Como simular computadores no GNS3 – Parte I

19 Comentários

Ultimamente, tenho dedicado algum tempo ao GNS3. Para quem não sabe, o GNS3 é um simulador de redes (ou ambiente de simulação de redes) bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, pcs, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações. Essas configurações podem posteriormente ser importadas para um router de uma rede real.

Então e como integrar/simular computadores no GNS3?

vpcs_topo

O GNS3 é sem duvida uma ferramenta bastante útil para quem trabalha no mundo das redes, mas também para quem se está a iniciar (ex. estudantes de CCNA, CCNP e outros cursos).

Hoje vamos aprender com integrar/simular computadores no ambiente de simulação do GNS3 e para isso vamos recorrer ao VPCS, que é um simulador de hosts (computadores). Para tal, é também necessário que o utilizador já tenha o GNS3 instalado (ver aqui).

Vamos então começar por descarregar o VPCS (aqui) e descompactar para uma pasta, de preferência junto do GNS3. No meu caso coloquei em c:\gns3\vpcs. O VPCS não precisa de ser instalado, sendo apenas necessário editar o ficheiro startup.vpc, que possui todas as configurações para criação de hosts.

Para este exemplo, criei 3 computadores virtuais com os IP’s 192.168.3.1, 192.168.3.2 e 192.168.3.3, com o gateway 192.168.3.254 para todas as máquinas. A máscara, uma vez que é /24 corresponde a 255.255.255.0.

vpcs

# The startup file of VPN: by: Pedro Pinto

###########################################

# pc1, pc2 e pc3

1

ip 192.168.3.1 192.168.3.254 24

2

ip 192.168.3.2 192.168.3.254 24

3

ip 192.168.3.3 192.168.3.254 24

Feita a configuração, gravamos e mandamos executar o ficheiro vpcs.exe que produzirá o seguinte output.

vpcs2

Nesta fase temos então 3 PC’s virtuais. Poderemos consultar as configurações dos mesmos através do comando show

vpcs3

O próximo passo é integrar os PC’s virtuais  no GNS3. Para isso abrimos o GNS3 e vamos incluir, para este exemplo, 2 objectos do tipo computer.

Nota: Como criamos 3 PC’s virtuais podemos incluir os 3. Mas como exemplo, vamos apenas usar 2.

vpcs4

De seguida, vamos associar o VPCS ao GNS3, atribuindo a cada computador uma das configurações produzidas anteriormente.

Carregamos com o botão do lado direito do rato e escolhemos Configure

vpcs5

Em seguida, seleccionamos C1 e depois NIO UDP. Nessa janela, é pedido a introdução de uma Local Port e uma Remote Port. Esses valores vamos buscar ao VPCS.

Por exemplo, se pretendermos que este PC fique com a configuração do PC1 do VPCS (192.168.3.1), colocamos na Local Port o valor 30000 (valor RPORT do VPCS para o PC1) e na Remote Port colocamos o valor 20000 (valor LPORT do VPCS para o PC1). No remote host colocamos o endereço de localhost 127.0.0.1 e para finalizar carregamos em Add.

vpcs6

A configuração deverá ficar do seguinte modo:

vpcs7

Para treinarem, façam a mesma configuração para o PC2, devendo mudar o Local Port para 30001 e Remote Port para 20001 e o localhost com o valor 127.0.0.1.

Desta forma passamos a ter 2 PC’s no nosso ambiente de simulação do GNS3.

No próximo tutorial, vamos ensinar como colocar os 2 PC’s a comunicarem via router. Para tal vamos fazer fazer uma simples configuração no router e mostrar os dois PC’s a comunicarem entre si.

Alguma dúvida, deixem comentário que eu dou uma ajuda.

Download: VPCS [806 KB]

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JoSoFer
    JoSoFer

    Pode ser muito bonito, mas não há nada como o PacketTrace, em que a CISCO é proprietária… Não é um software livre, isto é, a sua distribuição não é de toda autorizada fora do circulo “pupilos CISCO”, mas encontra-se pela net.
    Mas sim, o GNS, é, contudo, um bom simulador.

    fica aqui um link

    http://www.packettracertrivia.com/PacketTracer/index.html

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @JoSoFer
      O Packet Tracer é das ferramentas mais fantásticas que conheço. Considero no entanto que se juntassem a filosofia do GNS3 (IOS real é completo) e todas as características fantásticas do Packet Tracer então tínhamos um software perfeito.

      1. Avatar de tiago francisco
        tiago francisco

        Boa tarde Pedro,
        Estou fazendo um trabalho onde tenho que montar dois cenários: uma em rede tradicional e outra em redes definidas por software (SDN). A rede tradicional eu consegui montar no GNS3, mas como ficaria a rede SDN? Eu pergunto isso, pois no GNS3, só temos switches tradicionais, e para rede SDN, teria que ser switches openflow. Dá pra importar switches openflow no GNS3?

  2. Avatar de NuMbErSeVeN

    O Packet Tracer eu já conhecia, agora este GNS3 é que não. Tenho que testar isso.

  3. Avatar de Filipe Moreira
    Filipe Moreira

    Boas

    Muito bom!

    Para quando um tutorial com a instalação do IOS da PIX ou ASA :D??

    É que ando a tentar colocar e dá-me sempre erros…e não tenho tido tempo para “cheirar” na net.

    O meu obrigada pela ajuda.

    Cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Filipe,

      O que pedes não é uma coisa difícil de fazer. Basta ter o IOS de uma PIX ou ASA e está feito. O problema, como deves saber, é que a maioria dos IOS não são gratuitos nem fáceis de encontrar (mas encontram-se). No entanto, se usados num ambiente de testes não vejo mal nenhum.

      1. Avatar de Filipe Moreira
        Filipe Moreira

        Boas

        Tenho o IOS , e só vou usar, porque estou a ponderar a certificação em security da CISCO.

        Mas falta tempo… porque estou a terminar o CCNP.

        Obrigadão

        Cumps

  4. Avatar de NoNick
    NoNick

    Muito interessante.
    Antes de aprofundar esta aplicação queria fazer duas pergunta: Vai haver algum tutorial do Packet Tracer?
    Até que nível vai ser aprofundada esta aplicação?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @NoNick

      Nunca se sabe :). O problemas destes tutoriais é que necessitam que haja algum know how dos utilizadores no mundo das redes e conheçam algumas coisa básicas.

      Da minha parte, o packet tracer é aquele programa que conheço de trás para a frente. Algumas coisa que precises podes entrar em contacto comigo.

      1. Avatar de JoSoFer
        JoSoFer

        eu estou que nem tu…. muitas horas e muitos projectos simulados no Packet… Qualquer coisa, também é perguntar…

        Eu também queria ter tempo, mas era para tirar o CCNP, uma vez que já tenho o CCNA

  5. Avatar de lamanodito
    lamanodito

    Bem, o packet tracer e este que apresentam, são softwares para projectarmos a arquitectura de uma rede, e como em casa as redes que temos são demasiado básicas, não acho que tenha grande interesse a malta que não seja das redes, andar a olhar para isto!
    Agora, se queremos simular uma rede empresarial, e configurar vlans em routers cisco, não há melhor que o “Packet tracer” , sem dúvida!
    Mas é software principalmente direccionado para quem anda em certificados “Cisco”.

  6. Avatar de joao
    joao

    Já que este é um blog para todo o tipo de pessoas (iniciadas, avançadas…), devia incluir iinformações mais especificas nos post’s como: para que serve, o que pode ver, porque instalar, o que poderá fazer, em que o ajuda este programa?

    Algo como isto, não pretende de alguma forma criticar este tutorial mas podia acrescentar algumas respostas as questões que sugeri principalmente as 2 ultimas.

    Cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Caro João,

      Esse trabalho já foi feito. Se pesquisares no pplware já existem outros posts com esse informação inicial. Deixo-te aqui alguns links:
      https://pplware.sitedev.pt/software/gns3-v0-7rc1-monte-uma-rede-real-no-seu-pc/

      https://pplware.sitedev.pt/software/gns3-0-6-1/

      Cumps,
      Pedro Pinto

  7. Avatar de xpto
    xpto

    GNS3 é de longe melhor que o packet tracer.
    O packet tracer tem bugs..ora pinga ora nao pinga…etc.etc

    1. Avatar de Filipe Moreira
      Filipe Moreira

      Boas

      Sim este software é bem melhor! Mas tem muito mais bugs que o Packet tracer 😀 Está sempre a bloquear e só lá vais reiniciando o programa.

      advise : copy running-config startup-config 😉

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    O GNS é do meu ponto de vista muito mais poderoso que o Packet Tracer da cisco, com o gns estudas CCNA security CCNP security,podes conectar maquinas virtuais etc. Para quem estuda para ser um network master professional é uma boa ideia conhecer o GNS. Falou o angolano!…

  9. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Vou apenas perguntar o seguinte quanto ao GNS3:

    Visto ser preciso fornecer imagens iOS da Cisco, será que se eu copiar uma imagem na memória flash de um router Cisco real via tftp (copy flash tftp), depois posso utilizar esse ficheiro de imagem no GNS3 em vários routers do simulador?

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas!

    Excelente artigo!

    Muito obrigado

  11. Avatar de Carlos Eduardo Rodrigues Bicca
    Carlos Eduardo Rodrigues Bicca

    Ao adm do site os links para baixar o vpcs estão fora do ar, poderia consertar por favor, muito bom o artigo parabéns