Router MEO: dynIP com Redireccionamento de portas

44 Comentários

Ligue-se a qualquer equipamento da sua casa a partir da Internet

Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço publico? Mesmo existindo um endereço publico associado ao router, sabia que este muda de X em X tempo?

Além do no-ip, apresentamos em Janeiro o serviço dynIP que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento.

Mas como é que o router decide para qual equipamento deve encaminhar o pedido feito da Internet?

router_01

Redireccionamento de portas

Explicando de forma muito simples pensem no seguinte, imaginem que têm em casa um Raspberry PI ligado a rede e pretendem aceder ao mesmo a partir de qualquer lugar da Internet. Uma vez que associado ao nosso serviço MEO temos um um IP público disponível , então só temos  que redireccionar todos os pedidos que chegam ao router para a porta (dependo do serviço, ex. HTTP – 80, ou SSH – 22), do mini PC.

pi_000

Como criar uma conta no dynIP?

O dynIP é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento (por exemplo: 81.193.159.76) por um “nome” do tipo http://nickname.dynip.sapo.pt. Este serviço é gratuito e está disponível para todos os clientes SAPO.

Para saberem como criar uma conta no dynIP basta que vejam o nosso artigo dynIP do SAPO – Uma alternativa ao serviço no-ip

dynIP_02

Como configurar o Redireccionamento de portas?

Para proceder a essa configuração, abrirmos a página de administração do nosso router da MEO através do url: http://192.168.1.254.

Em seguida vamos ao menu Ferramentas –> Partilha de jogos e aplicações e em seguida escolhemos Atribuir jogo ou aplicação a um dispositivo de rede local

Nota: Nesta página temos a possibilidade de usar um “perfil/serviço” já definido ou então Configurar novo jogo ou aplicação. Para este exemplo vamos considerar a primeira opção.

pf_00

Em seguida no campo Jogo ou Aplicação devem escolher qual o serviço e dispositivo para onde os pedidos que chegam ao router deve ser redireccionados. Para finalizar carreguem em Adicionar.

Por exemplo, vamos configurar o router de modo a que um pedido de acesso remoto via RDP do exterior seja encaminhado para o SAMSUNG-PC.

pf_02

E está feito. Para testarem podem, através de uma máquina do exterior, abrir o RDP e introduzir o endereço criado no serviço dynIP.

rdp_06

Em Resumo…

No Pplware já apresentamos vários artigos que nos ensinam a tirar proveito das funcionalidades oferecidas nos routers Thomson – ver aqui. Ensinamos também como podem configurar o serviço no-ip para o mesmo efeito da solução apresentada neste tutorial – ver aqui. No entanto, com a utilização do serviço da SAPO, deixamos de ter a necessidade de instalar um agente do lado dos dispositivos para, com alguma frequência, dar “indicações” sobre o endereço IP público….o dynIP mantem, de forma transparente, toda essa informação.

Caso tenham outro modelo de router e tenham dificuldades em configurar o redireccionamento de portas, deixem em comentário as vossas duvidas que nós ajudamos.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Silva
    João Silva

    Fogo… Estava ver que não chegava aqui primeiro que o Nelson!

    1. Avatar de LRMMF
      LRMMF

      Adorava ver um tutorial para ver como fazer para ligar e desligar o PC remotamente, sendo eu cliente ZON fibra.
      Nunca encontrei um tutorial completo, que explique o sw a instalar, bem como as configurações no Windows e no Router.

      1. Avatar de Dr. Remote
        Dr. Remote

        Usa um software chamado TEAMVIEWER …

        Podes desligar, comandar, trabalhar, copiar… tudo o que quiseres remotamente, sem a necessidade de andares a configurar portas no router.

        A instalação é muito simples e directa.

        1. Avatar de JohnPal
          JohnPal

          creio que aqui o LRMMF estaria mais centrado na situação de ligar remotamente, coisa que o teamviewer não faz com duas tretas.

          1. Avatar de LRMMF
            LRMMF

            Exacto, a minha ideia é Asus P5E deluxe).

            O teamviewer provavelmente tb vou acabar por o experimentar, dado que dizem que o logmein vaid eixar de ter versão gratuita.

          2. Avatar de LRMMF
            LRMMF

            EDIT:
            Exacto, a minha ideia é essa (tenho uma Asus P5E deluxe).

            O teamviewer provavelmente tb vou acabar por o experimentar, dado que dizem que o logmein vaid eixar de ter versão gratuita.

  2. Avatar de Michael
    Michael

    Não estou a conseguir aceder externamente ao meu PC, pelo Real VNC a partir do meu smartphone. Na rede local consigo, mas com a rede móvel não. É preciso ter UPnP activo? Tenho portas definidas no programa e “abertas” no router.

    Já agora uma app bem fixe para navegar no telnet? É que pela linha de comandos fica tudo distorcido e queria ver que opções existe.

    Fiquem bem 😀

      1. Avatar de Michael
        Michael

        Boa noite Pedro Pinto, por acaso já estava a ler sobre o putty e acho que é esse mesmo que vou usar.

        Quanto ao UPnP não me sabes dizer se é obrigatório estar activo para aceder externamente?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas,

          Não precisas. Será que o real VNC não está cortado na rede móvel? Tens o redireccionamento bem configurado?

          1. Avatar de Michael
            Michael

            Acho que sim. Tenho UPnP desactivado e tenho a porta que usa o VNC aberta no router. No smartphone acedo com o IP externo da minha ligação fixa mais a porta (IP::PORTA). Acho estranho, pois em tempos conseguia. Só se for a Firewall do NOD.

    1. Avatar de JMCS
      JMCS

      O número do servidor VNC não tem um deslocamento em relação à porta… Só para lembrar.

      1. Avatar de JMCS
        JMCS

        o não está a mais.

      2. Avatar de Michael
        Michael

        Bom dia. Número do servidor? Desculpa mas não percebi. Podias esclarecer melhor?

  3. Avatar de lmx
    lmx

    eu não consigo ter o dyn dns da pt 🙁

    entro na area de cliente coloco la o dominio…mas nada..riem…a entrada não é colocada nos servidores dns da pt 🙁

    não sei qual o problema…alguém tem este stress??

    1. Avatar de Pedro Pinto

      lmx, já reiniciaste o router?

      1. Avatar de lmx
        lmx

        reeniciar o router??

        humm…

        EDIT: NICE 😛

        ja bomba…

        thanks pedro 😉

      2. Avatar de dbrenha
        dbrenha

        O classico “desligar e voltar a ligar”.

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    Boas

    Alguém sabe se este router trabalho com placas 3G/4G?

    Obrigado

  5. Avatar de Michael
    Michael

    Pedro Pinto, já bomba. Tinha-me esquecido que só permitia ligação a um IP, neste caso o da rede local que estava atribuído ao smartphone. Uma última questão, ao abrir as portas deve-se escolher TCP e UDP ou só um? Vi neste vosso artigo https://pplware.sitedev.pt/networking/dica-como-abrir-um-porto-no-router-thomson-da-meo/ só escolhem TCP e só colocam a porta nos três campos. Boa noite.

  6. Avatar de Miguel Monteiro

    E conseguir configurar um servidor DNS?

    Pelos vistos eles têm a porta 53 barrada…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      eles barram uma data de portas…lol

  7. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    podiam fazer um para a zon 😉

  8. Avatar de Mike Santos
    Mike Santos

    Era mesmo necessário mais publicidade à MEO(rda)???

  9. Avatar de Jose
    Jose

    Bom bom é deixar o wireless sem segurança, e roubar informação ao vizinhos que se ligam.

  10. Avatar de neogeo
    neogeo

    Boas! O meu Router MEO (Thomson) tem um problema desde sempre e se alguem me souber ajudar a resolver agradecia. Sempre que falha a energia, a ligação Wifi ao SSID privado, deixa-se de conseguir fazer. Para resolver, tenho de me ligar por cabo ao Router ir à configuração do Wifi e voltar a gravar, mesmo sem alterar nada. O mais estranho é que a ligação ao SSID publico (MEO WIFI) consegue-se sempre (será porque esta não está protegida?). Algumas sugestões? Obrigado

    1. Avatar de Paulo Vieira
      Paulo Vieira

      Por acaso também tenho o mesmo problema, tentei o suporte dos MEOs, e mandaram-me ligar para a linha de apoio, para comerem a massa ao pessoal, já que a linha não é gratuita.
      continuo a fazer como dizes, ligo-me por cabo e reconfiguro o wireless.
      também gostava de solução para o caso se alguém souber.

  11. Avatar de Manuel
    Manuel

    Boas
    Alguém sabe se este router trabalho com placas 3G/4G?
    Obrigado

  12. Avatar de Julio
    Julio

    Eu tenho este router Technicolor TG784n v3 Versão do Software:10.2.1.D, faço os procedimentos descritos para abrir portas, mas quando vou verificar estas mantêm-se fechadas…já vi outras pessoas a queixarem-se do mesmo, será problema do firmware?

  13. Avatar de Joao
    Joao

    Utilizando o dyndns e o redirecionamneto de portas, alguem sabe como é possivel aceder a diversas maquinas na rede para o mesmo tipo de protocolo?
    Por exemplo: ter varios pcs em casa e querer aceder via RDP a cada um deles, utilizando um endereço dyndns?

  14. Avatar de Joao
    Joao

    dá para ligar a um MAC pro RDP??
    Não estou a conseguir

  15. Avatar de bigjonas
    bigjonas

    este artigo é interessante mas isto nao cria uma porta aberta para qualquer um com este DNS possa aceder ao nosso pc? não considerado um risco na segurança do nosso pc?

    gostava de esperimentar mas so depois de saber ao certo se vale o risco

  16. Avatar de j baiao
    j baiao

    desculpem a minha ignorância mas gostava de saber qual a melhor opção de compra, uma pen com ligação móvel ou um router. Passo a explicar eu não tenho net em casa e pouco utilizo por isso é que estou a pensar comprar uma pen (para a utilização que lhe dou em casa é suficiente) mas quando fui a uma loja tmn aconselharam-me um router ( a informação é que era mais eficaz) gostaria de saber a vossa opinião.
    Agradeço desde já os vossos conselhos

  17. Avatar de J Silva
    J Silva

    Tenho o router D-LINK DVA-G3170i. Ao tentar configurar o dns no router não me aparece na listagem o dynip da meo. Como faço?

  18. Avatar de Carina
    Carina

    Será que este tutorial serve também para aplicar num DVR? Ou seja eu posso por o endereço do dynip no gravador e no router abrir a porta 1050 que terei acesso à visualização das imagens na rede externa?

    Obrigada

  19. Avatar de Rui
    Rui

    Executei os passos do tutorial e tenho uma dúvida.
    Atribuo a configuração que vem no router Secure Shell Server (SSH) ao meu raspberry pi mas quando vou testar vejo que a porta não está aberta e logo não consigo aceder ao raspas a partir do exterior.
    O que estará errado aqui???

  20. Avatar de Diofo Rodrigues
    Diofo Rodrigues

    Eu possuo um router Technicolor TG784n v3, mas queria configurar um Acesso remoto a um DVR.
    A configuração é a mesma?

  21. Avatar de jorge
    jorge

    Tenho o router D-LINK DVA-G3170i. Ao tentar configurar o dns no router não me aparece na listagem o dynip da meo. Como faço?

  22. Avatar de jorge gomes

    é possivel o mesmo artigo mas agora com o router adsl ADB?
    Neste router não vejo nada relacionado com aplicações ou jogos…
    Obrigado.

  23. Avatar de Victor Guerreiro
    Victor Guerreiro

    Boas, não me levem a mal… mas segui o tutorial e nada sem efeito! Até criei hostname com o dynip.sapo.pt… já tentei varias maneiras e varias vezes e nada!
    Pelo mais incrível é que sei que existem pessoas que sabem e fazem isto de olhos fechados e ajudar quem não sabe, tá quieto!
    Bem haja a todos

  24. Avatar de branco
    branco

    boa tarde alguém me pode dizer como posso programar o meu router para poder aceder as imagens do meu gravador de cctv na conta que tenho na dyndns.org
    obrigado desde ja pela ajuda

  25. Avatar de Pedro Monteiro
    Pedro Monteiro

    Boa tarde
    Precisava de ajuda na configuração do novo router da Meo gigabit para ter acesso remoto no smartphone a imagens da videovigilância, gravadas num disco externo. Tenho conta No-Ip já configurada no DNS dinâmico do router. Terei de fazer qualquer coisa tipo encaminhamento de portas, mas não sei como fazer. Podem ajudar?
    Obrigado

  26. Avatar de António
    António

    Boa tarde podem ajudar com a configuração para o Router da NOS o ZON-HUB?

    Obrigado