Antergos – Um Arch Linux elegante, potente e simples de usar

18 Comentários

Quando o assunto dos artigos é Linux, é facilmente perceptível que muitos dos nossos leitores usam e aconselham o Arch Linux . O Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração. Por outro lado, os leitores que tentam pela primeira vez instalar o Arch queixam-se da complexidade do processo de instalação.

Depois de termos apresentado o  Manjaro Linux e o Chakra, hoje vamos conhecer mais uma distribuição Linux, baseada no Arch Linux, mas que é simples de instalar e usar.

antergos_04

O Antergos é uma distribuição Linux, de origem espanhola, que é baseada no Arch Linux. Anteriormente conhecida como Cinnarch (uma vez que combinava o ambiente de trabalho gráfico Cinnamon e a base do Arch), esta é uma distribuição moderna que agora oferece vários ambiente gráficos de trabalho (GNOME 3 (por omissão)), Cinnamon, Razor-qt e Xfce.

antergos_05

O Antergos traz tudo aquilo que o utilizador precisa. Esta distribuição tem o seu próprio instalador gráfico que facilita em muito todo o processo de instalação.

antergos_03

Ao contrário do Manjaro Linux e Arch Linux, o Cinnarch tem disponível a versão LiveCD, podendo o utilizador facilmente experimentar esta distribuição.

antergos_02

Tal como o Arch Linux, esta é uma rolling distro – o que significa que o utilizador não tem de estar a espera de novas versões para ter as últimas actualizações (tal como acontece com o Ubuntu ou Fedora) e usa também o repositório oficial da distribuição Pai. Experimentem, vale muito a pena.

altLicença: GPL
altDownload:  Antergos  (Escolha aqui a sua versão)
altHomepage: Antergos

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    Muitos puristas de “arch” (e que sem duvida têm mais conhecimentos do que eu que sou um newbie)não gostam de reconhecer, mas na realidade o Antergos é um Arch verdadeiro(embora polido com um tweaks visuais para quem gosta deles) mesmo que no screenfetch diga Antergos em vez de Arch.

    Usa-se e abusa-se e recomenda-se para quem quer Arch (e não pode perder demasiado tempo a configurar).
    Uso desde Junho (depois da desinstalação do catalyst ter lixado o meu arch puro), e recomendo.
    É um passo logico depois de usar Ubuntu durante 5 anos.

    1. Avatar de Emanuel Lopes
      Emanuel Lopes

      Eu também já tive esta distro, é brutal apenas se tem de configurar algumas coisas, em relação ao arch puro, com este não se perde assim tanto tempo

  2. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    Já cheguei a experimentar mas não tive muito tempo com ele, agora tenho mais tempo pode ser que lhe dê uma nova hipótese, parece ideal para quem quer experimentar o arch mas não quer estar um tempão a configurar de raiz.

  3. Avatar de Rodrigo

    Já tive a tive a oportunidade de usá-lo, mas não largo mão do manjaro, na minha opinião, o antergos é a 2ª melhor distribuição linux existente, mas o manjaro o supera. Nem o debian se compara com o Arch e nem o Ubunto se compara com o manjaro. Queria eu que a turma do “elementary os” fizesse sua distro com base no Arch.

    1. Avatar de Rafael Campos
      Rafael Campos

      nunca vi uma distro com tantos erros quanto o Manjaro., fora a lentidão na instalação de pacotes. Um pacote no Linux Mint é instalado mais rápido que no manjaro. Estou testando o Antergos e é fantástico……muito superior ao Manjaro.

  4. Avatar de David
    David

    Boas Pessoal do Linux!
    Uma boa distro para utilizar como servidor de ficheiros e media center usando o XBMC?

    irá estar ligado a tv via HDMi e claro é necessário ter uma apresentação que se veja os icons sem que se tenha de chegar mto proximo da tv para ver o que iremos seleccionar…

    Ideias?

    Obrigado

    1. Avatar de Diogo O.
      Diogo O.

      Experimenta o XBMCbunto

      1. Avatar de David
        David

        isso não é o mm que instalar o Ubunto e o XBMC a parte? curiosidade…

  5. Avatar de Zé Chula
    Zé Chula

    Bom artigo, mais uma vez a fazer um grande trabalho a divulgar o Linux. Apenas uma pequena correcção ao artigo: o Arch, de facto não tem LiveCD, mas o Manjaro não só tem LiveCD como até tem instalador gráfico.

  6. Avatar de Nome
    Nome

    Mais uma distribuição que reconhece a utilidade do Arch Linux.

  7. Avatar de Natan Oliveira

    Um belo artigo. Durante mais de 2 anos bati muita cabeça com o Ubuntu e outras distros baseadas no mesmo, porem sempre insatisfeito com os resultados…Esse mês após migrar para o Ubuntu 14.10 e me decepcionar mais uma vez resolvi mudar para Antergos, essa sim uma bela distro com um otimo gerenciamento e estabilidade..Creio que finalmente cheguei a uma distro que me satisfaça profissional e pessoalmente.

  8. Avatar de Rafael Campos
    Rafael Campos

    Esse lixo não instala…( processo de instalação 100% online) ai no final do tempo perdido não acontece nada….. Manjaro dá de 1 bilhão a zero nessa joça….

    1. Avatar de Rafael Campos
      Rafael Campos

      finalmente consegui instalar a versão atual….. então a raiva passou…. ( manjaro ? foi apenas uma ilusão)

    2. Avatar de Rafael Campos
      Rafael Campos

      finalmente consegui instalar a versão atual….. então a raiva passou…. ( manjaro ? foi apenas uma ilusão)

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Uma das melhores distribuições que já usei nos últimos anos. Uso-a à praticamente 6 meses num portátil antigo e estou encantado com o seu desempenho e facilidade de utilização.

  10. Avatar de Evellyse Moraes
    Evellyse Moraes

    Quais os requisitos mínimos pra instalar o Antergos usando o Minimal?

  11. Avatar de Edyr M Caregnato
    Edyr M Caregnato

    Antergos, a melhor distribuição que já usei. Na verdade, as pequenas distribuições são cheias de bugs e as grandes são difíceis de usar.
    Antergos ainda tem a melhorar, suporte a teclado, a falta de alguns pacotes e talvez detecção de hardware, pois ocorreram alguns freezings no meu PC.