iPhone 6s tem uma funcionalidade do 3D Touch escondida: Zoom

63 Comentários

O iPhone 6S e iPhone 6S Plus está a chegar ao mercado, muitos milhões de unidades estão já na posse dos utilizadores e, como de costume, a Apple não conta tudo. Há novidades que vão sendo descobertas e que trazem mais utilidade além do que foi mostrado.

Um das funcionalidades que não foi apresentada quando se falou na nova tecnologia 3D Touch foi o zoom. Sabia que com o 3D Touch pode fazer Peek Zoom?

pplware_3d_toch_zoom00


Esta funcionalidade é muito interessante para quem tem algumas necessidades especiais, por isso a Apple incluiu esta acção na Acessibilidade, contudo, pode ser útil em vários cenários.

Como se activa o Zoom?

 

pplware_3d_toch_zoom01

Por predefinição, o Peek Zoom está desligado.

Para o activar vamos a Definições > Geral > Acessibilidade > Zoom e activamos esta funcionalidade.

pplware_3d_toch_zoom02

 

Usar o Controlado

Depois de ligar o Peek Zoom deverá também activar o Mostrar Controlador. Assim, quando pressionar com mais força no controlador irá perceber que amplia o ecrã à medida que mexe o dedo sobre o mesmo.

Quando libertar a pressão o zoom desaparece.

pplware_3d_toch_zoom03

Mas para quem tem uma visão reduzida, ou por algum motivo precisa de ter permanentemente o ecrã ampliado, a Apple colocou a funcionalidade de ampliar todo o ecrã permanentemente… ou não, conforme queira.

Para isso basta ir à opção Área de ampliação e escolher a opção Ecrã completo.

pplware_3d_toch_zoom04

A pressão no 3D Touch permite várias acções, se em cima da janela ampliada clicar mais forte, verá várias opções como Reduzir, Ecrã completo, Redimensionar lente, Escolher filtro (que pode ajudar a quem tem dificuldades nas cores e tons)… entre outros.

Fizemos um pequeno vídeo que explica melhor esta funcionalidade.

http://videos.sapo.pt/1qYUCN6JNSMblpYWKfaq

 

Mas não pode ser intrusivo este Controlador?

Para impedir que esta acção o distraia, a Apple permite que reduza a visibilidade do controlador Zoom para 5%. Mas se quer bem notório o controlador, então coloque em 100% da visibilidade.

Há ainda outras pequenas acções, pequenas mas não menos importantes, fica o convite para testar, pode ser que lhe seja útil.

 

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Safrane
    Safrane

    Fantástico!

    A Apple realmente se preocupa com a acessibilidade de utilizadores com “handicaps”.

    É por estas e por outras que a Apple é a Apple..

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Ai sim?

        Ainda bem que a Apple tem uma extensa rede de lojas e de postos de assistência.

        Não é como outras marcas, que bem te lixas…

        1. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          oh baptista batos, isso deve ser que sim, um irmão meu teve uma porcaria dum galaxy s duos, foi para garantia mesmo quase no 2º ano e veio com motherboard nova.. parece-me que todas as assistências são iguais. boa noite !

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Deve ter sido, deve…

            Garantia da Samsung?

            Ainda por cima sem ser topo de gama?

            Tás bem lixado!

          2. Avatar de ricardo M.
            ricardo M.

            Tas tao enganado… Eles são obrigados a reparar ou trocar dentro da garantia…
            Tas a confundir updates com serviço de assistência.
            Alias vocês que nunca usaram misturam tudo… Dizem que ta tudo mal.. A assistência, os updates, o telefone, o sistema operativo, etc.
            Depois vai se a ver, melhor bateria ou igual, melhores fotografias, maior liberdade de interação com outros ecossistemas, mais usabilidade.

          3. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            sure, garantia da samsung e gama baixa da treta e a assistência foi 5 estrelas, e nunca estou lixado porque não era meu e não tinha nada a ver com isso, e também tive droids e não houve nenhuma avaria nem nunca me deixaram apeados por falta de bateria 😉

          4. Avatar de Prim
            Prim

            A Samsung arranjou-me o meu antigo SGS ao abrigo da garantia depois de o ter bricado ao trocar uma ROM, recentemente o meu LG foi reparado também ao abrigo da garantia por causa do écran se ter descolado, após algumas quedas, mesmo com a moldura partida (também substituída).
            Isto tudo sem ter de pagar “extraCares”e garantias da treta.

          5. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            5 estrelas?

            Demoram quase um mês!

            Na Apple, é 3 dias e dão-te logo um novo.

            Não há comparação Samsung/Apple…

            Não sabes o que é bom, só fazes figuras, quem sabe do que falo, sabe…

          6. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            PS: in Apple.pt:

            Assistência pós-venda
            Obtenha informações atualizadas sobre a sua encomenda na Apple Online Store. Para modificar, localizar, devolver uma encomenda ou simplesmente atualizar os dados da sua conta, aceda à página Estado das encomendas. Para outras questões, contacte o Serviço de Apoio ao Cliente da Apple, através do 800 207 983. Disponível de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 às 18h00.

            800 207 983…

            A Samsung tem um número gratuito (800) para assistência?

            O Tanas! É que tem!

          7. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            e nem foi um mês rapaz, não fales do que não sabes 😉 e eu não curto nadinha de samsung.

            já agora, vê como o suporte da apple é tão bom:

            http://www.consumeraffairs.com/computers/apple_iphone.html

          8. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            É tão bom?

            Opá, que gozo! Não sabes mesmo do que estás a falar…

            Basta ir ao Facebook da Samsung em PT, e é só gente a mandar-lhes queixas!

          9. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            então dá uma olhada nas páginas apple nacional e internacional, idem. é o que tenho tentado a dizer que não existe perfeição e que se calhar nem uma marca é -> MUITO <- melhor que outra no que toca a qualidade de produtos/assistência 😉 melhor que applestore, o melhor "suporte do mundo", é a amazon, esse sim tem um suporte impecável, um gajo com 1 equipamento avariado vai ao chat da amazon e esta envia primeiro o novo equipamento antes de este user enviar de volta o equipamento avariado. 🙂 na apple store nem isso.. questiona muito o user e depois diz que é normal.. então pronto é mesmo o melhor do mundo

    1. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      sabes que nos androids com UI’s modificados já existem estas coisas há anos, não ?

      eu não vejo onde está a novidade do 3D touch, é simplesmente manter premir a app que aparece opções, o android faz isso desde 1.6 lol e também o hardware de todos os androids têm essa função, mas que nunca foi aproveitado.. os developers andaram a dormir.

      apple sendo apple, inova um belo nome do que já existe há quase 10 anos.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Não fazes mesmo a minima ideia do que é o 3D touch. E se fosses estudar as coisas antes de comentares?

        1. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          acho que também não fazes a mínima que nos droids, de há anos para cá saíram funções semelhantes ao force touch e não foram tão bem reconhecidos, no mundo do droid são mais de 200 marcas que produzem smartphones e cada um com a sua filosofia, isto é da mesma maneira que já há anos que anda no mercado touch na traseira dos droids até mesmo nos low-cost chineses e daqui a uns anos a apple apresenta isso nos iphones, já é uma grande inovação :p

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Não inventes porque nenhum outro aparelho à venda tinha hardware capaz de medir força. Informa-te como deve ser sobre o que é o 3d Touch e o que é que esses aparelhos droids que falas conseguiam fazer e mal.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            lamento te informar mas esse aparelho não está à venda e já anda a ser gozado pela falta de qualidade de implementação.

          3. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            já viste como a nova notícia a falar dos problemas dos 6s e um deles o 3D touch.. o force touch do huawei está tão mal optimizado quanto o 6s 😉

          4. Avatar de JBM
            JBM

            já viste que os problemas são apenas com algumas pessoas!?
            …o force touch do huawei está tão mal optimizado quanto o 6s…
            essa é de rebolar a rir!
            https://bgr.com/2015/09/29/iphone-6s-3d-touch-vs-huawei-mate-s/
            http://www.bloomberg.com/features/2015-how-apple-built-3d-touch-iphone-6s/
            não só a Huawei não faz ideia de como ter funcionalidades decentes, como o aparelho não dá haptic feedback para as pessoas se aperceberem do sucesso da interacção, ganhando memória mecânica. O que a Huawei mostrou parece-se com pouco mais do que um protótipo numa corrida desenfreada para mostrar algo antes da saída do iPhone, já sabendo do Force Touch da Apple no Watch, mas caiu no ridículo.
            Não me admirava até que a Huawei tenha feito “Reverse Engineering” ao Watch da Apple.

      2. Avatar de JBM
        JBM

        mas queres enganar quem?
        Primeiro, a funcionalidade de Zoom existe há anos no iOS, isto é uma evolução
        Segundo, nenhum Android à venda tem hardware equivalente ao 3D Touch ou qualquer outra coisa que faça medição de força. O que te aparece no Android é um truque que tenta simular força mas que funciona mal e é por isso que ninguém o aproveita, nem sequer permitiria o nível de fiabilidade que se obtém no 3d Touch.
        E não, não é simplesmente manter premido o dedo, primeiro porque no iOS se pode ter o 3D Touch e o Long Press a funcionar para o mesmo elemento no ecrã, isto é, só por aqui duplica-se o número de funcionalidades possíveis. e depois porque não consegues ter diferentes níveis de interacção com um long press (é apenas 1) como consegues aplicando diferentes níveis de força.

        1. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          floating touch do xperia sola, force touch do huawei, air view e reconhecimentos de vários gestos diferentes no touch da samsung, a “simulação” do pressing de qualquer droid , etc toca a combinar essas coisas e dar-lhe um novo nome e depois é uma coisa que nunca foi algo parecido :p e eu já vi como isso funciona.. não falo do hardware, mas como aquilo abre qualquer coisa após premir, o android já fazia isto nos tempos do symbian.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            force Touch da Huawei ainda não se encontra em nenhum aparelho à venda e não passa duma tentativa de imitar a Apple que demonstrou Force Touch num ecrã há 1 ano atrás, e tem à venda desde o lançamento do Apple Watch
            O resto não tem nada a ver com medir Força, nem é comparável a conseguir medir diferentes níveis de Força, e foi rapidamente posto de parte pela falta de usabilidade.
            E essa de que o Android já fazia, por favor, pensa um bocadinho! Como é que o Android conseguia dar a possibilidade de fazer 3-4 acções distintas sobre a mesma coisa com um dedo? Não podia

          2. Avatar de Daniel Pinto
            Daniel Pinto

            O Air View era tão bom e foi tão bem sucedido que até está presente no S5 e S6…

          3. Avatar de JBM
            JBM

            Daniel, creio que deves querer dizer que já nem está presente no Galaxy S6 – porque não está presente no Galaxy S6.

        2. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          Então mostra lá a utilidade de ter long press e force touch para o mesmo elemento.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            mostro? Não acreditas, é? Está à vista de todos os que usam iPhones que usam Long Press há anos, creio que desde a primeira versão.
            A começar logo no homescreen em que o long press serve para poder remover ou mexer aplicações – continua lá no novo iPhone em que o 3d Touch sobre aplicações revela um menu de acções rápidas.
            Ou o long press em textos e links para activar um menu, enquanto o 3d touch permite fazer previews com a funcionalidade Peek-Pop.
            São muitos os sítios em que é possível fazer as duas coisas.

      3. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Não sabes mesmo nada do que estás a falar…

        Quanto ao 3D Touch, dizes isso, só porque és fanboy, e para o ano, vem o “3D touch” chinês para Android, e vão todos querer isso no seu telemóvel…

        Como processadores de 64 bit, e leitos de impressões digitais!

        1. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          e vão tudo isso custar 200€ e tal, com specs de topo e com uma performance incrível aka Xiaomi e iria custar 6x ou 7x mais barato 😉 impressão digital e force touch, são ambos useless, e mesmo que viesse no meu xiaomi, era logo disabled. daqui a 5 anos sai features tipo knock code e touch na traseira e já todos vão comprar iphone de 1600€ :p

        2. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          mais caro a cada ano, menor capacidade de bateria a cada ano lol a meio da tarde já não há bateria pa ninguém, não são poucos os ios users que se queixam disso.. useless……

        3. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          antes de falares do leitor de impressão digital.

          https://www.youtube.com/watch?v=MSJIlG93MPg

          já o 64 bits, o hp foi o primeiro a produzir ARM 64 bits.

          portanto a apple foi querer esses 2 no seu telemóvel

          1. Avatar de JBM
            JBM

            O leitor funcionava tão bem nesse aparelho e era tão fiável que não demorou muito a deixar de ser produzido. E também não foram os primeiros a tentar
            Quanto ao 64bits, a HP não tem processadores ARM 64bit, usa de outra empresa, e o seu primeiro produto só começou a ser vendido 1 ano depois da Apple lançar o iPhone 5s, e nem sequer era um smartphone.

          2. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            é por isso o bill gates tinha apresentado o tablet pc e ninguém se interessou e foi rapidamente esquecido, o apple apresentou o ipad e foi um factor wow & inovação & revolução. fiável ou não, mas lá está, desde o touchid que só fala que a apple foi o primeiro a inovar.. lol eu se quisesse um android com fingerprint já teria comprado um que existe praí aos pontapés, e entretanto optei por um sem um destes porque não preciso.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            teres uma coisa que mal funciona é quase como não ter. Não basta ter a ideia é preciso saber fazer, e saber fazer requer inovação, doutra forma todo o mundo era feliz só com protótipos.

      4. Avatar de RaCcOn
        RaCcOn

        Isto porque todos os telefones com Android ja trazem Force Touch desde o 1.6…

        O teu fanatismo ate te deixa ficar mal e faz comparares coisas como menus ao deixar algum ponto do ecra pressionado com Force Touch.

        https://en.wikipedia.org/wiki/Force_Touch

        Como um bom fanatico que es, falas das coisas sem sequer saberes o que sao…

        1. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          falta aí acrescentar que Force Touch também foi developed pela huawei 😉

          http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2490855,00.asp

          1. Avatar de JBM
            JBM

            O Force Touch foi mostrado pela primeira vez há 1 ano pela Apple.
            A Huawei passado 1 ano mostrou uma coisa que decidiu dar o mesmo nome da Apple, que nem funciona assim muito bem (péssimo interface, pouca funcionalidade, ausência de feedback), e que nem sabem bem o que fazer com ela, ao ponto de pedir por sugestões. Também não sabem quando é que estará à venda.
            Achas que isso dá à Huawei algum crédito de desenvolvimento?

          2. Avatar de RaCcOn
            RaCcOn

            @RenatoNismo,

            A Huawei apresentou isso muito depois, e apesar de o resultado final ser “semelhante” parece que nunca foi para a frente pois pararam o desenvolvimento por a tecnologia por eles usada ser ineficiente…qualquer das formas, o teu comentario mais acima afirmavas que ja existia em todos os Android desde a versao 1.6, o que e claramente mentira.

            E o que acontece quando queremos ser fanaticos por algo e nao queremos ver a realidade para alem daquilo que nos move.

            Esta descansado, entretanto todos os fabricantes que ainda usam Android, irao ter algo semelhante e algum tempo depois Android ira ter suporte para a tecnologia em questao de raiz.

      5. Avatar de Prim
        Prim

        Tanto circo por causa de uma ecrã que vibra, à custa da redução da bateria… no dia em que decidirem colocar um led para notificações, bem mais simples e util que essa treta e que até contribui para um aumento da autonomia, os iFans vão delirar.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          o que é que notificações e LEDs tem a ver com 3d Touch?
          Quanto ao consumo, se aumentar a produtividade, como muita gente tem vindo a dizer da sua experiência, no final poupas por fazer coisas mais rapidamente.

          1. Avatar de Prim
            Prim

            O que tem a ver? Features, é isso que tem a ver, com a grande diferença de uma ser tão útil como simples e a outra, é o touch vibratório….
            A tua lógica é, no mínimo, ridícula as pessoas não são máquinas, as pessoas não acompanham sequer de perto a velocidade do telemóvel, vais ler um artigo na web em metade do tempo porque o processador é duas vezes mais rápido… LOL!

          2. Avatar de ricardo M.
            ricardo M.

            Não acho muito produtivo. Tou a ver muitos vídeos no YouTube a experimentar o 3d touch, e não acho confortável em muitas situações. Posso dar exemplos,
            No live photos tens que ficar com o dedo a pressionar na fotografia para ela mexer, ou seja o teu dedo esta a tapar a fotografia, já vi vários vídeos e não acho isso confortável, nos email a mesma coisa, fazes a pressão para ver o preview do email e o dedo esta a tapar a mensagem. E outras situações.. Não acho que seja muito cómodo. Mas o tempo dirá.
            Para os fanaticos vai estar sempre tudo bem, para quem premeia a usabilidade e acessibilidade e prática não sei se vai gostar.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            Tens noção que podes pôr o dedo de modo a não tapar quase nada no ecrã, certo? Ou preferes não imaginar como é que isso pode ser possível?
            E o preview é isso mesmo um preview, é por isso que se chama a função “peek-pop”. Serve para rapidamente e sem sair do contexto ver se a informação é relevante e a partir daí ou abre-se de vez ou faz-se alguma acção nos menus do preview. Simples, tudo em 1-2 gestos. Tem a vantagem de se poder ver várias coisas sem sair do mesmo ponto da aplicação nem passar para outra aplicação, fica mais rápido.
            Mas não são as únicas coisas que se podem fazer por causa do 3D Touch.

          4. Avatar de JBM
            JBM

            Prim,
            ridículo é comparar um LED de notificações com uma funcionalidade que aumenta o nível de interacção com programas e sistema. Ou achar que o iPhone não tem forma de avisar de notificações – até o faz com um LED para quem quiser.
            Ridículo é achar que isto se resume a vibração, e que não traz benefícios.
            E sim o 3d Touch aumenta a produtividade ao reduzir o número de passos para realizar um conjunto de tarefas. Foi o 3d Touch que puseste em causa no teu comentário, ninguém estava a falar em processador, pois não?

        2. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Redução em quê?

          http://bgr.com/2015/09/29/iphone-6s-iphone-6-plus-battery-life/

          Pensam que a Apple é como o lixo Android que compram!

          1. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            https://discussions.apple.com/thread/7240642

            hope you enjoy about the battery and apple store.

    2. Avatar de neok
      neok

      É sempre de louvar quando as softwares houses se lembram das pessoas com necessidades especiais.
      Mas se me permitem dizer, o windows phone já há muito tem essa opção, o que não tira na mesma o mérito á apple por o implementar:

      http://winsupersite.com/windows-phone/windows-phone-8-tip-use-screen-magnifier

      1. Avatar de JBM
        JBM

        também já havia no iOS há muito tempo, provavelmente já antes de existir Windows Phone 8. A novidade é o uso do 3d Touch para melhorar a funcionalidade.

      2. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        A Apple já tinha isto, há muito tempo, sem 3D touch, claro.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim sim, mas agora funciona de forma mais abrangente com o 3D Touch, apenas não “disse” nada a ninguém 😉

  2. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Olha um vídeo no YouTube.

    1. Avatar de LG
      LG

      +1 pelo comentário. +1 à Pplware

  3. Avatar de Luís
    Luís

    Apple é Apple e sempre será Apple. O resto, é apenas o resto.

  4. Avatar de Emanuel Melo
    Emanuel Melo

    … mas isso já existia, tenho um s5 e não é novidade nenhuma!!

    Comprimentos

  5. Avatar de Rui C
    Rui C

    Existe apenas 2 marcas de telemóveis.
    A Apple e os outros.

    1. Avatar de Prim
      Prim

      Existem apenas dois tipos de pessoas, os fanáticos por marcas e os outros.

  6. Avatar de ruim3406
    ruim3406

    Pplware só para constar, o 6 também tem esse tipo de opção.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não tem não, agora com o 3D Touch tens mais opções. È disso que se trata e que a Apple não referiu 😉

      1. Avatar de ruim3406
        ruim3406

        O meu 6 tem as mesma referidas na reportagem.

      2. Avatar de ruim3406
        ruim3406

        Ok, certo, o 3D Touch não tem, mas o zoom sim. My bad. Sory 🙂