GNUWin32 – As ferramentas GNU no Windows

19 Comentários

Já experimentou abrir um ficheiro de texto com 1GB no Notepad?

Pois bem, que está habituado ao poderosíssimo terminal no Unix/Linux, quando chega ao Windows sente certa dificuldades em executar algumas operações que são simplificadas no Linux. A abertura e pesquisa num simples ficheiro de 1 GB de texto (ex. ficheiro de logs) não é tarefa fácil no Windows. O GnuWin32 resolve-nos a carência “daqueles” comandos poderosos do terminal Unix/Linux.

linux-windows

O GnuWin32 é um conjunto de ferramentas que foram portadas dos sistemas Unix para o Windows. Este conjunto de ferramentas é ideal para quem não vive sem os tipicos comandos do Linux. Aqui ficam as principais ferramentas:

Utilitários GNU

bc, bison, chess, compface, cpio, coreutils (fileutils, sh-utils, stat, textutils), diffutils, doschk, ed, findutils, flex, gawk, gdbm, gcal, gengetopt, gettext, gperf, grep, groff, gsl, gzip, hello, help2man, iconv, jwhois, less, m4, miscfiles, patch, readline, regex, rx, sed, sharutils, tar, texinfo, tree, units, unrtf, wget, which

Compressão de ficheiros

arc, arj, bsdtar, bzip2, gzip, lha, libarchive, unzip / zip, zlib

Ferramentas não GNU

byacc, cpuid, cygutils, file, ntfsprogs, openssl, pcre, popt, re2c, rpl, sgrep, tree, x86info

Ferramentas para Gráficos

asciichart, compface, gd, jpeg, jbigkit, liburt, libungif, libpng and png utilities, libwmf, netpbm, piechart, plotutils, tiff, xpm, zimg

Processamento de texto e postscript

a2ps, barcode, bm2font, deroff, dvidj, enscript, freetype, grap, gri, groff, indent, libxml, nenscript, pdflib,  polyglotman, psutils, scribe2latex, src-highlite, t1lib, t1utils, troff2latex, ttf2pt1, unrtf

Matemática e estatística

bc, calc, crypt, fdlibm, gsl, units

A ferramenta dá realmente muito jeito e podemos a partir do windows começar a executar comandos como o cat, gre, sed, tree, entre outros.

Agradecimento ao Ivo pela dica.

Licença: BSD/GPL/LGPL
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: GnUWin32 0.6.3 [3.3 MB]
Homepage: GNUWin32

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luis
    luis

    Porreiro pah!! Estava mesmo a precisar de uma cena destas!

  2. Avatar de chicosoft

    Eu cheguei a usar o Linux utils ou qualquer coisa assim, fazer um “Tail -f” no windows no DOS é qualquer coisa fantástica.. e dá muito jeito…

  3. Avatar de Gonçalo Oliveira
    Gonçalo Oliveira

    Já há bastante tempo que uso o unxUtils (http://unxutils.sourceforge.net/), que providencia o mesmo tipo de ferramentas para usar em Windows. Para quem lida no dia a dia com shells unix e depois tem uma shell do windows com comandos limitados, é realmente um choque. Se bem que a Powershell já tem mais umas coisas que a tradicional shell do Windows, mas mesmo assim, ainda lhe ficam a faltar uns quantos utilitários.

  4. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Falta colocar o ficheiro de 1GB nos downloads ahah

  5. Avatar de Nuno Valdez
    Nuno Valdez

    O cygwin não faz a mesma coisa? http://www.cygwin.com/

  6. Avatar de only_me
    only_me

    trace32 da microsoft, faz milagres a ler logs

  7. Avatar de Ricardo Elias
    Ricardo Elias

    “Já experimentou abrir um ficheiro de texto com 1GB no Notepad?”

    O que e’ que o Notepad (talvez) nao conseguir abrir um ficheiro de 1GB tem a haver com as capacidades do Windows e utilitarios portados para o mesmo? Quando e’ que se deixa de falar do Windows sempre que se quer mostrar o “poderosíssimo” Linux? E por que comparacoes “estupidas”?

    “O GnuWin32 resolve-nos a carência “daqueles” comandos poderosos do terminal Unix/Linux.”

    Que tal retirar o Unix e colocar apenas GNU? Afinal de contas grande parte dos utilitarios sao GNU (GnuWin32)?

    E a imagem: que tal o GNU em vez do pinguin? Nao seria mais apropriado? E estender uma maozinha ao Windows nao seria tambem mais apropriado?

    O que achariam se os posts todos sobre o Windows incluisem o mesmo tipo de arrogancia que existe na maioria dos post do Linux? Ou, se houvesse post sobre o BSD, incluir em todos os posts:

    “BSD e’ para quem gosta Unix; Linux e’ para anti-windows/microsoft”

    Elevem ainda mais a qualidade dos post do Linux evitando falar do Windows, ou facam comparacoes no minimo justas.

    PS: O PowerShell e o ‘zsh’ tambem sao “poderosíssimos” mas sera’ que valeria apena falar deles e apontar o que estes fazem mais do que o bash?!?

    Fica bem!

    1. Avatar de luis
      luis

      Microsoft fan boy?

      1. Avatar de Adão Pinto

        Sim. Isso aliado a um dia chato talvez. À que descarregar em alguém. 😛

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Ups, e levei logo eu por tabela 🙂 Viva o Windows e viva o Linux!!!

      2. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        Pois, resposta tipica. talvez sejas um fanboy Linux que nao percebe nada ou pouco do proprio SO?! Mas para nao haver confusoes para posteriores respostas:

        Sou FreeBSD Fanboy! A usar neste momento Ubuntu/KDE, com bastante gosto (e alguns problemas).

        Mesmo tendo varios anos de MS-DOS e Windows, iniciei-me em *nix com o NetBSD (freeshell.org) onde aprendi a maioria das bases. Testei varias distribuicoes Linux (SuSE, Redhat, …), com algum sucesso em algumas vezes.

        Dificil de dizer que seja FreeBSD Fanboy: nao tento converter outros para o FreeBSD tendo como ponto os problemas de outros SO, ou inventar problemas. Nao o defendo apenas porque gosto do SO.

        Sei que o FreeBSD e’ melhor em alguns aspectos, mas limitado noutros. Se o Ubuntu e’ melhor nos objectivos que tenha, uso Ubuntu; se for o windows, entao Windows. E se alguma vez tiver a oportunidade de usar o MacOSX (ou uma conta shell), nao teria problemas em usa-lo. Conhecimentos do MacOSX e’ apenas teorico, ou o que a Apple faca que influencie o FreeBSD. E nem sequer gosto da Apple, mas dou-lhes credito quando merecem.

        Mas e’ chato que quase sempre que ha’ um post sobre o Linux, o pessoal perca mais tempo a falar do Windows do que o Linux. Algum sentimento de inferioridade?

        Para os autores de Post do Linux, falem das virtudes deste SO, e simplesmente ignorem o Windows. Isso ajudaria a despertar a curiosidade de utilizadores do Windows e nao aversao ao Linux.

        Fiquem bem!

        1. Avatar de DoContra
          DoContra

          Clap clap clap…

          Começa a ser tão raro ler aqui comentários tão inteligentemente independentes como este, que só posso aplaudir.

          E o estilo de escrita, como nos velhos tempos da usenet em que se usava «e’» e não «é» por causa da malfadada falta de uniformização nos readers (ISO-8859-1 era uma batalha ainda longe do fim), faz-me crer que o Ricardo Elias é alguém da velha guarda. E esses não são fanboys de treta nenhuma, são sobreviventes…

        2. Avatar de luis
          luis

          Apenas perguntei o que perguntei porque achei que foi um pouco exagerado começar a cascar, quando ninguém falou ‘mal’ do windows.

        3. Avatar de EacHTimE
          EacHTimE

          Mas o post é sobre Windows.. sobre como meter as ferramentas no Windows por isso é mais que natural falar-se nele

  8. Avatar de dockme
    dockme

    Não conhecia essa ferramenta. Vai dar muito jeito. Mas se querem abrir logs desse tamanho recomendo:
    http://www.swiftgear.com/ltfviewer/features.html

    >4GB

    1. Avatar de Joao Campos
      Joao Campos

      Obrigado, não conhecia. Deixo também uma boa alternativa para ficheiros > 1 GB que uso, o JujuEdit
      http://www.jujusoft.com/software/edit/

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    pode n ser solução, no entanto, acho q ninguém com experiência em informática usa notepad para o que quer q seja.
    instalem o notepad++ !! façam um favor a vcs mesmos! 😉

    1. Avatar de JC
      JC

      notepad++, bom exemplo… http://notepad-plus.sourceforge.net (tb uso)

      Mas quando li o título pensei que fossem por o gedit a correr no windows 🙂

      Estou de acordo com alguém que referiu que os artigos de linux não precisam de cair no cliché do “linux é melhor porque e’ anti-xxx!”. Mas ainda assim parabéns pelo mesmo, está simples e objectivo.

      (Debian/Windows user here)

    2. Avatar de JGomes

      Apesar de o notepad++ ser muito util, este bloqueia muitas vezes a abrir documentos de texto com varios MBs de tamanho por melhor que seja o vosso pc.

      Uma solução viável que encontrei para poder abrir ficheiros grandes foi JEdit.