Comandos Linux para Totós – Tutorial nº12

31 Comentários

Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para mais uma rubrica “Comandos Linux para Totós”. Se bem se lembram, no comandos Linux para totós – tutorial nº11 (ver aqui) ensinamos como redireccionar facilmente o output de um comando para um ficheiro. A pedido de um leitor hoje vamos ensinar a visualizar o conteúdo de um ficheiro usando algumas ferramentas que fazem parte da shell Linux.

totos


Tal como referido, hoje vamos aprender a visualizar a informação de um determinado ficheiro de texto. Muitas são as ferramentas que estão disponíveis para esse efeito mas hoje vamos conhecer as 2 ferramentas que para mim são essenciais no dia a dia: cat e tail.

Se me perguntarem quanto uso o cat e quanto o uso o tail a resposta é simples: se pretender visualizar a informação de um ficheiro uso o cat. Por outro lado, se um determinado ficheiro estiver a ser constantemente actualizado (ex. logs)  uso o tail para aceder a toda a informação em tempo real ou para ler parte do mesmo.

Vamos a alguns exemplos

cat – O cat, além de permitir ler visualizar a informação de um ficheiro de texto, permite também concatenar ficheiros e apresentar a informação no standard-output

Apresentar o conteúdo do ficheiro pplware.txt

cat pplware.txt

Apresentar o conteúdo do ficheiro pplware.txt e ppinto

cat pplware.txt ppinto

Juntar o conteúdo do ficheiro pplware.txt e ppinto num só ficheiro com o nome tudo.txt

cat pplware.txt ppinto > tudo.txt

Acrescentar a informação do ficheiro linux_totos.txt ao ficheiro tudo.txt

cat linux_totos.txt >> tudo.txt

tail – o tail permite visualizar parte da informação do ficheiro. Existem dois argumentos que considero fundamentais na utilização deste comando. O «onde podemos de imediato indicar o número de linhas a serem apresentadas a contar do fim e o «f» (follow) que permite ter sempre a ultima informação de um ficheiro  actualizada no standard-output

Ver as ultimas 15 linhas do ficheiro pplware.txt

tail –n 15 pplware.txt

Ver em tempo real o log das informações do sistema

tail -f /var/log/messages

Espero que tenham percebido a utilização destas duas autenticas pérolas e em caso de duvida ou sugestão deixem os vossos comentários que eu terei todo o gosto em vos ajudar. Antes de fechar o artigo deixo aqui um projecto muito interessante.

Já fazem  parte do projecto Doode – Uma rede Linux de amigos? Eu já ando por lá! Aqui fica o endereço:

Doode – Uma rede Linux de amigos – http://doode.com.br/

Artigos relacionados

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de racpxt
    racpxt

    É bom ver que esta série continua. E que se continue a desmistificar o “ecrã preto”, que não é assim tão difícil e por vezes até é mais produtivo.

    Falta apenas uma referência ao head, o “irmão” do tail só que mostra as linhas a partir do início e não do fim.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, além do head existe também o more e less. Boas pérolas 🙂

  2. Avatar de carlosf
    carlosf

    https://pplware.sitedev.pt/linux/guia-linux-de-bolso/
    para quem se esqueceu deste post, está aí um bom pdf para ter sempre à mão =)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim duvida. Bom material 🙂

  3. Avatar de Ryan
    Ryan

    Diz um grande amigo meu, tambem ele Linuxiano, que a linha de comandos e poesia. Quando ele me disse aquilo estava longe de imaginar que ele domina o ecra preto como se fosse jogar uma consola de jogos.

  4. Avatar de Renato Peixe
    Renato Peixe

    Eu prefiro o less com o comando F em vez do tail -f. O less permite parar a visualização dos logs e andar para trás sem me ter de preocupar com o tamanho do buffer. Além disso, permite fazer pesquisas de texto, algo que o tail não permite.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      podes usar um pipe com o grep, mas o pipe é limitado…se a info for muita…

      cmps

      1. Avatar de Renato Peixe
        Renato Peixe

        Está visto que não percebeste a utilidade do less com Shift+F…

        1. Avatar de @lmx
          @lmx

          boas..
          nunca usei less, uso sempre o tail e head, se precisar de procurar contudo coloco-o num pipe e depois faço um grep ao pipe, e encontro a info que quero..

          cmps

          1. Avatar de Renato Peixe
            Renato Peixe

            O grep é perigoso nos ficheiros de logs porque pode esconder-te informação preciosa. É por isso que uso o less sem grep e faço as pesquisas lá dentro. Assim, tenho todo o log disponível mesmo que esteja à procura duma string em particular.

  5. Avatar de camurso_
    camurso_

    Qual a diferença entre o cat e o more?

    1. Avatar de Renato Peixe
      Renato Peixe

      O cat despeja o conteúdo dum ficheiro para o stdout. O more permite navegar pelo conteúdo dum ficheiro e efectuar pesquisas de texto. No entanto, o more é obsoleto. Usa antes o less.

  6. Avatar de Simões
    Simões

    Aproveito para por um link para o ultimo artigo “linux para totos”.

    Agradecia se alguém tivesse uma resposta…
    https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/comandos-linux-para-tots-tutorial-n11/comment-page-1/#comment-443983

  7. Avatar de jotask
    jotask

    Gostava que fizessem um guia, de como se vê quais são os programas que começam primeiro quando se faz o boot e como se acrescentam! Continuem com o guia para tótós, obrigado

  8. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Existe algo como o tail para windows? Ontem tinha-me dado jeito 🙁

    1. Avatar de Renato Peixe
      Renato Peixe

      Get-Content -wait na PowerShell.

    2. Avatar de Paulo Cesar
      Paulo Cesar

      Tem, basta obtê-lo do site da GNU e compilá-lo ou buscar já compilado de terceiro com as devidas DLLs.

        1. Avatar de Pedro A.
          Pedro A.

          Boa dica mas não é assim tão facil instalar. Mas como alguém disse num comentário pode ser usado o cygwin, que eu até já tinha instalado…
          Nabices!!! 🙁

          1. Avatar de Pedro A.
            Pedro A.

            E o comando
            tail -n 15 o_meu_ficheiro_de_2G
            funciona que é uma maravilha 🙂

            Sempre a aprender!

  9. Avatar de Serva
    Serva

    @Pedro Pinto ,

    Já várias vezes me congratulei com este teu guia , começo a perceber que no fundo até tem mais importância , esta tua divulgação que mil palavras que se possam dizer sobre a estabilidade e fiabilidade do Linux de hoje , sabes como é que eu vejo as coisas aqui no Pplware tu és o Guru do Linux e o @Vitor da Mac , mas só para nós é um bocado tendencioso , mas não lhe digas nada …… estou a brincar , os dois são incansáveis cada um a divulgar a sua plataforma de eleição , aceita os meus sinceros cumprimentos .

    Serva

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha que não 😀 muitas vezes as pessoas não conseguem ler nas entrelinhas, eu com mais de 10 mil artigos escritos (mais que muitos jornalistas de carreira) não me deixo influenciar pelas marcas, mas sim pelos equipamentos.

      Se fores ler (não conseguirás certamente) os comentários para trás, já fui apontado como tendencioso para o Windows, para o Chrome, para o Ubuntu, para o Windows Mobile, para a Nokia…. enfim, não se pode agradar a todos, quando estes procuram adeptos para os eu clube.

      Como muita gente que cá vem, vem para ser informado e partilhar informação, eu hoje e não podemos deixar de dar o respectivo valor ao Pedro Simões que está com Windows, falo do que o mundo mais fala, Apple e Android.

      Sim falo mais na Apple, mas nunca escondi que sou um utilizador Android, seja como for, importa é informar e informar bem, como , na minha opinião, temos feito ao longo destes mais de 6 anos. 😉

      A culpa é dos leitores, pois cada vez são mais, este mês então…. o crescimento foi tal que tivemos um dia único na história do site. 😀

    2. Avatar de Pedro Pinto

      @Serva
      Da parte que me toca, obrigado. A equipa Pplware tenta trazer até aos nossos leitores o melhor da Interblogosfera e ficamos muito satisfeitos quando temos feedback e participação dos nossos leitores.

      Provavelmente és um dos leitores que actualmente comenta mais, acho que vamos ter de te enviar um presente pplware :). Mas antes disso, já deu para perceber que dominas muitos assuntos, vou-te lançar o desafio de escreveres um artigo para o pplware. Ficava contente se aceitasses. Fico a espera de resposta.

      Abraço

      1. Avatar de Serva
        Serva

        @ Pedro Pinto ,

        Podes sff dar-me o teu email .

        Cumprimentos

        Serva

  10. Avatar de Serva
    Serva

    Errata deve-se ler ” te congratulei ” , desculpem

    Serva

  11. Avatar de Serva
    Serva

    Fico satisfeito , pode-se saber o Nr. ou é segredo de estado .

    Mas confessa lá és um pouco tendencioso , escreves muito com o coração e defendes até as últimas consequências o que achas correcto , isto é uma virtude não é um defeito é sinonimo de personalidade , bom lá estou eu com os meus tiques profissionais a falar ,mas o que disse em cima é completamente verdade penso que os 2 são uns Gurus , o @Pedro Simões anda também muito activo e gosto da forma como ele apresenta os artigos no fim gosto de todos OK , senão também não perdia o meu tempo aqui a escrever .

    A toda a equipa do Pplware os meus parabéns e que contem muitos mais .

    Serva

  12. Avatar de Serva
    Serva

    boa tarde ,

    Mudei o meu gravatar , já estava um pouco farto do Outono .

    Cumprimentos

    Serva

  13. Avatar de Serva
    Serva

    Agora é que penso que está modificado

  14. Avatar de Serva
    Serva

    ups , não sei o que estou a fazer mal ,a ok tenho esperar 10 M para que a mudança surta efeito

  15. Avatar de Miguel Quintal

    Muito bom, desconhecia desta autenticas pérolas… parabéns, continuem que vou certamente continuar a ler os vossos artigos…