dynIP do SAPO – Uma alternativa ao serviço no-ip

37 Comentários

Aprenda a configurar o serviço, para aceder aos seus equipamentos a partir de qualquer lugar da Internet

Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço publico? Mesmo existindo um endereço publico associado ao router, sabia que este muda de X em X tempo?

Como solução para este problema podemos usar o serviço dynIP do SAPO, que é semelhante ao popular no-ip, que permite mapear o endereço público num nome.

dynip

O dynIP é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento (por exemplo: 81.193.159.76) por um “nome” do tipo http://nickname.dynip.sapo.pt. Este serviço é gratuito e está disponível para todos os clientes SAPO.

Mas como funciona este serviço?

Vamos considerar que tem uma câmara IP com o endereço privado 192.168.1.10 estando assim só alcançável na rede privada. No entanto, como gateway, ele tem associado o endereço privado do router (ex. 192.168.1.254) que o permite “sair” para a  Internet através do endereço publico que está também associado ao router. É este endereço publico que vamos usar para alcançar o nosso equipamento a partir do exterior (de referir que é igualmente possível atribuir um endereço publico directamente a um dispositivo – saber mais aqui). Assim, com o serviço dynIP podemos “mapear” o endereço público para um nome (ex. http://pplware.dynip.sapo.pt)

Como usar o serviço dynIP?

Para usar o serviço  dynIP , basta aceder  a http://clientes.sapo.pt com o seu username SAPO e respectiva password.

Depois vamos ao serviço Internet e carregamos em Gerir

meo_02
Depois escolhemos o serviço dynIP

dynIP_00

Já dentro da interface de configuração do serviço carregamos em Criar Serviço

dynIP_01

Por fim, indicamos qual o endereço (nome) que o qual pretendemos mapear o endereço publico.

dynIP_02

E está feito. O serviço indica que as configurações terão efeito passado cerca de 15 minutos. Para testarem podem, por exemplo, aceder ao serviço ping.eu e validar se ja conseguem pingar o vosso router por nome. Boas configurações!

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de timagp
    timagp

    Era bom é que funcionasse!!!

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      E funciona, nunca me deixou mal, desde os tempos do Sapo, e agora na MEO e Telepac nunca tive queixas dos clientes, já o NO-IP e o DynDNS é o que se vê, cada vez + restrições 🙁
      O FreeDNS da Afraid + um dominio .tk também ajudam (para quem não tem Sapo/Meo/Telepac).

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas…

        já agora filipe…este serviço não é pago…ou apenas diponivel para alguns pacotes da pt??

        Eu tenho adsl, e no passado para ter este dns…tinha que pagar salvo erro…

        Actualmente é livre para qualquer cliente?

        quanto ao no-ip…bom os russos são tramados…todos os dias entre as 4 e as 9 da manha…atacavam as minhas maquinas…

        1. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          Registas no PTCliente e activas. Funciona com os 3 serviços (Sapo ADSL, MEO e Telepac).
          Sempre o conheci gratuito 😐

        2. Avatar de Rascas
          Rascas

          Isso é normal… russos, chineses, koreanos, americanos… mas não é do no-ip.
          Eles tentam fazer bruteforce a varios ips (externos claro) ao acaso e não aos endereços no-ip.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas…

            pois, eu sei, mas eu fiquei com a estanha ideia de que por utilizar o serviço gratuito sem pagar durante muito tempo…estava a pagar de outra forma 😀

            Alguns destes Ip’s(que me atacavam) estavam registados para o no-ip…deduzi isso…

            mas também alguém pode ter feito um ataque de dentro…não pertencendo ao serviço…mas isso ja me parece mais suspeito…ou então até secalhar, o mais provavel, é que o serviço de consulta que utilizei não estivesse actualizado e o no-ip já não fosse dono daquela range de ip’s…

            mas “era uma festa…” 😀

  2. Avatar de João Braz
    João Braz

    Testei há uns meses atrás e não funcionou!

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Eu já uso à uns meses. Mas realmente da 1° vez que tentei aparentemente não funcionou. Quando foi fazer uma 2° tentativa uns tempos depois, o serviço já estava activo e desde aí nunca mais falhou. Já li noutro fórum que depois de configurar e esperar o tempo que a meo diz que demora seria necessário reiniciar o Ruter ( que deve ter sido o que aconteceu comigo) para obter um novo ip. ou revalidar o actual.

  3. Avatar de Rafael Ramos
    Rafael Ramos

    Engraçado..está associado à nossa conta..não precisamos configurar routers ou softwares de update.

    Gostei.

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Exacto 🙂 e no entanto não era um serviço mt publicitado, mas é dos mais práticos.

  4. Avatar de JMCS
    JMCS

    É uma pena que a ZON não tenha planos para um serviço destes. TODOS os operadores deviam fornecer um serviço destes, ou uma entidade nacional, ou o próprio DNS.pt o devia fazer(era ver crescer em flecha os domínios .pt)…

  5. Avatar de Cláudio Custódio
    Cláudio Custódio

    De momento não é possível satisfazer o seu pedido. Por favor, tente mais tarde.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Penso que é necessário reiniciar o router 🙁

      1. Avatar de t_m_g
        t_m_g

        Uma duvida…. Só funciona se o router for o fornecido pelo MEO/SAPO/PT (o thomson)? Ou tb funciona com outros routers?

        1. Avatar de Filipe YaBa Polido
          Filipe YaBa Polido

          É independente do router e essa é a funcionalidade mais interessante do serviço.
          Fica associado à tua conta ADSL.

  6. Avatar de João Reis
    João Reis

    Boa noite.

    O que eu pretendia seria algo parecido mas não sei se será possível…

    Em vez de aceder a um dispositivo(raspberrypi) queria aceder ao um outro router(d-link dva-g3170i) ligado a este thomson, para apenas partilhar a rede e aceder fora de casa.

    A finalidade seria, por exemplo, conseguir ter o MEO GO na rede do meu trabalho.

  7. Avatar de adaixo
    adaixo

    15 minutos …ah ah ah

  8. Avatar de Paulo Vieira
    Paulo Vieira

    Também já sou fã e utilizador do serviço do Sapo Dynip, faz alguns 3 anos, e uso para acesso de duas câmaras de video, é simplesmente fantástico.

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Boas Paulo Vieira, podes ajudar ai a situação? É que o meu objectivo é ter as camaras a funcionar pelo dynip que a MEO oferece aos clientes, mas não está facil, ou seja, activei isso mas não funcionou e tive de meter como tinha novamente no(NO-IP) mas agora a Microsoft lembrou-se de fechar os dominios e la se foram minhas camaras!
      Agradecia a ajuda!

  9. Avatar de Rui Dias
    Rui Dias

    A mim ocorre-me sempre este erro:

    “De momento não é possível satisfazer o seu pedido. Por favor, tente mais tarde.”

    Já tentei isto às uns meses atrás, com este erro a ocorrer sistematicamente (com várias tentativas várias vezes por semana) até acabar por desistir…

    Hoje tentei novamente e continua igual…

  10. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Se tiver duas câmaras, por exemplo com o no-ip, como configuro no router os dois endereços, se o port é o 80? tem que se abrir outro port?

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Portas distintas para serviços/máquinas distintos.
      Por exemplo:
      vigilancia.dynip.sapo.pt:80 para a câmara 1 com IP 192.168.1.100
      vigilancia.dynip.sapo.pt:81 para a câmara 2 com IP 192.168.1.101
      Tens q configurar no router o NAT.

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Logo na primeira frase identifiquei o autor do artigo.

  12. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Dá para encaminhar para um disco ligado por usb ao router? É que no port forwarding só me aparece a opção para enviar para máquinas com ip de rede…

    O objectivo era ligar o disco à entrada usb e depois conseguir aceder ao disco fora de casa através do browser.

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Dá, mas com que router estás a tentar fazer isso?!

      1. Avatar de João Rodrigues
        João Rodrigues

        Com o router da meo, não o tenho agora à minha frente mas é aquele preto em formato de torre (e não o da foto).

        Não tenho a certeza qual é o número do modelo.

        Mas como é que faço port forwarding para o disco?

  13. Avatar de Tavares
    Tavares

    Isto dá para empresas ? No PT Negocios não encontro isso…

  14. Avatar de Dinis
    Dinis

    Boas, também gostava de saber como fazer “O objectivo era ligar o disco à entrada usb e depois conseguir aceder ao disco fora de casa através do browser.”

    Router da meo “technicolor tg784n v3”

    Obrigado 🙂

  15. Avatar de Noob
    Noob

    É um bom tutorial, e funcionou comigo 🙂 mas eu queria aceder ao meu NAS, mas não estou a conseguir. Li o tutorial que se fazia o acesso pelo o no-ip, e fiz o passo 3º. A minha dúvida é como faço o acesso ao NAS e se tenho de configurar alguma coisa no NAS

  16. Avatar de Claudio
    Claudio

    Boa noite, excelente post!
    Isto da para fazer de um computador que tenho em casa, um servidor para colocar as paginas de internet de vários clientes meus???
    Cumprimentos

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Podes, mas achas que vale a pena? vai “roubar” largura de banda que poderás precisar.
      Tens alguns servidores de hosting sem publicididade, porque não optas por estes?
      Tipo 000webhost e outros.

      1. Avatar de kapatola
        kapatola

        boa tarde ou estou a tentar criar o dynip mas o que acontece é sempre o mesmo “De momento não é possível aceder à informação que procura. Por favor, tente mais tarde.” e liguei varias vezes para o apoio cliente meo e não me resolvem o problema! alguem sebe soluções? obrigado

  17. Avatar de Rui Coelho
    Rui Coelho

    Boas!
    Gostaria de saber se este serviço também funciona “ao contrário”. Sou cliente MEO e o meu IP muda a cada 4 dias, em média. Preciso de aceder com frequência semanal à rede da minha empresa, o que faço através da VPN da CISCO. A firewall da empresa está configurada para permitir acessos apenas a IPs específicos, por segurança. Assim, todas as semanas tenho de contactar o departamento de informática e indicar o meu novo IP, para que mudem na firewall e me possa ligar a partir de casa… Se me esqueço de anotar o IP antes de sair de casa fico sem acesso, o que implica deslocar-me várias vezes ao emprego durante o fim-de-semana…
    Alguns colegas usam o serviço de IP fixo da PT, para contornar este problema, mas esse serviço é pago.
    Será que com o o DynIP consigo resolver isto?
    Desde já obrigado pela vossa ajuda.

  18. Avatar de Victor ilva
    Victor ilva

    Ola Amigo Rui Coelho…
    Esta função é mesmo para o amigo não precisar de andar atrás de IP’s, ok
    Eu estou a usar o NO-IP.ORG, mas sei de um amigo que está a usar o do Sapo e
    também funciona da mesma maneira.
    Cumprimentos, Victor Silva

  19. Avatar de Helder Pereira
    Helder Pereira

    Boas, como faço para aceder? ja criei o DYNIP atraves da MEO mas nao consigo aceder atraves do telemovel… eu coloco o ip do pc? coloco o ******.dynip.sapo.pt? e preciso algum programa? so atraves de computador?

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Não precisas de nenhum aplicativo. O operador faz a actualização.

      Mas configuraste as portas/NAT/DMZ no router ?

  20. Avatar de Rui Mendes
    Rui Mendes

    Funciona muito bem experiência própria…