Análise: OnePlus 2

51 Comentários

O primeiro smartphone OnePlus fez furor entre os fãs do Android, elevou a fasquia e foi com grande expectativa que foram encaradas as primeiras novidades do OnePlus 2 em forma de teaser estratégico feito pela marca: USB Tipo-C, sensor biométrico, 4 GB de memória RAM, entre outros.

Depois de algumas semanas de utilização intensiva, aqui fica a análise deste fantástico smartphone.

OnePlus 2


 

Aspectos positivos
  • Qualidade de construção
  • Inclusão do botão de alertas
  • Preço
  • Desempenho
Aspectos negativos
  • Aplicação câmara
  • Sensibilidade no botão Home
  • Velocidade de carregamento

 
O OnePlus 2, o tal smartphone denominado pela marca como o flagship killer de 2016, surge com o objectivo de fazer muita mossa na concorrência. Não necessariamente pelas especificações, que são semelhantes a muitos outros smartphones, mas pelo conjunto em si, a qualidade de construção, as novidades em termos de hardware e funcionalidades e a interface OxygenOS, mais refinada.

Elevar muito a fasquia de determinado produto antes do seu lançamento pode ser arriscado e o próprio Co-Fundador da OnePlus tem plena noção disso, essencialmente devido ao alcance da divulgação ter sido muito superior à capacidade de produção e distribuição do produto. A disponibilidade limitada e um sistema de convites deixa os fãs desapontados e a vontade de o adquirir pode desaparecer em pouco tempo… e é aí que entra a distribuição a partir da China, como é o caso da loja HonorBuy.

 

1 – Características Gerais

O OnePlus 2 é um smartphone Dual SIM LTE (2x Nano-SIM) de ecrã de 5,5″ FullHD, de tecnologia LTPS e protegido por Corning Gorilla Glass 4. Tem o SoC Qualcomm Snapdragon 810 (MSM8994) que possui dois Quad-core e um GPU Adreno 430. Existe em duas versões: 16 GB de armazenamento interno e 3 GB de memória RAM; 64 GB de armazenamento interno e 4 GB de memória RAM.

dav

Embora este modelo seja a versão chinesa, é totalmente compatível com o mercado Europeu. Tem a mais recente versão do Android, a 5.1.1 Lollipop, com todas as aplicações e serviços Google e com a interface OxygenOS 2.0, liga-se às redes 4G LTE nacionais (com excepção para a frequência 800 MHz) e suporta 2 cartões SIM em simultâneo (dual-standby), tal como qualquer outro smartphone Dual-SIM.

A câmara traseira é de 13 MP, com flash dual-LED, foco automático a laser e estabilizador óptico de imagem, e a câmara frontal é de 5 MP. Tem ligação USB Tipo-C e leitor de impressões digitais. A bateria é de Li-Po, não removível, com capacidade de 3300mAh. Infelizmente a espessura e peso não vão de encontro à evolução da concorrência, onde este OnePlus 2 se fica pelos 9,9 mm de espessura e 175 grama de peso.

Dentro da caixa, além do OnePlus 2 vem o carregador, o cabo USB/USB Tipo-C e o manual de instruções rápidas. Veja os detalhes no vídeo de unboxing, abaixo.

Especificações completas

  • Ecrã
    • 5,5″ LTPS LCD (1080 x 1920 píxeis), densidade ~401 ppp
    • Protecção Corning Gorilla Glass 4
  • Processador
    • Qualcomm MSM8994 Snapdragon 810, Quad-core 1,56 GHz Cortex-A53 & Quad-core 1,82 GHz Cortex-A57
    • GPU: Adreno 430
  • Rede
    • GSM/HSPA/LTE
  • Sistema Operativo
    • Android 5.1.1 (Lollipop) com interface Oxygen 2.1 UI
  • Memória
    • 16/64 GB memória interna, 3/4 GB RAM
  • Câmara
    • Principal (traseira): 13 MP com foco automático, estabilizador óptico de imagem, foco a laser, dual flash LED
    • Secundária (frontal): 5 MP com capacidade de gravação de vídeo a 1080p@30fps
  • Vídeo
    • Gravação: UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps), HDR, estabilizador de vídeo
  • Dimensões e peso
    • 151,8 x 74,9 x 9,9 mm, 175 g
  • Conectividade
    • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
    • GPS com A-GPS, GLONASS
    • Bluetooth 4.1 (LE)
    • USB: Tipo-C 1.0 reversível, USB Host
  • Bateria
    • Li-Po 3300 mAh (não removível)
  • Preço:
  • Versão 16 GB / 3 GB RAM: ~355€ + portes
  • Versão 64 GB / 4 GB RAM: ~408€ + portes

 

2 – Hardware e Design

O design do OnePlus 2 não difere muito do seu antecessor, não sendo propriamente uma obra de arte admirável, pelo menos nos tempos que correm. A área ocupada pelo ecrã não é das mais bem aproveitadas (moldura um pouco larga), é pesado e em termos de ergonomia não evoluiu, no entanto, tem uma qualidade de construção muito boa, com acabamentos ao nível dos melhores.

O friso é metálico, bem como todos os botões físicos e a área circundante da câmara traseira, com acabamento mate. O bordo do ecrã é de plástico com cerca de um milímetro de espessura, e parece ter sido uma opção para minimizar os custos de produção, já que é evidente que o plástico pertence ao ecrã, como uma peça única, que é depois unida à carcaça metálica.

OnePlus 2 - Notification Slider na lateral esquerda OnePlus 2 - Grelha de áudio e porta micro USB Tipo-C

Olhando agora para a sua estrutura, do lado esquerdo encontra-se o novo botão de controlo de notificações (detalhes mais à frente) e em baixo o microfone, a porta USB Tipo-C e o altifalante, estando o microfone num orifício e o altifalante no outro.

Na lateral direita encontra-se o botão de Power e o controlo de Volume e em cima está o microfone secundário (para gravação de vídeo em stereo) e a ligação jack 3,5 mm para o auricular.

OnePlus 2 - Botões de Volume e Power OnePlus 2 - Jack de áudio 3,5mm

Na frente, em baixo, encontra-se o botão táctil Home ao centro, com o novo sensor biométrico para leitura das impressões digitais, activado apenas com recurso ao toque (não é um botão físico). De ambos os lados do botão Home, encontram-se 2 botões capacitivos para função de aplicações recentes e retroceder, com a possibilidade de troca de função. Em cima, encontra-se o altifalante para chamadas, os sensores de luminosidade e proximidade, o LED RGB para notificações e a câmara de 5 MP.

OnePlus 2 - Câmara frontal

Na traseira, cuja capa tem uma textura rugosa em espécie de lixa, vem a câmara de 13 MP com o duplo flash LED e o sensor laser para a focagem. A capa traseira é removível mas apenas permite aceder ao encaixe para os 2 cartões nano-SIM, não havendo assim qualquer acesso à bateria.

dav

OnePlus 2

Índice

  • Página 1
    • 1 – Características Gerais
    • 2 – Hardware e Design
  • Página 2
    • 3 – O que distingue o OnePlus 2?
    • 4 – Câmara
    • 5 – Autonomia
    • 6 – Veredicto

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Nada mau tendo em conta preço / qualidade.

  2. Avatar de Óscar
    Óscar

    Também o uso à 5 dias e vindo de um OPO não tenho a dizer maravilhas.. o software está pouco amadurecido e tem muitos bugs.. o que mais me chateia é a sincronização bluetooth com o carro que crasha e só é possível se não sincronizar contactos nem histórico de chamadas.. fora isso a bateria também é pior que o antecessor, pelo menos com o oxygen 2.1… resumindo é uma questão de aguardar ou desesperar..

    1. Avatar de João
      João

      Também fiz o upgrade do OPO para o OP2 e do que tenho usado (2 semanas), apesar de concordar no aspecto da maturidade do software onde se sente a falta de algumas coisas para quem vem da CyanogenOS não tenho problema nenhum com a sincronização por bluetooth no carro. Vamos aguardar por melhorias…ou pela CM12 oficial 😉

      1. Avatar de João
        João

        CM12 Oficial? Acho dificil por causa da parceria que já não existe, agora já existem não-oficiais 🙂 é esperar para ver 😀

    2. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Também não notei nenhum bug em especial e tudo funciona bem na sincronização com o carro.

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Assim de repetente achei um erro o carregador que vem é de 0.3A e carrego o meu tlf em 1h30 mais ou menos.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Não sei se percebi, Hugo.
      O carregador oficial é de 2 A e o tempo de carregamento oficial, dito pela OnePlus, é de 3h20m.

      1. Avatar de David.pt
        David.pt

        O carregador oficial é de 3A…..

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Ai sim? Garanto-te que não, mas já que sabes tanto mostra a prova disso 😉

          1. Avatar de David.pt
            David.pt

            Queres que tem mande uma foto?

          2. Avatar de Hugo Cura
            Hugo Cura

            Estou curioso.
            O meu está no vídeo do unboxing, aos 1m50s.

          3. Avatar de O Tenro
            O Tenro

            Olhem que essas diferenças poderão ser por causa da versão… A versão chinesa pode trazer um carregador de 2A. Digo eu.

          4. Avatar de Diogo
            Diogo

            Boas, eu posso garantir que o meu é de 0.3mAh e veio da OnePlus

          5. Avatar de Hugo Cura
            Hugo Cura

            Diogo, estás a ver no sítio errado.
            A corrente máxima de entrada é 0.3A (a 230V) e a corrente máxima de saída é 2 A (a 5V), que é a que alimenta o smartphone. É esta a informação inscrita no carregador.

        2. Avatar de Diogo
          Diogo

          não é por nada mas o meu é 2A, e recebi o telemóvel sexta passada directamente da OP

          1. Avatar de David.pt
            David.pt

            Desculpem pelo erro. Tem mesmo 2A

          2. Avatar de Hugo Cura
            Hugo Cura

            Sem problemas.

  4. Avatar de Penso Higienico
    Penso Higienico

    Estou a aguardar a chegada do meu convite, que tarda a se manifestar…

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Podes ter muito que aguardar, infelizmente. Pondera esta versão, não considero as desvantagens nada relevantes. Podes aproveitar o voucher PPLWARE que dá desconto de $5.

  5. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Agora com o estagio na samsung é que vai ser.

  6. Avatar de David.pt
    David.pt

    Não gostei muito da análise….. A pior parte foi “Capa traseira do género lixa”

    1. Avatar de Naogostasnaocomes
      Naogostasnaocomes

      Tambem nao gostei dos teus comentarios inuteis e falsos sobre o aparelho mas tive que gramar com eles.

      1. Avatar de David.pt
        David.pt

        Se estas a falar da amperagen do carregador tens razão. De qualquer forma o tel demora uma hora e meia a carregar com o carregador original. E a análise feita pelo pplware não dá o devido valor ao equipamento

  7. Avatar de Ivo Curado
    Ivo Curado

    Tenho um One há cerca de um ano e até agora nunca me deixou ficar mal, em relação preço qualidade não deve haver melhor, e não cejo necessidade de mudar para o Two, sem duvida que deve ser muito bom mas enquanto este durar tao cedo não mudo, estou mesmo satisfeito.
    E a Oneplus tem aquela vantagem de haver mesmo muitas ROMs para quem gosta de andar a mudar e não se perde a garantia!
    Admito que estou bastante curioso para mexer num two para ver o que realmente mudou quando tiver oportunidade! 🙂

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Pelo que li a versão chinesa só tem um IMEI certo? (Posso continuar que a que é vendida na Europa pelo canal oficial tem dois), qual é a diferença em termos práticos aqui? outra grande desvantagem é a falta de suporte para a banda 800MHz que ,como possuidor de um OPO, posso dizer que faz toda a diferença na capacidade de recepção de rede LTE

  9. Avatar de David
    David

    Eu tenho o telefone á duas semanas e posso dizer que é perfeito para a minha utilização 😀
    Não há nenhum bug que me afecte directamente (se bem que eles existem).
    A única coisa que é sempre chata é que o telemóvel aquece um bocado quando se faz alguma tarefa mais pesada como jogar ou ver vídeos…mas pronto o corpo de alumínio ajuda a dissipar o calor xD

    Na minha opinião é a maquina que tem a melhor relação preço/performance!

    1. Avatar de Guedes
      Guedes

      O meu one plus one também aquece.. é um problema generalizados infelizmente.

    2. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      o M4 Aqua rambém se aquece que se farta em certas situações….
      https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=m4%20aqua%20overheating

      PS: Desculpem o “modelo off-topic”

  10. Avatar de TiaMaria
    TiaMaria

    Onde esta o pessoal que falava tao mal deste telefone? Que os nexus iriam ser muito melhores? Nao se pronunciam agora? Pois…

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    Faltou falar da qualidade do ecrã que é francamente pobre em termos de reprodução de cores.
    Dos piores ecrãs que vi nos últimos tempos.

    1. Avatar de One plus
      One plus

      Pobres? O teu ultimo telefone deve ter sido um plasma de 120cm 4k só pode…

      1. Avatar de TiaMaria
        TiaMaria

        Este e daqueles que quer um smartphone de 5 polegadas com ecra 2/4k. Por amor da santa…

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Eu até falei que o problema era a reprodução de cor e não resolução, mas você refere a resolução como sendo a bitola de aferir qualidade ecrãs.
          A sua cultura tecnológica deixa um pouco a desejar.
          Já a sua capacidade de comentar opiniões sem contrapôr uma argumentação válida é excelente.

          Aceite, por favor, os meus parabéns.

          1. Avatar de TiaMaria
            TiaMaria

            Obrigado mas nao aceito felicitacoes de pessoas que nao conheco.
            Pode agora voltar para o seu canto onde possui todo e mais elevado conhecimento tecnologico e de onde sai apenas para vir responder e exibi lo em comentarios de um forum na internet.

  12. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Seria interessante este modelo permitir no futuro substituir o rom android pelo windows 10 mobile. A nível de hardware esta máquina é TOP!

  13. Avatar de JOAO
    JOAO

    Bom dia pplware.
    No minuto 0.35 do video acima da analise do interface, diz que tem uma capa para carregamento sem fios ? ??
    Será a próxima novidade? porque qualquer das capas vendidas nenhuma trás o sistema que permite carregamento sem fios.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Obrigado por teres reparado nisso.
      Tinha lido essa informação algures e disse-o no vídeo. Entretanto fiz umas pesquisas e essa informação está errada, as minhas desculpas.

      Aqueles pinos servem actualmente para uma mudança automática de tema, no HydrogenOS, que acontece ao colocar capas diferentes. Há também quem sugira que futuramente poderá ser implementada a funcionalidade de NFC, suportada por uma capa compatível, mediante actualização de software.

  14. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    Tenho o modelo A2003 e quando o recebi, a primeira coisa que fiz foi benchmark (antutu) e pouco passou dos 44k pontos. Fiquei um bocado preocupado com a performance, mas depois de 3 semanas de uso, nada estou arrependido de o comprar, fica bem na mão(apesar do peso) e a qualidade de construção é muito boa mesmo.
    Também partilho da opinião de que não será um flagship killer 2016, mas neste momento, é o melhor smartphone na casa dos 400€.

  15. Avatar de Daniel Fortuna
    Daniel Fortuna

    Bom dia,
    Uma dúvida acerca da HonorBuy, tudo o que lá é vendido vem apartir de um armazém na Europa sem haver problemas com a alfândega?
    É seguro?!

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Sim, é expedido a partir da UE e não há qualquer interferência com a alfândega. É seguro e muito rápido, com entrega entre 1 a 4 dias úteis, dependendo da localização.
      Atenção apenas ao facto de a versão de 16 GB estar temporariamente esgotada no armazém europeu.

      1. Avatar de Daniel Fortuna
        Daniel Fortuna

        Obrigado, desconhecia completamente 😉

  16. Avatar de Guedes
    Guedes

    Realmente foi uma pena terem quebrado a parceira com a cyanogen. Era um ponto a favor.
    A mesma coisa que ter um Ferrari e meter pneus usados. o desempenho não é o mesmo.

  17. Avatar de Ozpt
    Ozpt

    Desculpem lá a ignorancia e sem querer ferir os mais sensiveis…
    Porque é que dizem versão chinesa? O telemovel é chines! LOL

    1. Avatar de Silva
      Silva

      Porque existem 3 versoes:
      A 2001 : Versão chinesa
      A 2003 : Versão Europeia
      A 2005 : Versão Americana

      uma das diferenças são as frequencias com que trabalham

  18. Avatar de Rui
    Rui

    Estou a precisar de comprar um telemovel agora, sinceramente estou na duvida entre o OP1 (300€) ou o OP2 (423€ – HonorBuy). Que aconselham?

  19. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Tenho o oneplus one e recebi um convite para o two. Um amigo meu acabou por aproveitar o convite e comprou o telemóvel. Tive a testar o bicho e sinceramente para quem tem cyanogen e tira partido dela é um bocado passo atrás, mas isso n é culpa da oxygen os é mesmo porque a rom vem artilhada com muita coisa boa. Em relação à camera é mesmo uma questão de tempo para melhorarem a aplicação pois a camera como já foi visto em reviews bem feitas de cameras comporta-se de uma forma bastante aceitável comparando com a concorrência. Agora passar do oneplus one para este só se for pelo facto de ser dual sim e ser necessário, caso contrário mais vale ficar quieto.

  20. Avatar de Novais
    Novais

    Sei que aqui não é o local para fazer esta pergunta!!! Mas por acaso não há ninguém que forneça um convite para comprar o OnePlus Two???

  21. Avatar de Fábio
    Fábio

    Boas, tenho um OP2 e tenho um problema que é quando pretendo efetuar uma chamada ele deixa de perguntar qual o cartão onde pretendo efetuar a chamada. Já percebi que em qualquer momento o telemovel “altera” essa configuração de “perguntar sempre”. Alguém sabe alguma forma de fazer fix a este problema?

  22. Avatar de José Costa
    José Costa

    Boa noite malta , estou com uma duvida que me anda a assombrar a algum tempo , e recorro a vocês para me ajudarem , estou em duvida entre este oneplus 2 e o potente lenovo ZUK Z1 , aguardo uma sugestão da vossa parte , obrigado

  23. Avatar de Fábio Antunes
    Fábio Antunes

    eu mandei vir o meu pela pagina oficial sera que ha problema em chegar ca?