Utilização do Windows 10 já ultrapassou a do OSX e do XP

76 Comentários

O Windows 10 chegou e ocupou de imediato o seu espaço natural, dentro de todo o ecossistema Windows. Sendo uma actualização gratuita, acabou por cativar ainda mais os utilizadores.

Com um crescimento sustentado e sempre a subir, o Windows 10 consegue já chegar-se ao pé dos maiores, tendo agora ultrapassado o Windows XP e o OSX da Apple.

win_10_osx_1

Os números de instalações do Windows têm exprimido de forma plena a adesão massiva que este novo sistema operativo da Microsoft tem conseguido.

Especula-se que são já mais de 100 milhões as instalações feitas deste novo Windows, sendo este um número que não pára de crescer.

Mas a verdadeira expressão do Windows mede-se quando este se compara com a concorrência, mesmo a interna à Microsoft. Esses números revelam mais uma vez que o Windows 10 está numa viagem galopante até ao topo das preferências de utilização.

Os dados mais recentes da StatCounter revelam que o Windows 10 já conseguiu ultrapassar o Windows XP e até o OSX da Apple.

win_10_osx_2

Neste momento, e segundo a StatCounter, o Windows 10 é já o terceiro sistema operativo mais usado, deixando para trás de si alguns antigos pesos pesados.

O próximo alvo é o Windows 8.1, que está a uma distância curta, e depois mais tarde o objectivo será destronar o Windows 7. Esta última tarefa é mais complicada, mas provavelmente a Microsoft conseguirá.

win_10_osx_3

É curioso ver estes números no dia em que a Apple lançou mais uma versão do seu sistema operativo de desktop, prometendo melhorias a vários níveis, mas principalmente a nível da performance.

Em apenas apenas 2 meses o Windows 10 conseguiu conquistar uma posição de destaque e mostrar que esta nova proposta da Microsoft é acertada e que está a ter a adesão dos utilizadores.

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ricardo M.
    ricardo M.

    Isto é daquelas coisas em que nunca vai mudar. O Windows irá ter sempre domínio total neste campo.

    1. Avatar de FM
      FM

      Macs (apple) vs outras marcas (asus, lenovo, ms, toshiba, hp, etc).
      Normal que a utilização seja maior

      1. Avatar de Pedro Simões

        Sim, mas repara que tens também o XP que ainda representa uma quantidade significativa de utilizadores, o Windows 8 que está na rua da amargura e, a uma distância muito curta, o Windows 8.1, que há 2 meses era a oferta da Microsoft para o campo dos sistemas operativos.

      2. Avatar de ricardo M.
        ricardo M.

        Isso é uma resposta ao meu comentário? Não me parece. Não falei em Apple nenhuma.
        Tu e que tas assumir isso. Achas mesmo que o rival do Windows 10 e o sistema da Apple?
        Eu acho que é o Windows xp. A Apple não entra aqui neste campo. Windows e tao grande que tem como concorrente o próprio Windows mas noutra versão.

        1. Avatar de FM
          FM

          Windows XP, tem muitos é em empresas ou escolas…. por exemplo, onde eu trabalho todos os PC’S tem XP.
          Falei da APPLE, pois esta é dona do OSX(coloquei o SO em ()).
          Dou-te um exemplo porque o Windows é tão grande e já discuti isso com “milhares” de pessoas, tu chegas a uma escola e “espetam” Windows nos PC’s para tu trabalhares, depois tu e todos os outros habituam-se aquilo e assim o SO cresce como está sempre a crescer.
          Se tudo usa-se o linux, quando éramos crianças, tu vias quem era os SO’s maiores.

          1. Avatar de Wandscheer
            Wandscheer

            Não sei quem tem coragem de usar esse OSx.
            Não é nada funcional, funções como maximizar uma janela ou ajustar a mesma são complicadas. Uso OSx na faculdade nas aulas de computação Gráfica e sempre que posso, uso os pacotes adobe no Windows. Não suporto a dificuldade em trabalhar com o OsX. É um sistema pouco intuitivo e nada ágil. Para esticar a janela é um tédio, fora o Navegador safari, terrível. Não vale a pena pagar caro por um iMac para ter um OSx ridículo e incompleto.

      1. Avatar de Pedro Simões

        Cuidado que está a comparar coisas diferentes. Mostras vendas e aqui fala-se de utilização.

        Esse teu link mostra que se vende mais dispositivos com iOS do que com o Windows. É um processo natural, os PCs vendem cada vez menos.

        O que aqui temos é a utilização. Uma máquina com 3 anos, que passou para o Windows 10 conta, algo que não acontece no que mostraste.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          OK

          http://www.macrumors.com/2015/09/21/apple-ios-9-50-percent/

          Como é? 3 dias = 50%

          Quantos PCs em utilização existem?

          Existem 200 milhões?

          Senão, a Microsoft está a ter um upgrade lento, como sempre…

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Não sei se percebeste, bastou apenas 1 mês para que o w10 ultrapassasse todos os OSx juntos.
            Além do mais, é mais fácil atingir 50% de 5, que 50% de 90.

          2. Avatar de JJ
            JJ

            iOS nada tem haver com Windows!!!

            O Win10, nunca poderá ser comparado ao iOS. Pode ser comparado como OSX.

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Tu achas que uma empresa muda de SO de um dia para o outro? É um ecossistema complexo, com máquinas tão díspares e para não falar nos SO! A complexidade de uma empresa, normalmente amarra a um SO e que não muda porque isso iria implicar compra de mais licenças actualizadas, provavelmente novo hardware, novas máquinas caríssimas e feitas por encomenda, etc. Aliás, a própria Apple utiliza o windows nas suas fábricas e de certeza que eles não actualizam o SO sempre que surge um novo, podes ter a certeza!

        2. Avatar de ricardo M.
          ricardo M.

          Deixa la Pedro, esse não sabe ler. Só vê Apple a frente. E acha que é a melhor em todos os campos.

        3. Avatar de Mark
          Mark

          E não se esquecer que muda-se mais rapidamente de smartphone que de pc, e que o número de dispositivos móveis é superior que o número de pc.

        4. Avatar de pedro
          pedro

          e está a comparar iOS com Windows PC!!!! tem que comparar é OSX com Windows PC …. cada macaco no seu galho!!!

      2. Avatar de rui
        rui

        Estes doentes querem tanto parecer os maiores que até vão buscar coisas que nada tem a ver com o que é falado no artigo…

      3. Avatar de Pedro Oliveira
        Pedro Oliveira

        Até eu te que sou Mac user ha imensos anos te sei dizer que são realidades diferentes…

    2. Avatar de Paulo jaime
      Paulo jaime

      A nível de utilizador doméstico e terminais das empresas , concordo …. mas o Mundo é todo ele controlado e comandado com Unix / Linux …… sejam servidores das grandes empresas multinacionais , governos , aviação civil e militar , submarinos , lançamentos de mísseis , incluindo nucleares , comboios , sinalização rodoviária , bolsas de valores , estações e naves espaciais ……. e muito mais ; são áreas demasiado sensíveis e delicadas para estarem confiadas a sistemas Windows …….

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Sabes que muitos casos não tem nada a ver com “areas sensiveis para se usar windows”. Muitas vezes trata-se apenas de controlo de custos e personalização e otimização do SO para o fim a que se destina.

  2. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    A maior parte dos utilizadores OS X e iOS 9 não é apanhada nessas contagens, porque nós usamos EasyPrivacy ou similares, e Content Blockers.

    O meu MacBook não conta para as estatísticas.

    O meu iPad também não conta para as estatísticas.

    O meu iPhone também é invisível.

    Agora, se tivesse a usar Windows 10 com o Edge, já contava.

    Assim como a maioria dos utilizadores Windows (básicos com o PC cheio de malware até), estão a contar…

    1. Avatar de Mordor
      Mordor

      lol… é suposto o teu comentátio ser para rir?

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Não gostaste?

        100 milhões em 2 meses, é muito pouco…

        A Apple fez mais em 3 DIAS, com o iOS…

        1. Avatar de Mark
          Mark

          Wow. E és um homem mais realizado por isso?

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Eu gostava de te ver a fazeres essas actualizações todas numa empresa com pelo menos 50 máquinas!!!! E depois voltares a configurar tudo com as especificidades de cada utilizador/máquina! Lá teriam de fechar a fábrica durante 1 mês!

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Obviamente que é! Por acaso também uso aqui o Avast Anti-Virus Free no meu W10 pelo que ele não conta para essas estatísticas.

      3. Avatar de dunno
        dunno

        Todos os artigos tem piadas nos comentários eheh

    2. Avatar de ricardo M.
      ricardo M.

      Mesmo que não usassem EsayPrivacy e tudo o que dizes, nunca iriam passar o Windows. Nem o xp passam.
      Sabes quantos computadores tem Windows crackado e que não contam? Isso vai ser sempre o sonho da Apple. Mas só isso, um sonho. Nunca vão ultrapassar.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Windows crackado conta na mesma opá!

        Isto é visto com o browser. Não é pelas vendas!

      2. Avatar de Fernando
        Fernando

        hoje em dia qualquer pessoa monta um pc e a maior parte das pessoas como tu dizes e bem usa cópias piratas do Windows e os macs são mais caros e nem toda a gente tem a possibilidade de comprar um mac a maior parte das pessoas que compram um mac como já foi dito aqui num comentário é para trabalho com video audio etc e o windows é para a macacada jogos virus etc

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Vê-se que percebes bastante do negócio informático deste país e arredores. A partir do momento que qualquer pessoa pode comprar um PC por 200€ e um portátil por 300€ novos em folha e com o Windows original, para quê darem-se ao luxo de montar uma máquina que vai ficar mais cara e sem SO? O SO da macacada como dizes, é utilizado em todas as empresas, grandes ou pequenas, até na Apple!!!!
          Quando começares a trabalhar, depois reparas melhor!

        2. Avatar de Mikes
          Mikes

          O mercado do design e media está cada vez mais receptivo ao Windows.
          Basta ler alguns artigos de designers, video editors, música, etc., e a opinião geral é a mesma: escolhe o sistema operativo que mais gostares porque a performance é igual – e eu confirmo (uso mac e win com o mesmo software e não há diferença notória)

    3. Avatar de David.pt
      David.pt

      Bahhhh nem sei o que te diga

    4. Avatar de Mikes
      Mikes

      Ahaha… Muito bom…
      Temos o mac invisível.
      Essas tuas coisas não contam porque nas as tens.
      Grande teoria a tua.
      Parabéns pela criatividade.

    5. Avatar de JJ
      JJ

      Jovem… não podes comparar o iOS com o Win10!!!

      Estamos a falar de um SO para PC e não de um SO para smartphone.

  3. Avatar de Fábio
    Fábio

    Temos um ditado que acredito que se aplique nesse caso: De graça até injeção na testa.

    1. Avatar de JMMS
      JMMS

      Deixa lá estar que o MAC OSX é pago. LOOOOOL

  4. Avatar de nope
    nope

    O Vista ?!? Onde está o Vista ?!?!? E porque é que a maioria não gosta do 8 e 8.1 ?!?! Porque é que não gostam da falta do menu iniciar ?!?!? PORQUE ?!?!?!?!?

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Porque utilizadores Windows são assim… aprenderam aquilo uma vez, não se pode mudar…

      Conheço uma pessoa que comprou um portátil Windows caro, e quando lhe perguntaram “e por esse preço, porque é que não foste para o MacBook”, e o que ele respondeu: “eu até gostei, mas não dá para por DVDs, e o teclado é diferente”…

      Enfim…

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        E porque é que deveria ter comprado um macbook?

      2. Avatar de JJ
        JJ

        Que raio de lógica… para ti só quem compra Windows é malta que não percebe de informática!?

        Não consigo perceber, como é que grandes programadores e informáticos, usam Windows.

        1. Avatar de yaclicka
          yaclicka

          100% Adorei…

        2. Avatar de Glink
          Glink

          os grandes não usam Windows esta descansado…

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        O OS X tem aquela coisa da doca desde quando ainda era o NextSTEP, desde 1989. Na versão atual (o El Capitán, que, já agora, é um nome absolutamente idiota) até está mais parecida com a do Mac OS X 10.0.

        O Windows tem o menu Iniciar desde o Windows 95, de 1995.

        Tens a certeza que é o pessoal do Windows que não gosta de mudança?

        1. Avatar de JMMS
          JMMS

          se não sabes o porquê do nome El Capitandevias informar-te em vez de mandares farpas para o ar e chamares de nome idiota.
          El Capitan é uma rocha que fica em Yosemite. Ora, como o OSX El Capitan é uma melhoria do OSX Yosemite, o nome está bem simbolizado.

          Quanto à dock, só mesmo quem nunca usou Mac é que pode achá-la inútil.

          E sim, o pessoal do Windows não gosta de mudança e fizeram um filme desgraçado quando saiu uma versão visualmente fantástica do Windows e que foi a revolução (Windows 8). Querem um menú inútil, feio e antiquado, quando tinham à disposição o ecrã iniciar, que é bem mais atraente e tinha-se tudo à mão.
          Ao contrário dos users Apple, que fizeram filmes quando o visual do iOS mudou na versão 7, os utilizadores Windows não mudaram de opinião e rezingaram de tal forma que a Microsoft foi obrigada a colocar de novo a porcaria do menu iniciar, para os bebés pararem de chorar.

      4. Avatar de Rui
        Rui

        Olha? E também sei que antigamente as pessoas compravam um Mac porque não sabiam trabalhar num PC. Muitos utilizadores da Apple sempre acharam o windows mais complicado de perceber………….

        1. Avatar de JMMS
          JMMS

          Sim, o Windows é mais complicado, à partida. Tem montes de pastas e pastinhas, repartições e repartiçõezinhas. O MacOSX tem menos conteúdo, é mais ou menos o que acontece com o iOS e o Windows Phone, que são bem mais simples de usar do que o Android, que tem montes de repartições e menus escondidos aqui e ali.

        2. Avatar de Glink
          Glink

          o Windows consegue ser mais complicado que Linux, no entanto Linux tem a fama de ser só para geeks…

          Windows é uma dor de cabeça, Mac OS um SO, embora eu o considere pra meninos, e depois temos os supremos Linux, que tem versões para meninos(como a que eu uso) e para homens de barba rija tipo Arch(instalado como deve de ser nada de ajudinhas como o manjaro ou antergos )

          just my stupid opinion…

        3. Avatar de Glink
          Glink

          o Windows consegue ser mais complicado que Linux, no entanto Linux tem a fama de ser só para geeks…

          Windows é uma dor de cabeça, Mac OS um SO, embora eu o considere pra meninos, e depois temos os supremos Linux, que tem versões para meninos(como a que eu uso) e para homens de barba rija tipo Arch(instalado como deve de ser nada de ajudinhas como o manjaro ou antergos )

          just my stupid opinion…

      5. Avatar de Realista
        Realista

        Devia comprar um Macbook para lhe colocar Windows. Isso sim…

      6. Avatar de JMMS
        JMMS

        És tão tapado que tornas-te extremamente irritante. É impressionante!
        Eu que sou utilizador Apple não entendo essa obsessão! Só a Apple é que é boa, tudo o que usa algo não Apple é burro, desinformado e pobre!
        Vê se cresces, que criança!

        Ainda bem que, apesar de adorar a Apple e todo o meu ecossistema ser da marca há anos, não sou assim tão ridiculo!

  5. Avatar de Romeu Araujo
    Romeu Araujo

    Eu até gostava de saber (curiosidade malandra) quantas pessoas “informaticamente analfabetas” instalaram o Windows 10 só porque sim. Afinal aparecia quase como uma actualização obrigatória…
    Cumps

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      E porque raio não o poderiam fazer?

  6. Avatar de Roberto K.M.
    Roberto K.M.

    Ganha espaço mas a meu ver dificilmente ficará em primeiro lugar, a julgar ainda a forte presença do XP, com suporte encerrado à tempos. As empresas que compraram licenças do W7 não vão comprar tão logo para o W10, pelo menos a maioria delas. Mas o W10 é muito bom SO.

    1. Avatar de Paulo jaime
      Paulo jaime

      Não precisam comprar ….. é só actualizar !!!!!

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        As empresas que têm licenciamento empresarial TÊM de comprar a licença…
        Isso fará certamente alguma mossa no orçamento delas…

        1. Avatar de JmanPT
          JmanPT

          Depende do licenciamento empresarial que têm… Muitas têm atualizações de software incluídas no licenciamento.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Logicamente vai demorar mais tempo, a chegar a primeiro lugar, assim como demorou o Win7. Mas se mantiver este ritmo, talvez daqui uns 2 anos, já deverá estar em primeiro ou muito perto.

  7. Avatar de Astro
    Astro

    O facto de o Win 10 ter ultrapassado o OSX em vendas é uma informação muito vaga, pois não sefere o OSX… (são 9). Se for em comparação com o Yosemite até é possível embora eu não acredite, pois o OSX Yosemite está já implementado há mais tempo. Mas é possível, até porque grande parte dos utilizadores Mac utilizam o Windows também na máquina…
    Mas mesmo que o Windows venda mais não significa que seja melhor SO que o OSX…
    Este tipo de notícias são meras curiosidade, ou antes, especulações! de mercado e não factos qualitativos, que na minha mais modesta opinião é o que verdadeiramente interessa (qual o que “mete” mais processos, que mais ficheiros temporários cria, que mais utilização de cpu necessita, que mais memória utiliza, etc.). Isso sim é o que eu gostava de saber.
    E depois esta história das marcas criarem SO’s novos constantemente… é uma estupidez comercial… mas enfim, no caso da Microsoft até se entende dada a porcaria do Win8…

    1. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      Claramente não usaste o 8…

  8. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    Boas, para acabar com a história de qual é melhor, posso dizer que uso ambos em casa. Tenho um pc e um imac (onde por sinal estou a instalar agora o 10.11) e muito sinceramente gosto de ambos, cada um tem a sua utilização. Agora que o ecossistema windows, para mim, é mais aberto do que o osx, é… Existem (isto numa estimativa minha) umas quantas vezes mais programas para o win do que para o osx… Enfim, acho o windows mais versátil no final do dia…
    Concordo em absoluto que o w10 está um excelente SO. Quanto ao El Capitan, daqui a uns 20m já digo que começou a instalar agora…

    1. Avatar de Vitor Correia
      Vitor Correia

      Apenas para completar. Ontem adormeci e não acabei por experimentar o 10.11 no iMac. Posso dizer que acho melhor que o 10.10 (Yosemite), está de facto mais fluido o desempenho da máquina depois do update, no arranque dos programas e na gestão de memória. O safari também está mais fluido. Falava-se muito nas diferenças do spotlight, para mim não achei nada diferente, comparando à pesquisa do w10 (mesmo sem cortana) a ultima é bastante mais versátil e produtiva.
      O snap de janelas, bem, aqui desculpem-me, mas esta veio directa do win! Já existia no 8/8.1 e foi melhorada no 10, é algo que gosto de usar e que vejo com bons olhos vir para o 10.11.

      Concluindo, para mim o que de facto acabei por gostar mais no 10.11 foi mesmo a melhoria de fluidez na resposta da máquina. Continua a prevalecer a minha opinião dada ontem, comparando ambos os SO.

      1. Avatar de JmanPT
        JmanPT

        O snap das janelas vem desde o W7 (2009).

  9. Avatar de sakura
    sakura

    other — Linux, bsd, android?
    3 dias? em que era só apple elcapitan….??
    desktop tablets e game consoles ???????

    a ser verdade o windows recomenda-se lol.

  10. Avatar de Rafael B.
    Rafael B.

    Para mim, isto é pura manipulacao estatística de informação. Á parte da discussão OS X ser melhor que o Windows (que o é, quanto a mim, mas isso são gostos…),esta notícia é enganadora. A medida “número de instalações” não traduz o número de utilizadores. O Xp foi sem dúvida o melhor é mais utilizado, sistema operativo da Microsoft, unicamente confrontavel com o 7. Duvido muito que uma correcção tosca do 8, que por si só é uma criacao manhosa, bata o OS X é muito menos o 7 ou o XP

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Ao ler o teu comentário, não percebo se queres dizer uma coisa ou o seu oposto!

  11. Avatar de halnaweb
    halnaweb

    Windows, Mac… amados por muitos e odiado por outros. Vão lá falar do Zx Spectrum 😉
    Já viram que saíu uma versão do zx spectrum este ano? Olhem aqui:
    https://www.indiegogo.com/projects/sinclair-zx-spectrum-vega#/

    1. Avatar de pedro
      pedro

      espectáculo!!! quando era miúdo tive um dos antigos, tinha 4k ou 8k de memória, carregava os jogos com cassetes de fita magnética … bons tempos ….

    2. Avatar de Rui
      Rui

      E quando reinstalavamos o SO em computadores com disquetes e chegavamos quase à última e estava avariada? 🙂
      Ou outra vez chego a casa, ligo o meu PC e fica na linha de comandos do DOS……. porque o meu irmão aprendeu a formatar o PC e lá se foi o windows 95 e os meus ficheiros!!!!!!!

  12. Avatar de Xicobandito
    Xicobandito

    Windows 10 já conseguiu ultrapassar o Windows XP e até o OSX da Apple.

    Mas… O OSX tem alguma relevância a com uma quota abaixo de 5%?

    Entendo que muitos gostem de maçãs ferradas, mas vamos dar a importância devida aos sistemas operativos. Tanto fanatismo por algo que tem menos de 5% de mercado ?!

    Ver: https://www.netmarketshare.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=10&qpcustomd=0

  13. Avatar de Silly
    Silly

    Windows 4ever <3 sou da probincia e só uso windows e vou sempre usar, posso jogar tudo que é jogo porreiro e usar mil e uma aplicações facilmente para ver filmes e séries à pala, montei um pc por 800€ com windows 10 que se fosse buscar um pc com uma maçã atrás equivalente teria que pagar 2000€ ..Os psedo designers e paladinos da maçã, e agora citando Diego Armando Maradona, "que la chupen y sigan chupando"

  14. Avatar de Realista
    Realista

    Também não é difícil ultrapassar os 10 utilizadores de OSX… LOOL

  15. Avatar de emilio
    emilio

    Ajuda . Porque é que no correio do windows 10 não indicam o nº de emails , como o widows live mail ? Obrigado .

  16. Avatar de Rui Lucas
    Rui Lucas

    Como se aguem controlasse ou sequer supusesse o numero de xp´s utilizados por ai…

  17. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    E a tradição Windows mantém-se : Windows 3.11 bom – Windows 95 mau – Windows 98 Bom – Windows ME MAU DEMAIS – Windows XP Bom – Windows Vista Mau – Windows 7 Bom – Windows 8/8.1 Mau (eu não concordo) – Windows 10 Bom.

    Era bom que que o Windows passasse mesmo a “rolling release” pagando-se pela funcionalidades empresariais e mantendo-se o sistema base em constante actualização em vez desta coisa das versões.

  18. Avatar de Marcos
    Marcos

    Actualização gratuita, porém com que interesse? O que ganham com isso? Eu gostei mais do Win8.1. Utilizo o Win7 e ficarei com ele por muito tempo.

  19. Avatar de dmc
    dmc

    A duração do meu portátil passou para metade desde que utilizo o windows 10.
    É normal?
    Está a acontecer a mais alguém?