Análise: OnePlus 2

51 Comentários

 

3 – O que distingue o OnePlus 2?

Actualmente, se um smartphone topo de gama não trouxer algo que o distinga da concorrência, então corre um grande risco de passar despercebido. Não é fácil sobressair mas a OnePlus preocupou-se com essa questão, sempre tendo em vista a minimização dos custos de produção.

 

Dual-SIM

Pode parecer estranho começar por destacar esta funcionalidade, mas a verdade é que é raro encontrar um topo de gama que suporte 2 cartões SIM. O OnePlus 2 suporta dois cartões nano-SIM LTE.

OnePlus 2 - Slot para cartões SIM

A versão chinesa em análise, vendida pela HonorBuy, suporta a funcionalidade de dual-standby sem problemas. No caso de estar a ocorrer uma chamada num dos cartões, não é possível receber uma chamada no outro, apresentando o sinal de indisponível para quem o contactar. O mesmo acontece, por exemplo, com o Alcatel Onetouch Idol 3 que está disponível no mercado português.

 

Sensor de impressão digital TouchID + Home

Cada vez mais é necessário estar devidamente protegido e ter os dados pessoais em segurança. Um bloqueio seguro é muito importante num smartphone mas a necessidade de introduzir um PIN cada vez que se utiliza, ou desenhar um padrão que consegue ser visto a 2 metros de distância por alguém, é algo aborrecido e que, pessoalmente, desisti de ter.

Com os sensores de impressão digital (biométricos), o caso muda de figura e passa a ser muito mais prático ter o smartphone protegido com essa funcionalidade… que no OnePlus 2 está muito bem conseguida.

OnePlus 2 - Sensor biométrico de impressões digitais

No sensor biométrico está colocado na frente, na parte de baixo ao centro, e não inclui qualquer botão mecânico. É simplesmente um local estático com a capacidade quer de reconhecer a impressão digital quer para servir de botão Home. O reconhecimento da impressão digital é bastante rápido e preciso, tendo até impressionado neste ponto. Veja no vídeo abaixo.

No entanto, no que diz respeito à função Home o botão tem alguma dificuldade em reconhecer o toque, onde geralmente o toque não é reconhecido se for feito com a ponta do dedo. É necessário encostar ao botão uma maior área do dedo para que funcione correctamente e nunca falhe… mas isso é algo não muito prático.

Em todo o caso, dependendo dos gostos, é possível activar a barra de navegação no ecrã, com os 3 botões do costume presentes na parte de baixo do ecrã, bem ao jeito da Google.

 

Botão slider de alertas

Um botão físico com mais que uma posição não é comum no Android. Embora exista no iPhone desde sempre, no Android essa funcionalidade é colmata com passos adicionais, das mais variadas formas.

OnePlus 2 - Notification Slider

A OnePlus inovou e decidiu colocar um botão com 3 posições, não apenas capaz de retirar som mas também a vibração… e apenas para quem não tem prioridade na sua lista de contactos. Assim, este slider tem a posição de todas as notificações, a posição apenas para notificações prioritárias e a posição apenas para alarmes.

No caso das notificações prioritárias, isso permite que escolha na sua lista de contactos quais os contactos que têm prioridade para o notificar em determinada situação. Esta funcionalidade acrescenta grande importância a este novo botão… que eu gostaria de ter no meu smartphone!

 

Ligação USB Tipo-C

Uma das grandes novidades no OnePlus 2 foi esta nova interface. Tem a vantagem de ser reversível, não haja dúvida, mas fica-se por aí.

OnePlus 2 - micro USB Tipo-C

O facto de ser dos primeiros smartphones (não é o primeiro) com esta interface USB faz com que seja aborrecido carregá-lo ou ligar ao PC. Há muito que os cabos micro-USB estão presentes e o hábito que ganhei passa por ter um carregador no escritório, outro carregador no quarto e outro na sala, sempre à disposição para serem utilizados… mas enquanto utilizei o OnePlus 2 essa tarefa complicou-se muito.

Como é óbvio, por só existir um cabo compatível com este smartphone, foi necessário um esforço adicional sempre que precisava de o ligar pela interface USB, e creio que esse esforço adicional também terá de ser feito por qualquer outra pessoa que utilize este smartphone. Digamos que é o preço a pagar pela mudança, que vai com toda a certeza ser o futuro… e no que a isso diz respeito, a migração tem de começar em algum momento.

 

Interface

O OnePlus 2 tem uma interface muito próxima da interface original da Google, embora com várias opções adicionais. Chama-se OxygenOS 2.1, actualizada recentemente, e é muito rápida, completa e estável. Veja o vídeo abaixo com todos os detalhes da interface.

Novidades versão 2.1.0

  • Novo modo manual para a câmara (foco, abertura e ISO)
  • Adicionado suporte RAW para aplicações de fotografia de terceiros
  • Novo slider para ajustar o balanço de cores do ecrã
  • Suporte para contas Exchange
  • Corrigidos crashes em aplicações de terceiros

 

4 – Câmara

A câmara do OnePlus 2 não impressiona mas cumpre o seu propósito. Está muito longe das melhores, como é o caso do Galaxy S6, tanto em termos de qualidade como em opções disponível na aplicação.

No momento da gravação do vídeo anterior ainda não tinha surgido a actualização para a versão 2.1 do OxygenOS, onde a câmara ganhou o modo manual, e arrisco a dizer que foi das aplicações câmara mais pobres que já utilizei.

OnePlus 2 - Câmara traseira

O modo manual traz já bastante interesse, principalmente para quem percebe um pouco de fotografia, mas ainda assim a aplicação em geral fica um pouco a desejar.

Em termos de capacidade de captação de luz no escuro é muito boa, mas como em todas as câmaras é necessário mantê-la estável para que o resultado seja bom. Mais uma vez, para quem percebe de fotografia, a utilização das opções manuais em ambientes escuros pode trazer grandes resultados.

Quanto ao modo de vídeo, permite gravação em 4K, 1080p e 720p, com resultados bons dentro da normalidade.

Abaixo alguns exemplos de imagens capturadas.

oneplus2_exemplo7_luz_natural_1200 oneplus2_exemplo8_pouca_luz_1200

oneplus2_exemplo9_escuro_1200 oneplus2_exemplo10_flash_1200

oneplus2_exemplo4_normal_1200 oneplus2_exemplo5_HDR_1200

 
OnePlus 2 – fotos originais

 

5 – Autonomia

Em termos de autonomia esperava um pouco mais, essencialmente devido à capacidade de 3300 mAh. Na minha utilização diária, onde smartphones como o Mi 4, o Huawei P8 ou Meizu m2 note duram 2 dias, no OnePlus 2 nunca cheguei ao final do primeiro dia com mais de 50% de carga restante, ficando-se com 40 a 45%, pelo que é evidente não ser capaz de atingir 2 dias de autonomia.

O OnePlus 2 não tem carregamento rápido, o que é uma pena, e o tempo de carregamento completo é desesperante, chegando às 3h30. Pessoalmente carrego o smartphone todas as noites e esse tempo de carregamento não incomoda, no entanto para situações de maior aperto pode causar problemas.

OnePlus 2 - Carregamento

O carregador incluído é personalizado pela OnePlus e pode debitar uma corrente máxima de 2 A.

 

6 – Veredicto

O OnePlus 2 é um smartphone fantástico, com uma qualidade de construção muito boa e algumas funcionalidades exclusivas, mas não será com toda a certeza o flagship killer de 2016.

No que diz respeito a benchmark, este OnePlus 2 atingiu a pontuação de 60903 no AnTuTu, o que o coloca numa posição mais favorável perante outros smartphones com o mesmo SoC, como é o caso do HTC One M9.

Se procura uma smartphone de topo com suporte para Dual-SIM, bastante rápido, com características que só os melhores têm e a preço acessível, principalmente na versão de 64 GB de armazenamento e 4 GB de memória RAM, então poderá ser o OnePlus 2 o smartphone que procura.

O OnePlus 2 está disponível na HonorBuy, sem a necessidade de convite e com envio a partir do armazém da União Europeia, não havendo assim encargos com a alfândega.

OnePlus 2

Índice

  • Página 1
    • 1 – Características Gerais
    • 2 – Hardware e Design
  • Página 2
    • 3 – O que distingue o OnePlus 2?
    • 4 – Câmara
    • 5 – Autonomia
    • 6 – Veredicto

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Nada mau tendo em conta preço / qualidade.

  2. Avatar de Óscar
    Óscar

    Também o uso à 5 dias e vindo de um OPO não tenho a dizer maravilhas.. o software está pouco amadurecido e tem muitos bugs.. o que mais me chateia é a sincronização bluetooth com o carro que crasha e só é possível se não sincronizar contactos nem histórico de chamadas.. fora isso a bateria também é pior que o antecessor, pelo menos com o oxygen 2.1… resumindo é uma questão de aguardar ou desesperar..

    1. Avatar de João
      João

      Também fiz o upgrade do OPO para o OP2 e do que tenho usado (2 semanas), apesar de concordar no aspecto da maturidade do software onde se sente a falta de algumas coisas para quem vem da CyanogenOS não tenho problema nenhum com a sincronização por bluetooth no carro. Vamos aguardar por melhorias…ou pela CM12 oficial 😉

      1. Avatar de João
        João

        CM12 Oficial? Acho dificil por causa da parceria que já não existe, agora já existem não-oficiais 🙂 é esperar para ver 😀

    2. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Também não notei nenhum bug em especial e tudo funciona bem na sincronização com o carro.

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Assim de repetente achei um erro o carregador que vem é de 0.3A e carrego o meu tlf em 1h30 mais ou menos.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Não sei se percebi, Hugo.
      O carregador oficial é de 2 A e o tempo de carregamento oficial, dito pela OnePlus, é de 3h20m.

      1. Avatar de David.pt
        David.pt

        O carregador oficial é de 3A…..

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Ai sim? Garanto-te que não, mas já que sabes tanto mostra a prova disso 😉

          1. Avatar de David.pt
            David.pt

            Queres que tem mande uma foto?

          2. Avatar de Hugo Cura
            Hugo Cura

            Estou curioso.
            O meu está no vídeo do unboxing, aos 1m50s.

          3. Avatar de O Tenro
            O Tenro

            Olhem que essas diferenças poderão ser por causa da versão… A versão chinesa pode trazer um carregador de 2A. Digo eu.

          4. Avatar de Diogo
            Diogo

            Boas, eu posso garantir que o meu é de 0.3mAh e veio da OnePlus

          5. Avatar de Hugo Cura
            Hugo Cura

            Diogo, estás a ver no sítio errado.
            A corrente máxima de entrada é 0.3A (a 230V) e a corrente máxima de saída é 2 A (a 5V), que é a que alimenta o smartphone. É esta a informação inscrita no carregador.

        2. Avatar de Diogo
          Diogo

          não é por nada mas o meu é 2A, e recebi o telemóvel sexta passada directamente da OP

          1. Avatar de David.pt
            David.pt

            Desculpem pelo erro. Tem mesmo 2A

          2. Avatar de Hugo Cura
            Hugo Cura

            Sem problemas.

  4. Avatar de Penso Higienico
    Penso Higienico

    Estou a aguardar a chegada do meu convite, que tarda a se manifestar…

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Podes ter muito que aguardar, infelizmente. Pondera esta versão, não considero as desvantagens nada relevantes. Podes aproveitar o voucher PPLWARE que dá desconto de $5.

  5. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Agora com o estagio na samsung é que vai ser.

  6. Avatar de David.pt
    David.pt

    Não gostei muito da análise….. A pior parte foi “Capa traseira do género lixa”

    1. Avatar de Naogostasnaocomes
      Naogostasnaocomes

      Tambem nao gostei dos teus comentarios inuteis e falsos sobre o aparelho mas tive que gramar com eles.

      1. Avatar de David.pt
        David.pt

        Se estas a falar da amperagen do carregador tens razão. De qualquer forma o tel demora uma hora e meia a carregar com o carregador original. E a análise feita pelo pplware não dá o devido valor ao equipamento

  7. Avatar de Ivo Curado
    Ivo Curado

    Tenho um One há cerca de um ano e até agora nunca me deixou ficar mal, em relação preço qualidade não deve haver melhor, e não cejo necessidade de mudar para o Two, sem duvida que deve ser muito bom mas enquanto este durar tao cedo não mudo, estou mesmo satisfeito.
    E a Oneplus tem aquela vantagem de haver mesmo muitas ROMs para quem gosta de andar a mudar e não se perde a garantia!
    Admito que estou bastante curioso para mexer num two para ver o que realmente mudou quando tiver oportunidade! 🙂

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Pelo que li a versão chinesa só tem um IMEI certo? (Posso continuar que a que é vendida na Europa pelo canal oficial tem dois), qual é a diferença em termos práticos aqui? outra grande desvantagem é a falta de suporte para a banda 800MHz que ,como possuidor de um OPO, posso dizer que faz toda a diferença na capacidade de recepção de rede LTE

  9. Avatar de David
    David

    Eu tenho o telefone á duas semanas e posso dizer que é perfeito para a minha utilização 😀
    Não há nenhum bug que me afecte directamente (se bem que eles existem).
    A única coisa que é sempre chata é que o telemóvel aquece um bocado quando se faz alguma tarefa mais pesada como jogar ou ver vídeos…mas pronto o corpo de alumínio ajuda a dissipar o calor xD

    Na minha opinião é a maquina que tem a melhor relação preço/performance!

    1. Avatar de Guedes
      Guedes

      O meu one plus one também aquece.. é um problema generalizados infelizmente.

    2. Avatar de raz0r24
      raz0r24

      o M4 Aqua rambém se aquece que se farta em certas situações….
      https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=m4%20aqua%20overheating

      PS: Desculpem o “modelo off-topic”

  10. Avatar de TiaMaria
    TiaMaria

    Onde esta o pessoal que falava tao mal deste telefone? Que os nexus iriam ser muito melhores? Nao se pronunciam agora? Pois…

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    Faltou falar da qualidade do ecrã que é francamente pobre em termos de reprodução de cores.
    Dos piores ecrãs que vi nos últimos tempos.

    1. Avatar de One plus
      One plus

      Pobres? O teu ultimo telefone deve ter sido um plasma de 120cm 4k só pode…

      1. Avatar de TiaMaria
        TiaMaria

        Este e daqueles que quer um smartphone de 5 polegadas com ecra 2/4k. Por amor da santa…

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Eu até falei que o problema era a reprodução de cor e não resolução, mas você refere a resolução como sendo a bitola de aferir qualidade ecrãs.
          A sua cultura tecnológica deixa um pouco a desejar.
          Já a sua capacidade de comentar opiniões sem contrapôr uma argumentação válida é excelente.

          Aceite, por favor, os meus parabéns.

          1. Avatar de TiaMaria
            TiaMaria

            Obrigado mas nao aceito felicitacoes de pessoas que nao conheco.
            Pode agora voltar para o seu canto onde possui todo e mais elevado conhecimento tecnologico e de onde sai apenas para vir responder e exibi lo em comentarios de um forum na internet.

  12. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Seria interessante este modelo permitir no futuro substituir o rom android pelo windows 10 mobile. A nível de hardware esta máquina é TOP!

  13. Avatar de JOAO
    JOAO

    Bom dia pplware.
    No minuto 0.35 do video acima da analise do interface, diz que tem uma capa para carregamento sem fios ? ??
    Será a próxima novidade? porque qualquer das capas vendidas nenhuma trás o sistema que permite carregamento sem fios.

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Obrigado por teres reparado nisso.
      Tinha lido essa informação algures e disse-o no vídeo. Entretanto fiz umas pesquisas e essa informação está errada, as minhas desculpas.

      Aqueles pinos servem actualmente para uma mudança automática de tema, no HydrogenOS, que acontece ao colocar capas diferentes. Há também quem sugira que futuramente poderá ser implementada a funcionalidade de NFC, suportada por uma capa compatível, mediante actualização de software.

  14. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    Tenho o modelo A2003 e quando o recebi, a primeira coisa que fiz foi benchmark (antutu) e pouco passou dos 44k pontos. Fiquei um bocado preocupado com a performance, mas depois de 3 semanas de uso, nada estou arrependido de o comprar, fica bem na mão(apesar do peso) e a qualidade de construção é muito boa mesmo.
    Também partilho da opinião de que não será um flagship killer 2016, mas neste momento, é o melhor smartphone na casa dos 400€.

  15. Avatar de Daniel Fortuna
    Daniel Fortuna

    Bom dia,
    Uma dúvida acerca da HonorBuy, tudo o que lá é vendido vem apartir de um armazém na Europa sem haver problemas com a alfândega?
    É seguro?!

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Sim, é expedido a partir da UE e não há qualquer interferência com a alfândega. É seguro e muito rápido, com entrega entre 1 a 4 dias úteis, dependendo da localização.
      Atenção apenas ao facto de a versão de 16 GB estar temporariamente esgotada no armazém europeu.

      1. Avatar de Daniel Fortuna
        Daniel Fortuna

        Obrigado, desconhecia completamente 😉

  16. Avatar de Guedes
    Guedes

    Realmente foi uma pena terem quebrado a parceira com a cyanogen. Era um ponto a favor.
    A mesma coisa que ter um Ferrari e meter pneus usados. o desempenho não é o mesmo.

  17. Avatar de Ozpt
    Ozpt

    Desculpem lá a ignorancia e sem querer ferir os mais sensiveis…
    Porque é que dizem versão chinesa? O telemovel é chines! LOL

    1. Avatar de Silva
      Silva

      Porque existem 3 versoes:
      A 2001 : Versão chinesa
      A 2003 : Versão Europeia
      A 2005 : Versão Americana

      uma das diferenças são as frequencias com que trabalham

  18. Avatar de Rui
    Rui

    Estou a precisar de comprar um telemovel agora, sinceramente estou na duvida entre o OP1 (300€) ou o OP2 (423€ – HonorBuy). Que aconselham?

  19. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Tenho o oneplus one e recebi um convite para o two. Um amigo meu acabou por aproveitar o convite e comprou o telemóvel. Tive a testar o bicho e sinceramente para quem tem cyanogen e tira partido dela é um bocado passo atrás, mas isso n é culpa da oxygen os é mesmo porque a rom vem artilhada com muita coisa boa. Em relação à camera é mesmo uma questão de tempo para melhorarem a aplicação pois a camera como já foi visto em reviews bem feitas de cameras comporta-se de uma forma bastante aceitável comparando com a concorrência. Agora passar do oneplus one para este só se for pelo facto de ser dual sim e ser necessário, caso contrário mais vale ficar quieto.

  20. Avatar de Novais
    Novais

    Sei que aqui não é o local para fazer esta pergunta!!! Mas por acaso não há ninguém que forneça um convite para comprar o OnePlus Two???

  21. Avatar de Fábio
    Fábio

    Boas, tenho um OP2 e tenho um problema que é quando pretendo efetuar uma chamada ele deixa de perguntar qual o cartão onde pretendo efetuar a chamada. Já percebi que em qualquer momento o telemovel “altera” essa configuração de “perguntar sempre”. Alguém sabe alguma forma de fazer fix a este problema?

  22. Avatar de José Costa
    José Costa

    Boa noite malta , estou com uma duvida que me anda a assombrar a algum tempo , e recorro a vocês para me ajudarem , estou em duvida entre este oneplus 2 e o potente lenovo ZUK Z1 , aguardo uma sugestão da vossa parte , obrigado

  23. Avatar de Fábio Antunes
    Fábio Antunes

    eu mandei vir o meu pela pagina oficial sera que ha problema em chegar ca?