Aprenda como criar VirtualHosts no Apache via Webmin

13 Comentários

O Apache é o servidor Web mais usado em todo o mundo. Flexibilidade, documentação e uma enorme comunidade, são alguns dos pontos fortes que marcam a diferença do Apache para a concorrência.

Na sequência do nosso artigo “Ubuntu: Vários sites num único servidor Web”, hoje vamos ensinar como fazer o mesmo processo mas recorrendo ao Webmin.

virtualhosts


O que é o Webmin?

O Webmin é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), escrita por Jamie Cameron, que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix. Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix. Para instalar o Webmin no seu Ubuntu, veja aqui como fazer.

O que são Virtual Hosts?

A criação de Virtual Hosts permite que numa única máquina possamos ter vários sites, sendo que cada um pode estar associado a um nome ou a um endereço IP.

O Apache suporta dois tipos de VH’s (Virtual Hosts)

  • VH’s baseados em nome
  • VH’s baseados em IP

Baseados em nome: ou seja, num único endereço IP é possível ter um número ilimitado de VH, sendo que o Apache os distingue pelo nome;

Baseados no endereço IP: , é necessário para cada VH existir um endereço IP, sendo que o Apache distingue os VH’s pelo endereço IP da ligação;

Como criar Virtual Hosts usando o Webmin?

A criação de VirtualHosts via Webmin é um processo muito simples. Para tal, o utilizador deve apenas ter já os directórios para cada site criados (pode também efectuar este procedimento depois de criar os VirtualHosts).

Para criar um VirtualHosts deve seleccionar Servers > Apache WebServer

apache_001

em seguida vamos a Create virtual host e depois devemos preencher pelo menos os campos Document Root e Server Name.

Explicação das directivas mais importantes:

  • DocumentRoot – indicação da pasta onde está localizado o site
  • ServerName – Nome associado ao site

Por fim basta que carreguem no botão Create Now

apache_002

Visualização da configuração global e Virtual Host configurado.

apache_003

Quem não tiver um servidor de DNS disponível para efectuar configurações e criar um registo dos VH criados, pode facilmente colocar a informação no ficheiro /etc/hosts para testar num ambiente local . Para isso basta ir a Networking >Hostname and DNS Client

webmin_07

e criar os últimos 2 registos, carregando em Add a new host address

webmin_08
E está feito! Cá está o resultado:

apache_12

Como desafio (novamente) experimentem criar os dois sites restantes e activá-los no apache, tal como fizeram com o anterior. Não se esqueçam de reiniciar o serviço apache no canto superior direito.

Esperamos que este artigo seja de utilidade e esperamos brevemente trazer novas dicas. Se alguém tiver sugestões, não se esqueça de as deixar nos comentários.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lipho
    lipho

    Obrigado Pedro Pinto, finalmete um assunto diferente desde ontem, até eu que tem um mac estava farto de posts repetidos imaginos os outros, muito interessante o artigo, continuem.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Peçam que nós produzimos. Mas ontem tinha de ser 🙂

  2. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    Newbie question. Como associo o WebMin ao Apache? (Estou a utilizar o XAMPP)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Baltazar,

      Basta ter o Apache instalado. Faz actualizar módulos ao fundo da página, do lado esquerdo.

  3. Avatar de MAC-nista
    MAC-nista

    Sim senhor hoje um pplware dedicado quase inteiramente à Apple,… LOVE IT!! 🙂

    1. Avatar de Ze
      Ze

      ?? Dedicado á Apple?

  4. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Este fim de semana vou experimentar, das duas maneiras 😀

    Queres mais ideias? Email (serviço e reencaminhamento)

  5. Avatar de Fernando Santos

    Pedro, quais os requisitos duma estrutura para termos um apache correr em pleno?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas,

      Por si só o Apache não é muito pesado. O que deves ter em conta é o nivel de tráfego para os teus sites e daí ter uma capacidade da ligação e máquina. Mas, para um site normal, com uma media de 100 acessos dias, nem é preciso uma máquina tão potente. Até o raspberry pode servir 🙂

      1. Avatar de Fernando Santos

        E para o caso de ter um software de faturação num server onde os meus clientes irão ter acesso cada um a sua empresa/licença via browser?

  6. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Ora viva! Vejam lá se me podem ajudar com isto!

    Tenho um dominio dinamico que é actualizado pelo ZON Hub no NO-ip!
    Até aqui tudo bem.

    Mas já ao tempo que ando para aqui às voltas e não passo do seguinte:

    Quando adiciono um 2º VH o mesmo vai sempre parar a página do 1º VH!

    Já apaguei tudo. Ja configurei tudo de novo!
    O que fizer no primeiro ficará assim para o outro.

    Se me derem um endereço de email posso enviar-vos snapshots do webmin, e se calhar tenho o erro na ponta do nariz e não estou a ver!

    Obrigado e votos de um Bom Ano para todos (Equipa pplware e leitores).

    1. Avatar de Hugo Ferreira
      Hugo Ferreira

      Boas Rui Silva, em: “Networking >Hostname and DNS Client” tens de criar o nome da tua host com o serviço no-ip.

      Um exeplo:

      127.0.0.1 wiki.exemplo.com / wiki.localhost
      127.0.0.1 wiki.teu-servico-no-ip

      Espero ter ajudado