Aprenda a configurar o VoIP da MEO numa central telefónica

20 Comentários

A tecnologia VoIP é amplamente usada nos mais diversos cenários de comunicação. Na sequência dos nossos artigos sobre o serviço VoIP da MEO, foram vários os leitores que nos solicitaram um tutorial para configurar tal serviço numa central telefónica.

O Pplware aceitou o desafio e hoje ensinamos como configurar o serviço VoIP da MEO numa central telefónica MyPBX.

pbx_04


Para a realização deste tutorial, o Pplware teve acesso a um PBX MyPBX U100 com suporte para as tecnologias ISDN BRI, PSTN, GSM/UMTS e VoIP. Desenhado para o mercado de telefonia empresarial, com todas as características e mais-valias do segmento VoIP SIP, o compacto MyPBX U100 pode ser estruturado em vários cenários numa estrutura telefónica.

Como IP-PBX, o MyPBX U100 poderá suportar uma solução até 100 extensões (25 chamadas em simultâneo). USB, para ligação de dispositivos de armazenamento de mensagens ou gravações de chamadas.

Antes de efectuarem a configuração, é importante que já tenham o vosso número VoIP criado. Para isso basta que sigam o Passo 1.

Passo 1 – Criar números VoIP

Os números VoIP podem ser criados na Área de Cliente. Estes números podem posteriormente ficar associados a um telefone tradicional ou VoIP, ou então ao nosso smartphone (usando para isso um softphone). Para saber como criar Nºs VoIP veja aqui o nosso tutorial.

meo_05

Passo 2) – Configuração do VoIP no  MyPBX U100

Depois de configurado o IP no equipamento e de nos autenticarmos via interface de gestão no MyPBX U100 é necessário um Trunk SIP (pode fazê-lo em PBX >Trunks >VoIP trunk). Nas configurações deve indicar os seguintes parâmetros:

  • Provider Name: MeoVoIP
  • Hostname: voip.sapo.pt
  • Domain: voip.sapo.pt
  • User Name : 35130xxxxxx (onde +35130xxxxxx é o número de telefone nómada atribuído pelo VoIP-Meo)
  • Autorization Name : 35130xxxxxx
  • Password: a vossa password
  • From User: +35130xxxxxx
  • Online Number: +35130xxxxxx
  • Outbound Proxy Server: sip:proxy.voip.sapo.pt Port: 5070

 

pbx_01

Depois de configurado o Trunk verifiquem se o mesmo está correctamente registado no serviço (ver primeira linha da tabela da imagem seguinte).

PBX_00

Estando o serviço VoIP da MEO configurado numa centra telefónica, são várias as acções que podemos realizar. Por exemplo,criando uma Inbound Route é possível redireccionar as chamadas para a extensão que pretendermos (esta pode ser um softphone, ou telefone legacy ou um telefone VoIP).

pbx_02

E está feito! Existem muitas outras configurações que podem realizar que esperamos apresentar em futuros tutoriais. Para quem não tem uma central deste tipo, podem sempre usar um simples PC e transformá-lo numa autêntica central telefónica com o elastix.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Podiam explicar como fazer o mesmo no elastix…

    1. Avatar de Motah
      Motah

      O elastix é talvez o mais usado no segmento.

    2. Avatar de YaBa
      YaBa

      hehe, ia pedir o mesmo Gonçalves.
      Mas para o MyPBX também dá jeito, visto que ultimamente ando a instalar essas maravilhas 🙂
      meio-offtopic: obrigado Voxsys pelo suporte.

      1. Avatar de YaBa
        YaBa

        Da minha parte não GM.
        Era mesmo a configuração para o trunk.
        A que tinha deixou de funcionar, com uns tweaks foi ao sítio, mas perde o registo. Ligar para a MEO e falar para uma parede é a mesma coisa. Ainda que não sejam obrigados a fornecer determinadas configurações, fiz o teste com o equipamento deles e aconteciam problemas na mesma.

    3. Avatar de rui
      rui

      O elastix é mt semelhante para o fazer. Basta cria um trunk voip e por la os dados do meo como se tivessemos a configurar um voipcheap por exemplo

      1. Avatar de YaBa
        YaBa

        Não é assim tão linear Rui.
        Podes colocar a tua configuração para comparar?
        Que register string usas?!
        Obg.

  2. Avatar de anibal
    anibal

    Mt porreiro, por acaso pensava que num caso destes seria necessário fazer portfowarding no router da Meo.

    Obrigado 😉

  3. Avatar de Marcos
    Marcos

    Podima fazer também um tutorial para a nos.Obrigado.

  4. Avatar de helroal
    helroal

    Tenho problemas a criar o numero VOIP na area de cliente. Fiz o pedido para crear o numero VoIP, no final diz que o pedido foi enviado, más ja passou 4 dias e ainda nao foi criado. Será que demora muito tempo a activar o numero VOIP?

  5. Avatar de KitKat
    KitKat

    Aviso para quem quer configurar fax deve ter o mesmo configurado com o baud rate a 9600 bps

  6. Avatar de Nelson Ribeiro
    Nelson Ribeiro

    Deixo aqui um tutorial de configuração no Asterisk e FreePBX, por acaso precisei de configurar durante o meu projeto integrado de curso e agora Partilho convosco.

    https://docs.google.com/document/d/1mwoCuxBeLrPvSYTcCMOuvMSGwnvWjA0vV_0wKaplsLw/edit?usp=docslist_api

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Vou ter que comparar logo, mas a config. do trunk é parecida à que usava.
      Tem funcionado bem Nelson?! Sem quebras? Sem aparecer mensagem do “outro lado” a dizer que o número não existe? Tens 1 ou 2 números configurados?
      Obrigado pela partilha.

      1. Avatar de Nelson Ribeiro
        Nelson Ribeiro

        Olá YaBa,

        Agora não tenho a funcionar, na altura configurei apenas um Trunk com um número e funcionou sempre bem sem quebras.
        Tudo isto foi feito em maquinas virtuais sem problemas e quando ligava para o meu número MEO, o asterisk fazia tocar a extensão configurada para receber as chamadas de fora.
        Em breve o pplware irá colocar um artigo baseado neste documento que partilhei.

        Cumprimentos

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          Ok, a ver se arranjo um tempinho para testar novamente.
          Obg.

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Boas, como é que configuram o numero fixo da PT 271xxxxxxx na central voip como sendo uma trunk???

    1. Avatar de TCastro
      TCastro

      +1

      Gostava também de saber como fazer para em vez de usar um número voip, usar a numeração fixa (2xx xxx xxx), tal como é feito no Thomson para a Fibra. Replicar a coisa, mas em vez de ser para uma saída “analógica” (RJ11), ser por rede a um pc.

  8. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    Assim como é possível criar um número voip nacional através da sapo.pt, alguém sabe se é possível criar um número voip da sapo.mz ou sapo.cv?

    Sem sim, as configurações são as mesmas, devidamente ajustadas ou são outras?

    Obrigado de antemão.
    TrasMontano

  9. Avatar de José Neves
    José Neves

    Olá a todos, Este artigo já é um pouco antigo mas gostaria de questionar se seria possível fazer um artigo de configurações do equipamento Cisco Spa 122 para poder utilizar VOIP com as configurações da MEO?
    Obrigado

  10. Avatar de John
    John

    E que tal o pessoal entendido nisso, fazer um tutorial semelhante para o voip da MEO mas no pfSense.

    Era porreiro e dar-me ia um jeitão pois assim podia eliminar o router do MEO da rede de uma vez por toda. 🙂