CyanogenMod 11.0 M11 acaba de ser disponibilizado

67 Comentários

A poucas horas de ter sido lançado o CM11 para smartphones com Android One, os responsáveis pelo projecto acabam de anunciar o CyanogenMod 11.0 M11.Esta versão traz um conjunto de melhorias e também muitas novas funções. Vamos espreitar as novidades desta nova versão.

O CyanogenMod é o projecto mais popular e famoso quando se fala em ROM’s personalizadas. 

cyanogen_07

Como referimos sempre , os utilizadores não deverão esperar por uma versão “estável”, uma vez que as versões M (Milestone) são, por si só, já bastante estáveis. Tratando-de de uma versão Milestone, os utilizadores podem proceder à instalação nos seus dispositivos, com essa garantia de estabilidade.

cyanogen_08

Principais Novidades
  • Suporte para Galaxy S4 Active (jactivelte), Galaxy S4 SK I-9506 (ks01lte), Galaxy S5 GSM (klte), Galaxy Tab 10.1 (picassowifi), Galaxy Player 4.0 (ypg1)
  • Galaxy Relay 4G volta a ganhar suporte.
  • Possibilidade de ver os equipamentos ligados via hotspot
  • Actualização de frameworks & Core Apps
  • Suporte básico para o HTC Desire 816 & HTC One Mini 2
  • LG G2: Melhorias no GPS e NFC
Informação oficial

Hot off the presses, the 11th M build of CM 11 is making its way to the download portal. With it comes the latest round of bug fixes, improvements and features to our Android 4.4.4 codebase. A high-level changelog is provided below – take a look!

For our nightly users, to avoid conflicts on taking this update please do not apply an M11 build on top of any nightly beyond September 30th, as that was when this code was branched for testing and verification prior to release.

M11 Changelog:

  • New Devices: Galaxy S4 Active (jactivelte), Galaxy S4 SK I-9506 (ks01lte), Galaxy S5 GSM (klte), Galaxy Tab 10.1 (picassowifi), Galaxy Player 4.0 (ypg1)
  • Re-introduce Samsung Galaxy Relay 4G (apexqtmo) support
  • Fix signal strength showing ’2147483647′ on certain devices
  • Frameworks & Core Apps: CAF and other upstream updates
  • Lockscreen: Do not play sounds while a phone call is active & MSIM updates
  • Frameworks: Add base & MSIM APIs for SEEK (Secure Element Evaluation Kit) support
  • Frameworks: Fix volume button changing two ‘steps’ per click
  • Frameworks: Add ‘Screen Off’ action for double-tap/long-press configuration options
  • Show devices connected to your WiFi (tethering) Hotspot
  • Fix bug related to ‘switch to last app’ action while in Recents view
  • Fix Navigation Bar arrow keys in RTL locales
  • Translations updates from CyanogenMod CrowdIn team
  • Adjustments to ‘Glove Mode’ (High Touch Sensitivity)
  • APN Updates for various regions
  • Camera: Add support for all available Slow Shutter speeds (hardware dependent); Improve shutter button
  • Dialer/InCallUI: Fix smartcover always showing answer fragment
  • LG G2: Address GPS and NFC issues
  • Base support for HTC Desire 816 & HTC One Mini 2 (pending nightlies)
  • Various security updates
  • General bug fixes
The Device Status page on the wiki be updated tomorrow to reflect all the devices that received a build, and any reasons why some devices may have been skipped.

Happy Flashing!The CyanogenMod Team

Homepage: CyanogenMod | Veja se o seu dispositivo está na lista: aqui

Partilhar:
Tags:

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boas,

    Compensa instalar em Samsung S4?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Senão te importares de perder algumas funcionalidades especificas da samsung no S4 e ficares com uma versão mais limpa, otimizada e custumizada no smart, então sim, vale a pena 😉

    2. Avatar de panhonhas
      panhonhas

      Faz sempre um backup completo da stock rom antes de instalar uma custom rom até para o caso de necessitares de mandar para garantia. Primeiro guarda tudo, depois aconselho fazeres uma reposição dos dados de fábrica (isto se não tiveres já o bootloader desbloqueado e com recovery e root), depois de desactivares o bootloader e de intalar uma recovery, fazes aí um backup total, e guardas isso num sítio seguro. Depois podes apagar tudo á vontade e experimentar uma custom rom.

    3. Avatar de Daniel

      Tenho a correr no S4 e está muito mais rápido.
      A única funcionalidade que sinto falta é a camera da samsung.

  2. Avatar de Joqa
    Joqa

    E para instalar o Google Play??? (não é possível agora devido aos direitos de autor)
    Muitas aplicações necessitam destes serviços instalados, nomeadamente o MEO drive.
    Para mim este é o “calcanhar de Aquiles” da Cyanogen 🙁

    1. Avatar de moedinha
      moedinha

      O que não falta aí são gapps para instalar 😀

    2. Avatar de Tiago Pereira
      Tiago Pereira

      É só sacares um pacote de Gapps que não faltam por ai e flashares via recovery e pronto já tens tudo.
      É muito facil mesmo. Normalmente o local de onde sacas a ROM tem sempre link para as Gapps

    3. Avatar de luislelis
      luislelis

      Nem acredito que tenhas dito uma coisa dessas. Vou considerar q foi sarcasmo ok?
      Aquele abraco

    4. Avatar de A. Lopes
      A. Lopes

      Existem por aí repositórios para isso, nas threads do telemóvel onde se pretende instalar a rom no forum xda-developers. Quem flasha uma rom nao deve ter problemas a flashar isso. Como alternativa é utilizar uma app para extrair apks e extrair a aplicacao de outro telemovel com android.

    5. Avatar de tfae
      tfae

      É só pesquisar por “gapps” no Google e clicar no segundo link 😀

  3. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Confesso que já andei mais satisfeito do que ando com o meu Nexus 7 (2012).

    Já conheço o Cyanogenmod há muito, mas nunca o experimentei. Acham que pode melhorar a experiência no Tablet em questão?

    Já agora, existem perspetivas do mesmo modelo ver o novo Android L ou é para esquecer? Senão o receber talvez aumente a minha curiosidade em experimentar o Cyanogenmod.

    1. Avatar de Tiago Pereira
      Tiago Pereira

      Se é pk o tablet esta lento o problema disso pode ser devido ao chip de memoria. Saca o Androbench faz um micro run e posta os resultados, possívelmente estas com as velocidade de escrita e leitura muito lentas.
      Se tiveres root, usas o lagfix que isso nem parece o mesmo depois.

      1. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Ele tem alturas em que está rápido, tal como sempre o conheci, mas depois tem momentos em que fica num estado de lentidão gritante.

        Por vezes é porque acabei de o ligar a uma rede e ele começa a verificar mails, notificações, updates de Apps, etc. De certa forma é normal ficar lento nestes momentos, embora era porreiro que isso pudesse ser feito de forma mais poupada.

        Em outros momentos aparentemente não está a fazer nada e encontra-se lento (depois eventualmente recupera).

        Vou seguir as tuas recomendações e depois deixo aqui os resultados. Quanto ao lagfix, tenho root por isso é sempre uma opção a ver.

      2. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Androbench:

        Sequential Read: 25.77 MB/s
        Sequential Write: 12.4 MB/s
        Random Read: 5.59 MB/s, 1432.71 IOPS(4K)
        Random Write: 0.42 MB/s, 109.1 IOPS(4K)

      3. Avatar de Ricardo Correia
        Ricardo Correia

        Camarada, podes ser um pouco mais especifico em relação á funcionalidade do lagfix? De que maneira ele trabalha e assim?
        Fiquei curioso…

        1. Avatar de Tiago Pereira
          Tiago Pereira

          O lagfix faz TRIM ao chip de memoria.
          A medida que enches a memoria, os blocos vão sendo ocupados mas ao apagar os dados os blocos de memoria ficam ocupados à mesma o que causa baixas velocidades principalmente a baixo dos 3GB livres.
          Rodando o lagfix ajuda bastante pois analisa e liberta os blocos. É totalmente seguro apenas necessita é de root.
          Eu usava no meu antigo Galaxy Nexus que sofre do mesmo problema que o Nexus 7 2012.
          É rolar isso e ver a diferença

          1. Avatar de Ricardo Correia
            Ricardo Correia

            Obrigado pela explicação 🙂
            Irei testar

          2. Avatar de Joana
            Joana

            Realmente so no android uma situacao dessas, um tablet e tlm (gnex custava 600euros) e abaixo dos 3gb fica inutilizado…por isso que nunca compro android.

      4. Avatar de Nuno Paulo
        Nuno Paulo

        Podes explicar isso do lagfix?

        Também tenho um nexus 7 2012 e de vez em quando laga.

    2. Avatar de Pinho
      Pinho

      Tenho um Nexus 7 do mesmo ano e desde de sempre utilizei o cyanogenmod e recomendo porque isso realmente melhora imenso o android 🙂

      1. Avatar de zemana
        zemana

        alguém sabe algum tuto para fazer root no Nexus 7 2012 v4.4.4? tenho andado com o mesmo problema do António Pereira, anda lento e tenho vontade de experimentar novas funções.
        Já segui um tuto do forum xda, já usei alguns programas que o ppware postou aqui mas sem exito.

          1. Avatar de zemana
            zemana

            obrigado, vou experimentar

          2. Avatar de zemana
            zemana

            segui esse tutorial e consegui, finalmente, fazer root ao meu Nexus xD
            Obrigadão xD

        1. Avatar de Tiago Pereira
          Tiago Pereira

          Para Nexus, tens o Nexus toolkit que tem todas a ferramentas para desbloquear bootloader, fazer root, instalar a recovery, flashar stock rom etc etc…
          Mas para fazer root experimenta a app towelroot (não esta na playstore, tens de ir a pagina deles) funcionou perfeitamente no meu Nexus 5 como 4.4.4 por isso pode ser que da ai tambem

          1. Avatar de zemana
            zemana

            cheguei a experimentar o Nexus toolkit e não deu…1º demorei a instalar as ADB drivers e quando finalmente consegui o tablet reinicia mas não faz root

            o towelroot experimentei agora e diz que não suporta otablet

        2. Avatar de Mario Lopez
          Mario Lopez

          o problema vem do chip logo o melhor e comprar um novo. a app lagfix resolve mas nao podes ter menos de 3gb livres

      2. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Assim deixas-me com vontade de experimentar o Cyanogenmod 😀

        Mas, antes vou testar as recomendações do Tiago Pereira.

    3. Avatar de Stan
      Stan

      Não, não deve receber o update. Sendo proprietário de de um tablet igual, digo-te que vale muito a pena. Pessoalmente não gostei muito da rom da Cyanogen, agora tenho a SlimRom com o 4.4.4 e o tablet está… como novo!

      1. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Obrigado pela informação Stan 😉

  4. Avatar de Flávio Moreira
    Flávio Moreira

    Espero que tenham corrigido os problemas de bluetooth que tornaram a M10 completamente impossível de usar.

    Samsung S4 – CM11 M9

  5. Avatar de Helix
    Helix

    Olá!

    Com esta actualização seria possivel instalar num Bq Aquaris 5 por exemplo? Pois eles lá na lista têm o Oppo N1 que é mediatek penso eu, o mesmo que o Bq 5.

    Alguém em confirma?

    1. Avatar de Tiago Azevedo
      Tiago Azevedo

      Não instales uma versão que não corresponde ao teu aparelho. A BQ não é suportada pela CM e se tentares instalar corres o risco de avariar irremediavelmente o telemóvel.

      1. Avatar de Tiago Azevedo
        Tiago Azevedo

        E já agora, o Oppo N1 é Snapdragon 600.

  6. Avatar de lo
    lo

    Quem tiver versões Nightlies, que continue com elas, são a mesma coisa que a versão M, mas se instalares a versão M por cima da Nightly é provável que haja incompatibilidades.

  7. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    quando aparece no OPO?

    1. Avatar de Tiago Azevedo
      Tiago Azevedo

      O OPO tem uma versão própria, o CM 11s. Esta versão que se fala no artigo é a CM geral para todos os outros aparelhos suportados pela CM. Como é óbvio, é possível instalar a CM geral no OPO mas perdem-se funcionalidades.

    2. Avatar de Tiago Madeira
      Tiago Madeira

      Vais ter que esperar…

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Felizmente espero por um bom OS enquanto que outros estão presos no mesmo caro Madeira

  8. Avatar de Mike
    Mike

    Na minha experiência que tive com muitos equipamentos o problema grave do CyanogenMod é que supostamente uma “versão” de Android mais leve mas na prática é uma “versão” de Android mais pesada na bateria o que não se compreende, péssima autonomia dos equipamentos com CyanogenMod.

  9. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    Tenho uma duvida, é possível instalar esta versão com a aplicação do CyanogenMod?

    Caso não possa ser possível como posso fazer para instalar num S2 que tem Rom original?

    1. Avatar de edroid
      edroid

      a aplicação vai te intalar a verão10.1

      1. Avatar de Pedro Pinho
        Pedro Pinho

        humm, então e será que depois não atualiza para esta ultima versão?

        1. Avatar de Edroid
          Edroid

          Acho que não mas depois podes sempre atualizar manualmente

  10. Avatar de Pedro Luís
    Pedro Luís

    Dá para o meu Galaxy S 🙂
    Sempre actualizado… apesar de “velhinho”

    1. Avatar de jr
      jr

      Fiquei com o CM11 no GS1 por alguns meses, mas retornei ao CM9.1 (Android 4.0), bem mais responsivo.

      No meu caso, os benefícios do Android 4.4 não compensaram a maior lentidão.

  11. Avatar de Paulo Lisboa
    Paulo Lisboa

    Olá pessoal,
    tenho um Galaxy S com o CM10.2, sei que existe o CM11 SNAPSHOT, alguém aqui já o testou? Se sim, traz algumas melhorias no geral, como opções novas para a câmara e etc..? E em relação ao desempenho?

    Obrigado!:D

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Estas snapshot são as libertadas mensalmente. À partida corrigem bugs das anteriores.No meu nexus são as mais recentes que se podem colocar (à excepção das mais instáveis nightly’s)
      Fiz root à uma semana no meu nexus 2012 e coloquei a CM11 M10. Tem alguns bugs e bateria vai embora mais depressa.
      Vou experimentar a M11. Caso permaneça vou testar a Paranoid Android para ver como se comporta.

    2. Avatar de tfae
      tfae

      Tenho o meu Galaxy S com esta ROM, versão M11 e até agora tudo impecável. Aconselho o uso do Greenify, desde que o uso ganhei MUITO mais autonomia e nível da bateria.

      1. Avatar de Paulo Lisboa
        Paulo Lisboa

        Obrigado pela resposta!
        Já agora, quais a principais diferenças entre 0 CM10 e o CM11?

        1. Avatar de tfae
          tfae

          Até agora ainda não me apercebi de nada, pelo menos visualmente, a não ser podermos ver os dispositivos ligados ao WiFi Hotspot.
          Mas é de esperar que haja menos bugs e mais estabilidade.

        2. Avatar de tfae
          tfae

          Peço desculpa pela resposta que acabei de dar, pensei que estivesses a falar entre a M10 e a M11.
          Entre CM10 e CM11, são muitas as diferenças, na minha opinião para melhor. Não posso precisar quais, porque já uso CM11 desde que saiu e já não me lembro bem das diferenças entre esta e a CM10, mas sei que há bastantes.
          E a nível de desempenho, se não ficares a ganhar (eu tenho a sensação que sim), de certeza que também não ficas a perder! 😀

  12. Avatar de CDias
    CDias

    Sempre que instalei rom’s CyanogenMod, nunca conseguir efectuar o sync com o KIES da Samsung. Dá sempre “Dispositivo desconhecido”.
    Alguém sabe como contornar isto de forma a poder efectuar a sincronização com o KIES??
    Obrigado

    1. Avatar de Edroid
      Edroid

      O kies só funciona com a rom original

      1. Avatar de cdias
        cdias

        Obrigado edroid.
        Sem ser com outros programas externos, alguma possibilidade de contornar este barramento?

  13. Avatar de Francisco Cruz
    Francisco Cruz

    Cá por mim continuo a dizer… Muuuito Obrigado cyanogen. Graças a ti, um tlm de 2011(s2) está aí prás curvas em 2014…

  14. Avatar de Redin

    Nunca mais vejo a hora de me calhar a sorte de haver para o Sony Xperia J.

    1. Avatar de Edroid
      Edroid

      Nos sony’s é complicado

  15. Avatar de Tiago Rocha
    Tiago Rocha

    Boa noite!
    Tenho um Galaxy S3 i9300, gostava de saber se existe um bom tutorial para instalar isso e já agora se ao instalar isso perco a garantia do telemóvel.

  16. Avatar de stuck
    stuck

    no artigo diz que já esta disponivel para o galaxy s 5, mas não a encontro…

  17. Avatar de Edroid
    Edroid

    algum de voces tem erro no play services?
    instalei agora a m11 e estou com esse problema

    1. Avatar de Leandro Nunes
      Leandro Nunes

      Actualiza o Gapps re resolve o problema 😉
      cumps

  18. Avatar de Leandro Nunes
    Leandro Nunes

    Continua a não ter incorporado a opção de fazermos video chamada? Só través de aplicações externas?

    cumps

    1. Avatar de Paulo Lisboa
      Paulo Lisboa

      A video chamada só pode ser feita com a ROM original, acho que é por causa de autorizações que são exclusivas para as empresas que as usam!
      Abraço!