GNS3 v0.7RC1 – Monte uma rede real no seu PC

30 Comentários

Agora com suporte para ASA e Juniper

Já pensou montar toda a sua infra-estrutura de rede no seu computador, recorrendo aos sistemas operativos reais dos equipamentos de rede? Isso e muito mais, é possível através do GNS3. Quem trabalha em tecnologias de informação ou quem estuda para adquirir uma certificação Cisco (CCNA/CCNP/CCIE) necessita de saber configurar logicamente essa rede bem como os respectivos activos de rede. A Cisco é uma das mais importantes marcas de equipamentos de networking e os seus produtos são encarados como do melhor que se pode encontrar no mercado. Routers, switchs, telefones VoIP, PIX/Asa, entre outros, fazem parte da rede perfeita (se for Cisco) de qualquer administrador de redes.

gns3_1

Porém, antes de implementar uma solução, estudar para a certificação ou testar uma configuração, necessitaremos de implementar o nosso diagrama de rede num ambiente onde, de preferência, não façamos estragos. Actualmente podem fazê-lo de três formas: adquirindo routers Cisco de fim de linha na Internet (solução ainda assim muito cara); comprar um simulador (Boson, Routersim e Packtracer(disponível gratuitamente para alunos das academias) são os mais frequentes) ou instalar o GNS3 – totalmente grátis! O GNS3 é um simulador de redes que nos permite criar topologias de rede, emulando para esse efeito, Hardware da nossa escolha. Este programa é, no fundo a junção gráfica de outros projectos:

  • Dynamips, um emulador de IOS que permite correr imagens binárias de sistemas Cisco.
  • Dynagen, um front-end para o Dynamips
  • Pemu, um emulador Pix

Como poderão imaginar, um equipamento Cisco não tem nada a ver com os pequenos “routers” que costumamos ter em casa que, em boa verdade, são Switch com funções básicas de routing. Estes equipamentos Cisco só estão ao alcance de empresas. As configurações destes equipamentos envolvem muito know-how e, como tudo, têm de ter configurações à prova de bala, sobretudo no que respeita a segurança. Com o GNS3 podemos fazer praticamente tudo o que for possível com Routers, Switch e Pix Cisco. Sublinho acima o termo emulador e não simulador porque esta beleza utiliza mesmo as imagens binárias dos Router Cisco. Estas imagens (IOS) são o sistema operativo dos routers e demais equipamentos desta marca. Assim, se trabalharmos num local que já possua estes equipamentos, podemos testar uma nova versão do IOS antes do o colocarmos em produção. Se estivermos a estudar, podemos fazê-lo com as últimas versões dos IOS. Cada modelo tem um IOS específico, porém a base e comandos é a mesma em todos. Um pouco na lógica da Microsoft, a Cisco disponibiliza IOS com mais ou menos “features”. O cliente é que decide o que quer.

Como podem perceber, se formos estudantes CCNA ou CCNP este é mesmo o programa ideal na medida em que podemos “estourar” vários equipamentos sem sequer lhes tocar fisicamente! Tudo isto tem um pequeno custo: processador. Este programa no primeiro arranque de um router coloca-nos o processador nos 100%! No entanto, o GNS3 tem um utilitário chamado “cpuidle” que depois de encontrado o valor (proposto pelo próprio GNS3) nos devolve o processador para valores normais. Porém, tenham atenção que esta é uma aplicação exigente ao nível de recursos que não deve ser usada em máquinas velhinhas da geração de P3 e afins.

Como referi anteriormente, esta aplicação permite-nos fazer mesmo quase tudo o que podemos encontrar num ambiente empresarial. A utilização é francamente fácil e é feita através de drag and drop dos equipamentos para a área de laboratório. Faz-se as ligações, telnet e já está 🙂

O GNS3 tem sofrido uma evolução espectacular e têm sido regularmente lançadas novas versões, cada uma francamente mais completa que a anterior! Podemos instalar este programa em Windows, Linux e MacOSX! Ahh.. já referi que o programa é grátis? 🙂 A única coisa que não é grátis são os IOS da Cisco. Para se ter acesso a estas imagens temos de ser clientes Cisco ou ter imagens na nossa empresa. No entanto isso não será um entrave para quem quer mesmo aprender pois o que não falta por aí são sites onde podemos obter essas imagens. Creio que o comum dos utilizadores não se entusiasmará muito com este programa, no entanto, para quem trabalha com redes (Cisco) e é entusiasta das Redes, é como ter um carro novo todos os dias!.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOSX
Download [win]: GNS3 v0.7RC1 [11.048MB]  ALL in One
Download [linux]: GNS3 v0.7RC1 [3.61MB]
Download [mac]: GNS3 v0.7RC1 [16.00MB]
Download: Documentação e tutoriais em vídeo
Homepage: GNS3

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fmelor
    fmelor

    Excelente artigo!
    Para quem estuda networking é um artigo indispensável.

  2. Avatar de O Silva
    O Silva

    Ferramenta interessante… mas para já continuo a preferir o Packtracer

    1. Avatar de JoniD
      JoniD

      Até hoje também me fiquei pelo Packet Tracer e posso desde já dizer que, mesmo sem ter experimentado o GNS3, é quase certo que me fará deixar o PTracer de lado. Uma vez que estamos perante um emulador e não simulador de IOS, esta aplicação é uma pérola. Acabaram-se as dores de cabeça devido à falta de comandos nos IOS dos dispositivos simulados no PTracer. Para quem tenta configurar Frame-Relays e afins por consola, sabe bem do que falo.

      Obrigado por este excelente artigo.

  3. Avatar de Filipe Moreira
    Filipe Moreira

    Boas

    Alguns Router da Cisco tem cerca de 5 milhões de linhas de código por de trás, o packtracer tem cerca 500…..

    Por exemplo, um simples TCL Script não corre no packtracer 🙁

    O dificil é mesmo ter uma maquina para suportar ter os vários IOS em memória e não fritar 😀
    Assim como arranjar os IOS mais recentes para poder brincar com os Routers.

    Uma coisa é certa! É muito util usar esta ferramenta! E se não estou em erro foi criada por uns estudantes….

    Cumps

  4. Avatar de Pedro Pinto

    Quem daqui tem cursos CISCO (CCNA, CCNP, CCIE…)?

    1. Avatar de alexandre
      alexandre

      eu tenho o ccna. E tambem ja trabalhei com esta ferramenta e nem se compara ao packet tracer como é obvio, o unico problema do gns é poder tornar-se muito pesado, quando simulamos redes com muitos equipamentos

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Eu uso diariamente o packet tracer. Agora vou começar a analisar de forma mais profunda o GNS para deixar aqui uns desafios no pplware. Vamos ver se a moda pega 🙂

    2. Avatar de David Soares
      David Soares

      CCNA

      Tenho ate agora usei sempre o PT, herança do CCNA 🙂

      Tenho que experimentar esta ferramenta…

    3. Avatar de chicosoft

      CCNA a caminho do CCNP 😉

  5. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Excelente artigo!!!!! Eu quando tirei o CCNA da cisco utilizei um programa que era proprietário da cisco cujo nome não me vem a cabeça e que também era muito bom. Tenho de ver isso!

  6. Avatar de Filipe Moreira
    Filipe Moreira

    Boas

    Aqui o CCNA, mas estou nas “Finlandias” neste momento a tirar o CCNP.

    Cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Muito bem 🙂 O CCNP foi agora rectificado. Tas a Gostar Filipe Moreira?

      1. Avatar de Filipe Moreira
        Filipe Moreira

        Boas

        Estou a gostar! Mas está a dar imenso trabalho!

        Espero no final ser positivo para uma carreira em networking!

        Cumps

    2. Avatar de Marco Pita
      Marco Pita

      Tou a ver que sempre existe mais do que um Portuga aki no Norte!

      1. Avatar de Filipe Moreira
        Filipe Moreira

        Boas

        É verdade! Turku Loro-sae 😀

        Cumps

        1. Avatar de Marco Pita
          Marco Pita

          Helsinquia! 🙂

          1. Avatar de Filipe Moreira
            Filipe Moreira

            Boas

            tens de dar 1 salto a Turku que eu pago 1 copo 😀

            Agora tou em Levi a esquiar por uns dias 😀

            Qualquer coisa manda mail
            filipemoreira@gmail.com

            Cumps

  7. Avatar de nomad
    nomad

    Bom muito bom

  8. Avatar de pem
    pem

    Bom artigo, porem falta dizer que para fazer qualquer tipo de simulação com este programa é preciso ter bastante RAM, pois há router que consomem quantidades enormes de RAM.
    Mas é uma boa solução quando a rede é pequena.
    Uns desafios sobre redes no PPL ate era giro…

    1. Avatar de Filipe Moreira
      Filipe Moreira

      Boas

      Acho que o maior problema não é a RAM que o Router consome, mas o facto de o IOS ser integralmente carregado para a memória….

      Cumps

      1. Avatar de Ricardo Ruivo
        Ricardo Ruivo

        Para quê routers CISCO quando se podem fazer exactamente o mesmo, ou até melhor com Linux e um PC relativamente normal? 🙂

        1. Avatar de Filipe Moreira
          Filipe Moreira

          Boas

          Estas a falar a sério, ou simplesmente a brincar??

          Eu tambem posso comprar um carro e fazer dele 1 grelhador…

          Isso de acharem que o Linux dá para tudo….
          Se quiseres fazer um Proxy…Até te posso dar alguma razão. Agora um Router…lamento mas não.

          Já agora sabes a diferenca entre 1 Router e 1 Nat device presumo…

          Cumps

  9. Avatar de Vitor Aires
    Vitor Aires

    Viva

    Algem tem um pequeno manual do Packet tracer, especialmente da versão 3.2?

    1. Avatar de Filipe Moreira
      Filipe Moreira

      Boas

      Posso-te arranjar isso mas quando voltar para casa, que agora estou de ferias…(volto já amanhã)

      Manda-me 1 email pf que qd chegar envio-te isso:
      filipemoreira@gmail.com

      Cumps

  10. Avatar de Fernando Simão
    Fernando Simão

    A minha última brincadeira com o GNS3 foi a configuração de um router de voz para configuração de uns telefonezinhos IP.
    Pelo menos dão para fazer comunicação interna 🙂

  11. Avatar de wellen

    ois,

    ando a explorar o PT e agora também tenho de ver esta proposta 😉 mas como estou apenas no início, o que eu precisava era realmente de um manual ou referência de comandos do IOS, tipo como configurar um router, um switch, uma VLAN, etc… alguém pode dar uma dica? 😉

  12. Avatar de Filipe Moreira
    Filipe Moreira

    Boas

    >enable
    #conf t

    A partir de aqui é só espalhares magia 😉

    Encontras muita documentação on-line, mas pessoalmente acho que devias seguir uma ordem (começar pelo endereçamento, passar aos protocolos de routeamento, vlans, etc.)

    Boa sorte

    Cumps

  13. Avatar de giovanni martins
    giovanni martins

    gente meu gns3 falta uma parte c7200-js-mz-122-6.bin

    não encontro en lugar nenhum se alguem tiver por favor

    me passa pelo msn:giovanni_vidaloka33@yahoo.com

  14. Avatar de Fernanda
    Fernanda

    Alguém aqui já simulou rede MIPv6 no GNS3?