. Avatar de Miguel Barbosa

    Excelente estilo para o Ubuntu, vou experimentar isto no meu laptop, mas será melhor esperar pelo aplicativo para remoção.. 🙂

      1. Avatar de petersaints

        My bad!! Não vi isso xD

  9. Avatar de miguel
    miguel

    Instalei e gostei. Rápido e eficaz.

  10. Avatar de DCA
    DCA

    Instalei, gostei, já há umas horas com este ambiente juntamente com o fantástico Compiz e pronto, super satisfeito e aconselho!

  11. Avatar de cadu mor
    cadu mor

    Instalei aqui, mas, sinceramente, acho que para experimentar vá lá, mas descaracteriza o Ubuntu.

    PS. Estou postando de um Mac OS x virtualizado pelo VB.

  12. Avatar de sérgio

    ola pessoal tudo bem?

    quero saber se vão colocar o scripts de Desinstalação do Macbuntu!

    Desculpa se eu estou sendo apressado de mais é porque eu coloquei o Macbuntu no meu ubuntu por curiosidade queria muito ver como era o visual do Macos.
    eu achei muito legal a ideia dele pra quem gosta do mac é legal usar mais eu uso o ubuntu no meu pc por enquanto eu prefiro o visual do ubuntu mesmo.
    se eu fosse usar o “Macos” eu acharia melhor instalar ele completo no pc mais não é o meu caso.

    abraços..

    agradeço a todos que fazem parte dessa grande contribuição de tonar mais fácil a vida de cada usuário de Linux.

    1. Avatar de sérgio

      ola pessoal.

      Agradeço por ter colocado o script.
      de Desinstalação do Macbuntu.

      abraços fiquem com Deus!!!!

  13. Avatar de Deko
    Deko

    Aqui ficou tudo desconfigurado, sem fontes.

  14. Avatar de S
    S

    EStou a trabalhar de um netbook eeepc asus. instalei e correu tudo bem 😉 excelente para os amantes do Mac OS . no entanto, estou com alguns problemas que so agora apareceram, a barra de baixo caracterisitica do Mac OS as vezes desaparece, e quando ligo o messenger, pior ainda, desaparece a barra superior e inferior e ando um bocado as cegas para fazer reset ao pc para aparecer tudo de novo. Como resoolver?

    []

    1. Avatar de Dlemos
      Dlemos

      Eu tenho uma questão semelhante em tudo, diferente apenas no facto de não desaparecerem só com o messenger. é basicamente aleatório… 😛
      Fica a mesma questão, como resolver?

      Abraço

      1. Avatar de Dlemos
        Dlemos

        quero ainda acrescentar que já li que é incompatível com o ubuntu netbook remix e que é o que eu uso, mas gostaria de saber se há solução à vista…